logo

Pokémothim

Curiosidades Pokémon: Gible, Gabite e Garchomp


Oláá treinadores!!

Enquanto estava procurando o próximo Pokémon a ser abordado aqui nessa série, eu senti falta do Garchomp e fiquei incrédulo comigo mesmo ''Como o Garchomp não está aqui ainda?"

Então, para pagar os meus pecados de deixar um Pokémon desse porte fora, vamos finalmente falar sobre o poderoso pseudo lendário de Sinnoh

O Gible e o Gabite são baseados no dragão europeu e no tubarão, já o Garchomp é baseado no Wyvern. 


Vamos começar com o predador dos sete mares, o tubarão. Não vamos focar em uma espécie específica e sim no animal propriamente dito. 

O tubarão, segundo registros arqueológicos, existe há 400 milhões de anos, porém, a medida que o tempo foi passando, a espécie foi evoluindo até se tornar o que conhecemos hoje. Esse animal é encontrado em todos os mares e é comum em profundidades de até 2000 metros.


O tubarão costuma habitar águas salgadas, no entanto, há espécies que vivem em águas doces como, por exemplo, o tubarão cabeça chata. 

Graças a evolução, atualmente, existem 375 espécies catalogadas. Os registros variam muito, e vão desde o tubarão lanterna anão até o tubarão baleia. 

A maioria das espécies de tubarão possuem um corpo hidrodinânico, permitindo que o animal seja considerado um nadador nato e muito veloz. 


O tubarão é um superpredador e ocupa o top da cadeia alimentar subaquática, porém, graças a pesca ilegal e o aquecimento dos oceanos, o animal está ameaçado, podendo entrar para os animais em perigo de extinção muito em breve.


Agora, vamos falar do Dragão Europeu, a outra referência para a criação do Gible e do Gabite. Essa criatura é retratada com um tamanho colossal, possuindo escamas, com bafo de fogo e uma aparência reptiliana. 

Além disso, as asas do Dragão, que são retratadas como membros escamosos, possuem outras representações, já que em alguns contos essa criatura possui asas emplumadas.

A principal representação dessa criatura é ela protegendo um lugar ou alguém, porém há casos de dragões que são retratados como vilões, sendo derrotado por um cavaleiro, que passa a ser considerado herói. 

Na Europa, o dragão é associado a nobres famílias e a grandes nações, pois estampam diversos emblemas como, por exemplo, a bandeira do País de Galês. 


Gible - O Pokémon Tubarão Terrestre

Gible constrói seus ninhos em pequenos buracos que são encontrados nas paredes das cavernas. Se alimenta de presas que ficam perdidas nas cavernas. 

Para fugir do frio, Gible esconde-se em cavernas geotérmicas, ou seja, são aquecidas naturalmente pelo calor da crosta terrestre. Adora ambientes quentes

É um Pokémon muito poderoso, porém se machuca bastante, pois é desajeitado. 

É o Pokémon de número 443, na National Dex. Nos jogos, pode ser econtrado na Wayward Cave (Diamond, Pearl e Platinum), na rota 13 (XY) e na rota 111 (ORAS, através do Hidden Pokémon).

Gible evolui para Gabite no level 24. 


Gible é a combinação de ground (terra) com nibble (mordida). 

Gible é um Pokémon Dual Type, Ground/Dragon. 

O Gible possui uma base de status de 300, confira os dados sobre o Pokémon:


Gabite - O Pokémon Caverna

Em Sinnoh, há boatos que os remédios feitos através das escamas do Gabite curam doenças incuráveis, além disso, as escamas, quando consumidas, dão vitalidade.  

Adora pedras brilhantes, por isso costuma guarda-las em seu ninho, porém o seu ''loot'' é constantemente saqueado por ladrões. 

É o Pokémon de número 444, na National Dex. Nos jogos, pode ser obtido na Victory Road (Pokémon Platinum), no Friend Safari (XY, precisa de um amigo com a tipagem Dragão no safari) e no Haina Desert (Sun, Moons e USUM, através do método SOS Battle). 

Gabite evolui para Garchomp no level 48. 

Gabite possui a mesma categoria do Druddigon, ambos são considerados ''Pokémon Caverna''.


Gabite é a aglutinação do termo japonês gabugabu (engolir) e bite (morder).

Gabite é um Pokémon Dual Type, Ground/Dragon. 

O Gabite possui uma base de status de 410, confira os dados sobre o Pokémon:


Agora, na reta final do post, vamos falar sobre a referência usada para a criação do Garchomp, o Wyvern. 


Assim como o dragão, o Wyvern é retratado como um réptil gigante com asas. No entanto, ao invés de ser um quadrúpede como, a maioria dos dragões, o Wyvern é bípede.

Geralmente a ponta da cauda de um Wyvern é extremamente afiada. A variação das representações do Wyvern trata o réptil como uma criatura marítima

É uma figura presente em diversas literaturas e muito importante para a evoluções dos brasões, pois, o Wyvern aparece em diversos brasões e bandeiras, assim como o dragão. Além de soltar fogo, essa criatura pode possuir um bafo gélido ou venenoso em alguns folclores

Garchomp - O Pokémon Mach*

Quando dobra o corpo e estende as asas, Garchomp fica parecendo um jato. Consegue voar na velocidade sônica, graças a isso, ele nunca deixa a sua presa escapar. 

Quando está em velocidade elevada, suas asas criam lâminas de vento que são capazes de destruir as árvores próximas. As escamas do Pokémon reduzem o atrito com o vento, fazendo com que ele atinja ainda mais velocidade. 


Ele mergulha em bandos de animais voadores para conseguir capturar sua presa. As protuberâncias em sua cabeça servem como sensores que permitem com que o Pokémon localize alvos a distância. Rivaliza ferozmente com o Salamence

Mega Garchomp

O excesso de energia transformou os seus braços em foices gigantes. Mega Garchomp oblitera os seus inimigos com suas foices. Ele possui um temperamento mais cruel. 


É o Pokémon de número de 445, na National Dex. Garchomp não pode ser capturado em âmbito selvagem.

Garchomp possui o maior status base de HP entre todos os pseudo lendários, no entanto é o pseudo lendário com o menor status base de Especial Ataque.

Garchomp é a combinação de Carcharodon (nome científico do tubarão) com chomp (barulho ligado a mastigação) 

Garchomp é um Pokémon Dual Type, Ground/Dragon. 

Garchomp possui uma Mega Evolução. Em sua forma base, o seu status é de 600. Na sua mega forma, o seu status base é de 700. Confira:



Lembrando que o post foi feito com informações coletadas da internet por mim Rodrigo Mantovani. Sobre as mitologias (referências) citadas, estas servem apenas para acrescentar ao texto, sem qualquer intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia.

Espero que tenham gostado! Até a próxima! 

Referências: Bulbapedia e Serebii
* Mach está ligado à velocidade do Pokémon
Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar