logo

Pokémothim

Análise: Salamence

Fala pessoal! Tudo certo?

Novamente estamos aqui com mais uma análise competitiva! A análise de hoje, será do Pokémon Pseudo-lendário Salamence, que foi pedido a algum tempo atrás por Emerson Lino, espero que todos gostem!

Salamence

Flying Dragon 
Borderline

Habilidades

Intimidate:
Abaixa em um estágio o Attack do oponente cada vez que entrar em campo.

Moxie (Hidden Ability):
Aumenta seu Attack em um estágio quando derrota um oponente. (Saiba mais)

Base Stats


Tabela de dano

x0 Ground
 --//--
Fighting Bug Water Fire Grass 
x1Normal Poison Psychic Dark Flying Steel Electric Ghost 
x2 Rock Dragon Fairy 
x4 Ice

Overview
Salamence desde R/S/E sempre foi um Pokémon bastante utilizado e bem perigoso. Suas ótimas habilidades Intimidate e Moxie combinadas com seus stats ofensivos excelentes (tanto Special, quanto Physical) o tornam muitas vezes bem difícil de se parar, além de ter acesso a Dragon Dance e movimentos com alta base power, que o dão uma ótima coverage. Porém, a ascensão de outros tipos Dragon (Dragonite, Mega Charizard X) como usuários de Dragon Dance bem mais efetivos que Salamence e a introdução do tipo Fairy atrapalharam bastante o sucesso do dragão, que acabou decaindo para Borderline e provavelmente ficará um bom tempo.

Movesets
- Dragon Dance Mixed -
● Dragon Dance
● Dragon Claw / Outrage
● Earthquake / Steel Wing
● Fire Blast / Hydro Pump
Ability: Intimidate / Moxie
Item: Lum Berry / Life Orb
Nature: Naive (+ Spd | - Sp.D)
Efforts: | 252 Attack | 4 Sp. Attack | 252 Speed

Moveset bem básico de Salamence, o principal objetivo é conseguir usar um ou dois Dragon Dance's no momento certo, a partir daí, tentar dar um sweep no time adversário com seus outros movimentos. Outrage e Dragon Claw são seus principais STAB's, em épocas de Fairy's e Steel's, é mais recomendado Dragon Claw por não atacar seguidamente, Outrage tem bem mais base power, só tenha muito cuidado com os tipos que já citei, pois dependendo do Pokémon, podem entrar tranquilamente em sua frente e aproveitar para fazerem o que quiserem. Earthquake dá uma boa coverage, principalmente contra tipos Steel e Steel Wing contra tipos Fairy, podendo, depois de um Dragon Dance, dar OHKO em muitas delas. Fire Blast é seu principal movimento para pegar Physical Wall's como Skarmory, Forretress, Ferrothorn e tipos Ice. Hydro Pump pegaria Gliscor e causaria um dano significante em Skarmory e Forretress, porém, Ferrothorn passa a resistir, também pega tipos Rock. Sobre suas habilidades, Intimidate seria ótimo para set-upar em algum fraco Physical Attacker ou até apenas baixar seu Attack, o que é muito útil, já Moxie permite muitos sweep's aumentando seu Attack a cada Pokémon que derrotar, as duas são viáveis.


- Choice Item Special -
● Draco Meteor
● Fire Blast / Flamethrower
● Hydro Pump
● Dragon Pulse / Hidden Power Ground
Ability: Intimidate
Item: Choice Scarf | Choice Specs
Nature: Modest (+Sp.A | -Atk) | Timid (+Spd | -Atk)
Efforts: | 4 HP | 252 Sp. Attack | 252 Speed

Quando entra um Salamence na arena, normalmente a maioria pensam que ele é Physical ou Mixed, então, um moveset Special pode surpreender bastante, principalmente por causa de suas ótimas bases Speed e Sp. Attack, que combinados com os itens corretos sempre causarão um grande estrago no time adversário. Draco Meteor seria o principal movimento, que junto de Specs e Modest causaria um dano monstruoso em Pokémon que não resistam. Fire Blast (Flamethrower para mais precisão) e Hydro Pump são dois moves de coverage elementais com um alto base power, sempre vão causar bastante dano quando for necessário. Dragon Pulse é em momentos não queira ficar com -2 Sp. Atk para derrotar certos Pokémon com baixo HP, Hidden Power Ground também serve de coverage. Os itens Choice Scarf e Choice Specs são da escolha do treinador, Choice Scarf caso precise ser mais veloz e Specs caso for necessário mais poder. As natures seguem o mesmo padrão.


- Choice Item Physical -
● Outrage / Dragon Claw
● Earthquake
● Steel Wing / Stone Edge
● Fire Fang / Stone Edge
Ability: Intimidate / Moxie
Item: Choice Scarf | Choice Band
Nature: Adamant(+Atk | -Sp. Atk) | Jolly (+Spd | -Sp. Atk)
Efforts: | 4 HP | 252 Attack | 252 Speed

A mesma estratégia do moveset anterior, porém, agora focando aos golpes físicos. Os movimentos todos são os melhores que ele pode fazer fisicamente, você até pode ir com Naive nature e utilizar Fire Blast como coverage. A melhor ability aqui seria Moxie, junto de Choice Scarf para aumentar Speed, se o time adversário não tiver como aguentar algum de seus movimentos, as grandes de ser uma vitória serão altas.


Outras Opções
Substitute: Ao lado de Dragon Dance pode ser uma boa opção para não receber condições de status como burn, porém, estraga alguma opção de coverage que poderia ajudar.

 Zen Headbutt: Opção para atacar tipos Fighting ou Poison.

 Thunder Fang: Bom, mas existem opções melhores.

 Aerial Ace: STAB Flying, porém, base power muito baixa.

Companheiros de Equipe
Como basicamente todos Pokémon que são usados ofensivamente, Salamence aprecia bastante parceiros que possam jogar entry-hazards como Spikes, Stealth Rock e Sticky Web em campo, assim, deixará os Pokémon do adversário com mais problemas e consequentemente será mais fácil do atacante (Salamence) derrotá-los. Pokémon que resistem a suas principais fraquezas como Aegislash, Skarmory, Ferrothorn, Forretress também são úteis. Usuários de Rapid Spin, Defog ou Pokémon que possuam Magic Bounce podem ajudar a proteção de Salamence contra Stealth Rock, que o tira 25% de HP. Uma grande ajuda também é algum status receiver para absorver algum tipo status negativo como paralyze ou burn, usuários de Magic Bounce também servem para essa função. Cleric's também podem ajudar com este problema.

Checks e Counters
Salamence não possui defesas tão boas e tem uma grande fraqueza a Ice, então, Ice Shard se torna seu principal inimigo, outros movimentos de prioridade como Sucker Punch e Bullet Punch, dependendo do Pokémon podem acabar com o dragão. Tipos Fairy também são um problema, principalmente pela imunidade à tipos Dragon e efetividade contra os mesmos. Muitos Pokémon resistem tranquilamente a Salamence quando utilizado com sets físicos sem movimentos Special, como Hippowdon, Skarmory, Donphan, Ferrothorn. Stealth Rock atrapalha consideravelmente seus sweeps. Usuários de Choice Scarf que tenham uma boa base speed e movimentos de efetividade derrotam Salamence sem problemas.


Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


Revisão: Rafha



--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre abc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar