logo

Pokémothim

Análise: Chansey


E ai povo, tudo certo? Seja bem-vindo a mais uma análise da Pokemóthim! Hoje trouxe o Pokémon enfermeiro que possui forma de ovo do mundo Pokémon, Chansey! Vamos conferir?

 Chansey


Normal
OverUsed

Habilidades

Natural Cure: Qualquer status nesse Pokémon (Burn, Paralyze, Freeze, Sleep, Poison) é curado quando ele é retirado do campo de batalha (Switch-out).

Serene Grace: A chance de ativar o efeito secundário de golpes que possuem um é dobrado.

Healer (Hidden Ability): No final de cada turno, existe 30% de chance do Pokémon ao seu lado em batalhas Doubles seja curado de um status (Burn, Paralyze, Toxic, etc.).

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Ghost
--/--
--/--
x1Normal Fire Water Electric Grass Ice Poison Ground Flying Psychic Bug Rock Dragon Dark Steel Fairy
x2Fighting
x4--/--

Overview
Chansey é considerado uma das (se não a melhor) Special Wall do metagame. Quando o item Eviolite foi introduzido, ela teve a oportunidade de brilhar ainda mais que sua evolução, Blissey. Possuindo um HP extremamente alto e acompanhado com seu Sp.Def alto, Chansey consegue resistir a praticamente qualquer golpe Special do metagame. Além disso, ela possui um movepool de support muito bom para acompanhar, e eviolite dá uma ajuda para aumentar a Def dela, que é bem baixa. Porém seu defeito é possuir uma ofensiva praticamente nula, dependendo do golpe Seismic Toss (que possui dano baseado no level) para arranhar alguém, além de ser levemente descartado para dar lugar às novas Special Wall introduzidas na 6ª geração, Sylveon e Florges, visto que elas possuem um poder ofensivo maior.

Movesets
- Me da uma Chansey? -
● Soft-Boiled
Toxic | Thunder Wave
● Stealth Rock
● Seismic Toss
Ability: Natural Cure
Item: Eviolite
Nature: Bold
Efforts: | 6 Hp | 252 Def | 252 Sp.Def |

Esse moveset é o basico de Special Wall para usar em Chansey. Com eviolite, Bold Nature e 252 Ev's em Def, Chansey surpreendentemente consegue resistir a bastantes golpes Physical do metagame (Breloom só consegue 3HKO com Mach Punch, e Mewtwo-Y consegue, por pouco, 2HKO com Psystrike o.o).
Soft-Boiled é um golpe essencial para manter o HP de Chansey sempre alto, visto que ele não pode mais depender de Leftovers. Toxic e T-Wave são ambos para induzir status no oponente, sendo Toxic o mais recomendado, já que ele pode ajudar na hora de dar conta de outras Wall's inimigas. Stealth Rock fornece um support de Entry Hazzard para o time, oque em singles é sempre bem vindo; e, por fim, Seismic Toss é o único golpe ofensivo que Chansey pode usar com eficiência, já que seus stats ofensivos são muito baixos, e Seismic Toss ignora tudo isso, infligindo dano baseado no level de Chansey.
Nos Efforts, você pode optar por um set de 252 HP, 252 Def e 6 Sp.Def, mas eu prefiro o outro já que ter 252 de HP não muda muita coisa nos cálculos de danos e diminuir sua Sp.Def não é algo muito bom para uma Special Wall. Alguns exemplos: Conkeldurr ainda consegue 2HKO com Drain Punch, Azumarill consegue 2HKO com Superpower e Play Rough, Talonflame ainda possui chance de 2HKO com Brave Bird (Embora diminua um pouco a chance com 252 de Ev's em HP), etc. Uma diferença a ser citada é que, com 252 de Ev's em HP, M-Lopunny consegue 2HKO com HJK (que antes conseguia OHKO), mas isso é facilmente resolvido com o Fake Out dele, portanto eu recomendo muito mais o primeiro set de effort's para Chansey.
 
- Vai uma mãozinha? -
● Heal Pulse
Helping Hand
● Toxic | Thunder Wave
Protect | Soft-Boiled
Ability: Natural Cure
Item: Eviolite
Nature: Calm
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |

Já esse é um moveset alternativo de Doubles para Chansey, como Support. Heal Pulse garante que o HP de seu aliado sempre esteja alto, enquanto que Soft-Boiled permite que o seu HP também esteja sempre estável. Helping Hand é um ótimo golpe de support em Doubles, que possui priority e dobra o dano que seu aliado irá induzir no oponente naquele turno. Toxic e T-Wave são ambos para limitar seu oponente, e também para ajudar seu parceiro na hora do sweep. Protect serve apenas para uma proteção momentânea, que pode servir para previsões ou Stall, caso combinado com Toxic.

Outras Opções
● Healing Wish: É um golpe perfeito para ser usado como carta na manga, que pode mudar o resultado final dependendo se você usar na hora certa. Contudo, esse golpe sacrificará Chansey para recuperar outro Pokémon do time, então só deve ser usado quando você tiver certeza que Chansey já fez seu trabalho naquela batalha.

● Heal Bell/ Aromatherapy: Outro ótimo golpe de Support de Chansey, que mantém seu time saudável e livre de status chatos.

Companheiros de Equipe
Chansey necessita principalmente de uma Physical Wall no fundo pronto para dar switch-in em qualquer golpe Physical. Skarmory é a primeira que vem em mente, sendo uma ótima Physical Wall que pode ajudar Chansey com switch-in em golpes Physical, e garante uma sinergia muito boa também, já que Skarmory precisa de uma Special Wall para defendê-la, e Chansey está ai para isso (essa combinação é conhecida como Skarssey, embora se ja mais associada com Skarmory e Blissey, mas também dá certo com Eviolite Chansey no lugar de Blissey). Landorus-T e Hippowdon são outras boas opções para essa tarefa.

Checks e Counters
Chansey possui um grande problema para lidar com Pokémon do tipo Steel e do tipo Poison. Já que ela não consegue dar um dano muito grande e esses dois tipos são imunes a Toxic, Qualquer pokémon desse tipo pode entrar na batalha e começar a dar set-up grátis enquanto você dá switch. Grandes exemplos de Pokémon que podem fazer isso são Scizor, M-Scizor, Bisharp, Gengar, Lucario e Toxicroak. Outro Pokémon que consegue ganhar de Chansey facilemente é Gothitelle, usando Trick de Choice Scarf em Chansey para impedi-lo de usar Toxic, impedir que ele dê switch-out com Shadow Tag e depois dar spam de Psyshock até Chansey cair (demora bastante, cerca de 8-9 turnos, mas é um método que funciona).
Para finalizar, vale lembrar que todo e qualquer Pokémon do tipo Fighting Physical é um problema para Chansey, principalmente os que possuem Guts como Conkeldurr.

Revisão: --/--

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar