logo

Pokémothim

Análise: Sceptile


E aí povo, tudo certo? Sejam bem vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, a lagartixa de planta do mundo Pokémon que foi nomeada dragão recentemente, Sceptile! Vamos conferir?

Nota: Aqui na Pokémothim, nós possuíamos uma antiga análise do Sceptile. Devido a chegada de sua mega evolução, nós resolvemos dar um uptade na análise, porém o antigo membro Tito, que foi o produtor da antiga análise, não mantém contato conosco faz um bom tempo. Em respeito ao trabalho dele para produzir esse conteúdo, os textos da antiga análise dele permanecerão, sendo apenas resumida na overview, e a única diferença mesmo será o uptade para o Mega Sceptile.

 Sceptile


Grass
NeverUsed

Habilidades

Overgrow: Quando seu HP estiver abaixo de 1/3 do seu total, golpes do tipo Grass tem seu poder aumentado em 30%.

Unburden (Hidden Ability): Quando este Pokémon consome um item, sua Spd aumenta em 1 nível.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0--/--
--/--
Water Electric Grass Ground
x1Normal Fighting Psychic Rock Ghost Dragon Dark Steel Fairy
x2Fire Ice Poison Flying Bug
x4--/--
 

 Mega Sceptile


Grass Dragon
UnderUsed

Habilidade

Lightingrod: Golpes do tipo Electric são redirecionados para este Pokémon. Golpes do tipo Electric não infligirão dano neste Pokémon e seu Sp.Atk aumentará 1 nível caso seja atingido por golpes desse tipo.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl.100

Tabela de dano

x0--/--
Water Electric Grass
Ground
x1Normal Fire Fighting Psychic Rock Ghost Dark Steel
x2Poison Flying Bug Dragon Fairy
x4Ice

Overview
Mesmo estando em uma Tier baixa como o RU, Sceptile é um Pokémon muito bom. Com Speed e Sp.Atk incríveis, movepool extenso, é um Check para vários Pokémon, como 3 das melhores Walls: Politoed, Rotom-W e Jellicent. A habilidade Unburden foi muito importante para seu desempenho em batalhas, e seu movepool é decente, tendo acesso à Dragon Pulse e Focus Blast, aumentando sua Coverage; não ficando preso apenas no Hidden Power, que claro, também ajuda muito. Contudo, suas defesas são baixas, deixando-o bastante vulnerável. 
[MEGA] Com a chegada do M-Sceptile, o lagarto agora tem uma chance maior de se destacar no competitivo. Com mais velocidade e mais poder ofensivo, M-Sceptile agora pode garantir o OHKO num Sp.Def Heatran com Earthquake, pode garantir o OHKO num Assault Vest Azumarill, se transforma no perfeito counter para Rotom-W, e entre outros. Embora sua habilidade seja muito mais útil em doubles, Lightningrod também pode ajudar bastante num switch, fazendo com que M-Sceptile ganhe +1 de Sp.Atk no processo. Porém ele ainda é dizimado pelo Talonflame, oque é uma pena.

Movesets
- Special Sweeper -
● Giga Drain
● Dragon Pulse
● Focus Blast
Hidden Power Rock | Ice
Ability: Unburden
Item: Sitrus Berry
Nature: Modest | Timid
Efforts: | 6 HP | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

É um dos sets mais usados, e é como um "set principal". Giga Drain é o seu STAB, dando OHKO em Politoed, Jellicent, Rotom-W, Gastrodon e Quagsire. Dragon Pulse aumenta a sua coverage, assim derrota Pokémon do tipo Dragon, que resistem ao seu único Stab. Focus Blast aumenta sua Coverage também, onde Pokémon como Houndoom, Aggron e Ambipom são derrubados facilmente, em OHKO. Hidden Power, tanto Rock quanto Ice, são ótimas opções, porém Rock acaba pegando 3 de suas fraquezas: Flying, Fire e Ice. Você pode optar pela nature Modest, caso queira mais poder ofensivo + Unburden + Sitrus Berry, assim Timid fica desnecessário, porém, a opção é sua.
 
- Physical Sweeper -
● Swords Dance
● Leaf Blade
Earthquake | X-Scissor
● Stone Edge
Ability: Unburden
Item: Focus Sash | Sitrus Berry
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 252 Atk | 6 Def | 252 Spd |

Não é um dos sets mais usados, por causa de seus pequenos 85 base de ataque. Swords Dance aumenta o seu ataque, que já é baixo, porém fica com o mesmo de seu Sp.Atk, depois de um Swords Dance. Leaf Blade é o seu STAB, que faz o mesmo de Giga Drain, porém não recupera HP. Earthquake pega Pokémon como Delphox, Dragalge e Drapion. X-Scissor é uma opção viável, pegando Pokémon do Tipo Dark e Ice. Stone Edge serve para Pokémon como Moltres, Charizard Y e até Talonflame, que são seus maiores counters.
 
-Preparado para o Natal? -
● Giga Drain | Leaf Storm
● Dragon Pulse
● Earthquake | Focus Blast
● Hidden Power Rock | Fire
Ability: Overgrow (Lightingrod)
Item: Sceptilite
Nature: Timid | Hasty
Efforts: | 6 HP | 252 Sp.Atk | 252 Spd |
ou | 6 Atk | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

M-Sceptile com certeza é uma ótima opção como offensive, que encaixa em vários times diferentes sem problema nenhum. No primeiro slot, temos o golpe STAB para ele. Giga Drain permite que ele fique mais tempo em campo, embora suas defesas sejam relativamente baixas. Leaf Storm, por outro lado, é um golpe extremamente poderoso, e que faz de M-Sceptile um Pokémon Hit-and-Run ou Later-Game Sweeper, ou seja, ataca e depois dá switch para algum Pokémon defensivo, para retirar a queda de stat's do golpe. Dragon Pulse, que se transforma em STAB após a mega evolução, é ótimo para dar dano nos Pokémon que resistem ao seu STAB do tipo Grass, com exceção do tipo Steel, mas esse problema é resolvido no 3º slot, com Earthquake e Focus Blast a sua disposição para acabar com esse tipo. Earthquake é mais recomendado por causa de possíveis Special Wall's que irão aparecer na sua frente, além de que Focus Blast tem chance de errar e não consegue dar OHKO num Sp.Def Heatran. Hidden Power Rock e Fire são ambos para pegar Pokémon num switch-in, onde H.P. Rock destroi Pokémon do tipo Ice ou Flying como Talonflame, enquanto que H.P. Fire pega alguns do tipo Bug como Scizor, além de aumentar a cobertura contra o tipo Steel.

Outras Opções
● Acrobatics + Flying Gem: É uma ótima opção, porém só pode ser usada na 5ª geração.

● Sunny Day + Solar Beam: Com 120 de Base Power, consegue arrancar muito HP do oponente.

● Dragon Claw: Aumenta muito sua Coverage em seu Set de Physical, dando OHKO em um Goodra depois de um Swords Dance.

●  Substitute: Ótimo para escapar de status como Burn e Badly Poison, além de dar um certo bônus na duração de M-Sceptile no campo.

Companheiros de Equipe
Geralmente, seus melhores parceiros são Pokémon do tipo Metal, que resistem a 3 de suas fraquezas e é imune a 1, como: Jirachi, Metagross e Aggron. Rapid Spinners são ótimos, já que Hazards no campo são um grande problema para Sceptile, que faz o seu trabalho melhor com Hazards no campo adversário. Pokémon que auxiliam com Hazards, são muito bons, como Smeargle, Ferrothorn e Galvantula.
[MEGA] Pokémon do tipo Steel continuam sendo ótimos companheiros de equipe para dar um switch-in nas fraquezas de Sceptile, além de lidar com Pokémon do tipo Fairy do oponente, que o M-Sceptile tem uma certa dificuldade para derrotar.

Checks e Counters
Por Sceptile não ter uma defesa boa, acaba caindo em OHKO para a maioria dos Pokémon OU, como Mamoswine com Icicle Crash, Cloyster com Icicle Spear, Scizor com Bug Bite. Talonflame da OHKO com F-Blitz e B-Bird, Greninja com Ice Beam. Hazards como Sticky Web o atrapalham muito, assim, o seu Sweep fica muito mais difícil. Em sua Tier, Houndoom e Honchrow, e Ambipom fazem uma ótimo trabalho o counteando.
[MEGA] Togekiss é o primeiro counter que vem em mente para M-Sceptile, já que H.P. Ice consegue, no máximo, 4HKO, enquanto que o Air Slash de Togekiss consegue 2HKO. Togekiss é um counter até mesmo para um Adamant 252 Atk M-Sceptile com Rock Slide, já que a chance da lagartixa conseguir um 2HKO é de mais ou menos apenas 15%. Para finalizar, os checks. Óbviamente, golpes com Priority e Super Efetivos são um grande problema para M-Sceptile, então você sempre deve ficar atento a Talonflame, Mamoswine, Weavile e Sturdy Donphan, que conseguem vencer M-Sceptile num 1x1. Além disso, embora muito pouco usados, M-Alakazam e M-Aerodactyl conseguem facilmente vencer M-Sceptile no 1x1, portanto fique atento a esses também.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Um comentário:

  1. Sceptile é meu inicial favorito de qualquer região!
    Por tanto... Eu amei a analise dele, ficou perfeita! Parabéns PokéMothim!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar