logo

Pokémothim

Análise: Glalie


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, praticamente a mais nova bomba do mundo Pokémon, Glalie! Vamos conferir?

 Glalie


Ice
PU

Habilidades

Inner Focus: Este Pokémon nunca recuará (Flinch). Essa habilidade não previne o recuo que a falha do Focus Punch causa.

Ice Body: Recupera 1/16 do HP máximo a cada turno durante o clima chuva de granizo (Hailstorm).

Moody (Hidden Ability): No final de cada turno, um stat aleatório deste Pokémon é diminuído em 1 nível enquanto outro é aumentado em 2 níveis.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
--/--
Ice
x1Normal Water Electric Grass Poison Ground Flying Psychic Bug Ghost Dragon Dark Fairy
x2Fire Fighting Rock Steel
x4--/--
 

 Mega Glalie


Ice
RarelyUsed

Habilidade

Refrigerate: Aumenta o poder de golpes do tipo Normal em 30%, e depois o muda para o tipo Ice.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
--/--
Ice
x1Normal Water Electric Grass Poison Ground Flying Psychic Bug Ghost Dragon Dark Fairy
x2Fire Fighting Rock Steel
x4--/--

Overview
Basicamente, Glalie não tinha utilidade nenhuma no metagame da Smogon, e era apenas um abusador da habilidade Moody no VGC (raramente sendo usado), e existe um motivo para isso, já que ele possui o pior tipo defensivo do jogo e stats baixos. Porém, com a introdução de sua mega-stone, Glalie encontrou um certo nicho no metagame, como o portador de um dos golpes sem stat-boost mais fortes do jogo (Refrigerate + Explosion), perdendo apenas para o Water Spout de um Specs Kyogre com HP cheio.
Porém não foi só isso que ele ganhou. Em sua mega-evolução, M-Glalie possui uma Spd decente, acompanhada de Atk e Sp.Atk ótimos. A habilidade Refrigerate não ajuda somente no golpe Explosion, mas também em golpes mais "estáveis" como Return. Infelizmente, seu tipo continua sendo ruim e suas defesas também não melhoraram, mas considere isso um preço a pagar para usar a bomba nuclear do mundo Pokémon.

Movesets
- Bomba Nuclear Glacial -
● Explosion
● Double-Edge | Return
● Earthquake
Freeze-Dry | Ice Shard | Protect
Ability: Inner Focus | Ice Body (Refrigerate)
Item: Glalite
Nature: Naive
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd |

Moveset voltado para Singles. A habilidade no Glalie original não importa muito, já que ambas são um tanto quanto inúteis e Moody é banido da Smogon (se você não estiver a seguindo e Moody for uma opção, use-a).
Explosion é a estrela do moveset. Por ser um golpe do tipo normal, ele recebe um bônus de 30% no BP e é transformado em um golpe do tipo Ice, recebendo o bônus STAB, se transformando num dos golpes sem stat-boost mais fortes do jogo. Use-o como último recurso, quando você realmente não precisar mais do poder do M-Glalie no seu time, e use preferencialmente contra um Pokémon inimigo que vai ser um problema para o resto do seu time.
Depois de entender que o Explosion é seu golpe final, vamos para os golpes "estáveis" do moveset de M-Glalie. Return é o golpe mais poderoso que M-Glalie pode usar sem precisar "pagar" nada em troca, porém ele não consegue infligir tanto dano quanto Double-Edge, que consegue OHKO's importantes em certos Pokémon, mas requer que M-Glalie perca um pouco do HP toda vez que usar esse golpe. Earthquake serve para cobrir contra os tipos/ combinações de tipos que resistem ao STAB de M-Glalie, infligindo, no mínimo, dano neutro em quase todos, porém não espere que esse golpe inflija muito dano, já que o Atk de M-Glalie não é tão excepcional assim. Freeze-Dry é bom para ser usado contra oponentes do tipo Water, infligindo dano super-efetivo e com STAB neles. Ice Shard, porém, permite com que M-Glalie ataque com priority quando precisar, principalmente na hora de dar Revenge Kill num oponente rápido. Você pode ainda optar por Protect, que é uma opção segura para que o Glalie mega-evolua sem ser derrotado no processo por oponentes fortes e rápidos, porém essa vai ser basicamente a única utilidade desse golpe durante toda a batalha, oque não é muito bom.

- Temperamento da Bomba -
● Protect
● Substitute
● Ice Shard | Return
● Explosion
Ability: Moody (Refrigerate)
Item: Glalite
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd |

Já esse é para o VGC (Doubles). Nesse metagame, a habilidade Moody é permitida, então esse moveset é focado especialmente para se aproveitar dessa habilidade.
O truque é simples: Use Protect seguido de Substitute para conseguir o maior número de boost's nos stats de Glalie possível, principalmente em Spd, Evasiveness, Atk, Def e Sp.Def. Quando você sentir que já conseguiu o suficiente, mega-evolua e destrua tudo pela frente. Essa estratégia tem algumas falhas, como por exemplo o começo, onde você precisa de boost's certos para sobreviver o próximo turno e usar substitute, ou então usuários de Haze/ Roar, que podem facilmente apagar todos os boost's de Glalie após ele mega-evoluir, portanto depende muito do treinador e da sua capacidade de prever o oponente para fazer com que esse moveset seja efetivo.
Depois de conseguir os boost's com a habilidade Moody e ter mega-evoluido, é hora de atacar. Ice Shard é preferível, já que ele possui priority e você pode ter conseguido um boost no Atk para ajudar na ofensividade. Porém Return também é uma escolha boa, e mais forte que Ice Shard, embora não possua priority. Explosion, no final, é para finalizar a batalha, e com os boost's certos, não tem Pokémon que sobreviva (é um exagero, ok?)!

Outras Opções
●  Facade/ Body Slam: São boas opções de substituição de Return/ Double-Edge no primeiro moveset. Facade é bom para quando o seu oponente deixar o seu M-Glalie com Burn, surpreendendo-o. Body Slam, por outro lado, possui 30% de chance de infligir Paralysis no oponente, o que ajuda o M-Glalie a dar outspeed com sua Spd mediana. Além disso, ambos são afetados pela habilidade Refrigerate.

● Spikes: É um bom golpe para support de Entry Hazzard, embora não combine muito com um Pokémon mais ofensivo como M-Glalie. Pode funcionar num Moody Glalie, contudo.

Companheiros de Equipe
Para começar, tenha um Pokémon que possa remover Entry Hazzard do seu lado do campo. Stealth Rock em especial reduz bastante o HP de Glalie, e isso é um problema ainda maior quando você está usando um M-Glalie com Double-Edge, onde cada HP é crucial. Você também vai querer aliados que consigam lidar com oponentes do tipo Steel, já que eles são os principais que resistem ao STAB de Glalie. Excadrill é uma opção boa para ambas as funções, embora ele compartilhe algumas fraquezas com Glalie, oque não é muito bom.
Invertendo as coisas, possuir companheiros de equipe que gostariam que Pokémon do tipo Dragon inimigo fossem eliminados pode ser uma ótima escolha, já que esse é um trabalho fácil para M-Glalie.

Checks e Counters
Problemas no Glalie original são oque não faltam, e ele não é um problema tão grande assim, portanto eu irei focar em sua mega-evolução.
Durante as minhas batalhas com M-Glalie, o grande problema que eu vi nele foi sua Spd mediana. As vezes, ela o obriga a depender de Ice Shard, que não é um golpe muito bom, e mesmo assim ele desmaia depois por não possuir boas defesas. Portanto um treinador que deseja usar o M-Glalie deve sempre estar atento a Pokémon inimigos rápidos.
Alguns Pokémon mais defensivos do tipo Water, como Vaporeon, Slowbro ou Suicune, e do tipo Steel, como Metagross, Jirachi ou Doublade, conseguem "wallar" M-Glalie bem facilmente (embora eles ainda levem um gigantesco dano do Refrigerate + Explosion). Contra oponentes do tipo Water, Freeze-Dry resolve o problema na maioria dos casos, mas a maioria deles possuem golpes para recuperar HP, fazendo com que M-Glalie dependa de danos externos (Entry Hazzard, por exemplo) para finalizá-los. Contra oponentes do tipo Steel, Earthquake consegue infligir um dano grande, porém na maioria das vezes também não é o suficiente.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar