logo

Pokémothim

Análise: Klefki


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o catador de chaves do mundo Pokémon, Klefki! Vamos conferir?

 Klefki


Steel Fairy
OverUsed

Habilidades

Prankster: Golpes não-ofensivos tem sua priority aumentada em +1.

Magician (Hidden Ability): Este Pokémon roubará o item do oponente caso use um golpe ofensivo e não esteja segurando um outro item.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison Dragon
Bug
Normal Grass Ice Flying Psychic Rock Dark Fairy
x1Water Electric Fighting Ghost Steel
x2Fire Ground
x4--/--

Overview
Klefki é um Pokémon que eu gosto bastante de usar. Para começar, ele possui um ótimo Movepool de Support, que é ainda mais potencializado em conjunto com sua habilidade Prankster. Sua combinação de tipo também é outra vantagem, considerada a melhor combinação defensiva do jogo, lhe dando 9 resistências e 2 imunidades em troca de apenas 2 fraquezas. Contudo, nenhum de seus Base stat's se destacam, sendo todos de mediano para baixo. Além disso, Klefki não possui um bom poder ofensivo, limitando ele a funcionar apenas como Support.

Movesets
- Chaveiro de utilidades -
● Spikes
● Thunder Wave
● Magnet Rise
● Foul Play
Ability: Prankster
Item: Leftovers
Nature: Bold | Calm
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |
ou | 252 HP | 6 Def | 252 Sp.Def |

Esse é o moveset "Pão com manteiga" para Klefki, que é um focado em Support de Entry Hazzard. A escolha entre as natures Bold e Calm vão depender do que você quer que seu chaveiro consiga resistir.
Spikes, obviamente, é o golpe principal desse moveset. Com Prankster, Klefki possui a garantia de conseguir usar esse golpe antes do oponente atacar. Além disso, a combinação de Prankster + Spikes é meio que obrigatória, já que é bem fácil de remover esse Entry Hazzard em um turno, enquanto ele precisa de ser usado três vezes para ser efetivo.
Thunder Wave é ótimo para diminuir o potencial ofensivo de alguns Pokémon, deixando-os lentos e também com uma chance de ficarem paralisados (não usar nenhum golpe). Depois, Magnet Rise é ótimo para ser usado contra oponentes que possuem golpes do tipo Ground, como Landorus-T. Com Prankster, é certo de que você irá usar esse golpe antes de que seu oponente lhe golpeie, então é uma opção bem segura de se usar (principalmente pelo fato de que, após usar Magnet Rise, problemas como Lando-T e Excadrill não conseguem fazer nada contra Klefki). Para finalizar, Foul Play é um ótimo golpe ofensivo para usar em Klefki, que usa o stat de Atk do oponente para infligir dano, e não o do Klefki que é um pouco baixo. 
 
- Chaveiro protetor -
● Light Screen
● Reflect
● Thunder Wave
● Foul Play
Ability: Prankster
Item: Light Clay
Nature: Bold | Calm
Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def |
ou | 252 HP | 6 Def | 252 Sp.Def |

Já esse moveset é de Support de Screens, que funciona melhor em Doubles.
Light Screen e Reflect são os golpes principais, que fortalecem a defesa tanto de Klefki quanto dos outros Pokémon da sua equipe por 8 turnos (com Light Clay). Light Screen reduz o dano de golpes Special, enquanto que Reflect reduz golpes Physical. Thunder Wave é bom para induzir Paralyze no oponente, enquanto que Foul Play inflige um dano consideravelmente bom. Simples, fácil e prático.

Outras Opções
● Fairy Lock: É um ótimo golpe. Quando Klefki estiver prestes a  desmaiar, esse golpe pode ser usado para impedir o switch do oponente no próximo turno e facilitar o trabalho de um possível Revenge Killer.

● Moonblast: É um golpe bom para usar ao invés de Foul Play, principalmente para usar contra Sableye, porém o Sp.Atk de Klefki não ajuda muito.

● Switcheroo + Iron Ball/ Lagging Tail: Ótimo para quebrar estratégias do oponente. Lagging Tail pode não funcionar muito bem por quebrar o Prankster de Klefki, porém é uma opção tão boa quanto Iron Ball.

Companheiros de Equipe
Embora Klefki possua acesso a Magnet Rise, isso não faz dele completamente imune a golpes do tipo Ground, já que o chaveiro precisa de um turno para usá-lo. Possuir algum Pokémon do tipo Flying ou com Levitate para dar switch-in em golpes desse tipo (principalmente se ele consegue derrotar o usuário desse golpe) como Rotom-W é sempre bom. Nessa mesma ideia, é ideal possuir outro companheiro de equipe que possa lidar com Pokémon do tipo Fire. Usuários de Flash Fire como Heatran são ótimos para isso.
Você também deve ficar atento a usuários de Magic Bounce. Possuir companheiros de equipe que possam lidar com M-Diancie e M-Sableye é importante.

Checks e Counters
Caso não possua Moonblast, Sableye é um ótimo Counter para Klefki. Ele pode usar Taunt para impedir Klefki de usar seu moveset, e se for a mega-evolução, M-Sableye pode devolver qualquer golpe não-ofensivo com seu Magic Bounce, enquanto pode dar set-up de Calm Mind tranquilo. Outros usuários de Magic Bounce também são grandes problemas para Klefki. M-Absol e Xatu possem Fire Blast e Heat Wave respectivamente para golpear Klefki com o máximo de poder. M-Diancie possui Earth Power, porém isso pode ser resolvido no 1x1 com Magnet Rise.
Pokémon do tipo Fire também são um grande problema para Klefki, que podem derrotar o chaveiro facilmente (embora ele possa usar algum golpe antes de desmaiar devido ao Prankster, como T-Wave, Fairy Lock ou até mesmo Spikes).

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar