logo

Pokémothim

De Guerreiro Solitário a Cavaleiro Protetor: o Crescimento do Farfetch'd de Galar!


Olá, Thunders!

Para todos os que aguardaram ansiosos ou revoltados pelo destaque do Farfetch'd de Galar do Ash, recentemente o anime nos deu três episódios dedicados a esse poderoso e esquecido Pokémon! Acompanhe um pouco da trajetória desse bravo guerreiro "galariano"!


De acordo com a subida de classificação de Ash pela Super Classe do Campeonato da Coroação Mundial, Farfetch'd de Galar passou a demonstrar mais da sua força e um certo incômodo em relação ao seu treinador. Quando foram ao Rock Tunnel, Túnel Rochoso em tradução livre, a Forma Regional não poupou esforços, destruindo grandes pedras para treinar. Lá, o herói de Pallet revelou que o Pokémon almeja ser um Mestre do Alho-Poró, o mais poderoso da sua espécie e especialista em batalhar com o alho-poró, mas Farfetch'd demonstrava não querer trabalhar ao lado de Ash, inclusive o atacando.

Genba, um forte treinador da Super Classe e dono de um Gurdurr, apresentou-se e pediu uma batalha. Embora tenha levado o primeiro ataque, a velocidade e força de Farfetch'd deram a vantagem a ele, mostrando-se muito determinado e pressionando o oponente a todo instante. O confronto foi decidido em uma disputa de Balanço Brutal, com o Pokémon do protagonista se saindo vitorioso e quebrando a viga de aço do adversário. Porém, logo em seguida, Farfetch'd de Galar voltou a treinar e pediu para que seu treinador não interferisse.

Nesse momento, Rinto e seu Gallade surgiram para desafiar o Pokémon em treinamento para uma outra batalha, com o treinador alegando que Farfetch'd apenas venceu pela força bruta, já que não demonstrava muito controle e raciocínio. Com o combate aceitado e iniciado, a Forma Regional avançou novamente com força e velocidade, mas seus ataques eram facilmente desviados pelo adversário. Através de um único Corte Falso, Gallade derrotou o oponente. Assim, Rinto disse que Farfetch'd tinha muito potencial, porém faltava sincronia entre ele e o seu treinador. De volta ao Laboratório Cerejeira, Ash decidiu se empenhar em treinar Farfetch'd para uma revanche, utilizando também um alho-poró como forma de buscar entender melhor o seu Pokémon e criar uma sincronia com ele. 

A trajetória inicial do Farfetch'd de Galar, embora rápida e bem aos moldes de Jornadas, com um desenvolvimento marcado em determinados episódios para depois o foco passar para outra criaturinha, foi muito necessária. Particularmente, criticava bastante como Ash deixava esse Pokémon de lado, por isso achei mais do que justo mais tempo para desenvolvê-lo e a questão de não possuírem um vínculo ainda, fazendo até bastante sentido ser afastado emocionalmente do garoto. Além disso, ficou ainda mais claro o quão forte é esse Pokémon, mostrando-se como muito veloz, ágil, brutal e impulsivo, detalhe esse último a ser trabalhado pelo seu treinador; e ganhou um incrível rival, Gallade, para estimulá-lo a se aperfeiçoar. 

Esse vínculo foi melhor trabalhado quando a dupla foi ao Castelo da Cavalaria, em Kalos, para um evento de cavalaria realizado pelo Elite 4 Wikstrom. Ao lado de Goh e Scyther, Ash e Farfetch'd vestiram armaduras e passaram por três campos de treinamento: correr dez voltas ao redor do castelo, como forma de criar resistência, tendo que superar o campo magnético de um Probopass; passar pelo Labirinto das Dúvidas, modo de provar bravura e trabalho em equipe para escapar do local, tendo que enfrentar Pokémon e escapar de armadilhas, em uma das quais Farfetch'd caiu e foi salvo por seu treinador, que inclusive se arriscou para recuperar o seu inseparável alho-poró; e pegar a chave de um Klefki, enfrentando Wikstrom e seu Aegislash com espadas. 

No meio do confronto final, ao se lembrar do risco que o treinador correu para salvar o seu alho-poró só por saber que era o que mais gostava, Farfetch'd de Galar se permitiu ser atacado por Aegislash para impedir Ash de ser derrotado por Wikstrom, defendendo o golpe da sua espada. Em seguida, a Forma Regional aprendeu o Detectar e passou a ouvir melhor os comandos do garoto, não atacando descontroladamente. Ao mesmo tempo, Goh e Scyther conseguiram pegar a chave do Klefki, passando da última prova e dando aos quatro medalhas de cavaleiro. Com a nova conquista, Goh aproveitou para evoluir seu Pokémon para Scizor e Ash prometeu que ele e Farfetch'd derrotariam Gallade na próxima batalha.

E esse confronto não demorou muito. Depois de bastante treino para trabalhar a questão da distância, Ash reencontrou Rinto e descobriu que ele também estava na Super Classe do Campeonato da Coroação Mundial, pedindo outra batalha, agora oficial para a competição. No novo duelo entre Farfetch'd de Galar e Gallade, mesmo com o movimento novo Detectar, o segundo Pokémon se mostrou mais preparado, conseguindo desviar dos golpes e atacar com força. Para piorar, após ser acertado por um Corpo-a-Corpo, o Pokémon do protagonista teve o seu alho-poró cortado por um Fingimento. Inspirando-se no Aegislash de Wikstrom, Ash pediu para que Farfetch'd usasse uma parte do alho-poró como espada e outra como escudo. Assim, o Lutador puro conseguiu se defender da maioria dos golpes do oponente, mas ainda foi pego pelo Corte Psíquico.

Apoiado por seu treinador, Farfetch'd continuou na batalha, desviando dos golpes do adversário com o Detectar e acertando seguidamente o ataque Cortador de Fúria, de modo que evoluiu para Sirfetch'd e ganhou o respeito de Rinto. Depois de um embate de Talho Noturno, Gallade se deixou acertar para ativar a habilidade Justiceiro, a qual é acionada quando o Pokémon é atingido por um golpe do tipo Noturno, aumentando o seu poder de ataque. Independente disso, em um novo confronto de Talho Noturno, Sirfetch'd se mostrou mais forte e derrotou Gallade. Vitorioso, Ash subiu na classificação e passou a ter um cavaleiro sempre disposto a protegê-lo. 

De forma geral, ainda que tenha demorado muito, o desenvolvimento do Farfetch'd de Galar foi fantástico! Muito mais pontos do que a força foram trabalhados com esse Pokémon, o que, por sinal, foi um dos principais temas abordados: não se trata somente de força. Visto isso, teve a questão da distância, o que não é grande novidade por também ter feito parte do treino do Riolu; a defesa, para que o Pokémon conseguisse se defender e desviar, para além de atacar; e o trabalho em equipe, destacando a sua importância e alimentando a relação entre treinador e Pokémon que resultou em uma belíssima evolução. Observar como aquele Pokémon individualista, declarado um guerreiro solitário, passou a querer proteger o seu treinador a todo custo, até por bobagens, mostra a grande evolução do vínculo entre Sirfetch'd e Ash.

Por sinal, as batalhas desses episódios analisados foram muito boas, acredito que por se tratar de um único Pokémon, parecendo menos corrido. Dois elementos muito interessantes para a preparação de Sirfetch'd foram os acertos dos golpes críticos, assim como é preciso nos jogos para que Farfetch'd de Galar evolua, três seguidos para ser exato; e o alho-poró ter sido dividido em dois e usado como espada e escudo antes mesmo que desempenhassem essa função, resgatando sempre os ensinamentos passados por Wikstrom. Então, apesar de ainda achar péssimo esse desenvolvimento por vez de cada Pokémon do Ash, enquanto os outros ficam quase que completamente apagados; valeu bastante a pena esperar e, agora, o herói tem um belíssimo e poderoso Sirfetch'd ao seu lado!

Sirfetch'd mereceu muito todo esse destaque, quem acompanhava as minhas análises sabe como cobrei bastante, e agora está mais do que claro todo o potencial que tem nas mãos do Ash. Preciso admitir que é um dos meu Pokémon preferidos de Galar e foi um dos meus fiéis companheiros em Pokémon Sword, por isso estou louco para que no anime ele aprenda o golpe assinatura Meteor Assault (Ofensiva Meteórica). Mas, não vamos falar só sobre o que penso. O que vocês acharam desse desenvolvimento? Foi merecido? Gostam do Pokémon? Preferiam outro nas mãos do Ash? Por favor, deixem a sua opinião, independente de concordarem ou não comigo, apenas se lembrem do respeito!

Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

9 comentários:

  1. Isso que é uma super amizade

    ResponderExcluir
  2. Johnny Edwin Da Cunha Cruz18/05/2021, 16:10

    Se esse pokémon tivesse ido por Go, ele jamais iria evoluir, embora eu achasse que a galarian form do Ash seria o meowth. Seria interessante vê-lo com um perrserker, mas nada o impede que ele tenha outros, embora eu queria que um deles fosse o galarian rapidash, que acabará com as Koharu.

    ResponderExcluir
  3. Ô se é. Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Acho que para registrar na Dex, ele acabaria evoluindo de alguma forma, mas talvez não fosse tão trabalhado como foi com o Ash. Perrserker combina também, e, como disse, ainda é possível, mas eu, particularmente, sempre apostei no Sirfetch'd mesmo. Rapidash seria outra ótima aquisição para o time, mas também acho que vai acabar indo para a Cloe, até por conta do cabelo. Muitas Pokégils tem Pokémon que lembram os seus cabelos, não sei se já reparou kkk, como Fennekin e Serena e, depois, Eevee e o segundo visual dela também.

    ResponderExcluir
  5. Andre Resende18/05/2021, 21:53

    Boa noite!! Sempre que aparece uma postagem sua já é certeza de um excelente texto, haha. Falando, agora, do farfetch'd de galar, confesso que eu não tinha muito conhecimento a respeito dele, por não ter jogado Pokémon Sword, mas ele me conquistou logo no primeiro episódio que apareceu. Aquela personalidade única e incrível gerou uma grande curiosidade do que estava por vir. Por isso, esperei muito pelo desenvolvimento dele, o que valeu muito a pena, já que, apesar de tão demorado (parecendo que havia caído no esquecimento), foi muito prazeroso e bonito ver a evolução incrível pela qual ele passou e, também, o seu crescimento não apenas em força. Fico agora na esperança de ver futuras excelentes batalhas em que o Sirfetch'd seja bem utilizado.

    ResponderExcluir
  6. Boa! E muito obrigado, é mais do que gratificante saber que gosta das minhas postagens! *w*
    Isso que comentou é interessante, pelo menos para alguém como eu que já tinha certo contato com o Pokémon, para ver um pouco da visão de quem passou a conhecer melhor o Farfetch'd de Galar pelo próprio anime. Fico feliz que tenha gostado tanto, ele realmente gerou ótimos e bonitos episódios e posso dizer com toda certeza que estou também no aguardo de grandes batalhas desse poderoso Pokémon. Vai por mim, o ataque que citei, Meteor Assault, é simplesmente destruidor! Rsrs
    Mais uma vez, agradeço imensamente pelo elogio e por ter deixado a sua opinião!! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Andre Resende19/05/2021, 19:52

    Que isso, eu que agradeço pelos textos, são muito prazerosos de ler! Aguardo ansiosamente por esse ataque então, haha. Me deixou curioso. Outro Pokémon que quero muito ver um desenvolvimento é o Gengar, está muito sumido e é um dos meus pokémon favoritos, vê-lo ser desenvolvido seria muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Obrigadão! E pode confiar que o ataque é bom. Rsrs
    Sim, acho que Gengar é o Pokémon menos desenvolvido do Ash em termos de treino e batalhas, está merecendo muito algum destaque, mas acredito que só o terá depois que Dracovish for melhor desenvolvido.

    ResponderExcluir
  9. @Ersj vc quer sabe quantos episódios serão exibido clica embaixo para saber mais blz :-)

    Link:https://sites.google.com/view/pokemonanimegg/in%C3%ADcio

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar