logo

Pokémothim

Análise: Omastar


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, um dos primeiros fósseis do mundo Pokémon a ser descoberto, Omastar! Vamos conferir?

 Omastar


Rock Water
RarelyUsed

Habilidades

Swift Swim: A Spd deste Pokémon é dobrada quando o clima esta chuvoso (Rain).

Shell Armor: Golpes do seu oponente não irão dar Critical Hit.

Weak Armor (Hidden Ability): Quando este Pokémon for atingido por um ataque, Sua Def  é diminuída em 1 nível, porém a Spd é aumentada em 1 nível.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
Fire
Normal Ice Poison Flying
x1Water Psychic Bug Rock Ghost Dragon Dark Steel Fairy
x2Electric Fighting Ground
x4Grass

Overview
Omastar é um ótimo Pokémon. Ele possui um bom Sp.Atk, fazendo com que sua ofensiva seja sempre bem-vinda em vários times do RU, e possui uma Def alta para acompanhar. Sua habilidade Swift Swim também permite com que ele se encaixe muito bem em times baseados no clima Rain, podendo até mesmo aparecer no OU nesse tipo de time. Contudo ele não é perfeito, possuindo uma Spd baixa que depende de suas habilidades para melhorar (Weak Armor/ Swift Swim), e um HP que não é bom o suficiente para combinar com sua Def alta. Além disso, seu movepool é bem limitado, e não dá a Omastar muitas opções de variedade no lado ofensivo.

Movesets
- Concha fraca -
● Shell Smash
● Hydro Pump | Surf | Scald
● Ice Beam
● Hidden Power Grass
Ability: Weak Armor
Item: White Herb
Nature: Timid
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Uma das melhores armas que Omastar possui em seu movepool é o golpe Shell Smash, então porque não usá-lo? Segurando White Herb, a queda das defesas por causa deste golpe é ignorada, permitindo com que Omastar vá com tudo na ofensiva após usar Shell Smash sem se preocupar demais.
Agora vamos aos golpes ofensivos. Grande parte dos Pokémon do tipo Water ofensivo acabam caindo num paradigma para escolher qual o melhor golpe para usar como STAB, e Omastar não é diferente. Hydro Pump possui o maior BP, porém possui chance de errar; Surf é a opção mais segura, que inflige um bom dano e não possui chance de errar; Scald possui o menor BP, porém possui o efeito secundário de talvez deixar o oponente com Burn. Cada treinador tem sua preferência, então cabe a você escolher qual fica melhor no seu Omastar.
Finalizando, Ice Beam e Hidden Power Grass são as melhores opções para cobrir Omastar contra outros tipos, já que essa combinação mais o golpe STAB consegue atingir qualquer tipo neutramente, excluindo a necessidade de Omastar possuir um golpe STAB do tipo Rock (oque seria devastadoramente ruim, já que a melhor opção para isso seria Ancient Rock, e este golpe não é tão bom assim).
 
- Espiral Nadadora -
● Shell Smash Hydro Pump
● Scald | Hydro Pump
● Ice Beam
● Hidden Power Grass | Knock Off
Ability: Swift Swim
Item: White Herb | Life Orb | Choice Specs
Nature: Modest | Timid
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Esse é o moveset focado para ser usado em Rain Team's. Timid é a nature preferencial por deixar a Spd de Omastar mais aceitável durante a batalha, porém Modest pode ser uma boa opção caso você deseje mais poder ofensivo.
Mesmo focando num time de Rain, você ainda pode usar o moveset acima de Shell Smash (usando White Herb para retirar a queda de stats). Porém um moveset de Choice Specs possui um poder ofensivo imediato (não tão poderoso quanto o de Shell Smash, mas é imediato, coisa que o moveset de SS não é), e pode acabar sendo a melhor opção algumas vezes. Life Orb pode ser considerado o meio termo, possuindo o poder imediato (contudo fraco) mas lhe dando a opção de alternar entre os seus golpes.
Hydro Pump possui um alto BP, e não deve ser descartado desse moveset, já que ele foca puramente na ofensividade. Scald possui um BP menor, porém pode deixar o oponente com Burn, o que é muito útil. Se você não utilizar um moveset de Shell Smash, possui tanto Hydro Pump quanto Scald no moveset é aconselhável, já que ambos possuem funções distintas e Omastar não possui outras opções boas de qualquer forma.
Ice Beam e Hidden Power Grass, novamente, lhe permite infligir pelo menos dano neutro em todos os tipos quando somado com o STAB do tipo Water de Omastar. Porém Knock Off pode se mostrar útil retirando itens de certos oponentes, especialmente Chansey/ Blissey.

Outras Opções
● Spikes/ Toxic Spikes/ Stealth Rock : No RU, Omastar também funciona como um ótimo Support de Entry Hazzard, devido a sua alta Def. Ele consegue aprender todos os Entry Hazzard's exceto Sticky Web, então ele se destaca bastante por isso.

● Icy Wind (com Weak Armor): Essa combinação permite dar a volta por cima da baixa Spd de Omastar, porém inflige um dano muito baixo, oque talvez não vai valer a pena contra certos oponentes.

Companheiros de Equipe
Começando no mais óbvio, você deve possuir companheiros de equipe que cubram as fraquezas de Omastar. Usualmente, parceiros do tipo Fire, Steel, Grass ou Flying conseguem fazer isso bem, já que eles resistem a fraqueza principal do Omastar que é o tipo Grass. As opções são imensas, mas alguns exemplos são Emboar, Tangrowth (RU), Gligar (UU) e Ferrothorn (OU).
Para o moveset de Shell Smash, você deve prestar atenção em oponentes que conseguem dar Outspeed em Omastar mesmo com +2 de Spd (normalmente usuários de Choice Scarf). Você pode tanto possuir um companheiro com Priority ou um usuário de Choice Scarf mais rápido para resolver esse problema.
Para o moveset de Swift Swim, você obviamente precisará do Politoed no time para invocar a chuva. Depois disso, basta você cobrir as fraquezas dele e possuir um Rapid Spinner/ Defogger para deixar o campo limpo, já que Omastar irá entrar bastante em campo. Uma coisa boa sobre o Omastar numa Rain Team é que alguns Pokémon se dão ainda melhores com ele nesse clima, como M-Manectric que cobre a fraqueza do tipo Electric (e ele pode soltar Thunder o quanto quiser, já que o clima Rain impede que esse golpe erre), ou Ferrothorn que cobre a fraqueza contra o tipo Grass (enquanto que Omastar o cobre contra o tipo Fire), etc.

Checks e Counters
Devido a baixa Spd de Omastar, sempre existirá algum Pokémon que consiga dar outspeed nele mesmo com Swift Swim ativado ou com +2 de Spd do Shell Smash (talvez os dois juntos não), portanto o treinador que usá-lo sempre deve ficar atento a oponentes rápidos/ com golpes com priority. Depois, Special Wall's e usuários de Assault Vest podem causar bastante problemas para Omastar, já que ele é focado numa ofensiva special.

Revisão: Diego

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar