logo

Pokémothim

Análise: Samurott


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o leão-marinho samurai do mundo Pokémon, Samurott! Vamos conferir?

 Samurott


Water
NeverUsed

Habilidades

Torrent: Caso o HP deste Pokémon esteja abaixo de 1/3 do seu total, golpes do tipo Water tem seu poder aumentado em 50%.

Shell Armor (Hidden Ability): Golpes do seu oponente não irão dar Critical Hit.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0--/--
--/--
Fire Water Ice Steel
x1Normal Fighting Poison Ground Flying Psychic Bug Rock Ghost Dragon Dark Fairy
x2Electric Grass
x4--/--

Overview
O que dizer de Samurott... Considerado por muitos (inclusive eu) como um dos piores iniciais já criados, o leão-marinho possui uma grande falta de usagem nas tiers altas como OU ou UU, porém esse inicial estranho faz bastante sucesso nas tiers baixas, principalmente no NU. Isso se deve ao fato de que o movepool dele é bem diversificado, podendo possuir, por exemplo, um moveset que consegue infligir dano neutro em várias combinações de tipos diferentes (se não todas as combinações). Além de, claro, possuir stats ofensivos bons para ajudar na hora do ataque.
Porém Samurott se limita a apenas isso. Sua Spd definitivamente não é uma das melhores, diminuindo seu potencial ofensivo, e mesmo possuindo um tipo defensivo, seus stats defensivos medianos não ajudam tanto. Não possuir uma habilidade útil também é algo que faz falta nele.

Movesets
- Ofensivo como um samurai -
● Hydro Pump
● Ice Beam
● Grass Knot
● Aqua Jet | Superpower | Knock Off
Ability: Torrent
Item: Life Orb
Nature: Rash
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Esse é o moveset puramente ofensivo para Samurott, focado no lado Special.
Hydro Pump é o STAB de Samurott, que irá infligir bastante dano no oponente, enquanto que Ice Beam e Grass Knot são para cobrir contra outros tipos. A combinação de Hydro Pump/ Ice Beam/ Grass Knot é a mais usada em Samurott, já que inflige dano neutro contra todas combinações de tipos. Depois, você pode optar por Aqua Jet para dar a volta por cima da baixa Spd de Samurott, Superpower para dizimar algumas Wall's como Audino, Regice e Lickylicky, ou Knock Off para a utilidade de retirar o item do oponente enquanto inflige dano. Finalizando, eu recomendo usar a nature Rash, já que ela impede com que o poder ofensivo dos golpes do último slot sejam diminuidos (oque aconteceria caso você optasse pela nature Modest).
 
- A espada nervosa do samurai -
● Swords Dance
● Aqua Jet
● Waterfall
● Megahorn
Ability: Torrent
Item: Splash Plate
Nature: Adamant
Efforts: | 252 Hp | 252 Atk | 6 Def |

Uma coisa boa em Samurott é que ele pode usar moveset's ofensivos diferenciados sem nenhum problema, oque diminui as chances de seu oponente conseguir "wallar" o seu Samurott. Neste, o leão-marinho se foca na ofensividade Physical, usando um moveset de SD.
Swords Dance é o golpe principal desse moveset, que aumenta o Atk de Samurott em +2. Isso permite com que Aqua Jet se torne o golpe mais viável do moveset, já que ele dá a volta por cima da baixa Spd de Samurott, além de possuir STAB. Waterfall deve ser usado quando um dano maior for necessário, e Megahorn é outra forte opção para ser usada contra a maioria dos oponentes que resistem a golpes do tipo Water. Esse moveset não possui a mesma eficácia do que o moveset Special (especialmente pela falta da combinação Hydro Pump/ Ice Beam/ Grass Knot), mas ele é definitivamente viável, principalmente pelo fator surpresa e pelo bom Atk de Samurott.

Outras Opções
● Taunt: Um ótimo golpe que consegue parar algumas Wall's enjoadas como Ferroseed.

● Choice Scarf: É uma opção viável para melhorar a Spd de Samurott, porém prendê-lo em um único golpe pode acabar diminuindo a eficácia ofensiva dele.

● Encore: Outra boa opção para dar conta de algumas Wall's, prendendo-as em um único golpe, porém pode não ser muito eficiente contra oponentes rápidos.

● Hidden Power Grass: Pode ser utilizado no lugar de Grass Knot, principalmente por causa do Lanturn que recebe dano reduzido de Grass Knot. Porém H.P. Grass pode acabar infligindo menor dano do que Grass Knot em outros oponentes, como Quagsire ou Wailord.

Companheiros de Equipe
Qualquer Support's de Entry Hazzard são ótimos companheiros de equipe para Samurott. Por exemplo, usuários de Sticky Web como Kricketune, Leavanny (NU) e Galvantula (UU) ajudam a deixar o oponente mais lento, fazendo com que a Spd baixa de Samurott seja mais útil. Usuário de Spikes e Stealth Rock, por outro lado, ajudam Samurott a finalizar alguns oponentes, além de deixar o golpe Aqua Jet ainda mais viável.
Possuir algum companheiro de equipe que dê conta dos predadores de Samurott também é essencial. Lilligant em especial consegue cobrir esse cargo, já que ele resiste a todas as fraquezas de Samurott, enquanto é um Pokémon com grande potencial ofensivo (e é rápido). Outras boas opções são Gourgeist, Ferroseed, Flareon (defensivamente), Pyroar e Leafeon (ofensivamente).

Checks e Counters
Para o moveset Special, várias Special Wall's como Lickylicky, Audino e Cryogonal conseguem "wallar" Samurott bem facilmente. Contudo, a maioria delas sofrem contra variantes com Superpower (Cryogonal sofre contra qualquer arranhão Physical, devido a sua baixa Def), e a maioria delas são pegas de surpresa quando enfrentam um Physical Samurott.
Além disso, tem como dar a volta por cima da combinação Hydro Pump/ Ice Beam/ Grass Knot de Samurott. Basta o oponente resistir a golpes do tipo Water e receber, no máximo, dano neutro dos outros dois golpes. Como os outros não possuem o bônus STAB, eles acabam sendo um pouco fracos quando infligem dano neutro. Alguns Pokémon que conseguem isso são Ferroseed, Mantine, Ludicolo e Lanturn (ele é considerado um Pokémon leve, então Grass Knot não inflige muito dano nele).

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.











----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar