logo

Pokémothim

Exibição Pokémon: Homofobia e Sexismo?

Olá, Thunders!

Depois de problematizar o "time de campeão" do Ash, seguindo a ideia de postagens mais originais e da criação de um público especializado, trago-lhe uma análise sobre a criação da Exibição Pokémon em Kalos. Seria a ideia da Performer Pokémon uma concepção homofóbica e sexista do papel de garotas e garotos no mundo Pokémon?


Exibição Pokémon, ou Pokémon Showcase, é uma competição exclusiva da região de Kalos e existente apenas no anime. Ela pode acontecer em diferentes cidades, admite a utilização de até seis Pokémon e é dividida em duas classes: Iniciante e Mestra. Na primeira, existem duas etapas: a Apresentação Temática, a qual pode abranger diferentes atividades de acordo com a competição e possui distintos critérios para que se vença, além de três participantes competirem entre si por vez; e a Apresentação Livre, que é igual em todas as competições, consistindo na performer e seu Pokémon se apresentando no palco da forma que preferirem, contanto que ambos participem da atuação. Para se declarar o vencedor, a plateia vota por meio de bastões luminosos na chave de coração das finalistas, de acordo com a cor de cada uma, ganhando uma Chave da Princesa a que receber mais votos.

Por outro lado, a Classe Mestra é equivalente à Liga Pokémon para os treinadores ou ao Grande Festival para os coordenadores, da qual só participa as performers que conseguirem vencer três exibições da Classe Iniciante, por consequência tendo três Chaves da Princesa. Nela, apenas ocorrem Apresentações Livres, onde as participantes se enfrentam de três em três consecutivamente, avançando para a fase seguinte a que receber mais votos da plateia e dos que assistem por aparelhos eletrônicos. Antes da semifinal, cada performer deve atuar com apenas um Pokémon, mas nela se usam dois para ser decidido a que irá para a final, etapa que permite até 6 Pokémon e em que a atual Rainha de Kalos, vencedora da última Classe Mestra, deve tentar defender o seu título. Se vencer, a performer ganha um troféu, uma tiara e o título de nova Rainha de Kalos, mas, se não, ele continua com a que já o tinha.

Com a competição explicada, onde surge o problema? Bem, somente existem Performers Pókemon do sexo feminino, sendo essa uma das principais regras. Inclusive, esse é o primeiro evento de gênero específico a ser o objetivo de um personagem principal do anime. De qualquer forma, a Exibição Pokémon levanta alguns questionamentos para alguns fãs. Por que só pessoas do gênero feminino podem participar? Exibições tirariam a masculinidade dos garotos? E quem não liga para o padrão "masculino", não pode participar da mesma forma? Tudo se torna ainda mais complicado quando é feito um paralelo com os Contests (Concursos Pokémon), os quais são bem semelhantes e permitem ambos os gêneros participarem, dando a ideia, por ser mais antigo, de ter ocorrido uma regressão. 

Daí surge a ideia de sexismo, que determina as atividades e comportamentos feitos por mulheres e homens. Nesse caso, apresentações com os Pokémon, danças e as mais diversas provas da Apresentação Temática, como cozinhar e estilizar seus companheiros, seriam vistas como realizações exclusivamente para o gênero feminino. A impossibilidade de um homem participar reforçaria isso, por não caber a eles realizar nenhuma dessas atividades "femininas". Porém, além de estimular os padrões sociais e separar tarefas por gêneros, existe a questão dos homens que não se importam em realizar essas tarefas e mesmo assim não são retratados. Por ser uma fuga do padrão, erroneamente costumam ser classificados necessariamente como gays, o que leva a reflexão sobre o anime não querer retratar nenhum garoto nas Exibições Pokémon para evitar mostrar personagens LGBTQIA+, caracterizando a homofobia.

No entanto, é necessário ter entendimento do contexto e conhecimento para se fazer uma boa análise de algo a ser criticado. Então, primeiro, qual a origem da Exibição Pokémon? Diferente do que muitos pensam, não foi uma competição aleatória criada só para a Serena, uma garota, participar e fazer "coisas de menina". Ela é inspirada nos Concursos de Beleza, competições que julgam e classificam os atributos físicos, personalidade, inteligência, talento e a capacidade do competidor de responder perguntas dos jurados, o que explica a Apresentação Temática e a Apresentação Livre. Por sinal, todos esses critérios foram vistos no anime, incluindo as perguntas em um quiz. 

Entre os Concursos de Beleza, destacam-se os Quatro Grandes (Big Four), mais prestigiosos e amplamente cobertos e transmitidos pelas mídias, sendo eles: Miss Universo, Miss Mundo, Miss Internacional e Miss Terra. E, pasmem, só mulheres podem participar desses quatro concursos. A partir daqui, nota-se que a Exibição Pokémon foi mais do que somente focada em Concursos de Beleza, mas sim nos maiores, o que faz total sentido para representar a grandiosidade do título de Rainha de Kalos. Ainda não convencido da inspiração? A vencedora desses concursos é denominada de Rainha da Beleza.

Alguém que deixa ainda mais claro esse paralelo é a Palermo, ou Paloma, produtora famosa e ex-Rainha de Kalos que serviu como mentora para Aria, atual rainha, e se ofereceu para fazer o mesmo com Serena. A personagem teve seu design possivelmente inspirado em Miranda Priestly, personagem fictícia da comédia "O Diabo Veste Prada", sendo editora-chefe da maior revista de moda do mundo. Além do mais, o nome original da Arial, Elle, pode ter vindo da revista mundial de origem francesa com mesmo nome, focada em moda, beleza, saúde e entretenimento. Um dos seus fundadores foi Pierre Lazareff, cujo primeiro nome é o mesmo dado ao locutor das Exibições Pokémon. Isso sem contar que Kalos foi baseada na França, dando ainda mais sentido a essas conexões.

Por outro lado, os Concursos Pokémon do anime são baseados em mecânicas existentes dentro dos próprios jogos, como uma adaptação. E, nos jogos, o jogador, independente do gênero, tem a chance de participar deles, o que explica na animação ser da mesma forma. No caso dos Contests, se no anime só deixassem garotas participarem, aí sim seria um posicionamento sexista dos roteiristas, visto que estariam limitando as mulheres apenas por não acharem adequado para os homens. Ainda assim, não se deve negar que os remakes dos jogos de Hoenn logo após Pokémon X & Y devem ter influenciado na criação de um concurso semelhante, já que se trata da região originária deles, contudo, isso deve ter partido mais na decisão da criação do que no desenvolvimento, pois, como já dito, os Concursos de Beleza que acabaram por ser a grande base.

Então, mesmo que tenham detalhes semelhantes, a Exibição Pokémon não foi exclusivamente baseada nos Contests, no máximo os bastões luminosos por conta dos ramakes Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, e não pode ser considerada uma versão sexista deles por não ter a mesma inspiração como base. Nas exibições só existe performer mulher porque nos grandes Concursos de Beleza só existe miss mulher. Da mesma forma, apenas existe Rainha de Kalos porque só existe Rainha da Beleza. Ainda que um homem não ligue para participar, independente da sexualidade, isso não é possível nos concursos do nosso mundo, o que explica não ser também em Pokémon, não se tratando de homofobia ou padrões de masculinidade. E por que competições baseadas em Concursos de Beleza justo em Kalos? Segundo Junichi Masuda, o nome da região vem de "beleza" em grego, o que faz total sentido.


Espero que tenha gostado da abordagem do tema, principalmente se é um fã das exibições ou da trajetória da Serena. Observo muitos criticarem as Exibições Pokémon e as apontarem como Contests sexistas simplesmente porque os roteiristas quiseram fazer assim, por isso achei que seria importante mostrar que não foi uma competição criada do nada, mas sim inspirada em outra real, o que resultou em certas limitações. Bem, agradeço pela atenção e adoraria saber a sua opinião também!


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

32 comentários:

  1. Luana e Tsuki23/09/2020, 15:40

    Agora entendi a intenção deles era ilustrar um concurso existente na vida real no mundo pokemon, mas mesmo sabendo disso, eu não consigo gostar do modo como foram desenvolvidas as exibições de kalos elas me pareceram superficiais e repetitivas, parecido com vídeos virais das redes sociais.
    isso é uma opinião minha, por não gostar e nem me identificar com a Serena e exibições de kalos por me lembrarem o lado rotulado que existe no mundo real também.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post e confesso que nunca havia parado para pensar nisso

    ResponderExcluir
  3. Blissey a curandeira23/09/2020, 21:00

    Odeio essa competição e o anime de xy no geral nisso de separar "coisa de menino" e "coisa de menina", você não vê uma rival feminina pro Ash nisso e a Astrid na Liga simplesmente serviu de escada, não teve nem 2 minutos de foco. Isso deles definirem mulher vai pra showcase homem vai pra liga é ridículo demais.

    ResponderExcluir
  4. Master Eusine24/09/2020, 05:26

    Serena é inesquecível! Tinha como ter posto um rei de rei de Kalos para justificar ou até mesmo fazer uma nobreza de Kalos o porquê não fizeram é um mistério. Eu no começo achei idêntico aos concursos mas sem batalhas e essa performance artística lembrou muito os musicais e a pokestar estúdios de Unova. A surpresa veio no final dela decidindo ir para Hoenn, não acho que ela esteja nessa região ainda. Se estiver espero vê-la como campeã; a derrota dela não teve justificativa descente, foi melhor que a da Ária que eu imaginava ser impecável. No fim eu nem consegui saber como ela venceu com a apresentação bem sem graça. Shauna deveria ter entrado na liga achei meio injusto ela ter sido feito de tapete a lá Ash, Alain destruiu o sonho do Ash e a Serena meio que fez o mesmo com a diferença de que ela teve ralar para superar a rival, algo que Alain só conseguiu por meio de trapaça para no fim "ajudar nas investigações". Sabe que assistir as garotas anteriores me faz perceber que a Chloe não tem nada a ver com torneios. Minha curiosidade sobre o propósito da Chloe se mantém, espero ver interações entre ela e outros personagens. Matéria excelente sobre um tema que incômodou bastante na época e se fez presente agora no limbo da Chloe. 😁

    ResponderExcluir
  5. Diversidade tem bastante, tanto que as apresentações temáticas são todas diferentes. Porém, nas apresentações livres, que foi o que mais vimos, existiu repetições mesmo. Para mim, o maior causador disso é a equipe da Serena. Ela até variava na medida do possível, mas a May e a Dawn tiveram 7 Pokémon cada, elas sim podiam diversificar em suas combinações, enquanto, infelizmente, a Serena tinha que se limitar aos ataques e movimentações das suas 3 criaturinhas.
    Agradeço por deixar a sua opinião! E, com certeza, mesmo que eu tenha feito a postagem para mostrar que eles se inspiraram em algo, nada muda o fato de os próprios concursos de beleza serem bastante estereotipados, infelizmente, mas acredito que nos últimos anos eles estão tentando mudar a premissa. Enfim, mais uma vez, obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado!! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, a galera na internet vê coisa que não existe. Eu já vi gente falando que Pokémon, pois sempre trocava a personagem feminina no final do arco da região
    Eu já tinha minhas "suspeitas" sobre a inspiração nas "Exibições Pokémon" e essas suspeitas estavam certas. O que faz muito sentido, e é muito legal já que a região é baseada na França.
    E as Exibições Pokémon com a Serena foram maravilhosas!

    ResponderExcluir
  8. Mas ainda sim, a liga não é apenas masculina. Só que como Ash é o principal vai ter foco nele. E em Alola foi diferente..

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu respeito o seu direito de não gostar do anime de X & Y, apenas acho que dizer que é por ele separar o que é de menino e de menina é um pouco estranho, já que, pelo que citou, isso acontece em basicamente toda série de Pokémon, infelizmente.
    Mas, eu concordo com você em uma perspectiva geral. Tanto que o rival principal que queria (e ainda quero, apesar de achar mais difícil agora) para o Ash em Pokémon Jornadas é a Marnie. Ele merece ter um rival principal de uma série sendo uma menina, já que elas sempre costumam ser menos importantes no enredo do que um Gary, Paul ou Alain da vida. Então, uma Marnie tão forte como a Bea vem sendo esse obstáculo para ele seria incrível.
    Sobre a Astrid, a questão acho que não foi nem o gênero, a liga Kalos em si fez todos os personagens passarem rápido por conta do arco do Zygard, com exceção dos que já conhecíamos. E, o fato de meninas irem para Showcase não é uma limitação do anime, como falei na postagem. Então, eu concordo em parte com o que diz. Acho que deveriam existir mais mulheres fortes na liga sim, mas meninas participarem de Showcase não é necessariamente um problema, contanto que seja mostrado que outras participam de outras atividades também. Uma mulher gostar de fazer o que a sociedade impõe como "coisas de mulheres" não é errado, pois é livre para realizar as atividades que quiser (ex: Chefe de Cozinha), o problema é ela fazer por "obrigação de gênero", com a sociedade impondo isso a ela e mostrando como única opção, mesmo que quisesse seguir outro caminho. A própria Bonnie, também em X & Y, disse que queria ser uma treinadora mais forte do que o Ash.
    De qualquer forma, entendo e respeito a sua crítica. Também sairá na segunda uma reflexão sobre a condição da Koharu (Chloe) como uma personagem não principal, adoraria se deixasse as suas impressões também, sejam elas positivas ou negativas. Acho sempre bom manter o diálogo, principalmente com quem tem mais voz no assunto. Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Yuki, seu primeiro comentário saiu cortado, eu não entendi bem o que citou que o pessoal falava. kkkk
    Também acho bastante legal! Tenho certo carinho pela França e pelas Exibições Pokémon.
    Devo concordar. kkkk Mas, entendo algumas das críticas, apenas acho que certas coisas são mais do que só porque sim, por isso os fãs devem ter cuidado antes de apontá-las.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Acredito que não existe Rei de Kalos por não existir Rei da Beleza nos Concursos de Beleza. E também acho os Contests bem parecidos com as Exibições, mas, como você disse, tem suas diferenças, e realmente puxa um pouco de Unova, de forma geral.
    Não esperava que Serena fosse a Hoenn, apesar de imaginar que ela não aceitaria o treino com Palermo. E ela chega à região no último episódio. Sua última cena já é no aeroporto da lá.
    Acredito que a da Aria foi mais do que aquilo, apenas foi cortada, mas estava torcendo muito pela Serena também. kkk E creio que a Shauna ficou com a Serena para criar uma rivalidade amigável, enquanto com a Miete era mais tóxica. No caso, Shauna e Serena seriam aquelas melhores amigas que seguem o sonho juntas, mas devo concordar que seria ótimo vendo ela na Liga Pokémon! E eu definitivamente não gosto da vitória do Alain...
    Também acho que Chloe não seguirá o caminho dos torneios, estou aguardando algo novo com ela. Inclusive, sairá uma postagem dessas mais reflexivas sobre a personagem na segunda. Agradeço imensamente pelos elogios e por ter deixado seu comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  12. Vinicius Augusto25/09/2020, 12:31

    Cara sinceramente eu não acho que o Ash não mereceu ganhar a liga de Alola, acho inclusive que ele mereceu seus pokemons estavam fortes tinha uma rivalidade amigavel com o Gladion mais cara, o Ash não merecia ter perdido na liga de kalos ele tinha na minha opinião o pokemon mais forte que ele ja teve o Greninja e ainda tinha pokemons que ao longo do anime mitaram muito como o propio pikachu que na final contra o Alain mitou muito derrotou uns 3 pokemon do Alain e ainda deu um dano pesado no charizard do Alain, e a questão da Serena concordo que a Aría não mereceu ganhar, a Serena fez aquela flor de fogo e ainda deu uma bela improvisada ali na semi que se não fosse pelo sylveon ela teria errado, mais ela mesmo com pulso machucado ela não desistiu o que é bem a cara do Ash.
    E a galera hoje em dia entende as coisas meio errado qualquer coisa meio fora do normal no anime a galera entende errado e dai acontece igual aconteceu com a exibição pokemon.

    ResponderExcluir
  13. Sim! Eu também acho que Ash mereceu a vitória na Liga Alola, mas também merecia em Kalos. Achei muito forçado o modo como Greninja perdeu, ainda mais do que a derrota em Sinnoh. Em Sinnoh, os roteiristas apelaram para um personagem com Pokémon fortes até demais, mas ainda fez algum sentido.
    O da Serena, eu concordo com vocês que a apresentação dela foi melhor que a da Aria, mas penso em dois pontos, um interno e um externo. O ponto externo ao anime é o tempo. Serena acabou de descobrir o sonho dela e já se tornaria a Rainha de Kalos? Seria muito fora do real, sabe? E a explicação dentro do próprio anime, o ponto interno, seria que a performance da Aria não foi totalmente mostrada, o anime cortou para mostrar mais a reflexão da Serena, e a próxima reflexão dela de que o povo ama a Aria, coisa que ela ainda não conseguiu, apesar de que ganhou alguns admiradores durante a sua jornada. E ela pareceu ser firme como o Ash mesmo, indo até o fim. :)
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  14. Vinicius Augusto25/09/2020, 22:19

    Cara realmente você falou tudo, como você mesmo disse não faria muito sentido a Serena ter ganhado pois o propio Ash já foi a 8 regiões diferentes e só na 7 região ele conseguiu ganhar a liga porem os roteiristas poderiam ter feito o Ash ganhar em kalos em Sinnoh é ate aceitavel, eles roubaram muito mais o Tobias tinha bons pokemons não podemos negar, se a Serena ainda esta em Hoeen eu acho que ela deveria aparecer num proximo episodio em que o Ash for para Hoeen pois ja teve o beijo.

    ResponderExcluir
  15. Vinicius Augusto26/09/2020, 18:24

    Só uma coisa a Bianca não conta como rival do Ash? por mais que ela não confessasse eles eram rivais.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de eu querer demais que Ash e Serena se reencontrem, estou bem em dúvida quanto a isso. O anime teve a oportunidade de mostrar Tracey, quando Ash estava no Laboratório do Professor Carvalho, e o Brock, agora que ele foi em Pewter, mas, mesmo assim, não quiseram mostrar. Isso me deixa um pouco desesperançoso quanto à volta de outros amigos, mas espero que todos possam reaparecer, incluindo a Serena.

    ResponderExcluir
  17. Master Eusine26/09/2020, 23:54

    Conta para quem assistiu a saga best wishes até o fim. A galera pulou a saga uns não assistiram e muito menos lembram desses pontos positivos, queria ter visto ela contra o Ash na liga mas não aconteceu, todos repetem que foi uma tentativa de reboot mas no começo tem toda uma continuação do desenvolvimento de Sinnoh, Jessie e James promovidos, Giovanni pretendia confrontar a equipe plasma; sobre a Snivy vencer o Pikachu a justificativa foi o Zeckrom que roubou a energia do Pikachu (até o fim da saga isso fica sem explicação infelizmente, talvez tivesse relação com os episódios banidos que envolveria a estréia da volcarona), aliás a saga começa com os mesmos movimentos de Sinnoh investida trovão que infelizmente foi trocado, contudo vejo muita gente falando isso Até hoje, o fraco de BW fora esses pontos foi a liga ter sido curta a ponto do Ash perder para o Cameron, Ash vs Virgel ficou só na promessa, e final sem explicação da professora indo para o deserto com a galera. Acho uma pena que ninguém ligue para a Bianca.

    ResponderExcluir
  18. Master Eusine27/09/2020, 00:00

    Ainda tem esperança, não vamos nos esquecer que até uns dias atrás eu não acreditava em episódios com continuação e vamos ter um mini arco Sword and Shield. Só o Tracey que está desaparecido sem explicação mesmo, já vi algo semelhante em Dragon Ball com a Lunch a personagem desapareceu da obra sem explicação nenhuma. Eu particularmente não gosto desse tipo de sumiço em personagens fica um buraco no roteiro sem lógica e decepciona os fãs.

    ResponderExcluir
  19. A Bianca conta sim, acho que o problema é que até hoje não teve uma garota como rival principal, aquela que realmente se mostrasse como mais forte do que o Ash para que ele a superasse.
    Kanto - Gary;
    Johto - Gary;
    Hoenn - Morrison;
    Sinnoh - Paul;
    Unova - Trip;
    Kalos - Alain;
    Alola - Gladio;
    Galar - ???

    ResponderExcluir
  20. Sim, sim, sempre vamos nos manter esperançosos. kkk Apesar disso, eu sempre imaginei que eles fariam o arco de Galar no anime, mesmo com o esquema de episódios soltos, até por, geralmente, quando Ash e Goh vão à região, são dois episódios seguidos, mas os amigos eles realmente estão evitando sem explicação alguma... A propósito, eu adorava a Lunch, até hoje não superei o sumiço dela. :'(

    ResponderExcluir
  21. Vinicius Augusto27/09/2020, 14:52

    Cara esses sumiços realmente são mal contados, e tambem pode ser que teve um episodio banido que falaria o sumiço desses personagens como por exemplo a galera que assistiu BW viu que o Cilan e a Iris estavão em Johto só que em Kalos o ultimo episodio da serie trazia o Cilan de volta só que eu não sei o motivo esse episodio não foi transmitido no Brasil, pois ele foi para Hoeen e a galera que não sabe disso vive na "ignorancia" pois acha ele ta em Johto mais espero que eles tragam esses personagens de volta pois foram importantes no anime pokemon.
    Desculpa não ter comentado sobre Dragon Ball mais eu não comentei pois não faço Ball ainda é feito)

    ResponderExcluir
  22. Pedro 10 10 1527/09/2020, 15:44

    Desculpe, a sigla usada no texto está desatualizada, atualmente usa-se LGBTQQICAPF2K+

    ResponderExcluir
  23. Vinicius Augusto27/09/2020, 17:12

    realmente o ponto fraco de BW é os rivais e a historia em si, pois muitos episodios foram banidos por motivos que ninguem sabe, e na minha opiniao foi meio zuado a liga, o Ash não conseguiu passa nem pelo o Cameron que não era um treinador ruim mais o Ash dava conta sim, e BW ficou com coisas em aberto.

    ResponderExcluir
  24. Exatamente. Se der, farei uma postagem para deixar claro onde cada amigo do Ash realmente está atualmente.
    E não há problema. ^-^

    ResponderExcluir
  25. Daniel Aleixo28/09/2020, 15:02

    Gostei muito do post. Estou a um tempão lendo os comentários hahaha
    Uma coisa que eu adoraria que tivesse, é uma rival garota para o Ash. Ele nunca teve e a Bianca não conta.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado!! Particularmente, eu amo ler e responder os comentários kkk, independente se for concordando ou discordando, contanto que haja educação.
    Nossa, eu também adoraria muito! Minha torcida atual é a Marnie, mas não sei se irá se concretizar... e também não acho que a Bianca conta muito, por não ter sido a principal. Tirando rever outros amigos do Ash e seus Pokémon que estão no Laboratório do Professor Carvalho, uma rival principal feminina é o que mais quero.
    Agradeço novamente pelo comentário e elogio!! ^-^

    ResponderExcluir
  27. Giovani Baltezan02/10/2020, 14:00

    adorei o post, parabéns. Isso eu tinha percebido enquanto via essa temporada, sempre ficava pensando nesse assunto, e sinceramente acho errado essa regra de só mulher poder participar. É legal ver que não é só eu que começo a pensar nisso quando assisto o desenho.

    ResponderExcluir
  28. Vinicius Augusto02/10/2020, 17:57

    Essa pessoa parece que esta sendo a Bea pois o Ash ja batalhou contra ela duas vezes e as duas ele não ganhou então estamos tendo finalmente uma "rival" do Ash que é a altura dele.

    ResponderExcluir
  29. Vitor Oliveira04/10/2020, 15:26

    Eles nunca iriam retratar a comunidade LGBTQIA+ no anime de qualquer forma, n por se tratar de homofobia ou algum preconceito, mas por tirar como base o que houve com um ep que foi banido na 1 temporada do anime, e o motivo foi pq o James se vestiu de mulher para participar do concurso de beleza para mulheres, onde Jesse e Misty participavam, e isso acontece muito com esses conteúdo que são exibidos globalmente, por mais que o preconceito hj seja menor e exista muito mais representatividade, em alguns países ainda são considerados ilegal ser LGBTQIA+ e por isso que esses conteúdo n podem incluir explícitamente esse público, eu n achei sexista muito menos homofobico, visto que os concurso de beleza no qual foi inspirado e para mulheres, e msm que trens sejam considerados como mulheres, eles n poderiam exibir esse conteúdo, existe concursos para homens, mas geralmente eles são separados, então eles n iria fazer 2 tipos de concursos sendo q o foco era a serena. SIMPLESMENTE AMEI A MATERIA, vendo que vc trouxe um assunto legal e polêmico.

    ResponderExcluir
  30. Agradeço pelo elogio! Também acharia legal se garotos participassem, mas entendo pela inspiração. ^-^

    ResponderExcluir
  31. Ainda não tenho certeza, mas espero que ela realmente seja, principalmente por isso que citou. :D

    ResponderExcluir
  32. Acredito que o problema do James nesse episódio era mais os seios exageradamente grandes do que os trajes femininos, até por em diversos outros ele se vestir de mulher. Mas, devo concordar com isso que disse, sobre a dificuldade de retratar o público LGBTQIA+ pela resistência de diversos países, realmente se torna uma tarefa complicada. Além disso, é exatamente o que falou, teriam que ser dois concursos diferentes para englobar os homens, sem contar que os quatro grandes concursos de beleza são apenas voltados para as mulheres.
    Agradeço demais pelo elogio e pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar