logo

Pokémothim

Análise: Liepard


E ai povo, tudo bom? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o charmoso leopardo da região de Unova, Liepard! Vamos conferir?

 Liepard


Dark
NeverUsed

Habilidades

Limber: Este Pokémon não pode ficar com o status Paralyze.

Unburden: A Spd deste Pokémon é dobrada quando ele consome um item.

Prankster (Hidden Ability): Golpes não-ofensivos tem sua priority aumentada em +1.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Psychic
--/--
Ghost Dark
x1Normal Fire Water Electric Grass Ice Poison Ground Flying Rock Dragon Steel
x2Fighting Bug Fairy
x4--/--

Overview
Como um amante de Pokémon do tipo Dark, devo dizer que eu gosto bastante de Liepard. Isso vem principalmente de seu design, que é bem charmoso, mas também por ele ser um tanto quanto útil devido a habilidade Prankster. Contudo, mesmo possuindo alguns bons golpes no seu movepool, tanto ofensivo quanto defensivo, seu Base Stat é, no máximo, mediano, e isso permite que ele seja ofuscado ofensivamente por M-Banette e Shiftry, e defensivamente por Whimsicott, Sableye e M-Banette de novo, oque é uma pena. É claro, sempre podemos torcer para que surja uma nova mega evolução para aumentar o potencial competitivo de Liepard, porém até lá, o magnífico leopardo ficará nos confins do NU.

Movesets
- Leopardo feroz -
● Knock Off
● Sucker Punch
● Encore
● Thunder Wave | U-Turn
Ability: Prankster
Item: Life Orb | Dread Plate
Nature: Jolly
Efforts: | 252 Atk | 6 Def | 252 Spd |

Algo que só Liepard consegue fazer (porém M-Banette faz algo parecido melhor) é usar Prankster ofensivamente, diferente dos usuários normais de Prankster que focam em defender. Nesse moveset, Liepard deixa sua presença ofensiva para usar contra certos inimigos enquanto oferece support para o time com Encore ou T-Wave. Porém os stats ofensivos de Liepard não são muito altos, então não espere danos muito altos. Na escolha de itens, Life Orb é o principal, que aumenta o poder ofensivo de Liepard em 30%, porém como ele possui defesas medíocres, cada HP é importante, e Dread Plate aumenta o poder ofensivo dele em 20% sem consumir o HP do felino a cada turno, portanto é outra boa escolha.
Knock Off é o STAB principal desse moveset., já que possui 120 de BP quando o oponente está segurando um item. Sucker Punch serve para oponentes mais rápidos que Liepard, além de também possuir o bônus STAB. Encore é ótimo para prender o oponente em golpes indesejáveis, como Swords Dance, Stealth Rock, Nasty Plot e etc, oque basicamente o obriga a dar switch (detalhe: apenas Whimsicott, Volbeat, Illumise e Liepard possuem a estratégia Prankster + Encore). No final, Thunder Wave é ótimo para diminuir o potêncial ofensivo do time inimigo, cortando a Spd do oponente pela metade e dando-lhe uma chance de ficar paralisado (não usar nenhum golpe), porém U-Turn pode se mostrar ainda mais útil que T-Wave por oferecer um scout rápido para quando Liepard precisar.
 
- Felino desagradável -
● Nasty Plot
● Dark Pulse
● Shadow Ball
● Encore | Substitute
Ability: Prankster
Item: Focus Sash | Leftovers
Nature: Timid
Efforts: | 6 Def | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Já esse é o moveset de Set-up para Liepard. Contudo, tenha em mente que, devido ao baixo stat de Sp.Atk de Liepard, até mesmo em +2 ele não consegue dar um grande dano nos Pokémon defensivos do OU/ UU, então apenas use-o como um Late-Game Sweeper no RU/NU.
Nasty Plot é o principal golpe desse moveset, que aumenta o Sp.Atk de Liepard em +2, e funciona ainda melhor com Prankster, que dá priority a esse golpe. Depois, Dark Pulse se torna o STAB de Liepard, enquanto que Shadow Ball pode ser usado contra tipos que resistem ao STAB, como o tipo Fairy. No final, Encore pode lhe ajudar a prender o oponente, lhe dando oportunidades para usar Nasty Plot, porém Substitute pode lhe ajudar também funcionando como um Focus Sash (use Leftovers caso você escolha ter Substitute no moveset).

Outras Opções
● Copycat: Esse golpe, combinado com Prankster, é sensacional. Basicamente, você copia o último golpe usado. Combine isso com Protect, e você pode usar o golpe que seu oponente usou, porém com priority OU usar um golpe seu com priority caso você tenha atacado por último no turno passado.

● Taunt: Bom para limitar support's, wall's e stall's inimigas.

● Weather Setter: Todo usuário de Prankster dá um bom Weather Setter. Para isso, use Rain Dance + Damp Rock ou Sunny Day + Heat Rock.

● Pursuit: Ótimo para finalizar oponentes tentando dar switch-out.

● Trick + Iron Ball: Outra ótima estratégia para diminuir a velocidade do oponente enquanto rouba o item dele, porém existe certas ocasiões onde T-Wave é melhor.

Companheiros de Equipe
Liepard é ótimo para lidar com Pokémon do tipo Psychic, então ele combina bem com Pokémon que sofrem para esse tipo, como Hariyama, Wheezing ou Garbodor. Wheezing e Garbodor ainda resistem a todas as fraquezas que Liepard possui, então eles ganham um ponto a mais para companheiros de equipe. Caso possua um Nasty Plot Liepard, é importante que você possua um time bom para enfraquecer o time inimigo num ponto onde o leopardo possa dar sweep sem problemas, então support's de Entry Hazzard e Pivot's são especialmente importantes. Finalizando, Liepard sofre bastante com status como Burn e Paralyze, portanto ter um Cleric no time pode ser de grande ajuda.

Checks e Counters
Pokémon do tipo Fairy são um problema grande para Liepard, já que eles conseguem resistir ao STAB do felino. Granbull (NU), Aromatisse e Whimsicott (RU) são grandes exemplos disso. Aromatisse ainda consegue ser um counter, já que ela possui Aroma Veil que lhe dá imunidade a Taunt e Encore e consegue lidar com Liepard. Whimsicott, por outro lado, possui um Taunt mais rápido, e consegue lidar com Liepard também.
Pokémon do tipo Fighting também são perigosos, já que resistem ao STAB de Liepard também. Gurdurr, Hariyama (NU) e Cobalion (RU) são grandes exemplos. Cobalion é um problema ainda maior, já que possui Justified exatamente para dar switch-in em golpes do tipo Dark e ganhar +1 em Atk.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar