logo

Pokémothim

Análise: Toxicroak



Muita boa semana para todos! Aqui com vocês a análise de um querido sapo de Sinnoh, o absorvente dos Fire type, Toxicroak.


Toxicroak





PoisonFighting
Underused

Habilidades

Anticipation: Revela um dos movimentos perigosos do adversário.

Dry Skin: Dá imunidade aos movimentos tipo água e restaura 25% da energia se for atacado por um. Se for atacado por um movimento tipo fogo os danos serão 25% maiores. Restaura em 1/8 o HP na chuva e retira 1/8 no Sol por turno..

Poison Touch (Hidden Ability - Disponível): 30% de chance de envenenar o adversário caso o usuário ataque o alvo diretamente.

Base Stats


Tabela de dano

x0--//--
Bug
Fighting Poison Rock Grass Dark
x1Normal Ghost Electric Dragon Water Steel Fire Ice Fairy
x2Flying Ground
x4Psychic


Overview
Na quarta geração, Toxicroak se encontrava na mesma posição que se encontra atualmente, Underused. Sua ascenção em Black e White se devem muito a sua habilidade Dry Skin e a geração que deve ficar conhecida como dos climas extremos, onde Toxicroak reinava pelas gotas de chuva ao lado de seu companheiro Politoed. Hoje, com a entrada dos Fairy types, Toxicroak mostrou-se um bom exterminador, com um porém, seu papel é difícil de desempenhar devido aos muitos Counters tipo voadores, principalmente Talonflame.

Movesets
- Physical Attacker -
● Swords Dance
● Drain Punch
● Poison Jab | Gunk Shot
● Sucker Punch
Ability: Dry Skin
Item: Life Orb | Black Sludge
Nature: Jolly
Efforts: | 252 Attack | 4 Sp.Defense | 252 Speed
Começando bem, Life Orb pode ser trocado por Black Sludge se quiser algo que se sustente mais e menos ofensivo. Swords Dance já abre o Moveset como opção para seu uso quando possível, assim, trazendo força para os outros itens. Drain Punch é obrigatório por utilizar de STAB Fighting e poder quebrar alguns pokémon mais sólidos do tipo Steel ou Rock. Poison Jab e Gunk Shot são opções que entram em divergência no terceiro Slot, ambos STAB Fighting, porém Gunk Shot é mais poderoso e tem menos Accuracy, escolha sabiamente. Sucker Punch termina para atacar prioritariamente e possívelmente dar fim a ameaças psíquicas.
  

- But if you close your eyes -
● Swords Dance | Poison Jab | Gunk Shot
● Ice Punch
● Drain Punch
● Sucker Punch
Ability: Dry Skin
Item: Black Sludge
Nature: Adamant
Efforts:| 252 HP | 252 Attack | 4 Defese
Retornando à quinta geração com esse moveset. Aqui é necessário chuva, para uma performance melhor e mais destacada. Ela não será eterna como em gerações passadas; um dos motivos também para queda de Pokémon como Politoed. Swords Dance pode dar suporte para todos os outros movimentos, mas é necessário sabedoria e cautela. Ice Punch é muito importante pois cobre sua fraqueza a voadores e diversos pokémon como Garchomp, Landorus, etc. Drain Punch recuperará energia assim como Dry skin, sendo uma forma alternativa de ganho de HP. Sucker Punch é ótimo para dar Sweep em Pokémon diversos, e garantir suporte para seu time.
  
- Special Attacker -
● Nasty Plot
● Vacuum Wave
● Sludge Wave
● Shadow Ball
Ability: Dry Skin
Item: Life Orb | Black sludge
Nature: Modest
Efforts: | 4 HP | 252 Sp.Attack | 252 Speed

Esse moveset se centraliza na possibilidade de uso de Toxicroak como Special Attacker, potencializada através do movimento Nasty Plot, que pode formar um combo de prioridade com Vacuum Wave. Sludge Wave é um segundo STAB, permitindo coverage para certos Pokémon e atacando com mais força após um Nasty Plot. Shadow Ball é para dar counter em ameaças de seu tipo mais temido, o psíquico. Life Orb e Black Sludge, como dito anteriormente, são só para caso deseje utilizar uma maneira mais ofensiva ou "durável".
  

Outras Opções
Stone Edge: Opção mais potente e com menos accuracy para lidar com os tipos voadores. O problema é que além das chances menores de acertar, não há coverage boa para Pokémon como Landorus, Altaria e outros.

Companheiros de Equipe
Toxicroak brilhava em times de chuva na geração passada, mas ainda pode fazer um certo estrago dentro de um. Pokémon que cubram sua fraqueza a psíquicos mais Bulky(como Slowbro em tiers maiores) e ao tipo fire são de grande ajuda. O anfíbio também pode desempenhar um papel bom em doubles de maneiras diversas. Pokémon que ponham entry hazards podem ajudar Toxicroak infrigindo dano ou atrapalhando, como Galvantula e seu Sticky Web, favorecendo a speed da sua equipe.

Checks e Counters
Para começar, as ameaças psíquicas são seu maior temor. É trivial que Toxicroak carregue Sucker Punch, isso pelo menos na maioria dos Movesets. Fire types sáo algo a se temer, igualmente aqueles que carreguem weather; não são muitos nessa geração, mas ainda existem. Toxicroak fica muito vulnerável a esses movimentos e pode perder com facilidade, isso acompanhado pelo fato de suas defesas serem um tanto quanto baixas. Mas falando de modo mais fechado, Infernape é um exemplo de Counter dentro de sua tier, tal como Rotom Heat. Talonflame fará um poderoso estrago com Gale Wings, dependendo do meta game.
Revisão: Marcus


Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.

--------------------------------------------------------------------------------------
Faça parte da Colmeia Pokémothim! Junte-se à nossa equipe:
--------------------------------------------------------------------------------------
Sobre Minhocafrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar