logo

Pokémothim

Análise: Sableye


E ai povo, tudo bom? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokemothim! Hoje trouxe ele, o gnomo que se alimenta de qualquer jóia rara que encontra, o Pokémon das trevas, Sableye! Vamos conferir?

 Sableye


Ghost Dark
UnderUsed

Habilidades

Keen Eye: A Accuracy deste Pokémon não pode ser diminuída. Este Pokémon ignora aumentos de Evasion do oponente.

Stall: Este Pokémon sempre atacará por último.

Prankster (Hidden Ability): Golpes não-ofensivos tem sua priority aumentada em +1.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Normal Fighting Psychic
--/--
Poison
x1Fire Water Electric Grass Ice Ground Flying Bug Rock Ghost Dragon Dark Steel
x2Fairy
x4--/--
 

 Mega Sableye


Ghost Dark
OverUsed

Habilidade

Magic Bounce: Reflete golpes não-ofensivos de volta para o oponente.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0Normal Fighting Psychic
--/--
Poison
x1Fire Water Electric Grass Ice Ground Flying Bug Rock Ghost Dragon Dark Steel
x2Fairy
x4--/--

Overview
Se você olhar apenas de relance, você vai achar que Sableye é um péssimo Pokémon. Todos os seus stats são muito baixos, e a única habilidade boa que ele tem seria Prankster. Porém é essa última afirmação que faz do Sableye uma ótima SupportWall para o seu time. Apenas combine Prankster com o excepcional movepool não-ofensivo de Sableye e bang! Além disso, seus stats ainda podem ser baixos, porém Will-O-Wisp permite com que ele resista golpes Physical muito mais facilmente, e Recover combinado com sua HA recupera seu HP antes mesmo que seu oponente ataque. Não é bom o suficiente? Devo te alertar então que sua combinação de tipos é considerada a 8ª melhor em termos defensivos (empatado com Fighting/ Steel), acompanhada de três imunidades e uma resistência em troca de apenas uma fraqueza, e uma dessas imundades ainda o transforma num ótimo Spinblocker (O golpe Taunt combinado com Prankster também faz dele um Defogblocker). Calma que ainda tem mais com a chegada de sua nova Mega evolução. Com ela, Sableye se transforma numa Wall ainda mais resistente que, embora tenha perdido Prankster, ganha uma habilidade perfeita para auto-proteção que é Magic Bounce (Vale dizer também que Mega Sableye está previsto para se sobressair sobre Spiritomb, já que ele vai possuir melhores defesas, menor Spd para times de Trick Room e uma habilidade mil vezes melhor, e consegue fazer praticamente tudo que Spiritomb faz). Ufa! Espero não ter dado muito fanboyismo aqui, porque o tipo Dark é o meu favorito e Sableye é um dos Pokémon que eu mais gosto de usar.

Movesets
- Parede de jóias -
● Will-O-Wisp
● Recover
● Foul Play | Knock Off
Taunt | Knock Off
Ability: Prankster | Prankster (Magic Bouce)
Item: Leftovers | Roseli Berry | Sablenite
Nature: Impish | Careful
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |
ou | 252 HP | 6 Def | 252 Sp.Def |

Aqui está o mais famoso set de SupportWall de Sableye. Todo mundo usa, recuse imitações. Essa combinação também não é muito difícil de entender, oque da um crédito a mais para ela. Dependendo do que você quer que seu Sableye foque em defender, você deve escolher Impish (para Def) ou Careful (para Sp.Def) para a Nature. No caso dos itens, o mais recomendado seria Leftovers, porém caso você queira usar esse item em outro Pokémon no seu time, a segunda melhor opção seria Roseli Berry, que permitiria você aguentar a golpes do tipo Fairy, lhe dando a chance de contra-atacar (ou não). Esse moveset também funciona muito bem no M-Sableye, portanto usar Sablenite como item é uma boa escolha.
Prankster é a chave desse moveset (e provavelmente de todos os outros movesets efetivos de Sableye). Sem essa habilidade, esse moveset perderia sua eficácia drasticamente, já que a Spd de Sableye é bem baixa. Para começar, Will-O-Wisp é um golpe muito importante, fazendo com que seu Sableye resista a golpes Physical mais facilmente, principalmente caso você tenha escolhido fazer de seu Sableye uma SpecialWall. Recover permite que você recupere metade de seu HP total. Taunt permite com que você limite outras Wall's e Support's que aparecerem no caminho. Todos esses golpes provavelmente serão realizados antes de que seu oponente se mova graças a Prankster, o que é a melhor arma do Sableye. Você pode recuperar HP antes que seu oponente consiga te finalizar, ou provocar Burn nele antes que ele desfira um golpe e você consiga se defender melhor, etc e etc. Foul Play é um golpe ofensivo bom que você pode usar para finalizar o oponente, ou caso você tenha caído em um Taunt inimigo. Finalizando, Knock Off é bom para retirar itens do oponente, mas não espere um grande dano com esse golpe, já que o Atk do Sableye/ M-Sableye é baixo.
 
- Roubo de itens -
● Trick
● Recover
● Foul Play | Taunt
● Will-O-Wisp | Taunt
Ability: Prankster
Item: Lagging Tail | Choice Scarf
Nature: Impish | Careful
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |
ou | 252 HP | 6 Def | 252 Sp.Def |

Já esse moveset é um pouquinho diferente do primeiro, focando em destruir estratégias que dependem de itens. Logicamente, Trick é o golpe principal, que vai permitir que Sableye roube o item do oponente e dê algo péssimo em troca. Você deve ficar atento, porém, a usuários de Choice Scraf caso esteja usando o mesmo. De resto, tudo continua o mesmo: Recover para recuperar HP, Will-O-Wisp para induzir Burn no oponente, Taunt para limitar outras Wall's e Support's e Foul Play para um dano decente.
 
- Mah Rupee! -
● Calm Mind
● Dark Pulse | Shadow Ball
● Recover
Will-O-Wisp | Taunt | Shadow Sneak
Ability: Prankster (Magic Bounce)
Item: Sablenite
Nature: Relaxed
Individual Values: 0 Spd (opcional)
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |

A função de Sableye muda completamente com sua mega evolução, saindo de uma SupportWall e se transformando em uma SpecialTankWall. Isso se deve ao fato de que M-Sableye não possui mais Prankster, e a Spd dele não permite que ele seja um bom Support sem essa habilidade.
Usando Calm Mind, M-Sableye passa a equilibrar suas defesas, além de ganhar um aumento no Sp.Atk. Recover irá ajudar a recuperar o HP perdido enquanto você usava Calm Mind para se fortalecer. Aproveitando do aumento de Sp.Atk, você poder usar Dark Pulse ou Shadow Ball para infligir um grande dano no oponente. Dark Pulse possui chance de flinch e consegue atingir todos os tipos, enquanto que Shadow Ball consegue dar dano neutro no tipo inimigo de M-Sableye, que é o tipo Fairy, porém não consegue atingir Pokémon do tipo Normal.
Para finalizar, no último slot temos Will-O-Wisp e Taunt, golpes de support que você deve utilizar antes de mega evoluir para se aproveitar da habilidade Prankster, e também Shadow Sneak que é um golpe com priority que vai ajudar bastante em certas ocasiões. A combinação da Nature com o IV sugerido faz desse M-Sableye perfeito para times de Trick Room, que até mesmo faz você esquecer que M-Sableye não tem mais Prankster de tão rápido que ele vai ficar.

Outras Opções
● Confuse Ray: Para causar Confusion no oponente, além de possuir uma ótima accuracy.

● Sunny Day/ Rain Dance: Sableye também pode ser um ótimo  Weather Induce, graças a Prankster novamente. Se for usa-lo dessa maneira, lembre-se de deixar Damp ou Heat Rock com ele.

●  Flatter + Psych Up: Uma ótima maneira de ganhar +2 de Sp.Atk, além de causar Confusion no oponente.

Companheiros de Equipe
Use e abuse de Entry Hazzards, já que Sableye pode obrigar o oponente a dar Switch com golpes como Taunt e Confuse Ray, por exemplo. Vale lembrar também que Sableye não consegue se recuperar de status sozinho sem usar Rest, portanto é interessante ter um Cleric no time para aumentar a durabilidade dele.

Checks e Counters
Sableye é um problema gigante para qualquer um que tenha de encará-lo. Saber pelo menos como lidar com ele é uma tarefa importantíssima. Para começar, Sableye é um Support. Qual a melhor maneira de impedir um Support de fazer o seu trabalho? Taunt, porém isso raramente vai funcionar com ele pois ele tem Taunt também e tem Prankster, ou seja, o Taunt de Sableye provavelmente vai sair primeiro. Então, qual a segunda melhor maneira? Magic Bounce. M-Absol é um grande counter para Sableye, já que ele consegue devolver quase todos os golpes não-ofensivos e resiste ao Foul Play de Sableye, além do fato de que ele possui acesso a Play Rough. Magic Coat também é um bom exemplo de Check para Sableye, embora esse golpe gaste um turno para começar a fazer efeito, enquanto que a habilidade Magic Bounce não.
Já o M-Sableye é bem mais difícil de lidar, já que você precisaria de um Wall Breaker do tipo Fairy para derrotá-lo, oque não existem tantas. Talvez Azumarill e M-Mawile sejam os melhores exemplos, já que ambos atacam pelo lado Physical, e M-Sableye é mais focado em Sp.Def graças ao Calm Mind, mas ainda sim ambos terão um certo trabalho para derrotá-lo e estarão expostos ao Will-O-Wisp a todo momento. Belly Drum Slurpuff e Scrappy M-Lopunny são outros bons exemplos, mas novamente, ambos estariam expostos ao Burn e Slurpuff estaria exposto também ao Taunt, impedindo que ele use Belly Drum. No final, tudo depende se o treinador que está usando Sableye é inteligente ou não.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar