logo

Pokémothim

Análise: Klinklang


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, as engrenagens vivas do mundo Pokémon, Klinklang! Vamos conferir?

 Klinklang


Steel
NeverUsed

Habilidades

Plus: Caso este Pokémon batalhar ao lado de outro Pokémon com a habilidade Plus ou Minus, o Sp.Atk dele aumenta em 50%.

Minus: Caso este Pokémon batalhar ao lado de outro Pokémon com a habilidade Plus ou Minus, o Sp.Atk dele aumenta em 50%.

Clear Body (Hidden Ability): O oponente não pode diminuir qualquer stats deste Pokémon. Este Pokémon ainda pode diminuir seus stats com seus próprios golpes.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison
--/--
Normal Grass Ice Flying Psychic Bug Rock Dragon Steel Fairy
x1Water Electric Ghost Dark
x2Fire Fighting Ground
x4--/--

Overview
Klinklang é um Pokémon muito negligenciado devido ao seu design, quando na verdade ele é um ótimo sweeper em tier's mais baixas. Ele possui um stat de Atk e Spd bem mediano, oque em condições normais o fariam dele um Pokémon inútil, porém quando combinado com seu semi-exclusivo golpe Shift Gear, Klinklang se mostra um monstro ofensivo do tier NU, e sua Hidden Ability, Clear Body, o ajuda mais ainda, impedindo que seus stats sejam diminuídos. Seu puro tipo Steel também o ajuda no lado defensivo, lhe dando toneladas de resistências.
Porém nem todo Pokémon é perfeito, e Klinklang não é exceção. Primeiramente, essas engrenagens podem ser facilmente paradas com status como Burn e Paralyze, que cortam seu potencial ofensivo pela raiz. Depois, ele possui um inútil vasto movepool Special, coisa que ele não pode usar devido ao seu baixo Sp.Atk, enquanto que seu movepool Physical é limitado ao extremo dos extremos. E por último, seu tipo, enquanto lhe dá ótimas resistências, acaba lhe dando fraquezas a tipos comuns como Ground e Fighting. Essas falhas são oque limitam Klinklang de conseguir seu local em tiers altas, porém elas são perdoáveis em tiers baixas como NU e RU, oque o transforma num Sweeper cinco estrelas nelas. 

Movesets
- Trocando de Marcha -
● Shift Gear
● Gear Grind
● Return | Facade
● Substitute
Ability: Clear Body
Item: Leftovers
Nature: Adamant
Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |

Esse é o principal e, provavelmente, o único moveset viável para Klinklang, focando em ser um Later-Game Sweeper para o time usando golpe de set-up. Nos EV's, é importante manter uma alta Spd para dar outspeed na maior quantidade de oponentes possíveis, porém você pode sacrificar um pouco de sua velocidade para aumentar seu HP e, consequentemente, aumentar a durabilidade de Klinklang.
Shift Gear é o golpe principal do moveset, que aumenta a Spd em +2 e o Atk em +1 de seu usuário. Esse é um dos melhores golpes de set-up do metagame, e que somente Klinklang e Genesect podem usar, então use e abuse deste golpe neste moveset. Gear Grind é o golpe STAB para Klinklang, que atinge seus oponentes duas vezes, quebrando Substitute's e Focus Sash's, além de possui um BP bom.
Return é uma opção de golpe para atingir oponentes do tipo Electric, Fire e Water com dano neutro. Alternativamente, você pode optar por Facade, que inflige um dano maior quando Klinklang está com Burn ou Paralyze, porém no geral Return é melhor já que possui um BP alto imediato, enquanto que Facade necessita do status para possuir um BP alto.
No final, Substitute serve para escapar de golpes que inflijam status, além de dar uma proteção maior para Klinklang e aumentar sua durabilidade no campo de batalha. O item Leftovers serve exatamente para este golpe, onde Klinklang irá recuperar seu HP aos poucos após usar Substitute.

Outras Opções
● Wild Charge: É uma opção forte para se usar, porém o recoil que este golpe causa pode não valer a pena, já que a durabilidade de Klinklang no campo é importante.

● Rock Smash: Infelizmente, é a melhor opção que Klinklang possui para impedir de ser "counterado" por qualquer Pokémon do tipo Steel.

Companheiros de Equipe
O grande problema de Klingklang é seu movepool limitado, que acaba deixando a tarefa de "wallar" ele fácil para, principalmente, oponentes do tipo Steel. Oponentes defensivos do tipo Water, Fire ou Electric também são um grande problema, já que eles resistem o STAB de Klinklang e normalmente não ligam para o dano causado por Return/ Facade por serem defensivos, então ter companheiros de equipe que lidem com esses tipos é importante. Companheiros do tipo Ground como Quagsire dão conta de três desses tipos (Steel, Fire e Electric), enquanto que outros do tipo Grass ou Electric como Lilligant, Vileplume e Lanturn dão conta de oponentes do tipo Water.
Klinklang, como later-game Sweeper, não possui o poder para derrotar Wall's, então ter Wallbreaker's no time pode não ser uma má ideia, tanto para acabar com Physical Wall's quanto para enfraquecer os componentes do time inimigo. Archeops e Magmortar são boas opções para isso no NU.
Finalmente, Klinklang necessita de um Support do time para retirar inconvenientes status como Burn ou Paralyze. Audino é uma boa opção para isso, embora você deva ficar atento a oponentes do tipo Fighting que pode atingir ambos com um golpe super-efetivo. Para recuperar o HP de Klinklang quando preciso, você pode optar por Wish Passer's como Leafeon, Raichu e Audino, ou então um companheiro com Healing Wish como Mesprit.

Checks e Counters
O principal counter de Klinklang no tier NU é o Quagsire. Ele resiste ao STAB de Klinklang, sente cócegas de Return/ Façade e ignora os boost's de Shift Gear com sua habilidade Unaware, além de conseguir derrotá-lo facilmente com Earthquake ou induzir Burn com Scald. Klinklang, por outro lado, depende exclusivamente de seus companheiros de equipe para lidar com ele.
Depois dessa, podemos ir aos checks em geral. Qualquer Pokémon que resista golpes do tipo Steel é um check, visto que Return/ Façade nem sempre vai infligir um grande dano devido a falta de STAB, então fique sempre de olho em oponentes como Lanturn, Pyroar, Magmortar, Stunfisk e, especialmente, Poliwrath no NU.
Existe, no seu tier, outros Pokémon que dão conta de Klinklang sem nem mesmo resistir ao seu STAB. Alguns oponentes como Gurdurr, Sawk, Weezing, Gourgeist-S e Garbodor podem sobreviver o Gear Grind de Klinklang em certas ocasiões e lidar com ele após, seja usando um golpe super-efetivo ou induzindo Burn. 

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar