logo

Pokémothim

Análise: Shedinja


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise do competitivo da Pokémothim! Hoje trouxe ele, a casca abandonada fantasmagórica do mundo Pokémon, Shedinja! Vamos conferir? 

 Shedinja


Bug Ghost
PU

Habilidades

Wonder Guard: Este Pokémon só recebe dano através de golpes Super-efetivos, Entry Hazzards (Spikes, Stealth Rock) efeitos climáticos (Sandstorm, Hail) ou status (Burn, Poison, Badly Poison).

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Normal Fighting Psychic
--/--
Grass Poison Ground Bug
x1Water Electric Ice Dragon Steel Fairy
x2Fire Flying Rock Ghost Dark
x4--/--

Overview
Shedinja chama a atenção do oponente seja qual for o tier que você estiver jogando, e não é a toa. Com a habilidade Wonder Guard, a casca vazia pode parar completamente vários Pokémon ofensivos comuns de cada tier e lidar com eles, oferecendo um Support enorme para alguns times. Alguns exemplos de Pokémon que Shedinja pode parar por completo são M-Loppuny, Keldeo (OU), M-Sceptile sem H.P. Fire, Suicune sem Toxic (UU), M-Abomasnow (RU; fique atento ao Hail), Samurott (NU) e Simipour (PU). Embora ele possua várias desvantagens (como fraqueza contra tipos comuns e contra entry hazzards, possuindo um Atk apenas mediano e o menor HP do jogo, etc.), suas imunidades únicas faz com que Shedinja consiga se encaixar em alguns times específicos, especialmente em Stall, e consegue oferecer um ótimo support caso usado corretamente. 

Movesets
- Bial, hoje eu (anjo) dou a imunidade para... -
● Baton Pass
● X-Scissor
● Shadow Sneak
● Will-o-Wisp
Ability: Wonder Guard
Item: Focus Sash
Nature: Adamant
Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd |

Um dos movesets mais viáveis para Shedinja é o de Pivot. Usando Focus Sash, Shedinja consegue sobreviver a dois golpes ao invés de apenas um, devido ao seu baixo HP. Máximo Atk e Spd são importantes para infligir o maior dano possível no oponente o mais rápido possível, e os 6 Ev's de HP também são indispensáveis e de extrema importância também, portanto não se esqueça deles (/irony).
Baton Pass é o golpe mais importante do moveset. (Infelizmente, Shedinja só pode aprender este golpe nos jogos da 3ª e 4ª geração, então ele pode acabar sendo difícil de obter nos jogos originais.) Com esse golpe, Shedinja consegue dar scout no time do oponente muito mais fácilmente. Você joga o Shedinja na batalha parando o seu oponente por completo, seu oponente troca de Pokémon enquanto você usa Baton Pass. Seu oponente terá colocado um Pokémon que consegue lidar com Shedinja, porém agora você tem a opção de jogar algo em campo que consiga dizimar este Pokémon. Simples, fácil e prático. Ou então você pode usar Will-o-Wisp, cortando o Atk do Pokémon que irá entrar no campo pela metade.
X-Scissor é o STAB de Shedinja, e serve especialmente para infligir um dano grátis nos Pokémon que entrarem em campo para tentar acabar com ele, como Weavile, Tyranitar, Latios com H.P. Fire, etc. Depois, você também pode usar Shadow Sneak para infligir dano no oponente, golpe este que, além de ser útil por causa de seu priority, também possui STAB, oque significa que o dano infligido será, pelo menos, decente.

Outras Opções
● Swords Dance: Para ser usado no lugar de Baton Pass. Ótimo para aumentar o Atk de Shedinja a níveis destruidores, permitindo com que ele possa infligir altos danos com X-Scissor ou Shadow Sneak.

● Baton Pass + Hone Claws: Além de aumentar o Atk de Shedinja, os boost's recebidos pelo Hone Claws podem ser passados para outro companheiro de equipe através do Baton Pass. (Swords Dance + Baton Pass não é possível de ser obtido no Shedinja).

Companheiros de Equipe
Ok, Shedinja é bom porque ele possui várias imunidades importantes. Porém esse "poder" todo vem com um preço, que é o seu altísssimo 1 de HP. Isso significa que Shedinja irá cair para coisas extremamente simples e, dependendo, em um único turno. O único problema de Shedinja é que ele requer bastante suporte de seu time.
Para começar, as fraquezas de Shedinja são estas: Status (Burn, Poison e Badly Poison), Stealth Rock, Leech Seed, qualquer golpe ofensivo do tipo Fire, Flying, Rock, Ghost ou Dark, dano de clima (Hail, Sandstorm) e dano por contato (Rocky Helmet, Rough Skin, Iron Barbs). Tudo isso deve ser coberto pelos seus companheiros de equipe, caso contrário Shedinja não irá servir para nada.
No OU, M-Sableye é um companheiro perfeito para ele. Com sua habilidade Magic Bounce, M-Sableye pode proteger Shedinja contra Status e Leech Seed, e impede com que o oponente coloque Stealth Rock e Spikes em campo. Além disso, Shedinja possui imunidade contra golpes do tipo Fairy, oque ajuda bastante M-Sableye e melhora a sinergia do time. Depois, Heatran ajuda bastante também, resistindo três das cinco fraquezas de Shedinja.
No UU, Espeon consegue fazer quase a mesma função que M-Sableye, contudo ele compartilha duas fraquezas com Shedinja, oque não é muito bom para a sinergia do time. Você também pode optar por Entry Hazzard Removers como o Crobat e o Tentacruel, e pode utilizar de companheiros do tipo Steel para absorver possíveis Toxic e para resistir golpes do tipo Flying e Rock. O mesmo vale para o RU, NU e PU: Entry Hazzard Removers, Status absorbers, usuários de Magic Bounce (Xatu) e companheiros de tipos específicos podem ajudar.

Checks e Counters
Existem muitas formas de lidar com Shedinja, e derrotá-lo não deve ser nenhum problema. Primeiramente, a forma mais fácil e viável é colocando Stealth Rock em campo. Contudo você não deve se limitar a isso e deve pensar mais a frente, possuindo formas de lidar contra Deffoger's, RapidSpinner's e usuários de Magic Bounce do time do Shedinja.
Induzir status que inflijam dano no Shedinja, como Burn, Poison e Badly Poison, é uma boa forma de lidar com ele. Alguns bons Pokémon que consigam induzir esses status são WoW M-Charizard-X, Heatran, Gliscor (OU), Fletchlinder e Sigilyph (RU). Todos eles não são afetados pelo Will-o-Wisp de Shedinja, enquanto que conseguem induzir status facilmente. Hippowdon, Tyranitar (OU), Abomasnow (RU) e Aurorus (NU) também conseguem derrotar facilmente Shedinja através de suas habilidades que induzem um clima que inflija dano a cada turno (Sandstorm e Hail).

Revisão: Diego

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar