logo

Pokémothim

O Arco e o Futuro da Eevee da Cloe!


Olá, Thunders!

Para hoje, escrevi sobre duas personagens que estão ganhando relevância maior no anime: Cloe e Eevee. Afinal, qual será o arco dessa dupla? Podemos esperar algo novo? Dá para traçar alguma ideia? Bem, com base principalmente nos episódios 49 e 63 da série atual, podemos ter alguma noção. Por isso, convido-lhes a teorizar um pouco!


Depois de ser incentivada por Goh a capturar o seu próprio Pokémon, Cloe conheceu uma curiosa Eevee que não evoluía de forma alguma para nenhuma das suas até então oito evoluções por motivos desconhecidos e era pesquisada no Laboratório de Evolução Eevee. Após uma fuga que aproximou a garota, o Pokémon e Yamper; a equipe do laboratório permitiu que Eevee ficasse com Cloe, por demonstrar gostar muito dela. Dessa forma, ela fez a sua primeira captura, tornou-se uma treinadora e ganhou o seu Rotom Fone.

Outro episódio que considero importante para entendermos o desenrolar da trama desse Pokémon é o em que os heróis conheceram por gravação a Corrida Pokémon de Esportes Atléticos Marinhos de Lilycove, em Hoenn, uma corrida de obstáculos em águas abertas. Como Eevee torcia por um Vaporeon e demonstrou querer conhecê-lo, inclusive se imaginando nadando como um, Cloe se dispôs a ir procurar o treinador dele e saber mais sobre uma das evoluções do seu Pokémon. Lá, conheceram Vaporeon e seu treinador, Kairi, que sugeriu aos três treinadores que participassem da versão infantil da corrida. Antes que começasse, Eevee conseguiu fazer amizade e nadar ao lado da sua evolução do tipo Água.

Após bastante treino na corrida de obstáculos e um pouco de surf; enquanto comiam, Kairi revelou que treinava seu Vaporeon desde que era um Eevee e o que o inspirou a evoluir para a evolução do tipo Água foi o fato de ser um surfista profissional, levando seu companheiro sempre para vê-lo surfar, pois o pequeno amava o mar e até passou a ir em sua prancha, sendo a escolha de Vaporeon algo natural para ambos. Cloe revelou a dificuldade de seu Pokémon para evoluir e esclareceu que queria deixar que Eevee que escolhesse para qual evolução se transformar.

No dia seguinte, Eevee e Cloe, embora atrás dos seus amigos, tinham um bom desempenho na corrida, até o Dewgong do Goh desviar seu caminho para brigar com um Huntail que seguia um grupo de Gorebyss, de modo que o Pokémon Evolução foi ajudar. Nesse conflito, fugindo do Pokémon selvagem, a dupla e Dewgong acabaram presos em uma caverna marinha, por a entrada ter sido tapada por pedras. Kairi e Vaporeon foram ao resgate, batalhando contra Huntail, enquanto Dracovish abriu a passagem com o golpe assinatura Fishious Rend. Liberta, Eevee usou o Imitador para lançar um Jato d'Água junto com Vaporeon e derrotar Huntail, que logo se desculpou com Dewgong e ganhou uma parceira Gorebyss.

No fim da tarde, ao se despedir de Kairi, Cloe recebeu dele uma Pedra d'Água em um colar como possibilidade para sua Eevee evoluir. A treinadora ofereceu a pedra ao seu Pokémon, dizendo que podia se tornar um Vaporeon, mas também podia esperar e conhecer as outras possibilidades, sendo a segunda opção escolhida por sua companheira. Dessa forma, Cloe relembrou o que sua mãe a disse de não precisar ter pressa para escolher seu sonho, dando a Eevee todo o tempo que achar necessário.

Inicialmente, vale citar  que esse é o primeiro Eevee fêmea com diferença visível na cauda a aparecer no anime, além de que o seu único golpe revelado até então é o Imitador, tendo copiado já o Jato d'Água, Faísca e Pulso de Cura. Mas, não apenas, o Pokémon também gosta de imitar as ações de outras criaturinhas, como o andar de um Sylveon ou as caretas do Gengar do Ash, um detalhe que o deixa ainda mais fofo. 

Uma das explicações para a não evolução de Eevee pode ser o fato de ser um Eevee Gigamax, o qual não pode evoluir para atingir essa forma. Entretanto, em Pokémon Sword & Shield, o Eevee de Pokémon Let's Go Eevee é o único capaz de sofrer influência desse fenômeno, sendo esse representado pelo da Vitória, mas nada impede a da Cloe de ser o que alcançará a Gigamax na animação. Outra possibilidade diz respeito à criação de uma nova Eeveelution, o que deixaria esse Pokémon nessa forma até que outra evolução fosse criada para ele, talvez até surgindo no anime antes dos jogos, como foi com o Lycanroc Forma Crepúsculo.

Dentro da própria história, um ótimo motivo é a indecisão, ainda não estando pronta para escolher que forma quer atingir. Tanto que, no seu episódio de estreia, a ideia que fica é que, assim como Cloe, terá que amadurecer e descobrir o que almeja. Essa noção é reforçada pelo atual objetivo da própria treinadora: conhecer e aprender tudo sobre as evoluções do Eevee. A meta é ainda reafirmada pela abertura da temporada presente, na qual há uma cena em que Cloe vê seu Pokémon pular entre todas as oito conhecidas possibilidades de evolução que possui. Sendo assim, podemos aguardar pelo menos um episódio focado em cada Eeveelution.

Caso não seja Gigamax, podemos esperar que essa Eevee realmente evolua? Vejo as duas possibilidades. Como o Pokémon se monstra extremamente encantado com as suas evoluções, tanto que a todo momento se imaginava como o Vaporeon, podendo nadar e ser tão ágil como ele, dá a entender que a vontade da Eevee é de evoluir sim, apenas está indecisa. Porém, mesmo sem evoluir, ela aprendeu bastante com o Vaporeon, aperfeiçoando seu nado, por exemplo. Então, possa ser que a Eevee somente aprenda truques com cada Eeveelution sem que vire nenhuma delas. Uma terceira e mais arriscada aposta seria a estreia da evolução do tipo Normal, até porque casaria melhor com a aprendizagem de costumes de diversos elementos, além de combinar bem com o golpe Imitador.

Ainda importante é destacar o cuidado da Cloe em querer evitar que Eevee passe por tudo o que passou. Atualmente não, mas a garota sofria bastante com a pressão colocada por todos ao seu redor para saber qual papel desempenhar no Mundo Pokémon, principalmente por ser filha de um Professor Pokémon. Seguindo os ensinamentos da sua mãe, como a própria fez questão de relembrar, Cloe não quer que ninguém decida o futuro da Eevee, somente o próprio Pokémon; da mesma forma que foi aconselhada a fazer. A treinadora evita pressa, mostra-se compreensível e preocupada com o bem estar e o conforto da Eevee, algo muito bonito por parte dela.

Algo que particularmente me incomodou foi o tratamento em relação ao Yamper. Mesmo que o Pokémon tenha sido apresentado como um animalzinho da família do Professor Cerejeira, os episódios focados na Cloe foram construindo uma proximidade cada vez maior, segundo a qual Yamper queria participar de batalhas ao lado da garota. Contudo, a partir da introdução da Eevee, ele foi tratado e denominado como um Pokémon do Cerejeira, sendo que anteriormente tinha sido mostrado que o professor era o membro da família por quem o cachorrinho sentia menos afeto. Nada muda o fato de Eevee realmente ser o primeiro Pokémon individualmente da Cloe; mas, com o que desenvolveram até então no anime, ainda me parece injusto jogarem Yamper para fora da jornada da treinadora. 


Estou simplesmente ansioso para acompanhar os próximos episódios focados nessa dupla! Eeveelutions são Pokémon incríveis e muito legais de se trabalhar, além de, por si só, a Eevee em destaque ser um amor. Por outro lado, a Cloe tem sido uma personagem que me encanta cada vez mais, por isso tenho adorado os episódios que giram em torno dela. Estão gostando do arco dado para a Cloe? Torcem pela aparição de qual Eeveelution agora? E qual destino que imaginam para a Eevee da treinadora? Adoraria saber o que pensam!

Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

6 comentários:

  1. Os episódios focados na Koharu tem sido os mais legais. Muito legal que nisso os roteiristas estão trabalham bem
    Acho que poderia vim uma nova Eeveelution

    ResponderExcluir
  2. Tenho gostado bastante também.
    É a opção que mais espero! Torço muito para que seja isso.
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Eu tô gostando muito da história Koharu no anime, é muito legal de acompanhar o desenvolvimento dela, e eu tbm senti que jogaram o Yamper pro canto desde que a Eevee chegou, uma pena, tomara que a Koharu acabe capturando ele (ou recebendo a pokebola do pokémon do pai dela). Sobre a Eevee, eu acho que ela vai usar o G-max (por mais que eu queira uma nova eeveelution), mas uma coisa que eu pensei foi, ela precisa aprender um movimento novo e "dela", e não ficar sempre imitando os outros.

    ResponderExcluir
  4. Sim! Está sendo muito bom! E eu queria tanto Yamper com a Koharu de novo. :(
    Seria ótimo se ela usasse o G-max e virasse uma nova Eeveelution, mas aí já é impossível. Haha Pelo menos seguindo os jogos. E sim, uma hora Eevee terá que ter mais movimentos.

    ResponderExcluir
  5. É mto provavel que deem uma evolução nova e rara, tipo uma forma mediana entre Espeon e Umbreon, como aconteceu com o Lycanrock do Ash

    ResponderExcluir
  6. Eu estou torcendo por essa opção, de uma nova Eeveelution. No entanto, até vi teorias dessa forma intermediária entre Espeon e Umbreon, mas a acho bem improvável. Vou explicar o porquê.
    Primeiro, a ligação entre a Eevee da Cloe e os Espeon e Umbreon que ela conheceu não foi maior do que a que teve com Vaporeon, por exemplo. No máximo igual. Eevee e Vaporeon até interagiram mais, eu acho.
    Segundo, o colar de Espeon e Umbreon que a Eevee ganhou foi só uma forma de levar algo dessas evoluções. No ep do Vaporeon, Eevee ganhou a Pedra da Água, mas ela evolui para Espeon e Umbreon por felicidade, por isso foi dado um colar, para representar a opção de virar um deles. Acredito que ela vai ganhar algo da interação com cada Eeveelution, como as Pedras de Fogo e do Choque.
    Terceiro, se eles fizessem uma forma intermediária entre Espeon e Umbreon, teriam que fazer uma entre Glaceon e Leafeon e outra entre Flareon, Vaporeon e Jolteon, se não seria muito injusto e os fãs chiariam eternamente. Kkkkkkk É igual a fazer Megaevolução ou Gigantamax para as Eeveelutions. Não fazem porque seria muito injusto com as Eeveelutions que ainda estão por vir, já que as mecânicas não prosseguem por muito tempo, ou seja, as futuras não ganhariam essas formas como as atuais. Eles ainda tem pelo menos mais 11 Eeveelutions para criar, não acho que vão ficar fazendo formas alternativas ou especiais entre as já existentes. Exceto se só usassem uma hora intermediária para evolução mesmo, como o fim de tarde, mas sem qualquer outra ligação direta à Espeon e Umbreon.

    Bem, isso é só uma análise breve. Daria até um post. Kkkk Mas, eu penso dessa forma. :3
    Ahh, e muito obrigado por deixar a sua opinião e teoria!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar