logo

Pokémothim

Análise: Lucario


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise do competitivo da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o mestre da aura Pokémon, Lucario! Vamos conferir?

 Lucario


Fighting Steel
UnderUsed

Habilidades

Steadfast: Caso este Pokémon recue (Flinch), sua Spd será aumentada em 1 nível.

Inner Focus: Este Pokémon nunca recuará (Flinch). Essa habilidade não previne o recuo que a falha do Focus Punch causa.

Justified (Hidden Ability): Caso este Pokémon seja atingido por um golpe do tipo Dark, seu Atk será aumentado em 1 nível.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison
Bug Rock
Normal Grass Ice Dragon Dark Steel
x1Water Electric Flying Psychic Ghost Fairy
x2Fire Fighting Ground
x4--/--
 

 Mega Lucario


Fighting Steel
Uber

Habilidade

Adaptability: O Bônus STAB (Same-Type Attack Bonus) deste Pokémon será de x2 ao invés de x1,5.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison
Bug Rock
Normal Grass Ice Dragon Dark Steel
x1Water Electric Flying Psychic Ghost Fairy
x2Fire Fighting Ground
x4--/--

Overview
É meio mainstream proclamar isso, já que todo mundo gosta dele, mas Lucario é um dos meus favoritos também. Ele possui um design muito legal, e sua habilidade no competitivo certamente não é de se descartar, possuindo stats ofensivos misturados bons e uma Spd aceitável para acompanhar. Seu movepool é extremamente variado, e quando combinado com os seus stats ofensivos variados, isso da a Lucario a oportunidade de ser um ótimo Pokémon ofensivo em qualquer especialização (Physical, Special ou até mesmo Mixed). Sua combinação de tipo única também lhe dá algumas boas vantagens, como por exemplo a ótima resistência contra Stealth Rock, fazendo com que Lucario não se preocupe muito em dar switch-in várias vezes no campo. Por isso, ele é considerado um dos melhores sweeper's do tier UU. Mas é claro, ele não é perfeito, possuindo defesas baixas, possuindo fraquezas contra tipos comuns e não possuindo habilidades muito úteis.
Sua mega evolução deu a Lucario um poder ofensivo ainda maior. M-Lucario possui stats ofensivos ainda mais elevados, e sua Spd também foi aumentada a níveis mais aceitáveis (sua Def também recebeu um ligeiro aumento). Além disso, M-Lucario possui uma habilidade muito mais útil agora, que é Adaptability, aumentando o bônus STAB (basicamente transformando todos os golpes STAB's em golpes super-efetivos). Somando isso tudo, M-Lucario se torna uma forte ameaça para qualquer oponente. É claro, suas defesas ainda estão baixas, mas isso não foi o suficiente para impedir que M-Lucario fosse parar no tier Uber.

Movesets
- Aura física -
● Swords Dance
● Close Combat
● Extreme Speed | Bullet Punch
Ice Punch | Earthquake | Crunch | Iron Tail
Ability: Justified | Steadfast
Item: Life Orb
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd |

Óbviamente, este é um moveset de set-up Physical. Nas habilidades, você pode usar Justified para dar switch-in em golpes do tipo Dark, resisti-lo e ganhar +1 em Atk, porém Steadfast pode ser útil para ganhar +1 em Spd após receber um flinch do oponente (ex.: Fake Out). As vezes, receber um boost na Spd pode ser melhor, já que a do Lucario, embora aceitável, não seja tão boa assim, e o boost no Atk você pode deixar para o set-up do moveset. A nature Adamant é preferencial já que Lucario possui acesso a golpes com priority, porém você pode optar por Jolly para dar Outspeed em alguns Pokémons específicos como Chandelure e Adamant Krookodile.
Swords Dance é o golpe de set-up deste moveset, aumentando o Atk de Lucario em +2. Close Combat é o STAB do tipo Fighting, e vai ser o golpe que você mais irá usar nesse moveset, por causa de seu alto BP e por possuir STAB. Depois de um Swords Dance, Close Combat consegue abrir caminho contra vários oponentes do UU.
No terceiro slot possuímos os golpes com priority, oque são essencial nesse moveset já que a Spd de Lucario não é tão alta. Extreme Speed pode ser a melhor opção na maioria dos casos, já que possui um BP maior e possuir 2 de priority, porém Bullet Punch consegue ser bom contra certos oponentes do tipo Rock, especialmente M-Aerodactyl, já que eles resistem ao Extreme Speed (Bullet Punch também recebe o bônus STAB, coisa que Extreme Speed não recebe).
No último slot nós temos golpes para cobrir Lucario contra certos Pokémon. Ice Punch é ótimo para ser usado contra Gligar (UU), Gliscor e Landorus-T (OU). Earthquake, contudo, além de possuir um alto BP, também da conta de oponentes do tipo Poison (Nidoking, Croagunk - Resistem o STAB do tipo Fighting e conseguem derrotar Lucario) ou Fire (Infernape, Chandelure - Possuem golpes STAB que são super-efetivo contra Lucario) facilmente. Crunch serve especialmente para infligir bom dano em oponentes do tipo Ghost (Chandelure, Doublade, Froslass), que são imunes ao STAB do tipo Fighting de Lucario. Finalmente, Iron Tail é a opção mais viável para STAB do tipo Steel, porém você deve ficar atento a baixa accuracy deste golpe.

- Aura especial -
● Nasty Plot
● Flash Cannon
● Aura Sphere | Focus Blast
● Vaccum Wave | Dark Pulse
Ability: Steadfast
Item: Life Orb
Nature: Modest | Timid
Efforts: | 6 Hp | 252 Sp.Atk | 252 Spd |

Óbviamente, este é um moveset de set-up Special. A habilidade Justified foi descartada neste moveset pois você não irá precisar de boost's no Atk aqui, então Steadfast é a escolha principal. Inner Focus é uma opção, mas ganhar +1 em Spd após receber flinch é, de longe, bem melhor do que ser imune a tal. Sobre a nature, é a mesma coisa acima. Use Modest se você optar por usar o golpe que possui priority, ou Timid caso você não o use.
Nasty Plot é o golpe de set-up deste moveset, aumentando o Sp.Atk de Lucario em +2. Depois de receber o boost no seu stat ofensivo, Lucario ficará mais feroz que nunca. Aura Sphere e Flash Cannon são os STAB do tipo Fighting e Steel respectivamente de Lucario. Você pode substituir Aura Sphere por Focus Blast por causa do maior BP que o segundo golpe possui, mas a accuracy desse golpe irá te deixar na mão as vezes. Vaccum Wave é um golpe com priority Special, e combina muito bem com este moveset, dando a volta por cima da Spd razoável de Lucario em certas ocasiões. Porém você pode optar por Dark Pulse, que irá dar conta mais facilmente de oponentes do tipo Ghost.

- Explosão da aura -
● Close Combat
● Iron Tail | Flash Cannon
● Bullet Punch | Extreme Speed
 Ice Punch | Stone Edge | Detect
Ability: Justified (Adaptability)
Item: Lucarionite
Nature: Jolly | Naive
Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |
ou | 252 Atk | 6 Sp.Atk | 252 Spd |

Finalizando, este moveset é focado no M-Lucario, usando-o no tier Uber ou em Doubles. É claro, ambos os moveset's acima encaixam muito bem em M-Lucario, porém ele já possui poder ofensivo alto desde o turno de sua mega-evolução, e isso permite com que ele não necessite muito de set-up. Nas habilidades, Justified é a opção principal para o aumento de Atk após dar switch-in em golpes do tipo Dark (tenha cuidado contudo, pois as defesas de Lucario não são tão boas assim). Na Nature, Jolly é a nature recomendada pois, com ela, M-Lucario consegue dar outspeed em alguns problemas da tier Uber, especialmente Xerneas. Você também pode ir com a nature Naive caso queira usar um M-Lucario Mixed, oque não é nada mal em Doubles.
Close Combat é o golpe principal desse moveset. Por ser um golpe STAB, ele é afetado pela habilidade de M-Lucario Adaptability, fazendo basicamente com que ele seja um golpe super-efetivo em quem não o resiste/ não é imune contra ele. Isso é uma combinação muito poderosa, e é a principal razão de M-Lucario ter sido banida do OU. Iron Tail funciona da mesma maneira, porém é menos poderoso, possui uma menor accuracy e é do tipo Steel. Você pode optar por um moveset Mixed e usar Flash Cannon, que dá a volta por cima da baixa accuracy de Iron Tail e consegue dar conta mais facilmente de alguns Pokémon com alta Def (especialmente em Doubles), porém no geral é uma opção mais fraca.
No terceiro slot temos os golpes com priority. Extreme Speed possui 2 de priority, ajudando contra outros oponentes que também possuam golpes com priority, porém Bullet Punch possui o mesmo poder que Extreme Speed agora (devido a habilidade Adaptability), e consegue infligir dano ainda maior contra oponentes do tipo Fairy, Rock e Ice. Stone Edge serve para pegar alguns oponentes específicos do tipo Flying num switch como Ho-oh, Talonflame, Lugia e Yveltal. Ice Punch serve para pegar outros oponentes do tipo Flying específicos como Landorus-I, Rayquaza, M-Salamence e Shaymin-S. Detect serve para Doubles, e é um golpe essencial para proteção nesse tipo de batalha (use Protect caso você não seja hipster o suficiente). 

Outras Opções
● High Jump Kick: Uma ótima opção de substituição do Close Combat para quem não gosta de queda de stats. Contudo HJK possui a inconveniente chance de erro que retira metade do seu HP caso aconteça.

● Choice Band/ Specs: Um moveset Choice no Lucario pode funcionar muito bem, descartando a "obrigação" de possuir um golpe de set-up. Mas Lucario aprecia bastante o poder de alternar entre seus golpes, e um moveset choice acabaria com isso por completo.

Companheiros de Equipe
Um support de Entry Hazzard é ótimo para Lucario, já que facilita o seu sweep. Algumas boas opções são Swampert, Forretress e Froslass. Devido as baixas defesas de Lucario, possuir um companheiro de equipe lento com Volt Switch/ U-Turn pode ser uma ótima ideia para trazer Lucario em campo sem que ele tome dano. Gligar e Ampharos/ M-Ampharos são ótimas menções. Por último, você também pode optar por um Cleric no seu time, já que Lucario não consegue se curar sozinho de Burn's ou Paralyze's, e esses stats acabam com a ofensiva de Lucario.

Checks e Counters
Alguns Pokémon do tipo Ghost conseguem parar Lucario facilmente. Chandelure, Doublade (UU) e M-Sableye (OU) são bons exemplos, especialmente se Lucario não possuir Crunch (nem Earthquake, no caso de Chandelure). No caso de Chandelure, ele consegue devolver um golpe super-efetivo de volta para Lucario, enquanto que Doublade e M-Sableye conseguem induzir status e/ ou acabar com ele aos poucos.
Pokémon mais rápidos também são outro grande problema para Lucario. Mienshao, Infernape e Krookodile são bons exemplos do UU. Para M-Lucario, Talonflame, M-Mewtwo-X, M-Blaziken e Arceus-Ground não devem ser esquecidos (porém, com exceção do M-Mewtwo-X, eles podem ser lidados com certos golpes que Lucario possui no seu movepool).

Revisão: Diego

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar