logo

Pokémothim

Incoerências do Ash: Não Evolui os Pokémon!


Olá, Thunders!

Particularmente, fui alguém que cresceu ouvindo críticas ao Ash que não me faziam sentido, apesar de uma parcela considerável dos fãs da franquia as utilizar. Devido a isso, resolvi iniciar uma série de posts para desconstruir alguns argumentos sem nexo.


Vale destacar que se é uma pessoa que já entrou nesse post pronto para criticar negativamente sem nem se dispôr a tentar entender a mensagem, esse não é um conteúdo apropriado para você. Obviamente, a ideia não é mostrar que o personagem é perfeito e que ninguém pode desgostar dele, apenas que determinados argumentos são inconsistentes.


Os Pokémon 


Em Kanto, três dos Pokémon do Ash passaram por essa negação, sendo o primeiro deles: Pikachu, que recusou utilizar a pedra de evolução, em "A Exibição do Choque Elétrico", além de, no episódio "Irmãos da Pesada", o treinador ter demonstrado apoiar o direito de não querer evoluir do seu principal companheiro. Nas demais gerações, vez ou outra foi mencionada essa questão do Elétrico não querer se tornar um Raichu.


Outro caso foi o do Bulbasaur, que forçou a não evolução diante de um evento em que um grupo da sua espécie evoluía, em "O Jardim Misterioso dos Bulbasaur". Aqui, foi possível ver como o Ash estava ansioso para a evolução, e como protegeu o seu parceiro que seria atacado e forçado a mudar de forma. Algo interessante a se notar é que o protagonista disse que seu Pokémon iria evoluir quando quisesse, o que dá a entender que ele apenas não quis naquele momento, mas, no mesmo episódio, quando Misty perguntou se o inicial queria ser um Venusaur para ter seus poderes, ele negou. Por fim, o narrador terminou episódio dizendo "O Bulbasaur do Ash poderá escolher o caminho entre evoluir ou não evoluir", ou seja, ele pode se tornar um Ivysaur, mas essa é mais uma crença do Ash do que o próprio desejo do Pokémon.


Para finalizar KantoSquirtle foi o que mais sútil se tratando de não evoluir. Não foi deixado de forma clara uma justificativa, o que até serve para que muitos acreditem que, caso retorne ao anime, ainda possa evoluir, mas o episódio "A Guerra de Água Pokémon" mostrou uma rivalidade entre ele e um Wartortle, clássica dos outros Pokémon não evoluídos do Ash, para mostrar que não é preciso evoluir para ser tão forte quanto, ou mais do que, a evolução. Outro indício forte é por ser o líder do Esquadrão Squirtle, o que obviamente não o impede de evoluir, mas é um recurso de roteiro que pode o manter na forma base.


Sobre os de Johto, que são os três iniciais, nenhum deles teve um motivo aparente para não evoluir: Bayleef, principalmente quando era Chikorita, e Quilava treinaram bastante, porém, simplesmente não chegaram à última fase; e Totodile, que, apesar de ser mais alívio cômico do que um destaque em lutas, em "Gigantes do Ringue", foi dito por seu treinador que um dia chegaria ser um Feraligatr, ao verem a evolução final do inicial.


Em Hoenn, apenas Corphish não evoluiu, também sem nenhum motivo aparente. Em "Em Cima da Velha Lagoa", até se cria uma rivalidade entre ele e a sua evolução, mas não houve indícios de que queria derrotar Crawdaunt necessariamente sem deixar de ser a forma base. O mesmo houve em Sinnoh, com Buizel, pois possuía rivalidade com um Floatzel, porém, não demonstrou querer ser mais forte sem precisar evoluir, como era o caso do Squirtle e do Bulbasaur. Apenas Gible teve um motivo mais claro para a ausência da evolução, que foi o pouco tempo que passou com o treinador, ainda sendo inexperiente.


Quanto a Unova; Boldore, Oshawott, Palpitoad, Pignite, Scraggy e Snivy não evoluíram mesmo não se mostrando contra a evolução, o que provavelmente aconteceu por o Ash ter muitos Pokémon nessa região e fazer mais trocas para usar todos. Em outras palavras, não treinou o suficiente para que atingissem a forma média ou final. Somente o inicial de água que, no episódio "Coroando o Rei Quera-Concha", mostrou uma rivalidade com um Dewott, mas não de modo a deixar claro que nunca quisesse evoluir.


Por fim, em Alola, teve Torracat, que muitos ainda acreditam na evolução, mas, caso não evolua, não foi por não querer; e Rowlet, o qual foi o primeiro Pokémon, além do Pikachu, ao Ash ter certeza de que não evoluiria, já que engoliu uma Everstone (Pedra da Eternidade) no episódio "Não Deixe Pedra Sobre Pedra". Foi interessante ver como o treinador ficou frustrado com isso e tentou tirar a pedra de lá, antes que aceitasse ser do agrado da corujinha.


Conclusão


Sendo assim, o argumento "Ash não evolui os seus Pokémon" é inválido, visto que é usado como se partisse dele a decisão de que os seus companheiros não irão evoluir. Como foi mostrado, ele aguarda, por exemplo, a evolução do Bulbasaur, que se mostrou negativo quanto a ideia de chegar a ser um Venusaur, e do Totodile, que até pareceu aceitar ser um Feraligatr, mas isso não aconteceu.

O Ash jamais disse que não queria que um Pokémon seu evoluísse, ele apenas respeitou quando eles não optaram por isso, fosse uma decisão momentânea, como acredita ser a do Bulbasaur, ou duradoura, como foi com Rowlet. Ele desejava ter um Dartrix, mas resolveu respeitar a escolha da corujinha, o que foi um decisão muito madura, até porque os "monstrinhos de bolso" são muito mais do que máquinas de luta que obedecem os humanos, são seres vivos muito capacitados que convivem com eles.

Afinal, qual o grande problema que veem em um Pokémon não evoluído? Bem, sabe-se que nos jogos, quando um Pokémon evoluí, ele tende a elevar os seus status, o que, geralmente, aumenta os seus ataques, defesas, velocidade e vida. Porém, ainda sobre os jogos, as evoluções não são necessárias para que se complete a história principal e conclua todas as tarefas a serem feitas. Se um Pokémon for bem treinado, ele não precisa de evolução para ganhar os ginásios, e isso não é teoria, é um fato! Prova disso é que, por ser o meu preferido, ganhei a maioria dos ginásios usando apenas Pikachu, além de ter vencido a Elite 4 somente o utilizando e sem nenhum item de auxílio.

Por outro lado, tratando-se do competitivo, as evoluções costumam pesar muito, justamente pelo aumento dos status que costumam proporcionar. Mas, sendo claro que nem nos jogos principais a evolução é necessária para que se conclua a história, não faz sentido que os fãs digam que é impossível um Pokémon não evoluído do Ash derrotar um que tenha saído da forma base. Esse argumento é muito recorrente e justificado por "nos jogos isso não ocorrer", mas aí já se trata de alguém que evoluí os seus companheiros e criou uma concepção ilusória de que isso é necessário.

Desde a primeira temporada, o anime insiste em mostrar que a evolução nem sempre é sinônimo de maior força, até porque no desenho os Pokémon possuem interações e uma grande dinâmica com os treinadores, desenvolvem-se física e psicologicamente, não apenas aumentando números em uma tela para que o jogador possa emplacar ou resistir a mais danos. Isso tenta ser passado há mais de 20 anos, e os fãs continuam a chamar de incoerente e impossível o fato de uma evolução ser derrotada por um adversário que não esteja no seu "patamar". Então, resta o questionamento, aonde está o erro?

Resumidamente, os únicos Pokémon que o Ash "decidiu" não evoluir foram Pikachu e Rowlet, por respeito a eles, ainda tendo insistido um pouco com o segundo. Os demais, o treinador ainda espera a evolução, mesmo que alguns deles já tenha decidido silenciosamente não passar por isso. Não só permitir que o seu Pokémon se posicione sobre a mudança de forma é um ato muito maduro do personagem, como também não interfere no desempenho dos seus companheiros nas lutas, primeiro por com treinamento ser possível superar um evoluído em qualquer mídia, e segundo por, caso todo Pokémon não evoluído fosse derrotado por um que passou por esse processo, os resultados das batalhas, no mínimo, seriam previsíveis. Segundo as palavras do próprio treinador de Pallet sobre o assunto "Não digam que é impossível, pois não é!".


Enfim, a evolução não é um problema, inclusive gostaria muito de ver o Ash com um Typhlosion e um Decidueye, mas a decisão não cabe ao personagem, tão pouco a ausência dela é sinônimo de fraqueza. Espero que essa concepção finalmente comece a ser desfeita, agradeço pela atenção e deixo as perguntas: qual Pokémon não evoluído do Ash é o seu preferido e qual deles gostaria de ver evoluir?


Leia Também:

--------------------------------------------------------------
A Pokémothim agora está no WhatsApp!
Clique e participe do nosso grupo!
--------------------------------------------------------------
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar