logo

Pokémothim

Lendários e o Goh: Os Próximos Foram Secretamente Revelados?


Olá, Thunders!

Mesmo com a Captura de Eternatus, foi a aquisição de Suicune que fez os fãs terem a certeza de que Goh capturará Lendários. Diante do dilema entre o cuidado com o Mundo Pokémon e a obtenção desses Pokémon por parte de treinadores, a forma que o anime achou de lidar com isso foi inteligente? Sabiam que o anime pode ter revelado silenciosamente quais serão os próximos? Ash terá algum? Convido-lhes a participar dessas reflexões!


Após uma tempestade tornar suja a água de um lago de Johto, Suicune surgiu e purificou a água. Sabendo disso e de que o Lendário estranhamente não deixou o local após a purificação, os protagonistas foram até lá. Contudo, os heróis encontraram o lago completamente poluído por alguns caçadores, os quais fizeram isso para Suicune retornar e precisar purificar a água novamente. Quando isso ocorreu, os malfeitores aproveitaram para envenenar e prender o Lendário, mas, antes que fosse capturado por eles, Goh jogou uma Poké Bola e realizou o feito, fugindo com o Pokémon, enquanto Ash ficou para trás para dar cobertura.

Durante a fuga, Suicune se libertou acidentalmente da Poké Bola, mas Goh tentou convencê-lo de que deveria ser levado para o Centro Pokémon. Relutante, o Lendário se dirigiu até o topo de uma grande árvore, onde foi protegido pelos Pokémon do lago purificado, como agradecimento. Com ajuda do Raichu, Goh reuniu algumas berries que curaram o envenenamento de Suicune, além de ter cuidado e enfaixado a sua pata machucada. Porém, os caçadores os acharam, e Goh se prontificou com seus Pokémon de deixar o Lendário a salvo, apesar de os vilões conseguirem prender Suicune em uma rede e começarem a feri-lo com chutes.

Ash surgiu com Pikachu e Lucario e salvou seu amigo. Notando a persistência de Goh, Suicune se libertou da rede e se juntou aos heróis, ouvindo os comandos do treinador de Vermilion e derrotando todos os oponentes, os quais foram levados pela Oficial Jenny. Depois disso, mesmo com a discordância de Ash, Goh decidiu deixar que o Lendário seguisse a sua jornada, mas Suicune voltou para a Poké Bola e escolheu ser um Pokémon do garoto. De volta ao Laboratório Cerejeira, os funcionários se impressionaram com a captura, mas o Lendário logo saiu para continuar fazendo o seu "trabalho" pelo Mundo Pokémon.

De início, acho válido mencionar um ponto que também senti com a aparição de Zapdos, os Lendários na atual série parecem bem mais fracos. Sabemos que, nos jogos, não existe toda uma diferença entre esses Pokémon e outros "menos especiais"; na maioria das vezes; porém, no anime, a força deles parecia ter realmente uma dimensão lendária. Entretanto, em Jornadas, isso está bem diferente. Suicune se mostrou muito fraco! Ele perdeu para um Weezing, Muk e Trubbish, sem nem ao menos tentar desviar, simplesmente seria capturado ali. A justificativa foi ter gastado energia com a purificação, mas o Lendário nem parecia cansado antes do envenenamento, além de já termos visto um Suicune fazer muito mais. Convenientemente, ao final do episódio, depois de já ter sido capturado, ele se tornou o Lendário todo poderoso que derrotou todos sozinho e com um único ataque...

Em um episódio de batalha do Ash, colocar o Goh para torcer na arquibancada faz sentido, mas sempre que o novo protagonista precisa de um momento sozinho com um Pokémon, simplesmente fazem o antigo desaparecer com a pior desculpa possível. Ainda me incomoda uma falta de diálogo sobre as ideologias do personagem, já que o mesmo Ash que tentou impedir Eusine de cogitar batalhar contra Suicune para capturá-lo é o que diz ao Goh que libertar o Lendário por ter sua importância no mundo é besteira. O ponto positivo é que, se realmente para o Ash não tem problema ter um Lendário, independente da falta de sentindo na sua inexplicável mudança de opinião, pode significar que ele venha a ter um. Lembrando que tanto Meltan como Poipole foram capturas inconscientes, ou seja, o herói não tinha noção do quão raras e poderosas eram as criaturinhas, além de a segunda ter sido a pedido de Samina.

No entanto, preciso ser justo. Um dos pontos que mais questionava era o equilíbrio da natureza, já que, pelo menos no anime, sabemos que tirar Lendários e Míticos da liberdade pode trazer severas consequências. Mesmo que muitos não tenham gostado, achei que Goh ter esses Pokémon e os permitir ficar soltos, ainda desempenhando seus papéis, foi um alternativa inteligente dos roteiristas. Somente me incomoda se o garoto não usar nunca esses Lendários, pois não faria nem sentido ter capturado, mas gosto dessa ideia de captura sem comprometer a função natural do Pokémon.

A partir de agora, podemos esperar que muitos outros sejam pegos. Uma interessante curiosidade é que Suicune é o primeiro Lendário disponível a ser capturado na Aventura Dinamax da Tundra da Coroa, dos jogos Pokémon Sword & Shield, sendo uma possível referência por também ter sido o primeiro conseguido pelo Goh; sem considerar o Eternatus, visto que sua captura foi mais por necessidade do que por o treinador querer tê-lo de fato. Mas, quais seriam os próximos? A lógica nos leva a crer que Lendários/Míticos "pequenos" e com um papel menor na natureza, como Latios e Darkray, por exemplo.

Porém, e se eu apontar uma possível dica deixada pelo final do episódio? Enquanto Suicune corre, é possível ver a silhueta brilhante de alguns desses Pokémon em uma ordem bastante interessante: Zapdos, Moltres, Articuno, Entei, Raikou, Kyogre, Groudon, Latios, Rayquaza, Azelf, Mesprit, Dialga, Palkia, Cobalion, Virizion, Thundurus, Xerneas, Lunala, Lugia e Mew. Essa seleção é interessante porque não mostra todos os Lendários/Míticos, ou seja, não é uma demonstração de todos, e nem mostra as duplas/trios completos, como Latios sem Latias, revelando ser uma seleção bastante precisa. Diante disso, acredito que pode sim se tratar dos próximos Pokémon que Goh tentará capturar, não necessariamente conseguindo obter todos, ou pelo menos os próximos a ganhar foco no anime. Algo que pode confirmar isso é a já tentativa de pegar Zapdos e a recente confirmação de uma batalha contra Moltres nos próximos episódios.

De forma geral, gostei do episódio, até porque Suicune é o meu Lendário favorito; mas, justamente por isso, talvez tenha me decepcionado com a forma como foi retratado em termos de força. E quanto a vocês? Gostaram da captura? Que Lendário/Mítico gostariam de ver nas mãos do Goh? Acreditam na teoria dos próximos a tentarem ser pegos? Adoraria saber o que pensam, e até uma próxima!


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

29 comentários:

  1. Eu achei legal ^-^

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não gosto dessa ideia do Go pegar lendários. Fazer amizade com lendários é ok, mas capturar dá um ar de algo exagerado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Eu também não, mas preferi a forma como foi do que como imaginei que seria. Agora, é se acostumar, né?...
    Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  5. O fato do Goh capturar lendários é meio exagerado, mas muitos tem essa opinião porque não é o Ash capturando um lendário, como aconteceu em temporadas passadas que um personagem não tão importante e que provavelmente não iria mais aparecer tinha um lendário e a maioria das pessoas surtaram com isso, tipo "O Ash não tem um lendário mas esse personagem sim?", acho que a concepção de o Goh ter lendários pode não ser das melhores, mas é algo que temos que nos acostumar pois querendo ou não ta um pouco longe de acabar.

    ResponderExcluir
  6. Salve galera. Fiz uma análise do Goh e queria pedir licença dos moderadores para postar. Espero não estar quebrando nenhuma regra. Talvez gere boa discussão.

    https://cutt.ly/RbAaZyu

    ResponderExcluir
  7. Acho que sim, muitos reclamam por não ser o Ash, mas acredito que a principal questão é mais o que o anime ensinou por meio do Ash. O anime ensinou, até Sol & Lua, que Lendários não devem ser capturados. Existiam algumas raras exceções, como Tobias e a Enfermeira Joy com Latias, mas que o anime simplesmente jogava ali, nem tentava explicar, era só uma forma de legitimar a força de tal personagem. Daí com o Goh é mais problemático porque a gente acompanha a construção. A gente vê ele dizer que quer pegar Lendários, não é simplesmente como se acontecesse, ou por um acaso ele conhecesse um e virasse amigo sem qualquer pretensão de capturá-lo. Sendo que, até Alola, se alguém dissesse isso para o Ash, ele acharia uma absurdo. Faltou o anime mostrar como essa mudança aconteceu e o motivo.
    Ash não capturou Poipole por ser Lendário, assim como Meltan, ele nem fazia noção da força e do status lendário/mítico desses Pokémon, só acreditava que o primeiro era uma Ultra Criatura (Beast). E se ele vier a ter algum Lendário agora, em Jornadas, acredito que será como foi com Suicune, o próprio Lendário vai querer seguir com ele. Isso muda um pouco as coisas porque não é como se fosse Ash querendo tirar o Lendário na natureza, já o Goh quer exatamente isso, embora nesse ep ele tenha demonstrado se preocupar (algo que achei legal).
    Mas, como você disse, agora é se acostumar. kkk Muito obrigado pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Random Dragonite10/05/2021, 16:46

    pra mim o goh é só material para ships n vo minti

    ResponderExcluir
  9. Eu não entendi muito bem. Quer postar aqui pelo site?

    ResponderExcluir
  10. Eu não acho que isso, mas respeito a sua opinião. kkk
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Meu Arceus do céu, que texto é esse? kkkk Eu amei! É isso, tem nem muito o que dizer. Um dos futuros blogs que há tempos prometo trazer aqui para alguns leitores é sobre o real papel do anime. Muitos dizem que é pura propagando dos jogos, e claro que também se trata disso, mas o papel humanizador do anime é muito essencial para a franquia inteira, e você tratou disso tão bem! Sem falar alguns pontos excelentes na comparação de outros personagens e situações com o Goh. Eu diria que, apesar de concordar com muitas das suas questões, tenho uma visão bem menos negativa do novo protagonista, se é que posso chamar assim, mas o seu texto ficou incrível! Além de ter adorado a sua escrita também. *-*

    ResponderExcluir
  12. Foi pra divulgar nos comentários, mas se quiserem postar kkkk.

    ResponderExcluir
  13. E muito obrigado por ter aceito haha.

    ResponderExcluir
  14. Obrigadão ^^. Mas eu prevejo que só muita gente ler, vai ter bastante hate no texto haha.

    ResponderExcluir
  15. Não há de quê! ^-^ Não vejo problemas em divulgar aqui pelos comentários, a questão da postagem que eu não acredito que seja permitido. 😅

    ResponderExcluir
  16. Disponha! Quem gosta do Goh, certamente não vai gostar, exceto se for com a mente mais aberta. Kkk

    ResponderExcluir
  17. Luiz Henrique11/05/2021, 00:06

    Acertou kkkkk , eu como um fã do goh e claro do ash também achei essa postagem dele meio que desnecessária , o goh não é um personagem egoísta ele ama todos Pokémons dele e os Pokémons dele ama ele têm vários episódios que já mostram isso o próximo por exemplo já é uma prova bem clara disso , uma que eu não gostei foi do geito que ele falou do personagem falando como se ele fosse um personagem horrível claro o goh têm seus defeitos mais até o ash por exemplo têm seus defeitos praticamente todos os personagens têm seus defeitos ninguém é perfeito , e mais uma coisa ele falou que o goh não cria vínculos muito fortes com seus Pokémons como ash e infernepe e isso é impossível o goh têm muitos pokemons e ainda irá ter muito mais é praticante impossível criar um vínculo muito forte com todos eles mais mesmo assim os Pokémons do goh amam ele que inclusive são super bem tratados , bem eu não achei legal isso que ele escreveu mais parabéns pra ele pelo trabalho porque escrever tudo àquilo não é fácil kkk.

    ResponderExcluir
  18. Luiz Henrique11/05/2021, 00:12

    Olha eu não gostei muito não kkkkk , mais achei até que interessante em certas partes parabéns por escrevero tudo isso porque não é fácil kkk.

    ResponderExcluir
  19. Eu entendo kkk, por isso disse que eu tinha uma visão bem menos negativa do Goh. Eu tenho problemas com o personagem, mas a maioria deles, hoje em dia, é mais por conta de como o roteiro o favorece. De resto, acredito que evoluiu bastante, até conversei sobre isso hoje com uma artista do Instagram. Então, eu concordo que atualmente o Goh criou muitos laços com alguns dos Pokémon dele mesmo, mas, ao mesmo tempo, essa impossibilidade que você aponta de se criar laços assim tão fortes é justamente a crítica feita por Dalla. Colocar um protagonista com o sonho do Goh exige sacrifícios, e, nesse caso, foi o vínculo muito bem trabalhado e forte entre treinador e seus Pokémon, algo primordial até então no anime. Claro, Goh tem grandes vínculos, diria que com Cinderace e Drizzile, mas não existe uma conexão entre toda a equipe como Ash e os seus antigos amigos conseguiam estabelecer.
    Então, eu entendo a sua visão e a dele. Atualmente, acho que estou mais inclinado para a sua, mas tem pontos da dele que, para mim, foram muito certeiros. :)
    De qualquer forma, acredito ser essencial isso, essa troca de opiniões e diálogos. Contanto que haja respeito e cada um possa mostrar o seu lado sem atacar o outro, os debates ficam muito interessantes. ^-^

    ResponderExcluir
  20. Luiz Henrique11/05/2021, 07:37

    Sim , concordo totalmente com vc é muito bom ouvir opiniões diferentes das outras pessoas e falando de um determinado assunto com respeito ^^ , últimante a galera tá mais agressiva nos comentários fãs do goh que xingam o os fãs do ash e fãs do ash que xingam os fãs do goh isso não é muito legal mais infelizmente isso acontecesse muito mais tomara que o pessoal parem com essa briga nos comentários .

    ResponderExcluir
  21. Após esse episódio 65 que mostrou que na competição só no hyper class já tem campeoes regionais como a iris, deu pra ver que o Ash vai suar com certos adversários campeões de liga, elites 4 e tals. Logo, torço pra darem algum lendário qualquer que seja para o Ash usar nesse campeonato mundial seria incrível e não precisariam nerfar o lendário pois numa competição desse grau seria necessário pokemons realmente poderosos. E com tanto foco em lendários, já pensaram se no master rank futuramente o Tobias de sinnoh voltar? Com darkrai ou outro lendário/mítico? Aí seria daora o Ash enfim vencê-lo numa revanche com um lendário seja um novo ou usando o melmetal por exemplo

    ResponderExcluir
  22. Sim! Em uma classificação com treinadores e Pokémon tão fortes, seria interessante Ash ter pelo menos um Lendário, até porque o Goh terá vários, eu acredito.
    E nem preciso comentar um possível retorno de Tobias, né? Rsrs Seria incrível!! Apesar de a vitória do Alain ter sido mais forçada, em termos de resistência do Charizard, a do Tobias sem dúvida foi a mais misteriosa e "humilhante" (não queria usar essa palavra, mas não me vem outra agora). Uma revanche agora seria mais do que justo.
    E obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  23. Escreveu muito bem, Luiz, mais conversa e menos briga entre os fãs. :D

    ResponderExcluir
  24. Sabe o que é louco?
    Em geral quem já "ostentou" algum lendário tem algum background, uma caminhada e tal.
    Aí, do nada, aparece um guri com um Suicune (e vai pegar mais um monte, só pq ele quer kk).


    Quem quiser passar pano que passe, mas sentido não faz.
    Quando você pega algo "especial" e banaliza, não tem muito como voltar atrás.


    O que eu tenho visto é uma aula de como não entregar o que os fãs querem.

    ResponderExcluir
  25. Eu também acho que Goh não estava pronto para ter um Lendário, foi muito cedo, além de ele não ter uma bagagem de experiência para isso.
    Eu só discordo de uma coisa, muitos fãs estão contentes com isso, então, não acho que seja exatamente entregar o que os fãs não querem, mas certamente tem outra grande parcela que está muito incomodada. Quero saber no que isso vai dar...
    Muito obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  26. Deivid Araujo13/05/2021, 01:43

    acho que Goh ta ganhando mais destaque no anime agora ele pega lendario ai ja e de mais na minha opiniao !!!!

    ResponderExcluir
  27. Acho que a ideia é justamente essa, mais destaque e mais conquistas para o Goh, mas vamos ver se do meio para o final desse ano as coisas não mudam.
    Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  28. Nalbert Silva14/05/2021, 07:39

    Por mim nem o suicune devia ter pego. Afinal ele não participa de nada relevante no universo Pokémon como batalhas ou contests e nem estuda esses pokemon, mas enfim. Só espero que o Moltres vá para o Ash para equilibrar.

    ResponderExcluir
  29. Acho difícil que o Moltres vá para o Ash, mas nada é impossível, vamos ver no que dá.
    Obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar