logo

Pokémothim

Análise: Tipo Grama



Hi, Minna-san! Tudo bem com vocês? Estou eu aqui com vocês de novo em mais uma análise de Tipos. Dessa vez eu vou analisar o Grass-Type ou Tipo Grama (O qual a poderosa Serperior pertence, meu Pokémon favorito). Bem, vamos à análise.

O Tipo Grama é o quarto tipo em número de Pokémon, totalizando 86 espécies diferentes, o que equivale a 11,7% do total de Pokémon. Existem somente 4 especialistas nesse tipo, são eles: Erika, a Líder de Celadon; Gardenia, a Líder de Eterna; Cilan, o Líder de Striaton e Ramos o Líder de Coumarine.
Até a Geração IV, seus Ataques eram considerados como Especiais, ou seja, o dano era baseado entre o Sp. Atk. do usuário e o Sp. Def. do alvo. Mas à partir dessa Geração os ataques mudaram, sendo o tipo deles específico para cada um, por exemplo Leaf Blade virou Físico e SolarBeam Especial. Mas a maioria continua sendo Especial.

Essas 3 tabelas irão trazer a média dos 86  Pokémon Grass-Type existentes até o momento, uma para os Pokémons totalmente evoluídos e uma das Resistências e Desvantagens dos Grass-Type:

Média Geral
Stat
HP:65.29
Attack:70.29
Defense:69.51
Sp.Atk:73.51
Sp.Def:71.10
Speed:60.26
Total:409.95












Totalmente Evoluído
Stat
HP:79.03
Attack:87.47
Defense:82.37
Sp.Atk:89.45
Sp.Def:83.97
Speed:73.68
Total:495.97














Vantagens e Desvantagens:
OffensiveGrassDefensive
PowerTypesPowerTypes
Ground
Rock
Water
½×Electric
Grass
Ground
Water
½×Bug
Dragon
Fire
Flying
Grass
Poison
Steel
Bug
Fire
Flying
Ice
Poison
NoneNone




















Diferente dos Water-Type que mostraram diferenças entre o Geral e os Totalmente Evoluídos, os Grass-Type tiveram médias parecidas, onde o que mudou foi os valores que aumentaram nos Totalmente Evoluídos por não considerarem Pré-Formas. O maior atributo é o Sp. Atk., mas o Atk. também se mostra alto, sendo a Spd. o menor atributo. Assim, a maioria dos Grass-Type costumam ser Special Sweeper e um ou outro Atack Sweeper, também podendo ser Mixed Attacker; mas por os Grass-Type conterem vários golpes de modificação de Status, eles também podem ser Cleric ou Status Absorver. Grande parte deles possuem habilidades baseadas no clima como Solar Power e Rain Dish, por isso também são ótimos como Weather Inducer. Eles estão em 11º lugar entre os totalmente evoluídos, logo atrás do Water-Type.

Defensivamente

Defensivamente falando, os Grass-Type tem tanto pontos bons quanto ruins. Embora sejam fracos contra os Ice-Type e os Fire-Type - 2 tipos muito comumente usados ofensivamente - as outras fraquezas dos Grass-Type são raramente usados ​​ofensivamente; além disso, dois dos tipos que se especializam em movimentos que os Grass-Type são fracos, são prejudicados por suas pobres estatísticas ofensivas. Além disso, a maioria dos tipos de grama tem um tipo secundário, que elimina os seus pontos fracos aos movimentos dos Poison-Type e dos Bug-Type, que por sua vez faz os movimentos Flying-Type ser muito mais uma ameaça. As resistências aos Grass-Type são bastante comuns.
Por outro lado, o principal problema dos Grass-Type é a sua fraqueza a cinco tipos - o maior número de pontos fracos de todos os tipos, empatado com os Rock-Type. Na prática, as resistências dos Grass-Type ainda são de pouca utilidade. Quase todos os Water-Type fazem uso de Ice Beam, e a maioria dos Eletric-Type podem aprender Signal Beam. Com metade dos Grass-Type sendo também Poison-Type, a sua resistência ao movimentos Ground-Type é dificultada. Diante de tudo isso, os Grass-Type são difíceis de serem trocados durante a batalha.
Apesar de algumas das suas falhas defensivas, é típico para os Grass-Type para aprender Leech Seed e Synthesis  entre outros movimentos incapacitantes, como PoisonPowder, Sleep Powder e Stun Spore. Isso permite aos Pokémon Grass-Type fornecer suporte para o resto de sua equipe, e pode torná-los difíceis de desmaiar. Isso também os possibilita ser imune ao Leech Seed.
A partir de Geração VI, Grass-Type Pokémon são imunes à golpes spore e powder, como Stun Spore e Poison Powder. Devido a isso, ao lado de sua resistência aos movimentos Grass-Type e imunidade a Leech Seede, eles são bons na defesa contra outros Grass-Type.

Ofensivamente

Ofensivamente, embora sejam o único tipo que pode lidar super efetivamente aos Pokémon comumente usado Water/Ground como Quagsire, os Grass-Type tem problemas na maioria das outras situações. O principal problema que os movimentos Grass-Type enfrentam é que quase todos os poucos Pokémon que tem desvantagem contra eles também são fracas para movimentos de outros tipos, portanto, fazendo com que sejam ofuscados pela eficácia dos movimentos de outros tipos. Outros problemas são de que muitos tipos de Pokémon resistem a esses movimentos (incluindo eles mesmos) e eles dependem deles para causar dano, e a maioria não são muito poderosos. Mesmo assim, a maioria dos movimentos potentes tem inconvenientes graves. Leaf Storm reduz drasticamente o Ataque Especial, Wood Hammer causa dano por recoil, Petal Dance causa confusão, SolarBeam necessita carregar um turno se o efeito de luz solar intenso não estiver presente e Frenzy Plant requer um turno para recarregar depois de ser usado. A maioria dos Grass-Type tem movesets muito estreitos, muitas vezes em que seus únicos movimentos de dano são Grass-Type ou Normal-Type (como visto em Pokémon como Meganium, Cherrim e Sunflora ). Outro problema é que as resistências duplas para Grass são extremamente comuns, mais ainda do que fraquezas duplas, e a habilidade Sap Sipper, que vários Pokémon tem, nega ataques Grass-Type e até mesmo aumentam o Ataque sempre que atingido por um.
Pokémon Grass-Type parecem ser afetados pelas condições climáticas mais do que a maioria dos outros Pokémon, devido à sua proximidade com as plantas e a natureza. A maior parte aumenta o poder sob intensa luz solar, enquanto alguns outros funcionam melhor sob outras condições, tais como Ludicolo sob forte chuva, Cacturne em tempestades de areia ou Abomasnow em tempestades de granizo. Alguns dos Grass-Type tem acima da média Ataque Especial ou Ataque, bem como alta velocidade, como visto em Sceptile, Leafeon e Lilligant , que pode se tornar Mixed, Physical e Special Sweepers respectivamente.

Os 5 Pokémon Grass-Type com maior base status são:

5º Lugar: Gogoat


Gogoat é nosso primeiro dos Top 5 Grass-Type, com uma base Status de 531, seus pontos fortes são o HP com 123, o Ataque com 100 e o Ataque Especial com 97.

4º Lugar: Tangrowth


Um dos Pokémon que eu menos gosto, mas com uma base Status alta, Trangrowth aparece em quarto lugar. Sua base Status é 535, quase empatado com Gogoat e com pontos fortes para Defesa 125, seu maior atributo, Ataque Especial 110 e empata com 100 estão o HP e o Ataque.

3º Lugar: Virizon


O primeiro lendário e representante do Quarteto Mosqueteiro, Virizon tem uma base Status de 580, igual a de seus companheiros. Seus maiores atributos são a Defesa Especial e a Velocidade, com valores de 129 e 108, respectivamente.

2º Lugar: Shaymin


Empatado com primeiro lugar, Shaimyn possui uma base Status de 600. Seus atributos variam com a forma, sendo que Shaimyn Land possui todos os atributos em 100, enquanto Shaimyn Sky possui atributos variados com Velocidade chegando a 127 e Ataque Especial a 120.

1º Lugar: Celebi


Nosso querido Viajante do Tempo, Celebi é um dos meus lendários favoritos (quem nunca chorou com aquela cena do Celebi murchando no quarto filme *-*). Mas vamos ao que interessa, Celebi possui os mesmos 600 base Status que Shaimyn e todos os atributos em 100, mas coloquei ele em primeiro lugar por tem um dual-Type muito forte: o Psychic-Type.

PS.: Em minhas análises de Top 5 não considerado as Mega Evoluções por não serem evoluções definitivas e nem sempre serem usadas.

Desculpem pela demora na postagem dessa Análise dos Tipo Grama, mas prometo que postarei a próxima mais rápido. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica podem deixar comentários ou enviar um email para rafael@pokemothim.net.
Espero que gostem e até a próxima Análise de Tipos.

Fonte: Bulbapedia
Revisão: Rafha

Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:

--------------------------------------------------------------------------------------


Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar