logo

Pokémothim

Análise: Jolteon


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o cachorro/ gato mais elétrico do mundo Pokémon, a eeveelution do tipo Electric, Jolteon! Vamos conferir?

 Jolteon


Electric
RarelyUsed

Habilidades

Volt Absorb: Este Pokémon recupera até 1/4 do HP total quando ele é atingido por um golpe do tipo Electric.

Quick Feet (Hidden Ability): Aumenta a Spd deste Pokémon em 50% quando ele estiver com algum status (Burn, Paralyze, Poison, Sleep, etc.). O efeito de Paralyze de diminuir a Spd não será aplicado. 

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
--/--
Electric Flying Steel
x1Normal Fire Water Grass Ice Fighting Poison Psychic Bug Rock Ghost Dragon Dark Fairy
x2Ground
x4--/--

Overview
Jolteon tem tudo para ser um bom Pokémon ofensivo. Para começar, sua Spd é extremamente boa, sendo o 6º Pokémon mais rápido do jogo, e seu Sp.Atk também é bom. Ele também possui um ótimo tipo, que lhe dá apenas uma fraqueza em troca de três resistências, e uma de suas habilidades ainda transforma uma dessas resistências numa imunidade.
Porém nem tudo são rosas. Para começar, Jolteon era usado principalmente como Revenge Killer na geração passada, porém ele foi ultrapassado por outros Pokémon nessa geração que fazem esse trabalho muito melhor, como Talonflame. Além disso, se for considerá-lo apenas como um ofensivo rápido, Raikou pode ser considerado melhor pois possui defesas bem mais aceitáveis, e M-Manectric é melhor que Jolteon em todas as maneiras possíveis, possuindo melhores Stats, habilidade e Movepool. Por falar nisso, Jolteon também possui um Movepool ofensivo extremamente limitado, o que piora ainda mais a situação dele.

Movesets
- Cachorro bravo -
● Volt Switch
● Thunderbolt
● Shadow Ball
● Hidden Power Ice | Hidden Power Grass
Ability: Volt Absorb
Item: Choice Specs | Life Orb
Nature: Timid
Efforts: | 6 Def | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Esse Moveset é um puramente ofensivo para Jolteon. Você pode escolher Choice Specs para deixar seu poder ofensivo o mais destruidor possível, ou Life Orb para não ficar preso em apenas um único golpe.
Volt Switch lhe permite um Scout rápido, o que é sempre útil principalmente caso você esteja usando um Moveset Choice. Já Thunderbolt é o golpe STAB, que é um pouco mais forte que Volt Switch. Shadow Ball é para cobrir contra certos tipos, e Hidden Power serve para atingir Pokémon inimigos do tipo Ground. Hidden Power Grass atinge Pokémon como Gastrodon, Swampert e Quagsire melhor, enquanto que Hidden Power Ice serve para outros Pokémon como Gligar, Gliscor e Landorus.
 
- Cachorro experto -
● Substitute
● Baton Pass
● Thunderbolt
● Hidden Power Ice | Hidden Power Grass
Ability: Volt Absorb
Item: Leftovers | Life Orb
Nature: Timid
Efforts: | 6 Def | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Já esse é o Moveset de utilidade para Jolteon que era muito utilizado antigamente. Porém esteja atento, pois esse Moveset não funciona muito bem no Metagame da 6ª geração devido aos vários usuários fortes de priority, principalmente Talonflame.
Esse Set consiste em prever o que seu oponente irá fazer. Para começar, como Jolteon é bem frágil, você deve usar das resistências e, principalmente, da habilidade dele para entrar na batalha com segurança. Depois, dependendo da situação, seu oponente será obrigado a dar Switch para algo que lide com Jolteon mais fácilmente, e é ai que esse moveset entra. Quando você sentir que seu oponente vai dar Switch, use Substitute, e depois use Baton Pass para passar o Substitute para algum companheiro de equipe, ou então você pode atacar quando você souber que seu oponente cairá por 2HKO, já que o Substitute irá te proteger. Pode parecer simples, mas isso pode ajudar bastante dependendo do cenário, e isso também auxilia Jolteon a escapar de alguns oponentes que ele não consegue lidar (como Chansey/ Blissey, por exemplo).
Para finalizar, Thunderbolt é o STAB de Jolteon, que vai ser sua principal arma para fazer o trabalho de RK, e Hidden Power Ice e Grass estão ai para atingir oque o STAB de Jolteon não consegue.

Outras Opções
● Discharge: É uma boa opção para substituir o Thunderbolt em Doubles, já que ele atinge a todos em sua volta.

● Wish: Ótimo golpe para usar como "último recurso". Quando Jolteon estiver prestes a desmaiar, use Wish para recuperar o HP de um companheiro de equipe. A alta Spd dele irá fazer com que ele use esse golpe antes de desmaiar na maioria das vezes.

Companheiros de Equipe
Tudo oque Jolteon precisa é de companheiros para lidar com Special Wall's. Ou seja, basta ter um Physical-offensive no time que o problema estará resolvido na maioria das vezes. Você também pode optar por possuir um support de Entry Hazzard, que facilitaria o trabalho de RK do Jolteon algumas vezes.

Checks e Counters
Jolteon tem um certo problema para lidar com Special Wall's, portanto Chansey, Blissey e Florges conseguem facilmente dar Switch-in em qualquer golpe dele e fazer o que quiser. Alguns Tanks como Goodra e Snorlax são outros fortes exemplos de Counter's, porém esses dois conseguem um OHKO em Jolteon com Earthquake de volta, diferente das Special Wall's citadas no começo.
Dependendo de qual Hidden Power você usar, irá existir vários Checks do tipo Ground para Jolteon. Sem H.P Ice, Landorus-T, Gliscor e Gligar são Checks importantes de serem lembrados. Sem H.P Grass, Swampert, Gastrodon, Quagsire e Whiscash devem ser lembrados. E, para finalizar, mesmo com ambos H.P Ice e Grass (Aviso: é impossível ter ambos), Excadrill e Steelix não devem ser esquecidos, e todos esses checks devem ser cobridos por outros Pokémon do seu time.

Revisão: Marcus

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar