logo

Pokémothim

Análise: Hippowdon


E ai povo, tudo certo? Sejam bem vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe o segundo invocador de Sandstorm do metagame, o hipopótamo do mundo Pokémon, Hippowdon! Vamos conferir?

 Hippowdon


Ground
OverUsed

Habilidades

Sand Stream: Quando este Pokémon entra na batalha, o clima Sandstorm é induzido por 5 turnos.

Sand Force (Hidden Ability): Golpes do tipo Rock, Ground e Steel tem seu poder aumentado em 33% caso o clima seja Sandstorm.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Electric
--/--
Poison Rock
x1Normal Fire Fighting Ground Flying Psychic Bug Ghost Dragon Dark Steel Fairy
x2Water Grass Ice
x4--/--

Overview
Hippowdon possui combinações defensivas muito boas, com seu HP e Def bem elevados, e também um bom Movepool para acompanhar, com Slack Off, Stealth Rock, Whirlwind, etc. Seu Stat de Atk também é digno de ser citado, e é um dos únicos Pokémon capazes de invocar o clima Sandstorm no campo (o outro seria Tyranitar). Contudo, Hippowdon possui fraquezas bem comuns como ao tipo Water e Grass, e sua Sp.Def e Spd são consideravelmente baixas. Fora isso, o clima Sandstorm só dura 5 turnos na 6ª geração em diante, o que fez com que Hippowdon caísse de tier.

Moveset
- Darude Sandstorm -
● Earthquake
Stealth Rock
● Slack Off
● Stone Edge | Toxic | Whirlwind
Ability: Sand Stream
Item: Leftovers | Smooth Rock
Nature: Impish
Efforts: | 252 Hp | 252 Def | 6 Sp.Def |

Esse é o set de Wall para Hippowdon. Sand Stream é a habilidade preferida aqui porque vai dar dano grátis a cada turno no seu oponente que não seja do tipo Rock, Ground ou Steel (ou que possua habilidades e itens protetores como Magic Guard, Safety Googles, etc.).
Stealth Rock é um ótimo support para o seu time em singles, portanto é meio que obrigatório usar esse golpe no Hippowdon caso seu time ainda não tenha alguém que o tenha. Você pode combinar isso também com Whirlwind (ou Roar) para dar dano grátis no Pokémon do oponente que entrar, além de também prevenir que seu oponente dê set-up na sua frente. Slack Off é importante para que Hippowdon sempre se mantenha com HP alto, durando muito mais tempo na batalha. Toxic é uma boa opção para dar conta de outras Wall's inimigas, ajudando a enfraquecê-las mais rapidamente. Para finalizar, Earthquake é o golpe STAB que Hippowdon pode usar com eficácia, e que consegue infligir um dano surpreendentemente alto, se comparado com o poder ofensivo de outras Walls. Você também pode combinar isso com Stone Edge, que irá complementar o que Earthquake não consegue atingir, que são Pokémon do tipo Flying e usuários de Levitate.
Poucos Pokémon conseguem dar OHKO nesse moveset, sendo que alguns exemplos são Keldeo, Kingdra, Starmie, Latios e Kyurem-B. Porém Hippowdon ainda sim é um bom Pokémon defensivo que, por exemplo, consegue resistir facilmente ao Brave Bird de Talonflame, ao Lava Plume de Heatran com 3/4HKO (Embora ele corra o risco de ficar com Burn), e ao moveset principal de Sand Rush do Excadrill (Embora Sand Stream acabe ajudando este Pokémon).
 
- Hipopótamo de capa -
● Earthquake
Stone Edge
● Fire Fang
Thunder Fang | Crunch
Ability: Sand Stream | Sand Force
Item: Assault Vest
Nature: Adamant
Efforts: | 252 HP | 252 Atk | 6 Sp.Def |

Já esse moveset é algo voltado para o tier UU ou para ser usado em Doubles. Hippowdon, aqui, tem o cargo de Tank, porém vale lembrar que seu Atk pode não dar tantos resultados quanto você espera. Com Assault Vest, A Sp.Def de Hippowdon é algo que você não precisa se preocupar mais, pois agora está tão elevada quanto sua Def. A habilidade Sand Force é um pouco mais útil em Doubles caso você queira usar Tyranitar no time.
Earthquake é o STAB de Hippowdon, que consegue destruir vidas. Stone Edge e Thunder Fang são ambos para acabar com a vida de Pokémon do tipo Flying, além de que Thunder Fang também da conta do tipo Water, que é uma das fraquezas de Hippowdon. Ainda nesse ponto, Fire Fang também tem o mesmo trabalho, dando conta de Pokémon do tipo Grass e Ice. Para finalizar, Crunch pode ser um pouco mais útil que Thunder Fang, já que ele consegue dar um grande dano a alguns usuários de Levitate, como Latias e Gengar.
Embora esteja na linha de risco (ou seja, 2HKO), Hippowdon consegue resistir a golpes Special muito mais facilmente neste Moveset, como o Hydro Pump de Keldeo (Scarf) e Starmie. Os únicos que agora conseguem dar OHKO são Keldeo (Specs), Empoleon (Specs) e Crawdaunt (Band). Porém, como esse Moveset não possui investimento em Def, algumas coisas que Hippowdon conseguia resistir antigamente ele pode acabar não conseguindo mais, portanto fique atento.

Outras Opções
● Rock Slide: Uma opção mais certeira do que Stone Edge e que atinge ambos oponentes em Doubles.

● Curse: Um moveset centralizado em Curse pode ser uma ótima opção, principalmente em times de Trick Room.

Companheiros de Equipe
Hippowdon aprecia muito ter um companheiro do tipo Steel para dar Switch-in nas suas fraquezas, que são o tipo Water, Grass e Ice. Scizor é uma boa opção ofensiva, enquanto que Heatran defensiva (porém ele não conseguirá "wallar" alguns do tipo Water, principalmente Azumarill). Um usuário de Heal Bell/ Aromatherapy também é uma opção boa, para retirar possíveis Burn e Badly Poison.

Checks e Counters
Pokémon usuários de Levitate ou do tipo Flying são importantes Checks para Hippowdon, já que seu golpe STAB não consegue atingí-los. Alguns exemplos são Gyarados, Latias, Dragonite, Gengar, Skarmory, etc. Gliscor é um dos principais, e pode até mesmo ser considerado Counter, já que ele não teme nem Earthquake e nem Toxic, e ele pode usar seu próprio Toxic no Hippowdon para dar Stall. Outro um pouco menos importante é Rotom-W, que consegue lidar facilmente com seu Hydro Pump, porém ele corre o risco de ficar Badly Poison.
Alguns Pokémon defensivos do tipo Grass e Water conseguem dar Counter em Hippowdon "like a boss". Chenaught e Tangrowth são os principais exemplos, onde o Earthquake chega no máximo a 9HKO, enquanto que eles, óbviamente, podem soltar um golpe do tipo Grass a qualquer hora e derrotar Hippowdon na maior facilidade. Outro exemplo conhecido é Vaporeon, que facilmente ganha do hipopótamo com Scald, enquanto que o Earthquake dele chega, no máximo, a 4HKO.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar