logo

Pokémothim

Análise: Bisharp


E aí povo! Bem vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o samurai do mundo Pokémon, aquele que possui o controle das duas lâminas mais afiadas do planeta, Bisharp! Vamos conferir?

 Bisharp



Dark Steel
OverUsed

Habilidades

Defiant: O Atk deste Pokémon aumenta em 2 níveis sempre que um de seus stats forem diminuídos pelo oponente (com Defog, Intimidate, Sticky Web, etc.).

Inner Focus: Previne que este Pokémon hesite (Flinch) na batalha. Não previne que ele hesite por causa de Focus Punch.

Pressure (Hidden Ability): Quando este Pokémon é atingido por um golpe, este irá gastar 2 de PP ao invés de 1.

Base Stats


Valores correspondentes ao Lvl,100

Tabela de dano

x0Psychic Poison
--/--
Normal Grass Ice Flying Rock Ghost Dragon Dark Steel
x1Water Electric Bug Fairy
x2Fire Ground
x4Fighting

Overview
Bisharp é um ótimo Pokémon. Possui várias resistências, Atk e Def elevados e uma habilidade muito útil para ele. Seu movepool, embora pouco variado, combina muito bem com ele, tendo até mesmo um STAB com priority. Contudo, sua Spd não é boa o suficiente, deixando ele vulnerável a vários Pokémon do tipo Fighting que são mais velozes do que ele, além de ser vulnerável ao Burn também, portanto ele pode depender várias vezes do seus companheiros de equipe para ter uma eficácia maior. 

Movesets
- Lâmina obscura -
● Iron Head
● Sucker Punch
● Knock Off | Night Slash  | Pursuit
X-Scissor | Stone Edge | Pursuit
Ability: Defiant
Item: Life Orb | Choice Band
Nature: Adamant
Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |

Esse é um set totalmente ofensivo para Bisharp. Defiant é essencial não só nesse set como em qualquer outro, para você aproveitar de hazards, habilidades e outros fatores que diminuam stats vindos do inimigo para aumentar o seu Atk. Iron Head é o STAB do tipo Steel de Bisharp, enquanto que Sucker Punch é o do tipo Dark. Você irá usar bastante Sucker Punch, pois além de ser bem forte e vir acompanhado de STAB, é um priority move que pode finalizar muitos oponentes numa situação de perigo.
Os outros slots de golpes depende do que que você quer que o seu Bisharp tenha como função extra. No terceiro slot temos Knock Off que, além de ser um STAB do tipo Dark mais fixo, serve para retirar itens do oponente, porém requer acesso ao Pokebank; Night Slash para uma opção de STAB mais fixa, para quem não tem acesso ao Pokebank; Pursuit serve para finalizar Pokémon que tentem dar um switch-out. No último slot, temos X-Scissor porque ele pode e Stone Edge para finalizar usuários de Defog do tipo Flying, já que você pode tirar proveito de sua habilidade para dar switch-in neste golpe. Moveset simples, prático e extremamente forte, porém o mais previsível para um Bisharp, portanto tenha em mente que, se o seu oponente for experto, ele vai saber cada movimento que você irá realizar.

- Lâmina destruidora -
● Swords Dance | Rock Polish
● Sucker Punch
● Iron Head
● Protect | Substitute | Pursuit
Ability: Defiant
Item: Leftovers | Life Orb
Nature: Adamant ou Jolly
Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |

Já esse é um set alternativo de power-up para o Bisharp, que não é tão comum no competitivo, mas funciona bem se você usá-lo com cautela. Swords Dance é o principal desse set, aumentando o Atk já elevado de Bisharp. Você pode também optar por Rock Polish que, junto com a nature Jolly, permite que Bisharp de outspeed em basicamente tudo que não tenha Speed Boost, Agility, Rock Polish, Choice Scarf e golpes com priority usando-o apenas uma vez. Sucker Punch e Iron Head, novamente, são os principais STAB de Bisharp, e no último slot temos Protect e Substitute para uma proteção maior, principalmente em Doubles, e Pursuit para prender um oponente que esteja fugindo. Leftovers é o item perfeito para que Bisharp dure o máximo possível nesse set, porém você também pode usar Life Orb para desferir golpes mais poderosos.

Outras Opções
 Psycho Cut: Uma boa arma contra Pokémon do tipo Fighting, porém por causa da baixa Spd de Bisharp, um switch para um tipo Ghost será mais viável do que um contra-ataque.

● Stealth Rock: Um suporte a mais para o seu time.

● Low Kick: Para dar conta de algumas Physical Walls pesadas ou para Pokémon do tipo Steel do oponente. 

Companheiros de Equipe
O mais essencial é ter algum Pokémon que possa dar switch-in em golpes do tipo Fighting sem medo, como Pokémon do tipo Ghost. Isso irá dar conta do arqui-inimigo de Bisharp. Caso esse tipo Ghost tenha Levitate, como o Gengar ou Mismagius, você pode dar conta de golpes do tipo Ground também, outro problema para Bisharp. Além disso, é interessante ter um Cleric no time para retirar possíveis Burn de Bisharp.

Checks e Counters
Algumas Physical Walls são grandes problemas para Bisharp. Um exemplo delas é o Quagsire que, ainda mais com Unaware, resiste muito bem aos golpes de Bisharp, e pode devolver um Earthquake muito poderoso, ou ainda optar por Scald para tentar provocar Burn nele. Até mesmo Pokémon do tipo Ghost podem ser Checks de Bisharp, já que a maioria deles carregam apenas Sucker Punch como STAB do tipo Dark, e o oponente sempre pode usar golpes não-ofensivos, acabando com ele aos poucos. Por fim, o mais óbvio, os do tipo Fighting. Pokémon como Mienshao, Gallade, Heracross, Blaziken, todos conseguem dar outspeed e desferir um golpe x4 em Bisharp. Breloom e Hitmontop empatam na velocidade, porém ambos possuem a combinação de Technician com Mach Punch, oque consegue ser o suficiente para derrotar Bisharp também.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar