logo

Pokémothim

Análise: Diancie


Olá povo, tudo certo? Bem vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ela, a rainha dos baixinhos (Carbink's no caso) do mundo Pokémon, Diancie! Vamos conferir?

 Diancie


Rock Fairy
UnderUsed

Habilidade

Clear Body: O oponente não pode diminuir qualquer stats deste Pokémon. Este Pokémon ainda pode diminuir seus stats com seus próprios golpes.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Dragon
--/--
Normal Fire Flying Bug Dark
x1Electric Ice Fighting Poison Psychic Rock Ghost Fairy
x2Water Grass Ground
x4Steel
 

 Mega Diancie


Rock Fairy
OverUsed

Habilidade

Magic Bounce: Reflete golpes não-ofensivos de volta para o oponente.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Dragon
--/--
Normal Fire Flying Bug Dark
x1Electric Ice Fighting Poison Psychic Rock Ghost Fairy
x2Water Grass Ground
x4Steel

Overview
Diancie é um Pokémon muito versátil. Enquanto está no seu estado original, ela possui um cargo de Pokémon defensivo que inflige dano, ou Tank (ela pode usar moveset de support também, porém eu sinceramente achei que não funciona muito bem). Quando mega evolui, ela recebe o cargo de Mixed Sweeper, e um baita de um sweeper, devo dizer. Isso faz de Diancie um Pokémon um pouco difícil de prever, e isso vem de um Pokémon que tem um movepool MUITO restrito e pouco variável. Contudo, embora ela tenha todas essas vantagens, ter uma fraqueza x4 para Steel sabendo da existência de um Mega Scizor é uma facada no peito, portanto eu dificilmente acho que ela vai ser top tier, mas somente resta esperar para ver oque vai acontecer. EDIT: Pois é, parece que minha previsão estava errada e ela virou top tier. O mundo da voltas, não é mesmo?

Movesets
- Diamante Inquebrável -
● Stealth Rock | Calm Mind
● Diamond Storm
● Moonblast
H.P. Fire | Earth Power
Ability: Clear Body
Item: Leftovers
Nature: Relaxed | Sassy
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |

Este é o moveset simples de Tank para Diancie. No primeiro slot temos Stealth Rock, para que Diancie possa ajudar seu time com Entry Hazzards, e Calm Mind para fortalecê-la ainda mais e equilibrar sua Sp.Def também. Diamond Storm é o signature move de Diancie e STAB do tipo Rock, e devo dizer que é um golpe muito bom, que aumenta a Def de Diancie 50% das vezes, deixando ela cada vez mais invencível. Moonblast é o STAB do tipo Fairy, que é bom e forte como deveria ser. No último slot, temos os golpes especificamente para cobrir Diancie contra o tipo Steel. H.P. Fire é o principal deles, que dá contra de Scizor muito mais facilmente, porém Earth Power (Diancie aprende este golpe via Move Tutor em OR/AS) também é uma opção para quem não gosta de mexer com IV's, e cobre contra outros tipos que H.P. Fire não cobre, como o tipo Rock, Electric e até mesmo alguns tipo Steel que levam dano nulo de H.P. Fire, como Heatran. A Nature Relaxed e os EV's são combinados para deixar Diancie o mais resistente possível no lado Physical, pensando especificamente em resistir os golpes do Scizor e do M-Scizor, te dando a oportunidade de contra-atacar com H.P. Fire. Porém você pode optar por deixar a nature Sassy e até inverter a Def pela Sp.Def nos efforts para uma Diancie mais equilibrada, afinal a signature move dela, Diamond Storm, aumenta a Def dela na maioria das vezes.
 
- Diamante Impenetrável -
● Light Screen
● Reflect
● Diamond Storm | Moonblast
● Toxic | Stealth Rock
Ability: Clear Body
Item: Light Clay
Nature: Impish | Bold
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |

Diancie pode usar um ótimo moveset de support de Screens para o seu time. Obviamente, Light Screen e Reflect são as estrelas desse moveset, que aumentam a resistência de todo o seu time por oito turnos graças ao item Light Clay. No terceiro slot temos Diamond Storm e Moonblast, golpes ofensivos para casos de emergência, e no último slot temos mais golpes não-ofensivos para dar support para o seu time, sendo Toxic para acabar com Pokémon com bastante HP do time adversário e Stealth Rock para um support de Entry Hazzard.
 
- Diamante de Casamento -
● Diamond Storm
● Moonblast
● H.P. Fire | Earth Power
Calm Mind | Toxic | Protect
Ability: Clear Body (Magic Bounce)
Item: Diancite
Nature: Hasty | Naive
Efforts: | 6 Atk | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Ao mega evoluir, Diancie passa a ter stats ofensivos muito elevados. Porque não usar isso com força total? Nesse moveset, M-Diancie é focada na mais pura ofensividade. Usando a nature Hasty/ Naive, você consegue usar um set Mixed sem comprometer seu poder ofensivo, porém sacrificando poder defensivo. Mas isso não é problema para a rainha dos Carbink's, já que Diamond Storm, além de ser o STAB do tipo Rock, consegue aumentar a Def de Diancie na maioria das vezes, enquanto que Calm Mind aumenta a Sp.Def (E o Sp.Atk de bônus). Novamente, Moonblast é o STAB do tipo Fairy, e H.P. Fire e Earth Power são golpes para usar contra o arqui-inimigo de Diancie: o tipo Steel. No final, você pode optar também por Toxic para derrotar adversários defensivos mais facilmente, e Protect para garantir a velocidade de M-Diancie, já que no turno que ela mega evolui, a Spd usada para escolher quem ataca primeiro será a da Diancie original, e não da mega evolução.
Um aviso: Diferente da Diancie normal, M-Diancie não é tão defensiva quanto parece, e provavelmente leva OHKO de Scizor mesmo investindo EV's em sua Def e HP. É altamente recomendado que você dependa dos seus companheiros de equipe para lidar com alguns Pokémon do tipo Steel.

Outras Opções
● Trick Room: Diancie também pode ser uma ótima support de Trick Room para seu time.

●  Skill Swap: Caso você veja que seu M-Diancie está prestes a desmaiar, você pode doar a excelente habilidade dela para outro Pokémon do seu time em doubles, como um Slaking por exemplo.

Companheiros de Equipe
O melhor companheiro de equipe para Diancie e, principalmente, M-Diancie é o Magnezone. Usando a estratégia de Magnet Pull + H.P. Fire, Magnezone pode derrotar muitos adversários que seriam um pé no saco para Diancie, além do fato de que ele pode derrotar Pokémon do tipo Water e Grass mais facilmente, que são outras duas fraquezas do Pokémon diamante. Porém um grande problema para essa combinação seria golpes do tipo Ground, que dão dano super efetivos nos dois, mas nada que um Pokémon do tipo Flying, com Levitate ou de um tipo resistente não resolva. Para potencializar ainda mais essa combinação, é recomendado que Diancie possua Earth Power ao invés de H.P. Fire, assim você deixa Pokémon como Scizor e Ferrothorn para que o H.P. Fire de Magnezone tome conta, enquanto que Diancie se defende sozinha de outros Pokémon do tipo Steel que resistem ou tomam dano nulo de H.P. Fire, como Heatran, Empoleon e Brozong.
Outro ponto importante é que Diancie não consegue se curar sozinha sem usar Rest, então ter um Wish Passer no time ajudaria bastante para aumentar a durabilidade dela na batalha.

Checks e Counters
O tipo Steel é o check mais óbvio que existe, principalmente Scizor, que consegue dar OHKO com seu Bullet Punch com Technician dependendo dos IV's da Diancie. Contudo, como dito logo acima, o tipo Steel está em constante perigo caso o treinador de Diancie traga consigo um Magnezone, e com o tipo Steel fora da jogada, ela será um diamante no sapato a batalha inteira, mesmo contra um Pokémon com golpes do tipo Water, Grass e/ou Ground, pois ela é incrivelmente resistente e sempre pode contar com os companheiros de equipe caso preciso.  

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar