logo

Pokémothim

Crítica: O anime de Pokémon Sun e Moon




Depois de um conturbado final da saga XY, Pokémon Sun e Moon resolveu apostar em uma pegada nova para o enredo das aventuras do garoto da cidade de Pallet. Entretanto, foi recebido com inúmeras críticas negativas e apedrejamentos por parte da comunidade Pokémon. E com razão, a última vez que houve uma mudança tão brusca no anime foi para pior. (vide Pokémon BW)

Eu já escrevi aqui sobre minha opinião em relação ao anime de Pokémon. Se você ainda não leu, da uma lida, me xingue um pouco, depois volte aqui. Pode ser que esse texto seja complementar. 

Resumidamente, o anime de Pokémon sofre desde sempre de histórias repetitivas, um personagem (Ash) que sofre com uma perda de personalidade cada vez maior, se tornando um robô, um universo que foi cada vez mais se distanciando do dos games e é claro a falta de roteiros empáticos com seu público. 

Embora Pokémon XY tenha sido considerado pelo seu público uma saga boa, ele sofreu dos mesmos problemas que seus antecessores. Por exemplo, o Greninja do Ash foi mais bem desenvolvido na saga do que o próprio Ash. Mas a animação excelente e um roteiro atípico com bons antagonistas e uma fusão com o OVA Mega Evolution, tornou essa saga memorável. Eu gosto muito de comparar com a saga DP, pois elas tem diversas semelhanças e ambas foram boas. Mas no geral, o anime vinha se desgastando e se desgastando, perdendo cada vez mais público.

E com o final terrível de Pokémon XYZ, fomos apresentados a nova saga de Pokémon, se passando no arquipélago de Alola. Não demorou para uma onda de ódio tomar conta da internet, temendo a mudança brusca do traço artístico da série. E realmente, de início as animações pareciam bem ruins, mas não se diferem muito das animações do Pokémon Generations. (Spin-off que vai ao ar toda sexta na internet) 

Para começar de fato essa crítica, vamos falar do plano de fundo. Agora Ash não está mais viajando pela região, como nas gerações anteriores. Ele fica estático na ilha de Melemele, (pelo menos por agora) morando com professor Kukui e indo para a escola. Lá ele estuda com Mallow, Sophocles, Kiwae, Lana e Lillie. O diretor da escola é o primo do professor Oak e o professor... bem é o Kukui. Surpreso por ver um professor do mundo Pokémon finalmente efetivando sua carreira? É eu também. Sobre essa mudança, acreditem se quiser ela funciona muito bem. Foi uma forma muito boa de se aproximar do público, ainda que só uma parcela dele. Aquelas crianças que vão para a escola e encontram seus amigos para jogar Pokémon se sentem representadas. Eu mesmo, quando era criança me perguntava como seria uma aventura do Ash numa espécie de escola. O mais próximo que chegamos disso foram aqueles episódios em DP do acampamento Pokémon. Essa pegada do anime combinou muito com os jogos. No meu texto anterior, que citei acima, eu comentei como queria uma pegada diferente no anime que não fosse mais sair por ai, tentando ser o melhor e vencer a liga. Parece que fui ouvido. Os jogos em si, não são sobre isso, são sobre um aprendizado e rito de passagem. 

Os personagens estão um pouco inferiores aos das sagas anteriores, que já não eram muita coisa. Mas eles cumprem seu papel, sendo uma espécie de esteriótipos que funcionam para qualquer sala de aula. Temos a menina tímida, (Lillie) temos o nerd, (Sophocles) temos o cara que repetiu a oitava série 20 vezes responsável da turma, (Kiwae) e por ai vai...  

No quesito animação, não preciso dizer que está próximo da perfeição. Mas a animação está funcionando muito bem. Ela é pouco detalhada, mas precisa e o visual combinou. Eu não sei se a animação foi por pura tentativa de poupar dinheiro, ou se é para encaixar mais no visual cartunesco que a série vem buscando nessa temporada. Vale lembrar que aqueles efeitos bizonhos em CG dos ataques dos monstrinhos foram substituídos pelas boas animações que tinham antes da série DP. Segue a comparação abaixo, do episódio 777, onde o Ash tem alguns flashbacks de seu Charmander. O estilo de animação para os ataques agora voltou a animação antiga. Por exemplo, a cauda de ferro do Pikachu não fica mais metalizada, mas volta a brilhar em branco. Eu achei isso muito bem-vindo. 


Por fim, minha ressalva para essa saga é o desenrolar da trama. Aparentemente a historia está muito lenta, em quase 10 episódios só tivemos a introdução da equipe skull e um telefonema suspeito do professor Kukui. A maioria dos episódios são meio vagos, o que eu pessoalmente gosto, mas não em excesso. Fico me perguntando como eles irão desenvolver a trama da Aether Foundation, da Lillie, do Gladion e das famigeradas Ultra Beasts. 

E é isso. Mudou minha opinião do último texto? Não. O anime mudou para um rumo diferente, mas mesmo assim ainda comete os mesmos erros. Para mim Ash já deu o que tinha para dar como personagem, não existe mais onde desenvolve-lo e nem roteiros para criar em cima disso. Mas o rumo que seguiram ao menos foi melhor. Quem sabe uma série nessa fórmula, investindo em uma proximidade maior do público com um personagem diferente e historia mais elaborada, não trouxesse de volta a audiência que o anime vem perdendo ao longo dos anos? Eu vou continuar acompanhando essa saga para ver aonde isso vai terminar. 

Eu abro agora o espaço para você leitor dar sua opinião. Você está gostando dessa saga? Comentem!

Sobre Julius_Blaze

28 comentários:

  1. Acho bem difícil de analisar. Fica evidente que a intenção não é agradar os fãs antigos e sim sempre conseguir novos (e quanto menores melhor). O problema é que como a franquia já tem vinte anos (e boa parte dos fãs perto dos trinta ou mais) eles acabam soltando um "generations" ou até o "chronicles" para agradar um pouco mais esse público. Mas é fato que o anime de Pokemon NUNCA vai ser adulto, nem vai abordar alguns dos temas mais complexos. Quem não se lembra de Johto, onde o segredo da Torre de Rádio passa batido ou o mesmo com a equipe Rocket em Kanto? Enfim... Acho que quem decide acompanhar o anime tem que botar essa "esperança" de lado, voltar no tempo 20 anos e curtir sem se importar com essas coisas. Sempre vai ser direcionado para crianças. E depois, sempre teremos os jogos para ver a história boa de verdade e sem Ash!

    ResponderExcluir
  2. Sério que você se perguntava como seria uma aventura do Ash numa escola? Bom... Se você é do meu tempo (Anos 90) ou pra trás deve ter pego a noção de que é muito comum pessoas odiarem escola e isso era muito comum em desenhos animados da época. Hoje em dia animações são usadas pra incentivar as crianças a "gostarem" mais do ambiente escolar e particularmente............ É uma merda. Vide coisas como Reboot do Max Steel, até mesmo uma franquia sobre um agente militar vira história de um jovem na escola e esse não é o único caso, o novo desenho do Mega Man vai pro mesmo caminho.

    É a onda do politicamente correto, mas as vezes... Isso mais estraga a história do que melhora. Lembro-me que nos anos 90 era comum protagonistas serem órfãos pois os pais provavelmente limitariam o desenvolvimento do personagem, afinal, pais de verdade não deixam seus filhos saindo por ai e arriscando a vida, isso seria um grande atraso no roteiro. Basicamente... Escolas e professores são a mesma coisa. Eles impõe limites ao protagonista que pode atrapalhar diversas vezes, frustrar o telespectador. Realisticamente eles só estão fazendo seu trabalho, é normal professores tomarem conta dos alunos e escolas terem "regras"... Mas não é algo que ajuda muito num roteiro principalmente de ação e aventura. Funciona muito mais num Slice of Life.

    Tendo isso em conta, não é uma ideia segura para mudança em Pokémon. Pelo menos não numa franquia onde prioritariamente se foca em aventura e ficar preso numa escola não é uma aventura (Começo de Pokémon Ranger Shadows of Almia ou Super Mystery Dungeon que o diga, aquilo é um porre).

    Mas isso na questão da escola, ponto. Agora, essa temporada tem MUITO potencial no quesito comédia e pode vir com coisas boas ao invés das mesmas coisas pastelonas de sempre que repetem todo santo episódio. E sobre o anime ser repetitivo, concordo, mas isso já é coisa velha, todos já sabem que ele é repetido a anos.

    ResponderExcluir
  3. O foda é que existem outras franquias que tem o mesmo público mas usam formas muito mais efetivas e que agradam um maior numero de pessoas. Não vou dizer Digimon pois ele esfriou muito nos últimos anos, mas Yugioh e Beyblade são exemplos.


    Ao invés de ser algo absurdamente infantil como o anime de Pokémon, é algo que não chega a ser um Shounen mas que contem momentos mais sérios e não tem medo de por algumas cenas fortes numa situação aqui e ali. Além da ação ser verdadeira, convenhamos... Ash DIFICILMENTE salva o mundo de uma equipe vilã, é sempre algum "terceiro" que da um jeito. Quando a coisa esquenta o Ash é mais telespectador do que herói.


    Mudar de protagonista, todo o clima da história seria algo melhor sim. O problema é que o público é apegado demais a Ash e Pikachu. E a empresa não faz NADA pra mudar e renovar a situação. É óbvio que Pokémon Origins teve menos audiência que o anime do Ash, as crianças conhecem o Ash e não o Red, estão acostumadas a Ash e Pikachu... Mas o cenário não vai mudar enquanto algo não for feito.


    Se ao invés de Origins ser só um especial de poucos episódios, fosse um anime inteiro e talvez transmitido paralelamente ao anime do Ash, eventualmente poderiam deixar o Ash de lado. Quando já tivessem se acostumado. Não sei do que eles tem medo... Digimon eventualmente teve que deixar o Tai ir. Yugioh eventualmente teve que deixar Yugi ir... Existiu choro? Existiu, mas as pessoas aprenderam a se acostumar.


    Quando a adaptação chula do anime... Devo lembrar que eles mudaram completamente o background de Bianca e o pai dela para algo mais "light"? Devo lembrar que o filme do Kyurem eles várias vezes falam que ele é o Pokémon mais cruel mas NÃO explicam o porque? (Ele se alimenta de humanos a noite... Mas duvido o anime ter coragem de dizer isso).

    ResponderExcluir
  4. Anderson Muniz22/12/2016, 15:35

    Adaptação chula é o meu medo no momento... no episódio de ontem mostrou uma foto de Lusamine e Gladion, então vão aparecer no anime algum dia. Já sabemos que a história será diferente porque a Lillie já começou diferente, mas será que vai ter alguma adaptação interessante ou será totalmente cagada?

    ResponderExcluir
  5. Definitivamente a história de Lusamine não será tão "dark" quanto nos games. Provavelmente vai ser algo muito mais simples e talvez até Mohn volte para a família para dar um final mais feliz no anime.

    ResponderExcluir
  6. Só digo uma coisa...

    Crítica:
    Mudar a animação, o personagem, a história, o rumo, é uma coisa difícil de aceitar, eu vi alguns episódios e eu já me enjoei do anime e olha que sou um fanático por pokemon mais tudo tem sua exceção, além disso na minha opinião até a primeira temporada estava melhor !

    Desabafo:
    Para min sempre foi difícil ver os amigos do ash partindo e ele começando uma nova jornada, e as aberturas antigas me deixam com nostalgia quando eu ouso elas.

    Extra crítica abafada:
    Sinceramente, na minha opinião estragaram o pokemon (Até rimo e.e)
    Enfim, eu estou muito incomodado com isso... mesmo que era repetitivo eu gostava de pokemon por causa do rumo da história e as aventuras, agora eles vem colocar o personagem principal com uma cara de quem acabou de beber, na minha opinião ele me parece um idiota completo agora... o legal que isso muda "do nada"

    Minhas reações:

    Pokemon XY e XYZ: Quando eu vi essas temporadas eu fiquei com o coração a mil, quem imaginária que eles inventariariam a Mega evolução, além dos movimentos dos pokémons e também a animação de tudo.

    Pokemon Sun e moon: Estragaram tudo que eu gostava no pokemon, eles mudaram o ritmo que ficou durante anos, isso é inexplicável... eu só espero que essa crise seja passageira.

    ResponderExcluir
  7. Victor Vieira24/05/2017, 01:04

    Na minha opinião eu achei o pokemon sun e moon uma bosta desde o primeiro episódio. As versões anteriores podem ser repetitivas, mas tinham ação e aventura. Agora quase todos os episódios são só enrolação mal tem história, até agora não teve nenhuma batalha boa e o Ash ficou mais criança do que nunca. Toda vez que assisto a um episódio de pokemon sun e moon eu só consigo sentir saudades do pokemon XYZ, que na minha opinião foi a melhor temporada de pokemon. Eu espero que a pokemon company esteja usado o pokemon Generations para criar um spin-off de pokemon para os fãs mais antigos de pokemon.

    ResponderExcluir
  8. Marcio Oliveira09/08/2017, 20:08

    A pergunta que não quer calar por que o ash não fica velho ?
    Daria para fazer novos eps focando nisso todo mundo que vê pokémon ficou mais velho e o ash tá na mesma isso pode ser um dos motivos da perda de aldiencia , e nas sagas novas ele nem se lembra dos pokémons que tem ou já vio isso desanima muito quem vê o desenho dês de antes . Era para ele ter pelo menos uns 16 a 18 anos e ter discernimento. Tem ep que o cara é mó cone ultrapassando todas as escalas de cone.
    Bom é isso que eu penso.

    ResponderExcluir
  9. Vinicius Dragneel09/10/2017, 01:20

    Examente o msm cmg

    ResponderExcluir
  10. Vinicius Dragneel09/10/2017, 01:25

    Exatamente , concordo com tudo o q disse

    ResponderExcluir
  11. Luan Labanca11/10/2017, 13:35

    Acabaram com o pokémon. As melhores temporadas foram DP e XY. AS primeiras também foram ótimas. A sensação de aventura do Ash com o Brock e a Misty em Kanto, depois em Johto, Hoen e aí vai. Foram ótimas, ainda mais dubladas, e para mim a melhor dói DP, onde o Ash esteve mais maduro e teve os pokémons mais tops e um rival pé de guerra. Agora BW ficou bastante fraco, depois veio XY e XYZ com uma boa qualidade e ação e aventura nas alturas nos episódios. Mas agora essa nova temporada, me dá até repúdio de saber que isso é pokémon. Acabaram com o personagem, esse traços horríveis Pra mim parece que eles fizeram essa temporada para crianças de 5 anos que não sabem o que é ainda uma boa qualidade. Esqueceram que o grande público de pokémon vem dos anos 90, somos nós que temos mais de 20 anos, considerando que existe um público mais jovem, mas a grande massa que eu conheço tem mais de 20 anos como eu.

    ResponderExcluir
  12. Lizandra rocha da silva06/11/2017, 22:37

    Ou 18.
    Achei horrivel tambem essa nova temporada na minha opinião eles teriam que refazer desde o inicio.

    ResponderExcluir
  13. Eu já tentei assistir; mas não consigo . esta nova temporada parece criado PR o público que gosta de assistir galinha pintadinha.

    ResponderExcluir
  14. Estão acabando com este anime maravilhoso q é pokémon.

    ResponderExcluir
  15. Magda Aparecida17/04/2018, 21:57

    Quando vi a imagem do Ash da série Sun e Moon, percebi que não iria gosta da aparência, mais quando vi um pequeno trecho da história, compreendi que iria odiar.
    Eles fizeram pouco caso do Satoshi, acho que eles deveria fazer dele com mais idade, Satoshi tem muito a dar, e muito a crescer, assim como os viroes que também podem desenvolver. Satoshi nem ao menos realizou o sonho dele, e não acho que em Sun Moon, ele irá realizar.
    Pelo menos tenho certeza de uma coisa.
    Não pretendo ver Sun Moon, apesar de querer mais do final de XY e z, achei bem gratificante a batalhas. Quase não consegui respirar de tanta empolgação.

    ResponderExcluir
  16. desconhecido28/06/2018, 16:21

    é um lixo mudaram o dublador nao gostei os pokemons sao estranhos mais do que o normal cade a mae do ash no anime e o que aconteceu com professor carvalho e o brok e a misty ou o trace? a aparencia do ash e do desenho e uma droga e nao tem sentido nenhum no desenho nem a equipe rocket nao perdoaram mudaram tudo pra pior as sagas que mais gostei foi a kanto e a johto. de resto lixo.

    ResponderExcluir
  17. jackson sousa06/11/2018, 00:10

    Simplesmente amei Sun and moon, trouxe uma nova visão, novos traços, achei ótimooooo, tenho 25 anoa, vejo pokémon desde que passava na redetv. Anime ótimo, amei a suiren, mao, kaki, mamane e a lilie, a ligação deles com os seus companheiros. E simples amei os traços , mas antes de mais nada, a história. Antes de criticarem os tracos, um dos pontos mais fortes é o enredo. Segundo que o ash supostamente não irá crescer (justamente o que eu quero). Enfim, nada do que reclamar dessa temporada, até a nova visão dos viloes e da equipe rocket eu amei.

    ResponderExcluir
  18. Iuri Matias Oliveira Schreiner06/12/2018, 23:26

    Pokemon Sun and Moon é simplesmente um desrespeito aos primeiros fãs! Repaginar tudo, mudar dubladores e transformar em uma história infantil vai mais perder público que ganhar! Deveriam desenvolver o ash, transforma-lo no Mestre Pokémon e desenvolver um novo grupo protagonista. Claro, o ash poderia aparecer como participante de uma elite dos 4, professor de uma escola... talvez até uma pegada mais heroica como cavaleiro dos zodiacos versão Pokémon (já que estamos abordando até fendas dimensionais ). Uma coisa é certa, tem que amadurecer para ganhar o respeito do público novamente.

    ResponderExcluir
  19. Iuri Matias Oliveira Schreiner06/12/2018, 23:27

    O ponto positivo é a exploração de mais personagens com diferentes personalidades.

    ResponderExcluir
  20. eu acho que o anime tinha que se basear em animes que fazem continuidade. ( o ash no caso crescer e ir amadurecendo) ate se tornar um exemplo de treinador. mas cada temporada que passa fica mais infantil

    ResponderExcluir
  21. o foco da empresa é justamente isso kkk

    ResponderExcluir
  22. Marcos Arruda06/01/2019, 03:36

    Pra mim o melhor final para o Ash é Capturar Solgaleo e ganhar a liga. Ai parte para outro protagonista!

    ResponderExcluir
  23. Mauro Oliveira26/01/2019, 22:28

    Já a 20 anos e desde que lembro que existo que sempre vi o anime pokemon , meu primeiro jogo do game boy foi pokemón , acompanhei todas temporadas desde pequeno e tenho as minhas favoritas , quando o anime chegou a XYZ já se via que o Ash já não era infantil como antes e Foi a estreia da mega evolução o que marcou essa saga e também o poder único que rivalizava com a mega evolução , que era a transformação satoshi-Greeninja , graças a esse poder pela primeira vez o Satoshi chegou a final , e quando deu o fim da temporada achei que fossem fazer algo diferente como Fazendo com que o Ash aparecesse ligeiramente mais adulto e mostrando história do quanto treinou depois que a kalos league terminou e talvez recorer a pokemons antigos para formar uma elite para vencer a próxima liga como Pikachu , Charizard , Greeninja , Infernape , Glalie e durante a jornada que encontrasse um tão forte quanto os 5 que mencionei , pois o público de pokemon vem acompanhaando já a 20 anos e episódios mais adultos seria bom ao invés de Sol e Lua que são uma autêntica merda , meu irmão de 7 anos acompanhou XYZ e recusa-se a ver Sol e Lua

    ResponderExcluir
  24. Kleber Nascimento05/02/2020, 18:20

    Cara sinceramente, sol e lua n foi satisfatório e até menos q o final de xyz, quebraram uma história inteira, mesmo cada temporada sendo um novo início, minha esperança está em pokémon 2019, pq sol e lua a única questão que me agradou foi ganhar a liga, mesmo achando q e roubado um cara com experiência em várias ligas como o Satoshi, por fim o Pikachu sempre foi o parceiro do Ash pq perder seu golpe especial de 1000000000.......... Volts ? Espero eternamente pelo retorno do greninja mas fico viajando na cara do greninja com esse Ash de sol e lua, ou daquela dancinha regassada do início de pokémon 2019.

    ResponderExcluir
  25. Queria que continuassem com o lema antigo da equipe rocket

    ResponderExcluir
  26. Nerd - Sam 7606/05/2020, 07:33

    Eu realmente achei muito estranho terem feito essas mudancas tao profundas na anime. Sou fanatico e a aconpanho desde 1999 e nunca pensei que veria algo assim. Como fa mais antigo eu me senti totalmente desrespeitado e triste pelo rumo que estao tomando. XYZ ja entrou pecando por apresentar uma dublagem fora do habitual detonando todo o enredo das series ateriores mas nao erraram em tudo com ela. Os conceitos de Mega evolucao e o vinculo de batalha com o Ash-Greninja foi algo que adorei ter visto em XYZ mas realmente o Ash merecia mais. Primeiro que ele e um pessonagem muito vivido dentro da anime e teve coisas que ele deveria saber mas parece que o moldaram para nao se lembrar disso. Ao aproximar de DP a Unova ja e perceptivel isso. Foi algo que nao curti mas e um por menor se considerarnos sua "Nova Face"
    Como puderam fazer isso com ele ? Quando passei de XY para XYZ ja tinha me deparado com a dublagem destoante e fraca mas nada se compara ao rosto e design horrivel que ele recebeu. E uma mudanca tao gritante que contraria totalmente o personagem. Entendo que isso e para alegrar e cativar os novos e pequenos fas da franquia para asfuturas geracoes mais quando eles crescerem, creio eu que vao gostar muito mais das series classicas que estas mais novas que cada vez perde o brilho e o carisma que tinham. Se tudo isso ja e algo banal e exdruchulo de terem feito, Os novos pokemons tambem seguem o mesmo ritmo se tornando bizzarices ao inves de existirem para serem legais melhores trabalhados e divertidos. Eu me pergunto aqui. Onde esta a qualidade e carisma para com eles ? Nem todas sao mas ate quando continuarao a criar bizzarices sem carisma? Voces criaram uma franquia que durara decadas mas com tantas rupturas e erros bobos seja na qualidade de arte do personagem e dos pokemons ou mesmo na dublagem que ja era epica anos ate ter terminado em XYZ. Podem ter certeza que voces vao ter consequencias ruins com essas mudancas e cada vez mais ganharao a ira dos fas por causa disso.
    PC... Reveja seus conceitos antes que seje tarde demais.

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que há muito mais a ser analisado do que a animação. E Pokémon Sol & Lua não apenas aumento a popularidade do anime novamente no Japão, como teve um dos finais mais emotivos, mas entendo a sua opinião. Vai de cada um gostar ou não, só acho que, no final das contas, mesmo que tenha começado realmente bem ruinzinho, a série trouxe mais bônus do que ônus. ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar