logo

Pokémothim

Análise: Gengar



E ai povo, tudo certo? Sejam Bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, a sua sombra, que ri a todo tempo da sua cara, Gengar! Vamos conferir?

 Gengar


Ghost Poison
OverUsed

Habilidade

Levitate: Golpes do tipo Ground não atingem este Pokémon; este Pokémon não é afetado por Arena Trap, nem recebe dano de Spikes.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Normal Fighting
Poison Bug
Grass Fairy
x1Fire Water Electric Ice Flying Rock Dragon Steel
x2Ground Psychic Ghost Dark
x4--/--
 

 Mega Gengar


Ghost Poison
Uber

Habilidade

Shadow Tag: Impede que o oponente saia da batalha (Switch-out). Esta habilidade não impede o oponente caso ele tenha usado U-Turn/ Volt Switch/ Baton Pass, caso ele esteja segurando Shed Shell ou caso ele seja do tipo Ghost.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Normal Fighting
Poison Bug
Grass Fairy
x1Fire Water Electric Ice Flying Rock Dragon Steel
x2Ground Psychic Ghost Dark
x4--/--

Overview
Mesmo sendo o único Pokémon totalmente evoluído do tipo Ghost da primeira geração, Gengar até hoje possui bastante potencial no competitivo. Ele vem acompanhado de Spd e Sp.Atk bons (é o segundo Pokémon mais rápido do tipo Ghost, empatado com Froslass e perdendo apenas para Arceus-Ghost), e um movepool muito bem diversificado; porém ele falha um pouco na hora de se defender, possuindo uma baixa defesa no geral. Sua habilidade Levitate é extremamente útil, retirando sua grande fraqueza contra o tipo Ground, dando a esse, imunidade a golpes deste tipo.
Sua mega é uma das mais apelativas do jogo. Para começar, seu Sp.Atk se torna extremamente alto, e sua Spd o torna o Pokémon mais rápido do tipo Ghost (é o 6º Pokémon mais rápido de todo o metagame, empatado com Mewtwo, Mewtwo-X, Crobat, Jolteon e Aerodactyl). Depois, embora ele perca a habilidade Levitate e fique vulnerável a golpes do tipo Ground após a sua mega evolução, sua nova habilidade adquirida, Shadow Tag, é uma arma muito poderosa para quebrar estratégias do oponente, não permitindo um switch. Ela se torna ainda mais apelativa combinada a vários golpes que se encaixam perfeitamente com essa habilidade, como Perish Song.

Movesets
- Fantasma feiticeiro -
Hex
● Will-o-Wisp
● Taunt | Substitute
Sludge Wave | Sludge Bomb | Substitute
Ability: Levitate
Item: Black Sludge
Nature: Timid
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Esse é um Moveset de Support para Gengar, para induzir Status no oponente.
Will-o-Wisp é o principal golpe. Como sua Spd é alta, você vai dar Outspeed na maioria dos Pokémon do seu oponente, e então você poderá induzir Burn sem se preocupar muito. Depois, como o seu oponente estará com um status, Hex se torna o golpe STAB do tipo Ghost de Gengar, já que esse golpe inflige um dano dobrado caso o oponente esteja com algum tipo de Status.
Taunt irá te ajudar bastante a não ser limitado por outro usuário de Taunt, já que Gengar possui uma alta Spd, e ele provavelmente irá usar o Taunt antes do seu oponente (contudo, existem algumas exceções, como usuários de Prankster e Azelf). Entretanto, você pode optar por Substitute nesse Slot, para proteger Gengar de Status como Paralyze e Sleep. No final você pode optar por usar um golpe STAB do tipo Poison, que ajudará bastante nesse Metagame com Pokémon do tipo Fairy. Sludge Wave é a melhor opção, porém apenas um Gengar de um certo evento pode possuir esse golpe, então Sludge Bomb pode substituir esse golpe caso você não possua esse Gengar específico.

- Fantasma atacante -
● Shadow Ball
● Sludge Wave | Sludge Bomb
● Focus Blast
● Icy Wind | Dazzling Gleam
Ability: Levitate | Levitate (Shadow Tag)
Item: Life Orb | Gengarite
Nature: Timid
Efforts: | 6 Def | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Já esse é um moveset totalmente ofensivo para o Gengar. Contudo, existem outros Pokémon ofensivos bem melhores que ele, portanto use por sua vitória em risco. Esse moveset também se encaixa muito bem em M-Gengar, embora ele só possa ser usado na tier Uber.
Shadow Ball é o STAB do tipo Ghost, enquanto que Sludge Wave e Sludge Bomb são as opções de STAB do tipo Poison. Focus Blast vai ajudar bastante a atingir alguns Pokémon do tipo Normal, e irá infligir um dano maior do que os STAB's do tipo Poison de Gengar. No final, você pode carregar consigo Icy Wind, para dar uma função de RK de Pokémon do tipo Ground para Gengar, ou você pode optar por Dazzling Gleam, para evitar ser "Counterado" por um M-Sableye.

- Uma música antes de ir embora -
● Perish Song
● Protect
● Substitute
● Disable | Taunt | Shadow Ball
Ability: Levitate (Shadow Tag)
Item: Gengarite
Nature: Timid
Efforts: | 252 HP | 6 Sp.Atk | 252 Spd |

Para finalizar, esse é um Moveset voltado para o uso de M-Gengar, ou seja, é voltado para a tier Uber. Esse é um daqueles movesets que é divertido de usar, porém extremamente chato de enfrentar. Com M-Gengar possuindo Shadow Tag (impedindo que o oponente dê Switch-out),  Perish Song é um golpe extremamente maléfico para ser usado. Perish Song dá a ambos (usuário do golpe e alvo) um contador de três turnos e, depois que chegar a zero, ambos desmaiam e ficam fora da batalha. Depois de usar esse golpe, tudo o que você precisa fazer é usar Protect e Substitute para se proteger, e depois dar Switch-out no último turno do contador de Perish Song, fazendo com que o oponente fique fora da batalha, porém o seu M-Gengar não. É uma estratégia muito suja, mas que funciona muito bem com M-Gengar.
No último Slot existe alguns golpes úteis para aumentar a efetividade desse moveset. Disable lhe dará a oportunidade de anular algum golpe do oponente que traria bastante problemas para M-Gengar, como Knock Off, Taunt, Volt Switch ou U-Turn (Deve ser usado em conjunto com Protect, usando a proteção para ver qual golpe que seu oponente usou). Taunt também desabilita o oponente de usar alguns golpes problemáticos, como o próprio Taunt do inimigo, e esse golpe combina muito bem com a Spd do M-Gengar, que é uma das maiores da tier. Shadow Ball, contudo, pode te ajudar a finalizar oponentes do tipo Ghost, que são imunes a habilidade Shadow Tag.

Outras Opções
● Focus Sash: Vai por mim, algumas vezes esse item irá te ajudar bastante, já que as defesas de Gengar não são lá essas coisas.

●  Destiny Bond: É um ótimo golpe para usar no M-Gengar, para levar o oponente junto caso você leve um KO. Contudo, não vale a pena montar um moveset inteiro voltado para Destiny Bond, já que seria apenas um desperdício de um mega. Use esse golpe apenas como "a última carta na manga".

Companheiros de Equipe
Tanto para Gengar quanto para o M-Gengar, seria uma ótima escolha possuir um Pokémon do tipo Dark mais "resistente" para dar switch-in nas fraquezas de Gengar. Bisharp, Sableye e Tyranitar são ótimos exemplos, e que apreciam muito as resistências/ imunidades que Gengar possui. Depois, um usuário de Defog/ Rapid Spin pode ajudar bastante o Gengar a durar mais na batalha, e um support de SR também viria a calhar, garantindo certos KO's para o fantasma sorridente.

Checks e Counters
Caso Gengar não possua Dazzling Gleam, Sableye é um ótimo Counter para ele. Além de resistir ou ser imune aos seus golpes, Sableye possui acesso a Prankster Taunt para limitar um Moveset de Support e M-Sableye possui um Moveset de Calm Mind com Shadow Ball que consegue derrotar Gengar facilmente. Scizor, M-Scizor e Bisharp também conseguem resistir a qualquer golpe de Gengar, e possuem acesso a Knock Off, derrotando-o facilmente (embora eles esteja constantemente expostos ao Will-o-Wisp por culpa de possuírem uma baixa Spd).
Usuários de Taunt são um glorioso check para Moveset's de Support de Gengar, principalmente os que possuem Prankster como Sableye. Depois, alguns usuários Priority não podem ser esquecidos, já que eles conseguem derrotar Gengar facilmente, levando em conta que ele não possui uma boa Def. Bisharp, M-Gallade, M-Banette e Talonflame são bons exemplos.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar