logo

Pokémothim

Análise: Roserade


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim. Hoje trouxe ele, o super-herói mascarado do mundo Pokémon, Roserade! Vamos conferir?

 Roserade


Grass Poison
UnderUsed

Habilidades

Natural Cure: Qualquer status nesse Pokémon (Burn, Paralyze, Freeze, Sleep, Poison) é curado quando ele é retirado do campo de batalha (Switch-out).

Poison Point: O oponente tem 30% de chance de ficar envenenando após desferir um golpe físico neste Pokémon.

Technician (Hidden Ability): Golpes que possuem base power menor ou igual a 60 tem seu poder aumentado em 50%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
Grass
Water Electric Fighting Fairy
x1Normal Poison Ground Bug Rock Ghost Dragon Dark Steel
x2Fire Ice Flying Psychic
x4--/--

Overview
Roserade é um Pokémon ofensivo muito bom. Embora não possua a melhor Spd do mundo, seu Sp.Atk e sua Sp.Def são muito bons. Além disso, seu movepool possui uma variação muito boa, e que também possui acesso a Spikes e Toxic Spikes, o que é algo bom. E como bônus, Roserade possui uma combinação muito boa de Technician com Hidden Power, que dá para a rosa um golpe com 90 de Base Power de qualquer tipo que o treinador desejar exceto Fairy (Coisa que apenas Mr. Mime consegue repetir efetivamente, porém o Sp.Atk de Roserade é notavelmente maior).
Mas ainda sim possui suas falhas. Por exemplo, seu HP e Def são baixos demais, e sua Spd realmente é um grande problema para Roserade dentro e fora de sua Tier. Outro exemplo é que Spikes e Toxic Spikes não são tão viáveis agora, já que Defog (que recebeu um "buff" nessa geração) consegue facilmente limpar o campo de batalha em um turno, enquanto que esses Entry Hazzards precisam de vários turnos para fazerem um efeito maior (diferente de Stealth Rock).

Movesets
- Espinhos da rosa -
Toxic Spikes
● Sludge Bomb | Spikes
● Giga Drain
● Sleep Powder | H.P. Ground | H.P. Psychic
Ability: Natural Cure | Technician
Item: Life Orb | Focus Sash
Nature: Timid
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp. Atk | 252 Spd |

Este é um Moveset de Support de Entry Hazzard, e que pode ser chamado de Suicide Lead por causa das baixas defesas de Roserade.
Toxic Spikes é o Entry Hazzard principal que Roserade irá usar, dando Poison ou Badly Poison na maioria dos Pokémon do oponente que entrarem na batalha. Você também pode combinar isso com Spikes, para infligir um dano grátis além do status que Toxic Spikes irá infligir, porém Sludge Bomb pode ser uma ótima escolha para infligir um dano fixo, por causa do STAB. Falando nisso, Giga Drain também é outro STAB recomendado, que irá recuperar o HP de Roserade enquanto inflige dano, HP esse que você provavelmente perdeu com Life Orb. No final, possuimos golpes para lidar com Switch's inimigos. Sleep Powder é o preferível, que consegue deixar usuários de Defog não nomeados Mandibuzz com status Sleep e lhe dá oportunidade para contra-atacar. Porém você pode preferir usar um Hidden Power (combinado com Technician) para lidar com alguns Pokémon do tipo Poison que podem tentar absorver o seu Toxic Spikes. H.P. Psychic é o preferível, que consegue atingir quase todos os Pokémon do tipo Poison, porém H.P. Ground também é uma boa escolha que consegue lidar, embora raramente alguém usem eles, com Skuntank e Drapion, que são imunes a golpes do tipo Psychic.
 
- Buquê destruidor -
● Giga Drain | Leaf Storm
Sludge Bomb
● H.P. Fire | Extrasensory
Sleep Powder | Shadow Ball
Ability: Natural Cure | Technician
Item: Life Orb | Choice Specs | Choice Scarf
Nature: Timid | Modest
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp. Atk | 252 Spd |

Já esse é o Moveset totalmente ofensivo para Roserade. Natural Cure é a opção preferível para a habilidade, porém Technician pode ser uma outra boa opção para um Hidden Power mais poderoso. Fica ao seu critério.
Para começar, temos as opções de STAB do tipo Grass. Giga Drain é uma boa opção que recupera seu HP enquanto inflige dano, um golpe ótimo para quem está usando Life Orb como item. Por outro lado, Leaf Storm inflige um dano massivo no oponente, e combina muito bem com itens Choice. Para o STAB do tipo Poison, você não possui muitas opções além de Sludge Bomb, que é o mais viável.
No terceiro slot, temos algumas outras opções para cobrir Roserade. Hidden Power Fire é um golpe muito bom para lidar com os Pokémon que resistem aos STAB's de Roserade, como o tipo Steel; porém, ele precisa ser combinado com Technician para ser um golpe efetivo, então Extrasensory é outro golpe muito bom para se escolher, que dá conta de Pokémon do tipo Poison inimigos, que também resistem aos STAB's de Roserade.
Para o Slot final, temos Shadow Ball, que dá um dano neutro em Pokémon do tipo Steel, servindo principalmente para você que escolheu Extrasensory ao invés de H.P. Fire (melhor que nada), e temos também Sleep Powder, que consegue mudar partidas caso usado corretamente e você possua sorte o suficiente para não errar (Não use esse golpe caso você esteja usando Choice Specs como item).

Outras Opções
● Venom Drench: Num moveset de Toxic Spikes, esse golpe pode ser extremamente bom, diminuindo o potencial ofensivo de quem entrar.

● Dazzling Gleam: Porque não?

● Grass Knot: Outro golpe bom para combinar com Technician, infligindo um dano maior mesmo em Pokémon mais leves.

● Petal Dance: Embora possua um BP menor que Leaf Storm, pode acabar sendo mais viável já que ele não diminui seu Sp.Atk, e o status de Confusion pode ser facilmente resolvido com uma Lum Berry.

Companheiros de Equipe
No Moveset de Toxic Spikes, Roserade necessita de alguém para lidar com usuários de Defog e Rapid Spin. Contra usuários de Defog, não existe nenhum Pokémon que consegue dar Switch no golpe e impedir que ele aconteça, então tudo depende de você prever o movimento do seu oponente e dar Switch para um Pokémon rápido (ou com Prankster) com Taunt antes dele usar o golpe. Nesse caso, Sableye é a melhor escolha, que não só consegue dar Taunt rapidamente com o seu Prankster, mas também bloqueia o Rapid Spin por causa do seu tipo. Além disso, Roserade e Sableye possuem uma certa sinergia, já que Roserade resiste a única fraqueza de Sableye, que são golpes do tipo Fairy. Fora do tier OU, Meowstic-M, Whimsicott e Crobat também conseguem ajudar contra usuários de Defog, enquanto que Dusclops, Trevenant e Chandelure dão conta de usuários de Rapid Spin.
Depois disso, você apenas precisa ter companheiros que cubram as fraquezas de Roserade, que são os tipos Fire, Flying, Ice e Psychic. No OU, Rotom-W consegue dar conta de três dessas fraquezas, enquanto que Roserade ri da única fraqueza dele, então é uma boa combinação. Fora do OU, Empoleon, Swampert e Rotom-H são outras boas escolhas.

Checks e Counters
Um dos importantes Checks, não só para Roserade, mas para qualquer Support de Entry Hazzard são usários de Taunt ou Magic Bounce. Depois desse óbvio, Fique sempre atento se o seu oponente possui um Pokémon do tipo Poison no time, já que ele pode acabar absorvendo o Toxic Spikes que Roserade colocará. Usuários de Defog e Rapid Spin também são um problema. Crobat é um dos principais, já que ele resiste aos STAB's de Roserade e a única coisa que chega perto de dar OHKO nele é Life Orb/ Choice Specs Technician Hidden Power Psychic/ Rock/ Ice/ Electric, enquanto ele pode usar Defog ou até mesmo dar OHKO em Roserade com Brave Bird. Agora para Counters, embora Sludge Bomb consiga 2HKO, Gothitelle consegue dizimar Roserade facilmente, seja ela Choice Specs ou Choice Scarf. Além disso, se Roserade não carrega consigo H.P. Fire + Technician, qualquer Pokémon do tipo Steel que consiga desferir um golpe Super efetivo pode ser considerado counter, tais como Empoleon, Heatran e M-Metagross; e Heatran ainda consegue ser Counter mesmo se Roserade possuir H.P. Fire, já que ele é imune a esse golpe por causa de Flash Fire.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar