logo

Pokémothim

Análise: Metagross


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o robô quad-core destruidor do mundo Pokémon, Metagross! Vamos conferir?

 Metagross


Steel Psychic
UnderUsed

Habilidades

Clear Body: O oponente não pode diminuir qualquer stats deste Pokémon. Este Pokémon ainda pode diminuir seus stats com seus próprios golpes.

Light Metal (Hidden Ability): O peso deste Pokémon é diminuído pela metade.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison
Psychic
Normal Grass Ice Flying Rock Dragon Steel Fairy
x1Water Electric Fighting Bug
x2Fire Ground Ghost Dark
x4--/--
 

 Mega Metagross


Steel Psychic
OverUsed

Habilidade

Tough Claws: Aumenta o poder de golpes que façam contato físico em 33%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Poison
Psychic
Normal Grass Ice Flying Rock Dragon Steel Fairy
x1Water Electric Fighting Bug
x2Fire Ground Ghost Dark
x4--/--

Overview
Metagross é um ótimo representante dos Pokémon semi-lendários. Possuindo alto Atk e Def, Metagross é um ótimo Tank para qualquer time, e isso é reforçado ainda mais com sua combinação de tipo que lhe dá 10 resistências/ imunidade contra apenas 4 fraquezas (antes da 6ª geração, eram apenas duas). Mas ele definitivamente não é perfeito, possuindo falhas bem notáveis. Para começar, ele sofre da famosa "Sindrome dos 4 moveslots" (Four-Moveslot Syndrome, ou FMS), que é basicamente um Pokémon que não possui Coverage perfeita com apenas quatro golpes, ou seja, ele pode até possuir um golpe no seu movepool para dar conta de um Counter X, mas escolhendo esse golpe ele pode acabar não sendo capaz de lidar com um Counter Y. Outros problemas são sua baixa Spd, sua fraqueza contra tipos comuns no metagame e sua combinação de STAB que é facilmente "wallada" por vários oponentes (especialmente os do tipo Steel).
Mas não acaba por ai. Para a felicidade de muitos e para a tristeza de outros, Metagross recebeu uma graciosa mega-evolução na metade da 6ª geração, que o transformou em um dos maiores problemas ofensivos do OU. Logo de cara você já percebe que M-Metagross possui a Spd boa que ele estava precisando, além de Atk e Def ainda maiores. Depois, ele recebeu a ótima habilidade Tough Claws, que é basicamente um bônus de Life Orb sem recoil (e que funciona nos melhores golpes STAB que Metagross aprende). Só isso foi o suficiente para transformar M-Metagross num monstro ofensivo, quase fazendo com que ele fosse banido para o tier Ubers. Contudo ele ainda possui falhas, como a "Sindrome dos 4 moveslots" e sua fraqueza contra tipos comuns.

Movesets
- Robô de Luta -
● Meteor Mash
● Zen Headbutt
● Earthquake | Hammer Arm
● Bullet Punch | Ice Punch | Grass Knot
Ability: Clear Body (Tough Claws)
Item: Metagrossite
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd |

Esse é um moveset puramente ofensivo para M-Metagross. Adamant é a nature preferível para deixar o seu Metagross o mais forte possível, porém você pode optar por Jolly para empatar na velocidade com oponentes com 110 de Base Spd.
Meteor Mash é a opção principal do moveset, STAB do tipo Steel que inflige dano massivo a qualquer oponente que não o resista. Zen Headbutt, STAB do tipo Psychic, também inflige um dano ótimo, especialmente contra oponentes do tipo Electric que resistem o Meteor Mash como Rotom-W. Ambos STAB's de M-Metagross são afetados pela sua habilidade, então pode esperar por grandes danos contra seus oponentes.
No terceiro slot temos golpes para dar conta de outros oponentes do tipo Steel. Earthquake é a opção mais óbvia, por possuir um BP grande sem nenhum efeito prejudicial, porém Hammer Arm pode ser mais efetivos contra certos oponentes como Skarmory e Ferrothorn. Finalizando, no último slot temos Bullet Punch para o priority com STAB, Ice Punch para dar conta de oponentes do tipo Ground no switch como Landorus-T, Gliscor ou Garchomp, ou Grass Knot para dar conta de outros oponentes do tipo Ground, como Hippowdon, e também alguns específicos do tipo Water como Quagsire, M-Swampert e M-Slowbro (Se você for usar Grass Knot, é recomendado usar Natures Lonely/ Naughty ou Hasty/ Naive no seu M-Metagross para evitar diminuir seu Sp.Atk).

- Robô Ultra-veloz -
● Agility
● Meteor Mash
● Zen Headbutt
● Earthquake | Hammer Arm
Ability: Clear Body (Tough Claws)
Item: Metagrossite
Nature: Adamant | Jolly
Efforts: | 6 Hp | 252 Atk | 252 Spd |

Esse moveset não se difere muito no de cima em questão de golpes. Contudo esse é mais voltado para ser usado no final da batalha.
Agility é uma das poucas mudanças no moveset. Com esse set-up, M-Metagross consegue dar outspeed em todos os Pokémon sem boost na Spd (ou com Choice Scarf) do OU. Usando dessa estratégia, golpes com priority como Bullet Punch são praticamente descartados do moveset.
Os STAB's continuam o mesmo, sendo Meteor Mash do tipo Steel e Zen Headbutt do tipo Psychic. No último slot, prefira usar golpes para lidar contra oponentes do tipo Steel, que conseguem resistir aos dois STAB's de M-Metagross. Earthquake lida mais facilmente contra oponentes como Heatran, M-Charizard-X, Magnezone e Jirachi, enquanto que Hammer Arm lida mais facilmente contra oponentes como Skarmory, Ferrothorn e M-Scizor, e também contra usuários de Air Baloon como Heatran (novamente) e Excadrill.

Outras Opções
● Choice Band: Embora M-Metagross praticamente inutilizou o Metagross original, ele irá funcionar melhor como Wallbreaker caso usado com o item Choice Band. Dependendo do que você precisa, essa opção pode ser muito viável.

●  Iron Head: Boa opção para substituir Meteor Mash caso você não goste muito de errar as vezes.

●  Pursuit: Bom para usar contra certos oponentes como Jirachi e Metagross inimigos.

●  Thunder Punch: As vezes é uma opção necessária para lidar com SubGyarados, que é um counter demoníaco para M-Metagross sem esse golpe.

●  Stealth Rock: M-Metagross ainda também pode funcionar bem como Support de Entry Hazzard, devido a sua alta Def.

Companheiros de Equipe
Pode parecer clichê, porém Landorus-T e Rotom-W são ótimos companheiros de equipe para M-Metagross. Ambos são imunes a golpes do tipo Ground, resistem golpes do tipo Fire (malditos Talonflames) e possuem Volt Switch/ U-Turn, para dar um scout lento e mandar M-Metagross em campo com segurança.
Para aqueles que, mesmo com Earthquake/ Hammer Arm, sofrem contra oponentes do tipo Steel, companheiros como Keldeo e Magnezone são ótimos. Keldeo possui uma sinergia ainda maior com M-Metagross, já que um cobre o outro contra certos oponentes (Keldeo consegue cuidar de oponentes do tipo Dark e/ou Steel, enquanto que M-Metagross consegue cuidar de oponentes do tipo Fairy, além de "wallar" alguns oponentes do tipo Psychic).
Wallbreaker's são bem-vindos no time também, especialmente os que conseguem cuidar de problemas como M-Sableye e M-Slowbro. Sylveon é perfeito contra M-Sableye, enquanto que Garchomp dá conta dos dois com o seu Outrage (especialmente com Choice Band). Finalizando, você pode opcionalmente possuir um Cleric no time, para retirar possíveis Burn e Paralyze do seu M-Metagross, especialmente caso você não esteja usando um time totalmente ofensivo.

Checks e Counters
Devido a "Síndrome dos 4 moveslots", M-Metagross vai possuir counter's diferentes dependendo de quais golpes seu treinador escolheu para usar no moveset. Nesse caso, eu irei colocar exemplos de counter/ checks de acordo com a falta de certo golpe no movepool de M-Metagross.
Vamos começar com oponentes do tipo Steel. Sem Hammer Arm, Skarmory e Ferrothorn conseguem "wallar" M-Metagross facilmente, podendo colocar Entry Hazzard no seu campo (ou usar Leech Seed/ T-Wave no caso do Ferrothorn). Porém, sem Earthquake, Jirachi pode se tornar um problema (embora esse só possa revidar efetivamente com Fire Punch). M-Scizor defensivo consegue "wallar" M-Metagross com ambos os golpes, enquanto que um ofensivo recebe 2HKO de Hammer Arm.
Depois, temos oponentes do tipo Water. Dependendo, você pode lidar com a maioria deles com Grass Knot, porém alguns específicos como Gyarados defensivo e Rotom-W dificilmente são afetados por esse golpe (Zen Headbutt da conta de ambos, embora Gyarados pode evitar isso usando um set de EV's modificado). Porém, sem Grass Knot, oponentes como Quagsire, Suicune e M-Swampert acabam com a vida de M-Metagross.
E então chega o mais óbvio, que são oponentes fortes e rápidos. Não tem muito oque explicar, são apenas Pokémon que são rápidos e fortes o suficiente (duh). Alguns exemplos são Landorus-T, Talonflame, M-Beedrill, M-Manectric e Excadrill, onde todos conseguem derrotar M-Metagross caso ele já esteja enfraquecido (alguns conseguem até mesmo OHKO, como um Flare Blitz de BandTalon), porém a maioria é derrotado ou enfraquecido no switch com um golpe STAB. Finalizando, Pokémon defensivos também dão bastante trabalho, especialmente M-Sableye (Adamant M-Metagross consegue um 2HKO/ 3HKO nele com Meteor Mash, mas é bem provável que ele vai desmaiar por uma Shadow Ball/ um Dark Pulse antes de terminar esse trabalho, fora que não vale muito a pena arriscar o seu mega apenas para derrotar outro). 

Revisão: Rafha

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar