logo

Pokémothim

Análise: Smeargle




E aí? Como vão? Vim trazer mais uma análise. Do versátil e útil suporte pintor ajudante de segundo plano: Smeargle!


Smeargle



Normal
Underused

Habilidades

Own Tempo: O Pokémon com essa habilidade não fica confuso.

Technician: Os movimentos com 60 ou menos de base power utilizados por esse pokémon tem força multiplicada por 1.5x.

Moody (Hidden Ability): No fim de cada turno, o usuário dessa habilidade tem um status aumentado em dois níveis e outro diminuido em um nível.

Base Stats


Tabela de dano

x0Ghost
--//--
--//--
x1Normal Fighting Electric Flying Psychic Poison Dark Dragon Water Ground Rock Steel Fire Grass Ice Fairy Bug
x2Fighting
x4--//--


Overview
Smeargle, desde que apareceu, mostrou-se um pokémon muito útil. Podendo servir como suporte para os mais diversos tipos de equipe por poder possuir qualquer movimento existente (com excessão de Struggle). De geração em geração, Smeargle atordoava os outros passando Status, Hazards e perpertuando sua função como um Pokémon único. Muitos devem se questionar o motivo de um pokémon com Status tão baixos ser tão aclamado, o motivo é simples: Sketch; o que o faz, apesar de todas novas ameaças possíveis em cada geração, ser, talvez, o mais versátil de todos os pokémon.

Movesets
- Basic -
● Sticky Web | Spikes
● Stealth Rock
● Spore | Dark Void
● Magic Coat
Ability: Own Tempo
Item: Focus Sash
Nature: Jolly | Timid
Efforts: | 80 HP | 96 Defense | 80 Sp. Defense | 252 Speed

Um Moveset que desempenha e mostra uma das coisas que Smeargle tem de melhor: Espalhar entry hazards no campo e irritar o adversário. Sticky Web fará todos os pokémon da equipe adversária que não sejam tipo voador, não tenham habilidade Levitate ou segurem um Air balloon perder um estágio em velocidade; Spikes é alternativa e dá dano nas mesmas condições;Stealth Rock afetará qualquer um, portanto, é parte fundamental do Moveset. Spore tem 100% de chances de fazer dormir mas não faz efeitos em tipo planta, pokémon que segurem Safety Goggles ou que tenham habilidade Overcoat; em contrapartida, Dark Void tem 80% de chances de acertar mas fará qualquer um dormir. Magic Coat protegerá de Entry Hazards que por ventura venham a colocar em campo, tal como Ferrothorn e sua óbvia função, também é alternativa interessante para se proteger de Taunt. É mais que essencial que Smeargle tenha seu status de speed alto; para tal, as natures Jolly e Timid estão aí, uma vez que não influenciam nas defesas. Focus Sash é para garantir a sobrevivência de Smeargle por um turno extra e causar um maior estrago.
  

- Passer -
● Shell Smash | Shift Gear | Quiver Dance
● Baton Pass
● Spore | Dark Void
● Taunt
Ability: Own Tempo
Item: White Herb | Focus Sash
Nature: Jolly | Timid
Efforts: | 80 HP | 96 Defense | 80 Sp. Defense | 252 Speed
Esse é o básico Passer. Shell Smash é opção juntamente com Shift Gear e Quiver Dance, dependendo do que você deseja passar. Troque de White Herb para Focus Sash caso não utilize Shell Smash. Baton Pass é o principal movimento e será essencial para passar algun status. Spore colocará todos os oponentes que não sejam tipo planta ou tenham habilidade Overcoat para dormir; para Sleep garantido, você poderá optar pelo movimento Dark void, que fará dormir qualquer um, mas tem 80% de accuracy, podendo cobri-lo por alguns turnos extras até passar seus Status. Taunt é essencial para impedir que o oponente coloque algum Pokémon com Whirwind/Roar em campo e te faça involuntariamente trocar de pokémon.
  
Outras Opções
● Tail Glow: Para aumentar drasticamente Special Attack e utilizar logo em seguida Baton Pass.
● Trick: Em combinação com Choice Scarf pode ser irritante e estragar certos pokémon que dependem do item. Essa estratégia ainda sim é muito randômica e não funciona com pokémon que seguram megastones.
● Acupressure: Esta opção pode aumentar qualquer tipo de status que pode receber boost. Porém, é muito aleatório, e o que pode vir pode não ser justamente o que você deseja.

Companheiros de Equipe
Smeargle é um pokémon muito versátil e pode se dar bem em diversas equipes, podendo passar status desejados através de baton pass ou desempenhar papel de hazard passer, enchendo o campo do inimigo de porcarias que o prejudicarão. As possibilidades são diversas, tudo depende do seu moveset e o que você deseja passar.

Checks e Counters
É difícil dizer counters para smeargle uma vez que Smeargle tem uma das piores capacidades defensivas dentro do OU metagame. Mas o que pode ser uma ameaça massiva para o pequeno pintor são movimentos que o impedem de realizar suas estratégias, tais como Pokémon scarfed com trick ou pokémon com taunt, que bloqueiam todas as estratégias para Smeargle. Caso o usuário utilize de Focus Sash, Hazards podem ser sua grande ruína. Cuidado extra quando há usuários de Magic Bounce no time adversário, que poderão rebater seus Entry Hazards.

Revisão: Marcus


Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.

--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Minhocafrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar