logo

Pokémothim

Curiosidades Pokémon: Charmander, Charmeleon e Charizard


Oláá treinadores! 

Hoje vamos abordar um dos medalhões da franquia, Charizard e suas pré-evoluções! Charmander e Charmeleon possuem uma referencia e Charizard possui outra, ou seja, todos serão estrelas, porém com referências distintas. 

Caudado Tritão
Charmander e Charmeleon são baseados nos caudados, uma ordem de anfíbios, que compreende as salamandras e os tritões. As principais características desses animais são corpo alongado, patas curtas e uma cauda relativamente longa. Muitos confundem os caudados com os lagartos comuns, que costumamos ver subindo os muros de casa. Porém é bem fácil diferenciar as espécies. O lagarto comum possui escamas, as salamandras não possuem. 

Salamandra
Eles têm a capacidade de regenerar os membros e a cauda se estes forem decepados. A maior concentração de espécie dos caudados acontece no hemisfério norte da América. 

Os caudados possuem uma pele nua e propensa à secura. Por esse motivo preferem zonas mais úmidas, de preferência perto de rios ou lagos. Sua vida começa dentro da água, porém algumas espécies podem migrar para a terra. Algumas espécies mantêm-se aquáticas durante toda a vida, conservando brânquias. 

A maioria dos caudados são animais de pequeno porte. A maior espécie registrada é a salamandra-gigante, natural do continente asiático, que mede 1,50m de comprimento. Os caudados hibernam durante o inverno. 





Falando mais especificamente das salamandras, acredita-se que elas estejam no grupo dos moradores mais antigos do planeta, pois cientistas já encontraram fósseis de 165 milhões de anos. São caçadoras letais, com um ataque rápido eles capturam e devoram suas presas que variam de minhocas até peixes. São predadas por aves, tartarugas, cobras, peixes e outros anfíbios. Por isso, costumam ficar escondidas embaixo de pedras ou plantas. 

Algumas espécies são extremamente venenosas. Geralmente, as salamandras com cores mais impactantes são as venenosas. Essas cores servem para intimidar os predadores, que ficam mais receosos em atacar uma salamandra com tal coloração. Seu veneno queima a pele de pessoas e animais e pode até causar paralisia se entrar na corrente sanguínea. 

As salamandras são seres solitários e produzem um odor que atrai parceiras na época do acasalamento e usam outro tipo de odor para marcar seu território. São animais silenciosos, emitindo som apenas para espantar algum predador. 

Charmander - O Pokémon Lagarto

Obviamente, prefere lugares quentes. Quando chove, diz-se que o vapor brota da ponta da cauda. 

A chama na ponta da cauda faz um som enquanto queima. Você só pode ouvi-lo em lugares quentes. 

A chama de sua cauda mostra a sua força vital. Se for fraco, a chama também será fraca. Se ele estiver saudável, a chama queimará vigorosamente, mesmo que fique um pouco molhada. 

A chama que queima na ponta da cauda é um indicação de suas emoções. O fogo muda quando o Charmander está se divertindo. Se o Pokémon se enfurecer, a chama arderá ferozmente. 

A chama acompanha o Pokémon desde seu nascimento, no momento que a chama se apaga significa que o Pokémon morreu. 

É o Pokémon de número 4, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido como inicial(Red, Blue, Fire Red e Leaf Green).

Charmander possui duas habilidades Blaze e Solar Power(HA).

Charmander evolui para Charmeleon no level 16. 

Confira os status do Charmander:

Charmeleon - O Pokémon Chama

Quando ele balança sua cauda ardente, eleva a temperatura para níveis altíssimos. 

Lutas difíceis excitam o Charmeleon. Quando excitado, pode explodir em chamas azuis. 

É quente por natureza, por isso constantemente procura oponentes. Só fica calmo quando ganha. Na batalha, chicoteia sua cauda de fogo para afugentar o inimigo e o corta com suas garras afiadas. 

Se ele fica agitado durante as batalhas, ele provoca chamas intensas que queimam tudo ao seu redor. 

Charmeleon destrói implacavelmente seus inimigos usando suas garras afiadas. Ele tenta a todo custo derrubar o seu adversário usando sua cauda. Em seguida, arranha o adversário caído com suas garras afiadas. 

Nas montanhas rochosas onde Charmeleon vive, suas caudas ardentes brilham à noite como estrelas. 

É o Pokémon de número 5, na National DexNão pode ser obtido diretamente, precisa evoluir o Charmander.

Charmeleon possui duas habilidades Blaze e Solar Power(HA). 

Charmeleon evolui para Charizard no level 36. 

Confira os status do Charmeleon:

Agora vamos falar sobre o Charizard, um dos Pokémon mais ''fan-favorite'' da franquia. A referência para a criação do Pokémon é um tanto quanto engraçada devido a sua tipagem, mas é a referência mais aceitável para ele. Enfim, o Pokémon é baseado no Dragão Europeu. 


Dragões são criaturas lendárias presentes nas mitologias das mais diversas civilizações. São comumente representados como animais enormes, com aspecto reptiliano, detentores de asas e com hálito de fogo. 

A palavra dragão é originária do termo grego ''drakon'' que é usado para definir grandes serpentes. 

A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos distantes como os asiáticos ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma representação diferente, podendo ser fonte de sabedoria, ou apenas feras destruidoras. 


Os dragões são uma das primeiras manifestações culturais ou mitos criados pela humanidade. 

Acredita-se que o mito do dragão possa ter surgido da observação de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes,surgindo assim o mito do lagarto cuspidor de fogo. 

Por serem enormes é comum que eles apareçam como adversários de heróis mitológicos, de heróis lendários ou deuses, mas esta não é a situação em todos os mitos presentes. É comum também que sejam responsáveis por diversas tarefas míticas, como a sustentação do mundo ou o controle de fenômenos climáticos. 

As mais antigas representações mitológicas de criaturas consideradas como dragões são datadas de aproximadamente 40.000a.C, em pinturas rupestres pré-históricas na Austrália. Em alguns mitos, os dragões eram considerados como deuses, responsáveis pela criação do universo, e eram vistos de forma positiva pelo povo. 

Outro ponto que podemos levar em consideração é que os iniciais de fogo, segundo boatos da comunidade, foram inspirados no calendário chinês, e que a inspiração do Charizard veio no animal dragão que está presente nesse calendário. 

Charizard - O Pokémon Chama
Seu fogo é quente o suficiente para derreter pedras. Conhecido por causar incêndios florestais sem querer. 

Ao causar uma explosão de fogo super quente, a chama vermelha na ponta da cauda queima mais intensamente. 

Quando irritado, a chama na ponta da cauda muda de cor e passa a ter uma coloração azul. 

Respirando chamas intensas e quentes, pode derreter qualquer coisa com o seu bafo de fogo. 

Usa suas asas para voar alto. A temperatura do seu fogo aumenta à medida que ganha experiência na batalha. 

Charizard voa ao redor do céu em busca de adversários poderosos. Não usa seu poderio em Pokémon mais fracos. 

Suas asas permitem que o Pokémon voe em uma altitude de aproximadamente 4600 pés. 

É o Pokémon de número 6, na National DexNão pode ser obtido diretamente, precisa evoluir o Charmeleon. 

Charizard possui duas habilidades Blaze e Solar Power(HA). 

Charizard não protagonizou nenhum filme, porém protagonizou batalhas marcantes e o ''Especial da Mega Evolução''

Charizar vs. Articuno/ Batalha da Fronteira

Mega Charizard X vs. Mega Metagross/ Especial Mega Evolução

Mega Charizard X vs. Ash Greninja/Batalha final da liga

Charizard possui duas mega evoluções. Apenas ele e Mewtwo ostentam esse feito. O Mega Charizard X possui a habilidade Tough Claws. O Mega Charizard Y possui a habilidade Drought. Confira os status:



Esse Pokémon sim é um verdadeiro medalhão da franquia. Que monstro!



Lembrando que o post foi feito com informações coletadas da internet por mim Rodrigo Mantovani. Sobre as mitologias citadas, estas servem apenas para acrescentar ao texto, sem qualquer intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Referencias: Bulbapedia, Portal dos Mitos e Serebii
Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Um comentário:

  1. Alexandre Migloria22/11/2017, 02:48

    Muito bom essa série de artigos sobre curiosidades. Parabéns.

    Só uma sugestão: acho que ficaria legal se complementassem com a origem dos nomes dos pokes (Charizard: Char = carbonizar + lizard =lagarto ). ate

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar