logo

Pokémothim

Análise: Swampert


Buenas Noches povo, como vão? Aqui é o Márcio trazendo mais uma análise de sexta-feira para vocês! Hoje, em comemoração ao anúncio dos remakes de R/S/E, a evolução final do meu inicial favorito de Hoenn, Swampert! Vamos conferir?

 Swampert


WaterGround
Underused

Habilidades

Torrent: Aumenta o poder de seus ataques do tipo Water em 50% se ele estiver com seu HP abaixo de 1/3.

Damp (Hidden Ability)Explosion e Selfdestruct não irão funcionar enquanto este Pokémon estiver em batalha.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Eletric
--/--
Fire Poison Rock Steel
x1Normal Water Ice Fighting ground Flying Psychic Bug Ghost Dragon Dark Fairy
x2--/--
x4Grass

 Mega Swampert


WaterGround
UnderUsed

Habilidade

Swift Swim: A Spd deste Pokémon é dobrada quando o clima esta chuvoso (Rain).

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Eletric
--/--
Fire Poison Rock Steel
x1Normal Water Ice Fighting ground Flying Psychic Bug Ghost Dragon Dark Fairy
x2--/--
x4Grass

Overview
Swampert sempre esteve na tier OU por causa de seus stats bem distribuídos, sua incrível combinação de tipos e seu movepool fixo e forte, o que faz dele um ótimo Tank, e em sua própria geração até se encontrava no tier Uber. Porém, com as gerações mais recentes, Swampert acabou não resistindo aos novos Pokémon que chegaram e caiu para o tier UU, e sendo substituído por Gastrodon, que tem Recover (um dos golpes que mais faz falta no movepool de Swampert), Storm Drain e um stat de Sp.Atk um pouco melhor do que o de Swampert para combinar com Scald. Ainda assim, Swampert é um ótimo Pokémon, mesmo nas novas gerações, que se encaixa em praticamente qualquer time.
[EDIT] Então, parece que Swampert foi presenteado com uma nova mega evolução em OR/AS. Ele está ainda mais resistente, suas defesas estão muito bem equilibradas e seu Atk é realmente destruidor agora, porém o fato de que ele precisar abrir mão de Leftovers para mega evoluir é uma gigantesca queda de potencial.

Movesets
Tanto bate até que fura... -
● Waterfall
● Earthquake
● Hammer Arm | Stone Edge
● Ice Punch Avalanche
Ability: Torrent
Item: Life Orb | Choice Band
Nature: Adamant
Efforts: | 252 HP | 252 Atk | 6 Def |

Nesse set, Swampert simplesmente ataca com tudo que tem, porém ele vai cair muito facilmente, então sempre fique atento. Para começar, Waterfall e Earthquake são seus STAB's principais. Torrent é recomendado porque, nesse set, Swampert chegará a 1/3 de seu HP muito rapidamente, e Waterfall ficará com base power de 120, o que é bem poderoso.  Hammer Arm serve para cobrir contra tipo Normal e Dark, enquanto Stone Edge cobre contra tipo Flying e Bug. No último slot temos Ice Punch e Avalanche, golpes que dependem se você tem acesso ao Pokebank ou não, e ambos servem para dar Counter em Pokémon do tipo Grass, mas lembre-se que Swampert leva x4 de dano desse tipo, portanto dar switch para um Pokémon que resista a ataques do tipo Grass é uma ideia muito melhor. Por último, o item Life Orb é o melhor caso você não queira ficar preso em um só ataque, porém Choice Band é uma boa opção caso você queira mais poder de ataque, e não liga para dar switch toda hora.

- Tank -
● Stealth Rock | Protect
● Waterfall | Aqua Tail
● Earthquake
● Toxic | Roar
Ability: Torrent | Damp
Item: Leftovers
Nature: Careful | Impish
Efforts: | 252 HP | 220 Atk | 38 Sp. Def |
ou | 252 HP | 220 Atk | 38 Def |

Eis aqui um Tank Swampert. Nos efforts, use o primeiro se quiser um Sp. Def maior ou o segundo se quiser uma Def maior. Infelizmente, Stealth Rock só é possível de ensinar a um Swampert em BW por move tutor, então caso não consiga ter um, use Protect para ganhar um pouco de HP com leftovers e gastar alguns turnos do oponente. A mesma coisa com Waterfall e Aqua Tail. Aqua Tail tem mais Base power, porém uma menor accuracy e só é possível de ensinar a um Swampert em BW, então caso não tenha acesso, use Waterfall. Toxic é para outros Pokémon com HP elevado, como Vaporeon ou Gastrodon, mas você também pode escolher Roar para forçar um switch do oponente, principalmente para forçar dano nele por causa do Stealth Rock.

- Monstro! -
● Earthquake
● Waterfall
● Ice Punch
● Stealth Rock | Toxic | Rain Dance
Ability: Damp (Swift Swim)
Item: Swampertite
Nature: Adamant
Efforts: | 252 HP | 252 Atk | 6 Spd |
ou | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |

Basicamente é um moveset para o M-Swampert. Esse set ofensivo provavelmente será o melhor que ele poderá usar já que a falta de Leftovers impede que este Mega possa usar um set Tank efetivamente. Nada de diferente nos golpes, sendo Earthquake e Waterfall os STABs de M-Swampert, Ice Punch para cobrí-lo contra o tipo Grass, e no último slot temos alguns golpes de support como Stealth Rock para colocar um bom entry hazard no campo do inimigo, Toxic para acabar com algumas Walls mais rápido, e Rain Dance para provocar chuva sem precisar de companheiros de equipe, ativando sua habilidade. A habilidade Damp no Swampert é a melhor opção para que você possa dar switch-in em Explosion e Self-Destruct sem problemas. Levando em conta que Ludicolo será um grande Counter de Swampert, você pode optar pelo segundo set de EV's, para tentar ganhar o empate de velocidade e tentar ganhar dele com um Ice Punch, porém o primeiro set é mais recomendado para que Swampert tenha a resistência necessária para ser um ótimo Tank.

Outras Opções
● Rest | Sleep Talk | Chesto Berry: Uma boa combinação para recuperar o HP do Swampert.

● Scald: Ótimo golpe que tem chance de infligir Burn.

Companheiros de Equipe
Na minha humilde opinião, o melhor companheiro de Swampert (EDIT: o normal, não o mega) seria MegaVenusaur, já que além de resistir a ataques do tipo Grass, MegaVenusaur é um ótimo Special Tank, que cobre ainda mais as fraquezas do Swampert que é um Physical Tank, isso sem falar que MegaVenusaur pode usar Leech Seed e Switch, fazendo com que o Swampert tenha uma maneira de recuperar seu HP. Por falar nisso, não se pode esquecer de sempre ter um Pokémon com Wish e Heal Bell no time para aumentar a durabilidade do Swampert.

Checks e Counters
Swampert irá cair para praticamente qualquer ataque do tipo Grass, essa é a sua maior fraqueza. Mas esquecendo isso, um dos seus maiores predadores é alguem que defende melhor do que ataca: Ferrothorn. Ele simplesmente ri do Hammer Arm de Swampert e, com Power Whip, tira 196 (no mínimo) do HP de Swampert (contando com ambos no level 50). Outro predador é Chandelure, sim, um Pokemon do tipo Fire. E nem adianta pensar que seu Earthquake ou Waterfall pode cobri-lo contra ele. Chandelure tem mais Spd que Swampert, e ele com certeza usará Energy Ball, que Swampert apenas aguentará se investir todo seus EV's em HP e Sp.Def, além de ter muita sorte no bolso. Até mesmo stallers conseguem, se não derrotar, limitar o Swampert, usando Will-o-Wisp ou Toxic por exemplo.
[EDIT] Para o M-Swampert, fique alerta ao Ludicolo. Ele possui a mesma habilidade e o mesmo BS de Spd. De resto, todos os Checks e Counters do Swampert normal também são do M-Swampert.


Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

4 comentários:

  1. Yuri Martins03/05/2021, 10:42

    Só tenho uma dúvida, quais tipos de golpes Swampert aprende?
    Eu sei que, além dos golpes de tipagem dele ele também aprende do tipo Rocha, Gelo e Aço. Tirando esses ele aprende de mais algum tipo?

    ResponderExcluir
  2. Lutador, Normal e Psíquico também.
    Por TM, também Dragão, Noturno e Venenoso. Além de um Fantasma por breeding.

    ResponderExcluir
  3. Yuri Martins09/05/2021, 21:58

    Psíquico e venenoso eu não esperava nem a pau kkkk

    ResponderExcluir
  4. KKKK Só é um de cada, se não me engano.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar