logo

Pokémothim

Análise: Swellow





Swellow

 photo 277_zps32ea2652.jpg
Normal Flying
NeverUsed

Habilidades

Guts:
Aumenta o Stat Attack em 50% ao Adquirir o Status Burn, Poison, Sleep ou Paralized.Obs: A queda de Attack do Status Burn é anulada pela habilidade, beneficiando o efeito dela.


Scrappy (Hidden Ability):
Permite que esse Pokémon possa atingir seu oponente do tipo Ghost com Moves do tipo Normal ou Fighting.




Base Stats

Tabela de dano

x0Ground Ghost
--//--
Grass Bug
x1Normal Fire  Water Fighting Poison Flying Psychic Dragon Dark Steel Fairy
x2Eletric IceRock
x4--//--

~Overview~
Na 4ª Geração Swellow era conhecido por ser um Pokémon ofensivamente em UU por possuir uma Speed valiosa e um Attack considerado bastante alto para sua Tier, somado à sua habilidade Guts e seu destrutivo Move Facade, lhe tornou uma ameaça para qualquer equipe. Porém com suas defesas ridiculamente baixas, a desvantagem de receber 25% de dano com Stealth Rock, e não poder counterar Steel types contribuíram para que ele sempre ficasse em UU. Na 5ª Geração seu movepool ganhou apenas Tailwind, e a Hidden Ability Scrappy, que pode ser um pouco útil. Atualmente ele está na tier Never Used, por conta de suas Defesas baixas e ao aumento do uso de Priority Moves como Bullet Punch e Extreme Speed (de Mega-Lucario), Brave Bird de Talonflame (com Gale Wings) e assim por diante.

~Movesets~
- Fênix/Ave Envenenada -
● Facade
● Protect Quick Attack
U-Turn | Steel Wing
Brave Bird
Ability: Guts
Item: Flame Orb | Toxic Orb
Nature: Jolly | Adamant
Efforts: | 4 HP | 252 Attack | 252 Speed

85 de Base Power não é flor que se cheire, ainda mais somado a Nature Adamant, Ability Guts, e Facade STAB com o dobro do dano por conta do Boost do Burn/Toxic, podendo chegar a um dano massacrante que causaria OHKO em muitos Pokémon do oponente, Protect serviria de apoio para prevenir Status indesejáveis como Sleep ou algum Move forte o suficiente para derrubá-lo, Brave Bird é seu segundo STAB que serve apenas para cobrir a desvantagem de Ghost que é imune a Facade, Steel Wing é um Counter aos tipos Rock e Ice como Tyratrum ou Mamoswine, Quick Attack serve para counterar Weaviles ou usuários de Sucker Punch, se não tiver jeito algum de enfrentá-los só resta o Switch por isso U-turn serve nessa ocasião causando dano e anulando Sash/Sturdy e ao mesmo tempo dando Switch.


~Outras Opções~
 Agility: Para aumentar sua Speed. Uma boa opção para surpreender Jolteons no Switch-In e afins.

Aerial Ace: Uma ótima opção para escapar do Recoil do Brave Bird, no entanto possui uma Base Power ridiculamente baixa sendo desprezada na maioria dos casos.

● Choice Band/Scarf: Com Scrappy faria muitos tipos Ghost como Spiritomb ou Gengar levarem OHKO, ou simplesmente poderia Outspeed Jolteon e Aerodactyls que são mais rápidos que ele.

Acrobatics+Flying Gem+Scrappy: Causaria muito prejuízo ao oponente e surpreenderia tipos Ghost ao mesmo tempo, infelizmente a Gem ainda não foi lançada impedindo esse set.

Tailwind: Junto de U-turn seria um ótimo Support-Attacker podendo ser irritante para o oponente, que espera um Swellow Full-Attacker.

~Companheiros de Equipe~
Rapid Spinners como Forretress e Dophan são de grande ajuda, já que Swellow perde 25% de seu HP para o Stealth Rock, e sabemos que HP é muito importante por causa do Status Problem que o reduz a cada turno, Electivire e Aegislash também são de grande ajuda fazendo Coverage do Swellow, Rhiperiors e outros Pokémon com Defense alta fazem também um ótimo coverage, Blisseys ou usuários de Wish podem ajudar Swellow recuperando seu HP perdido pelo Burn/Toxic.

~Checks e Counters~
Stealth Rock é algo que deve ser muito evitado, podendo muitas vezes limitar o Sweep que seu Swellow poderá fazer, Pokémon ofensivos e rápidos como Jolteon, Aerodactyl e Mega Alakazam podem facilmente causar a ele um OHKO, por conta de suas defesas baixas ele se torna muito alvo de Priority Moves como Mach Punch de Conkeldurr ou Aqua Jet de Azumarill, em questão de combate, ele pode ser ameaçado por Pursuit de Tyranitar ou Bisharp, que na maioria das vezes usam quando ficam de frente a um Swellow, Pokémon tipo Rock como Terrakion e Aggron são outros exemplos de Counters para ele já que possuem uma Defense alta e resistem a quase todo o Movepool dele.

Revisão: Luciano/Rafha

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.




--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Wolfe-Kun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar