logo

Pokémothim

Análise: Xerneas


Olá, lindos e lindas. Tudo bem? Depois de uma grande especulação que houve sobre o tipo Fairy, a Mothim traz a vocês a criaturinha que é um dos principais (se não o principal) representante deste tipo. O cervo Xerneas, que traz vida aos lugares outrora desolados. Venha conosco conferir uma análise deste Pokémon!  

 Xerneas


Fairy
UBER

Habilidades

Fairy Aura :  Aumenta a força de ataques do tipo Fairy em 33,3%.

Base Stats

Valores correspondentes ao Lvl. 100

Tabela de dano

x0Dragon
--/--
Dark Fighting Bug
x1 Ice Psychic Fairy Water Ground Normal Electric Flying Grass Fire Ghost Rock
x2Poison Steel
x4--/--

Overview
Xerneas é encontrado facilmente em competições que permitam Pokémon UBER. E porquê ele é tão utilizado assim em tais competições? Bom, primeiramente, seus stats são bem distribuídos, permitindo que este possa assumir tanto posições de sweeper, sp. sweeper ou tanker, ou ainda tudo junto. Geomancy permite que Xerneas receba um boost surpreendente de dois níveis em sp. atk, sp. def e speed, tornando-o, no tempo de um turno, uma grande máquina de destruição.
Seu arsenal conta com ataques muito interessantes, como Moonblast, Focus Blast, Thunderbolt e outros moves bastante potentes, que auxiliam a dominar as batalhas. Suas fraquezas, Steel e Poison, podem ser contornados ao por um HP Ground, efetivo contra ambos os tipos. Por tais motivos, é considerado por muitos como o pokémon Fairy mais versátil dentre todos. Além disso, é imune a ataques do tipo Dragon, e, não é necessário que Xerneas caregue consigo um Life Orb, visto que seu poder já é batante alto, e uma diminuição de HP não seria lá muito bem vinda.  

Movesets
- Fada assassina -
● Geomancy
● Moonblast
● Thunder/Thunderbolt/Aromatherapy
●  Focus Blast/ Hidden Power Ground
Ability: Fairy Aura
Item: Power Herb
Nature: Modest
Efforts: | 252 HP | 252 Sp. Attack | 4 Speed |

Inicialmente, Geomancy é considerado por muitos players como algo desleal em uma partida. O boost de 2 níveis em sp. atk, sp. def e speed ocorreria naturalmente em um segundo turno, mas passa a ocorrer no primeiro devido à utilização de Power Herb.
Moonblast já é poderoso, e, associado ao ganho por STAB, Geomancy e Fairy Aura, transforma Xerneas numa máquina mortífera. Thunder ou Thunderbolt ajudam no ataque, enquanto Aromatherapy ajuda na cura de status, visto que nosso cervo é totalmente vulnerável a paralyzis, poison e burn. Por fim, Focus Blast, apesar de não muito preciso, serve como counter para Steel Type, e HP Ground serve tanto para Steel Type como para Poison Type.
A nature melhor é Modest, pois, após Geomancy, sua speed já vai estar suficientemente alta para combater (quase) todos os Pokémon, e o foco maior é o poder de fogo. Os IVs contribuem para maior resistência e poder de nossa fada.

Outras Opções
Rest + Sleep Talk + Calm Mind:  Se Xerneas está com alguma mudança de status, e/ou seu HP está lá embaixo, eis a solução para se recuperar, enquanto utiliza diversos Moonblast a cada turno, podendo aumentar seus stats utilizando Calm Mind, eventualmente.
Psychic:  Serve como counter aos tipo Poison, podendo evitar alguma catástrofe.
Flash Cannon:  Alternativo para o combate a outros Pokémon do tipo Fairy.
Megahorn:  Não as pode causar um belo estrago em criaturinhas com alta sp. def e baixa def.


Companheiros de Equipe
Primal Groudon é capaz de combater eficientemente, com exceção a Lugia, quaisquer ameaças significativas a Xerneas, tornando-o um bom parceiro ofensivo. Arceus + Earth Plate Extreme Killer consegue efeitos semelhantes, além de ser imune a Thunder Wave. Arceus Ghost Extreme Killer também consegue desempenhar papel importante, pois enquanto nosso cervo combate Yveltal, Arceus Ghost é imune a Extreme Speed e Fake Out, podendo quebrar vários predadores de Xerneas com Will-O-Wisp e/ou Judgement. Mega Salamence, por sua vez, é capaz de ameaçar Primal Groudon e Ho-Oh, que são dois dos counters mais comuns para Geomancy Xerneas, e também tem um bom desempenho contra Arceus Extreme Killer.
Mega Gengar pode ser usado para eliminar oponentes da nossa fada, ou pelo menos forçá-los a sofrer com Destino Bond, tornando muito mais fácil para Xerneas o serviço sweeper posterior. Darkrai pode desmoronar o pilar defensivo de uma equipe adversária, pois é um Pokemon que dificulta uma switch em batalha, tornando mais fácil para Xerneas para detonar o inimigo. Mega-Mewtwo gosta da capacidade do Xerneas para derrubar Yveltal e, em retribuição, pode quebrar defesas efetivas a Xerneas. Zekrom + Life Orb auxilia no combate a Ho-Oh, e pode derrubar Klefki e Primal Groudon com Bolt Strike e Draco Meteor, respectivamente. Giratina-Origin Forme aprecia o poder de Xerneas , e pode lidar com Primal Groudon, enquanto oferece imunidade a Fake Out e Extreme Speed. Por último, aliados com Entry Hazards dificultam uma fácil entrada de oponentes, garantindo um Geomancy Xerneas com capacidade sweeper relevantemente maior. Stealth Rock pode garantir o KO em Lugia e Ho-Oh, enquanto Spikes pode quebrar Primal Groudon e Steel-Types.

Checks e Counters
Pokémon dos tipos Fire, Steel e Poison representam uma ameaça significativa a Xerneas, visto que resistem aos seus STABs e, no caso de Poison e Steel, são capazes de revidar significativamente, podendo causar danos significativos. Klefki pode ser uma ameaça considerável, visto que Thunder Wave + Prankster é uma combinação que acabar com o boost em speed que Xerneas ganha ao utilizar Geomancy. Além disso, Ferrothorn pode utilizar um Gyro Ball poderosíssimo, capaz de acabar com nossa fadinha. Outros podem utilizar Iron Head. Blissey também pode dar trabalho, visto que pode utilizar Toxic e resistir a alguns ataques de Xerneas, e, em caso de perigo, utilizar Soft Boiled.
Ho-Oh resiste ao STAB de Xerneas, e, se treinados os EVs adequadamente, sobrevive a dois Thunder do cervo, o que lhe permite revidar com Sacred Fire e Brave Bird. Lugia, com Multiscale, pode resistir ao poder de Xerneas, permitindo-lhe aumentar seus stats, dando-lhe uma certa vantagem em batalha. Mega Gengar, com sua habilidade Shadow Tag e utilizando Sludge Bomb, causa danos relevantíssimos a Xerneas, e impede-o que seja retirado de campo para questões de segurança.
Além disso, o principal "problema" (se é que assim pode ser chamado) de Xerneas é o fato de este não ter acesso a moves com priority, fazendo com que este tenha desvantagem a tal. Extreme Speed, Bullet Punch, Fake Out, Shadow Sneak e Talonflame + Brave Bird + Choice Band são exemplos de como Xerneas pode sofrer com ataques significativos, sem possibilidade de atacar antes destes.

Quer dar alguma sugestão de análise? Clique aqui e escreva o nome do Pokémon que você deseja!
Não entendeu alguma gíria ou abreviação da análise? Aprenda o significado clicando aqui.


----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Sobre Go go Luh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar