logo

Pokémothim

Análise: Empoleon


E ai povo, tudo certo? Bem vindos a mais uma análise do competitivo da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o Pinguim imperador do mundo Pokémon, Empoleon! Vamos conferir?

 Empoleon


Water Steel
UnderUsed

Habilidades

Torrent: Caso o HP deste Pokémon esteja abaixo de 1/3 do seu total, golpes do tipo Water tem seu poder aumentado em 50%.

Defiant (Hidden Ability): O Atk deste Pokémon aumenta em 2 níveis sempre que um de seus stats forem diminuídos pelo oponente (com Defog, Intimidate, Sticky Web, etc.).

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison
Ice Steel
Normal Water Flying Psychic Bug Rock Dragon Fairy
x1Fire Grass Ghost Dark
x2Electric Fighting Ground
x4--/--

Overview
Empoleon é um inicial muito daora, e é o único inicial que eu gosto da região de Sinnoh. Sua combinação de tipo única é excepcionalmente defensiva, além de também prover resistência a Stealth Rock, imunidade a Toxic e ter vantagem tanto ao clima Rain quanto ao Sandstorm. Empoleon também possui um Movepool bem variado, com golpes muito bons tanto ofensivos quanto defensivos a sua disposição. O pinguim imperador também é conhecido como uma ótima Special Wall, e que consegue lidar com alguns Pokémon conhecidos do OU como Clefable, Sylveon, Azumarill sem Superpower e outros.
Contudo, o grande defeito de Empoleon é o seu Base stat, onde ele possui um HP e Def relativamente baixos para um Pokémon defensivo, e uma Spd baixa demais para um Pokémon ofensivo. Outros defeitos menos importantes são a sua Hidden Ability relativamente inútil, que só funcionaria com um moveset de Swords Dance (oque não é recomendado, porque existem outros Pokémon muito melhores para esse tipo de moveset), e ter fraquezas contra tipos comuns como Ground e Fighting.

Movesets
- Lord Pingu -
● Scald
Toxic
● Stealth Rock
● Protect | Roar
Ability: Torrent
Item: Leftovers
Nature: Calm
Efforts: | 252 Hp | 6 Sp.Atk | 252 Sp.Def |

Esse moveset é praticamente uma cópia do moveset de Special Wall do Heatran, porém ele possui suas diferenças. A maior delas é que Empoleon consegue lidar com Pokémon do tipo Water muito mais fácil do que Heatran, principalmente variantes de Azumarill sem Superpower; além de "wallar" Calm Mind Suicune, alguns Pokémon de Rain Team como Kabutops e Kingdra, e também o Keldeo, caso este esteja preso em algum golpe que não seja do tipo Fighting por causa do Specs/ Scarf. Outras diferenças que valem citar é que Empoleon não perde seu potencial caso esteja sobre o clima Rain, e também leva dano reduzido do hazard mais comum, stealth rock. O único problema é que Empoleon é significantemente menos poderoso no quesito Base stat, mas ainda sim é uma boa opção para usar no lugar de Heatran caso seu time tenha problemas com Pokémon do tipo Water.
Sendo usado aqui como uma Special Wall, Empoleon deve dar bastantes Switch-in, de preferência, em golpes Special, e depois tentar lidar com eles com suas técnicas ou dar support para o time colocando Entry Hazzard ou Status no oponente. Como a Def de Empoleon é bem baixa nesse moveset, Scald é o STAB essencial para ele. Com a chance de induzir Burn desse golpe, o nosso querido Pingu pode ficar um pouco mais relaxado quando ele precisar lidar com golpes Physical. Vale lembrar que Scald pode e deve ser usado sempre que puder para induzir Burn em tudo que der switch no Empoleon, diminuindo a capacidade ofensiva do time inimigo. Toxic serve para acabar com outras Walls mais rapidamente, como Suicune ou Rotom-W num Switch. Stealth Rock serve para dar support de Entry Hazzard para o time, o que é sempre bem vindo em singles. No final, você pode usar Protect para recuperar HP com Leftovers e gastar alguns turnos de Badly Poison no inimigo, ou usar Roar (que eu recomendo mais do que Protect), para obrigar o switch do inimigo, acabando com Pokémon que dão Set-up ou estão com Substitute (ou os dois) e também dar um dano grátis ao que entrar na batalha, por causa de Stealth Rock.
 
- Cross-Generation Pingu -
● Scald
Stealth Rock
● Defog
Roar
Ability: Torrent
Item: Leftovers
Nature: Calm
Efforts: | 252 HP | 6 Sp.Atk | 252 Sp.Def |

Esse moveset é praticamente igual ao de cima, porém eu resolvi deixar separado porque ele funciona de uma maneira um pouco diferente. A única mudança é o Defog no moveset. Empoleon, por causa do seu tipo, é o único Pokémon capaz de aprender Defog que resiste ao dano de Stealth Rock, portanto ele pode ser uma excelente escolha para o seu time usar como limpador de campo. Porém outro fato importante é que ele tem acesso a Stealth Rock, e como Defog limpa o campo do oponente também, Empoleon se destaca bastante já que ele pode recolocar Entry Hazzard no lado inimigo logo após de ter usado Defog, o que faz dele um Support muito bom. Porém nem tudo são rosas, e Defog é apenas uma HM acessível na 4ª geração. Isso quer dizer que não só você terá trabalho para conseguir um, mas também não poderá usar esse moveset em competições oficiais. No final, só para recapitular, Scald é o STAB do moveset que tem chance de induzir Burn no oponente e aliviar o trabalho de Empoleon em se defender de golpes Physical, e tem Roar, que obriga o switch do oponente, impedindo que ele dê set-up na sua frente e também dá um dano grátis ao Pokémon que entrar, graças ao Stealth Rock.

Outras Opções
● Aqua Jet: Um golpe STAB com Priority que infelizmente não deveria ser usado nele por causa do seu baixo Atk. Contudo, você pode usar esse golpe num moveset de Defiant/ Swords Dance (Mas eu realmente não recomendo, é bem ruim).

● Choice Specs: Reza a lenda que um moveset de Choice Specs da muito certo em Empoleon. Eu acredito que não, e que existam outros usuários melhores, mas sinta-se livre para testar; use Hydro Pump, Ice Beam, Grass Knot e Flash Cannon, com Modest nature e 252 EV's em Sp.Atk.

● Knock Off: Uma opção valiosa para tornar Empoleon ainda mais perigoso e arrancar os itens alheios, porém, assim como Aqua Jet, não funciona muito bem devido ao seu baixo Atk.

Companheiros de Equipe
Empoleon tem o grande problema de não possuir uma forma estável de recuperar HP (Como assim? ele é uma ave e não aprende Roost?), portanto ter um Wish Passer no time pode ser uma boa escolha para aumentar a duração dele na batalha. Você pode optar também por ter um Cleric completo, já que Burn, mesmo que não atrapalhe Empoleon a induzir dano, impede que Leftovers consiga recuperar seu HP.
Landorus-T e Gliscor dão uma ótima sinergia para Empoleon, já que ambos são Physical Defensive, o que cobre a baixa defesa do Empoleon, e resistem ou são imunes as fraquezas dele, enquanto que o pinguim consegue resistir tranquilamente aos golpes que destruiriam os dois, como Ice Beam. Outros Pokémon que sofrem para o tipo Water (e outros tipos também) adorariam a ajuda de Empoleon, como Talonflame, Diancie, Mamoswine, Volcarona (OU e BL), Rotom-H, Darmanitan, Donphan e Arcanine (UU).

Checks e Counters
Empoleon sempre precisa ficar atento a tudo oque der switch-in nele, pois ele tem fraquezas a tipos extremamente comuns, e deve sempre ter um companheiro de equipe para cobrir isso. Breloom com Mach Punch é, sem dúvidas, um check, que o máximo que ele irá temer é ganhar Burn através de um switch num Scald. Outros Checks importantes são M-Lopunny, Excadrill, M-Gallade (OU), Krookodile, M-Ampharos, Porygon-2 e Porygon-Z (UU). Até mesmo alguns Pokémon do tipo Fire como Darmanitan, Entei e Arcanine conseguem lidar com Empoleon usando golpes STAB, portanto fique de olho.
Agora para os Counters. O maior exemplo deles seria Chansey. Enquanto que ele rola de rir de um Specs Hydro Pump de Empoleon, Natural Cure permite com que ele não ligue nem um pouco para o Toxic; simples assim. Se você levar em conta apenas o moveset de Special Wall, grande parte dos Pokémon do tipo Grass/ Poison e o Toxicroak também podem ser considerados Counter's, pois todos eles não temem o Scald e muito menos podem receber o Badly Poison.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar