logo

Pokémothim

Guia Prático para o Competitivo: Parte 2


E aí galera, tudo bem com vocês? Estamos de volta com mais uma matéria sobre o básico do competitivo que pode auxiliar muito há alguns novatos na área em Pokémon. Se você não viu o artigo da semana passada, confere aqui.
Desta vez traremos um pouco mais sobre as Natures e Funções (ou Classes) dos Pokémon.

Bora iniciar então?

Natures:

As Natures (Naturezas / Índoles) podem alterar os stats, dando boost nestes. Essa Nature não pode ser mudada após a captura, obter por troca ou mesmo chocar um Ovo. Esta será mantida, sem nenhuma possibilidade de alteração. Porém há uma maneira de você aumentar suas chances de capturar aquele Pokémon que você deseja com uma Nature específica: com a habilidade Syncronize, você terá 50% de chances de o Pokémon selvagem vir com a mesma habilidade do Pokémon que possuir Syncronize. Caso seja um lendário e não venha com a habilidade desejada, incentivamos a salvar antes da batalha e se necessário, desligue o seu jogo sem salvar após ver que não veio com a Nature desejada. Também funcionará com aqueles Pokémon do egg move Undiscovered, que forem dados ao player no jogo.

Os stats destacados em vermelho são os que ganham o boost, enquanto os em azul, são os nerfados

Já sabemos que ela pode dar um boost, então vamos adentrar mais nestes aspecto.

Temos 25 Natures diferentes, das quais 5 destas são neutras, ou não realizam alterações nos stats de seu Pokémon; já as outras 20 dão um boost de 10% em um determinado stats, mas nerfa (ou diminui) 10% de algum outro stats. A maneira correta de se escolher uma Nature é por observar seu set e escolher o boost para o stats mais usado em seu set e o nerf no menos usado.

Sabendo estas informações, segue a lista com cada uma das Natures existentes:

# Nature Boost Nerf
1 Hardy Neutra Neutra
2 Lonely Attack Defense
3 Brave Attack Speed
4 Adamant Attack Sp. Attack
5 Naughty Attack Sp. Defense
6 Bold Defense Attack
7 Docile Neutra Neutra
8 Relaxed Defense Speed
9 Impish Defense Sp. Attack
10 Lax Defense Sp. Defense
11 Timid Speed Attack
12 Hasty Speed Defense
13 Serious Neutra Neutra
14 Jolly Speed Sp. Attack
15 Naive Speed Sp. Defense
16 Modest Sp. Attack Attack
17 Mild Sp. Attack Defense
18 Quiet Sp. Attack Speed
19 Bashful Neutra Neutra
20 Rash Sp. Attack Sp. Defense
21 Calm Sp. Defense Attack
22 Gentle Sp. Defense Defense
23 Sassy Sp. Defense Speed
24 Careful Sp. Defense Sp. Attack
25 Quircky Neutra Neutra

Cada Nature afeta também o tipo de sabor preferido do Pokémon e qual ele não gostará, porém trataremos melhor sobre este assunto quando entrarmos em Berries.


Funções/Classes:

Existem muitos papeis que um Pokémon pode exercer durante uma batalha. E muitos Pokémon podem exercer mais de uma função em um time, sendo elas:

Batom Passers são Pokémon que usam o ataque Batom Pass para passar mudanças de stats ou substitute para outros Pokémon do seu time.

Support são Pokémon que dão suporte ao seu time sujando o campo adversário com Entry Hazzards, como Spikes e Stealth Rocks. Existem outros tipos de suporte mais específicos no time, como Hazer e Cleric.

Hazers utilizam os ataques Clear Smog ou Haze para tirar as alterações dos stats.

Phazers também tiram as mudanças de stats, mas de outra maneira: forçando a troca do adversário, com ataques como Roar, Dragon Tail e Whirlwind. Lembrando que não funcionará se o time adversário estiver no último Pokémon sobrevivente.

Spinners utilizam Rapid Spin para se livrar de Entry Hazzards, Leech Seed e ataques que prendem, como Bind, Clamp, Fire Spin e outros. Outra opção é a utilização do ataque Defog, que também se livra de Reflect, Light Screen e Aurora Veil.

Spin Blockers são Pokémon do tipo Fantasma, que impedem que o adversário use Rapid Spin, por ser imune. Outra opção é dar Explosion, evitando que o adversário use Rapid Spin ou Defog, já que não existe alvo.

Walls são Pokémon defensivos que têm alguma de suas defesas maximizada, para aguentar ataques daqueles mais fortes ou dos Sweepers. Alguns tem as duas defesas altas e outros preferem escolher apenas uma das defesas e maximizar, junto do HP. Na maioria das vezes, carregam um ataque que recupere o HP, como Roost, Softboiled, Recover ou outro.

Stallers utilizam dano indireto, como Toxic ou Leech Seed, muitas vezes com Substitute, para permanecer em campo enquanto diminuem a vida do oponente aos poucos. Muitos Walls são considerados Stallers também.

Tanks utilizam tanto a defesa quanto o ataque. São Pokémon que aguentam ataques e contra-atacam. Normalmente utilizam ataques que dão boosts, como Curse, Bulk Up ou Calm Mind. As vezes utilizam um status como Paralisia, queimadura ou envenenamento para auxílio.

CRO / BRO utilizam o combo Calm Mind ou Curse ou Bulk Up, somados aos ataques Rest e Sleep Talk, para permanecer em campo, ganhando boosts e dormindo quando o HP estiver baixo. Normalmente tem as defesas físicas altas e utilizam Calm Mind ou tem defesas especiais altas e utilizam Curse/Bulk Up. O nome significa CRO = Calm Mind, Rest+Talk, Offensive; ou BRO = Bulk Up, Rest+Talk, Offensive.

Sweepers são aqueles que atacam rápido e com força. Normalmente maximizam esses stats, em junção a um moveset com ataques de grande coverage (muitos ataques que são super efetivos à diversos tipos), além de poder e accuracy altos. Alguns Sweepers ganham stats dos Batom Passers, outros ganham boosts por si só. Assim como os Walls, também existem Mixed Sweepers, que utilizam os ataques físicos e especiais no mesmo set.

Clerics e Healers utilizam Heal Bell, Aromatherapy, Wish, Healing Wish ou outros ataques que servirão para curar seu time.

Lure é aquele Pokémon que é esperado ter uma função, mas acaba surpreendendo com uma função diferente. Por exemplo, um Mixed Salamence, um Garchomp com Fire Blast, um Jirachi Mixed e outros.

Enfim, agora que temos essas informações estamos mais perto de montar o time perfeito não é mesmo?
Então fiquem ligados para os próximos passos sobre o Básico do Competitivo.
Até a próxima pessoal.

Matéria feita com a ajuda de Matheus Miranda
Sobre Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar