logo

Pokémothim

Análise: Pangoro


E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, vindo diretamente da fauna chinesa, o Pokémon panda, Pangoro! Vamos conferir?

 Pangoro


Fighting Dark
BorderLine2

Habilidades

Iron Fist: O poder de golpes baseados em socos aumenta em 20%.

Mold Breaker: Este Pokémon não é afetado pela habilidade do oponente.

Scrappy (Hidden Ability): Este Pokémon pode desferir golpes do tipo Normal ou Fighting em Pokémon do tipo Ghost.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Psychic
Dark
Rock Ghost
x1Normal Fire Water Electric Grass Ice Bug Poison Ground Dragon Steel
x2Fighting Flying
x4Fairy

Overview
O Pokémon panda introduzido na 6ª geração é o favorito de muitos. Pangoro possui um design bem maneiro, meio maligno e que já impõe poder ao sair da Pokébola. Essa imposição não é apenas uma amostra, já que ele vem acompanhado com um alto Atk, além de um bom HP para aumentar sua resistência. Infelizmente, ele possui uma Spd medíocre, e suas defesas não possuem uma boa sinergia com o seu bom HP. Contudo, por causa de seu alto Atk, ótimo movepool e três habilidades úteis, treinadores que estejam enfrentando Pangoro definitivamente não devem ser descuidados.

Movesets
- Panda Power -
● Superpower | Hammer Arm
● Knock Off
● Gunk Shot
● Ice Punch | Parting Shot
Ability: Iron Fist | Scrappy
Item: Choice Band | Life Orb
Nature: Adamant
Efforts: | 252 Atk | 6 Def | 252 Spd |

No primeiro set, temos um baseado em poder puro. Como todos os outros set de extrema ofensiva, Atk e Spd no máximo são mandatórios. Nas habilidades, Iron Fist é uma boa opção para aumentar o poder de certos golpes desse moveset, porém Scrappy é a habilidade mais recomendada no OU para evitar ser parado pelo dominante M-Sableye. Finalmente, Choice Band é o item preferido aqui, já que o objetivo é simplesmente destruir tudo no caminho o mais rápido possível, porém Life Orb é outra boa opção caso você goste de alternar entre os golpes.
Superpower entra no moveset com STAB do tipo Fighting. Seu alto BP ajuda Pangoro a cumprir a sua função, que é destruir tudo. Hammer Arm é uma outra boa opção caso você não goste da queda de Atk e Def que Superpower causa, porém o BP é ligeiramente menor e a accuracy pode lhe deixar na mão algumas vezes. Knock Off é o STAB mandatório do tipo Dark, que inflige dano enquanto retira o item de seu oponente.
Gunk Shot, além de poderoso, ajuda Pangoro a lidar com oponentes do tipo Fairy, que seriam um problema enorme para ele. Ice Punch pega Landorus-T e Gliscor num switch, e isso pode ser extremamente útil já que ambos conseguem parar Pokémon fisicamente ofensivos. Você pode optar por usar Parting Shot também, que diminui o Atk e Sp.Atk do oponente enquanto exerce um scout, e este golpe impede com que Pangoro seja um peso morto contra times ofensivos.
 
- Kung-Fu Panda -
● Swords Dance
● Drain Punch
● Knock Off
● Gunk Shot
Ability: Iron Fist | Mold Breaker | Scrappy
Item: Leftovers | Lum Berry
Nature: Adamant
Efforts: | 252 HP | 252 Atk | 6 Def |

Outro moveset viável para Pangoro é o de set-up. Nos efforts, possuir uma distribuição mais "Tank" é melhor aqui para permitir com que Pangoro possua mais oportunidades de usar seu golpe de set-up. Nos itens, Lum Berry é a mais aconselhável para permitir com que ele possa dar set-up em usuários de Scald, Toxic, T-Wave, entre outros, porém Leftovers também é uma opção para manter o HP. Por fim, nas habilidades, todas são úteis de certa forma aqui: Iron Fist aumenta o poder de certos golpes, Mold Breaker anula possíveis habilidades que trariam problemas para Pangoro e Scrappy permite com que ele consiga ameaçar M-Sableye. Escolha a que mais for conveniente para o seu time.
Swords Dance é o golpe de set-up deste moveset, que eleva o Atk de Pangoro a níveis destruidores. É sempre bom utilizá-lo quando seu oponente for dar switch, porém a distribuição de Ev's permite com que Pangoro possa usar SD até mesmo contra certos golpes comuns do UU e também do OU.
Enquanto Pangoro usa SD, na maioria das vezes ele irá levar algum tipo de dano, e é ai que entra o Drain Punch, seu STAB do tipo Fighting que inflige dano e recupera o HP de Pangoro baseado no dano infligido. Como o Atk de Pangoro vai estar nas alturas, a quantidade de HP recuperado vai ser alto na maioria das vezes. Se você estiver utilizando Iron Fist, esse golpe vai induzir mais dano e, consequentemente, Pangoro recuperará ainda mais HP.
Knock Off continua como STAB do tipo Dark para Pangoro, infligindo dano enquanto retira o item do oponente. Finalmente, Gunk Shot serve para lidar com oponentes do tipo Fairy, além de ser um golpe bem poderoso.

Outras Opções
● Poison Jab: Bom para ser usado no lugar de Gunk Shot por causa de sua accuracy perfeita, porém o BP baixo pode te deixar na mão algumas vezes.

● Bulk Up: Pode ser usado no lugar de Swords Dance no moveset Tank para aumentar o Atk e a Def de Pangoro, aumentando sua durabilidade na batalha, porém o Atk +2 é a melhor opção na maioria das vezes.

● Earthquake: Boa opção para lidar contra oponentes do tipo Poison que resistem os STAB's do tipo Fighting de Pangoro.

● Stone Edge: Outra boa opção para Coverage, porém para oponentes do tipo Flying.

Companheiros de Equipe
Possuir um Pokémon para lidar contra as fraquezas de Pangoro já é um ótimo começo para montar uma equipe com boa sinergia para o panda, lhe dando a oportunidade de dar switch-out com mais facilidade. Montando um core mais defensivo, Pangoro combina muito bem com companheiros do tipo Steel, como Forretress (UU), Jirachi, Ferrothorn e Heatran (OU). Já num core ofensivo, Pangoro combina bem com M-Aerodactyl (UU) e com Gengar e M-Metagross (OU). M-Aerodactyl consegue dar conta de oponentes do tipo Flying e Fighting, oque é muito bom. Gengar e M-Metagross possuem uma ótima sinergia com Pangoro, já que o Panda dá conta de oponentes com Pursuit que são um problema para os dois, enquanto que eles conseguem assustar oponentes do tipo Fairy.
Caso você esteja utilizando o Pangoro com Parting Shot, fazer um core de Pivot não é uma má ideia. Rotom-W e Landorus-T são ótimas opções, e ambos conseguem lidar com oponentes do tipo Flying como Talonflame e Tornadus-T. Pangoro com PS também pode funcionar como um ótimo support para Sweeper's como DD Feraligatr (UU), DD M-Charizard-X e DD Altaria (OU), diminuido os stats ofensivos do oponente e permitindo com que o sweeper possa dar set-up enquanto que o oponente é "obrigado" a dar switch-out.

Checks e Counters
Embora a ofensiva de Pangoro seja algo que mereça respeito, o Pokémon panda sofre muito contra outros times ofensivos. Weavile (OU), por exemplo, consegue um OHKO com Low Kick após Stealth Rocks, e M-Aerodactyl, um dos melhores megas do UU, consegue um limpo OHKO com Aerial Ace. Portanto todos os Pokémon ofensivos rápidos (e viáveis) que conseguem infligir dano super efetivo são considerado checks.
Pangoro também sofre contra certos Pokémon defensivos. Alguns exemplos são Landorus-T, Gliscor, Skarmory (OU) e Gligar (UU). Contudo, Ice Punch consegue infligir um bom dano em alguns deles.
Por fim, porém não menos importante, oponentes do tipo Fairy são um grande problema já que eles resistem ambos STAB's de Pangoro. Alguns exemplos são M-Gardevoir, M-Altaria, Azumarill (OU), Whimsicott e Florges (UU), embora todos recebem um alto dano de Gunk Shot. Contudo eles devem ser citados, já que a accuracy de Gunk Shot nem sempre vai simpatizar contigo.

Revisão: Diego

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.

----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar