logo

Pokémothim

Análise: Staraptor


Olá povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, a ave de rapina emo do mundo Pokémon, Staraptor! Vamos conferir?

 Staraptor


Normal Flying
BorderLine

Habilidades

Intimidate: Quando este Pokémon entra em batalha, o Atk do(s) oponente(s) é/são diminuído(s) em 1 nível.

Reckless (Hidden Ability): O poder de golpes com recuo (recoil) aumentam em 20%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Ground Ghost
--/--
Grass Bug
x1Normal Fire Water Fighting Poison Flying Psychic Dragon Dark Steel Fairy
x2Electric Ice Rock
x4--/--

Overview
Staraptor é uma excelente casa-de-poder do metagame. Com 120 de Atk, habilidade Reckless e vários golpes que ganham o bônus dessa habilidade, ele consegue ser um ótimo Wallbreaker, além dele possui uma Spd decente para ajudar na ofensividade. Porém ele não possui as melhores defesas, e sua fraqueza contra Stealth Rock impede que ele dê muitos switch-in's.

Movesets
- Força do estorninho -
● Brave Bird
● Double-Edge
● Close Combat
● U-Turn
Ability: Reckless
Item: Choice Band | Choice Scarf
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd |

Esse é basicamente o moveset mais efetivo para Staraptor, com uma função de Wallbreaker/ Revenge Killer. Usando Choice Band e nature Adamant, a ave vai conseguir dizimar grande parte do metagame, enquanto que um moveset com Scarf e nature Jolly é voltado para dar outspeed em alguns Pokémon rápidos problemáticos. Você pode também dar uma misturada (Band com Jolly/ Scarf com Adamant) para possuir stats melhores distribuídos (somente um set de Band-Jolly/ Scarf-Adamant é efetivo contra um Zapdos defensivo, por exemplo).
Brave Bird e Double-Edge são os golpes principais do moveset. Recebendo STAB e o bônus da habilidade Reckless, ambos conseguem dar OHKO ou 2HKO em quase todas as wall's (com poucas exceções como Skarmory, Ferrothorn, Doublade, etc.), porém eles consomem o HP de Staraptor em troca de tanto poder, oque faz com que a durabilidade da ave seja extremamente curta. Close Combat serve para dar conta de Pokémon do tipo Steel e/ou do tipo Rock que conseguem resistir aos seus STAB como Ferrothorn, Tyranitar, Excadrill, etc. E por fim U-Turn, que é uma opção para scout.

Outras Opções
● Final Gambit: Algumas Wall's conseguem dar counter completo em Staraptor, como principal exemplo a Skarmory. Final Gambit é uma ótima opção para ser usado contra esse tipo de Wall, reduzindo bastante o HP desses Pokémon (se não reduzindo a zero), facilitando com que eles sejam derrotados por um companheiro de equipe.

● Quick Attack: Num metagame onde existe tantos usuários de priority, Quick Attack é uma ótima opção de STAB com +1 de priority para Staraptor.

● Substitute + Roost + Life Orb: É uma boa opção para surpreender o oponente. Prevendo um switch inimigo, você usa Substitute para ganhar uma proteção a mais, e usufrui de Roost para recuperar seu HP depois. Life Orb irá garantir um poder a mais sem precisar travar o Staraptor em um único golpe. Porém essa é uma daquelas combinações que não funcionam mais de uma vez contra o mesmo oponente.

Companheiros de Equipe
Para impedir que Staraptor seja enfraquecido por causa de Stealth Rock, um usuário de Rapid Spin/ Defog é essencial. Possuir um support de Stealth Rock no seu time também não é uma má ideia, já que ajuda o Staraptor a derrotar seus oponentes. Excadrill e Skarmory são ótimas opções que conseguem fazer ambos.

Checks e Counters
Alguns Pokémon do tipo Steel são um grande problema para Staraptor. Doublade, por exemplo, resiste/é imune a todos os golpes decentes que um Staraptor pode usar, enquanto que ele pode dar set-up de Swords Dance ou usar Toxic. Skarmory, Metagross e Jirachi resistem aos seus STAB's e recebem dano neutro de Close Combat.
Um treinador que usa o Staraptor também sempre deve estar atento ao campo, já que Stealth Rock diminui a durabilidade da ave.
Outros Checks que não devem ser deixados de lado são Pokémon mais rápidos, como Scarf Keldeo ou Scarf Lando-T, ou que possuem golpes com priority, principalmente Ice Shard como Weavile e Mamoswine.

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar