logo

Pokémothim

Por Que Grookey Para Goh Foi Tão Problemático?


Olá, Thunders!

A teoria de que Goh teria os três iniciais de Galar foi confirmada, o que dividiu bastante as opiniões entre os fãs. Enquanto uns queriam que Ash tivesse pelo menos um inicial da última região lançada, outros preferiam que o garoto Ketchum continuasse a montar um time diferenciado e de "Pokémon fortes". O que acham de entenderem um pouco sobre o porquê de essa captura por parte do Goh ter sido tão problemática?

 

Depois de um sonho no qual seus pais eram Rillaboom e tinha um irmão Grookey, Goh acordou assustado e percebeu que o inicial estava agarrado em seu braço. Inicialmente, pensou em capturá-lo, mas seu Rotom Fone avisou que o Pokémon já tinha dono, pouco antes de ele acordar e começar a trelar, bagunçando tudo. Com ajuda de Yamper, os protagonistas tentaram encontrar o dono do inicial, refazendo o caminho que seguiu até ir parar no Laboratório Cerejeira, de modo que o ponto de partira era uma loja; na qual viram as filmagens e descobriram que Grookey saiu da máquina de bolinhas da Equipe Rocket, que havia acidentalmente caído ali. 

Os vilões surgiram para pegar Pikachu e acabaram descobrindo que o inicial pertencia a eles, fugindo com o Pokémon. No dia seguinte, Goh procurou Grookey para devolver o bastão que havia caído, reencontrando-o em um praça, mas acompanhado da Equipe Rocket, que mais uma vez queria recuperá-lo. O inicial de Galar disse não querer ser dos ladrões, recebendo ajuda de Pikachu para quebrar a Poké Bola e pedindo para Goh o capturar, assim sendo feito. Depois disso, o roedor Elétrico fez os vilões decolarem com um Choque do Trovão e Grookey passou a ser oficialmente um Pokémon do novo protagonista.

Antes de entrar no tema em si dessa análise, os problemas da captura ter sido feita pelo Goh, é preciso destacar os pontos positivos, afinal, sejamos justos. Tudo leva a crer que, nas mãos do garoto de Vermilion, os três iniciais serão bem desenvolvidos, tendo arcos de evolução próprios e chegando até a fase final. Claro, alternando o foco, bem ao estilo Jornadas, mas a possibilidade de isso acontecer é enorme. Sem falar que, provavelmente, os três atingirão a forma Gigamax. Outro fator interessante para lembrarmos é que o Ash já tem muitos iniciais, fugindo um pouco desse padrão, além de evitar repetir as mesmas tipagens, visto que o herói tem muitos Pokémon do tipo Água, Fogo e Planta; algo que vem sendo evitado desde Kalos, no quesito de não se conseguir Pokémon dos três elementos. 

No entanto, talvez as questões negativas se mostrem maiores. É inegável que o Goh, atualmente, possui maior foco e desenvolvimento no anime, o que se pode discordar é se é justo ou não. Então, além de estar tendo maior destaque e de ter começado a pegar Lendários, enquanto os fãs do Ash aguardam por isso há anos, deram a ele os três iniciais da atual e mais relevante região no momento, Galar. Esse detalhe não somente quebrou com a tradição de o garoto de Pallet de se desenvolver na região ao lado de pelo menos um dos iniciais, como também afastou ainda mais o treinador de Galar.

Inclusive, falando desse afastamento, Ash se mostra surpreendentemente desinteressado nos Pokémon de Galar; não mostrou qualquer vontade de ter um inicial de lá; conhece líderes de ginásio e isso nem sequer desperta a sua atenção, nem chegando a se questionar se existe uma liga na região. Sabe-se que, como um anime que revisita as sete anteriores regiões, além de apresentar Galar na animação, a atual série peca na entrega do universo de Pokémon Sword & Shield, algo ainda piorado com esse distanciamento por parte do primeiro protagonista. 

E quando se reflete sobre a questão do marketing, fica ainda pior, porque os Pokémon de Ash e Goh precisam dividir o protagonismo entre si. Poderia ficar um inicial de Galar ganhando destaque ao lado do Ash e os outros dois ao lado do Goh, mas o trio inteiro disputa espaço primeiro do lado do novo protagonista, "qual de nós três terá mais destaque agora nas mãos do Goh?", para depois ainda disputar com as criaturinhas do antigo, "o foco desse episódio será eu, escolhido para ter foco com o Goh, ou um Pokémon do Ash?". Ou seja, a probabilidade de destaque para um deles é menor e, assim, os iniciais ficam mais apagados e Galar, mais uma vez, menos representada no anime.

Abaixo poderão encontrar uma postagem antiga, na qual já falei sobre essa questão da força, mas, resumidamente, essa ideia de Pokémon fortes para justificar Ash não ter o Grookey vai contra as ideologias do próprio protagonista e aos ensinamentos passados até hoje pelo anime. Ter um inicial de Galar não faria o time do garoto de Pallet ser fraco, somente exigiria maior dedicação e treino para desenvolvê-lo. Basta imaginar Ash com um Gigamax Rillaboom no campo de batalha. Seria esse um Pokémon fraco? E, mesmo se não fosse um dos mais fortes, o herói sempre consegue extrair o melhor de qualquer criaturinha que cai em suas mãos, se não pelo poder bruto, por meio de estratégias e treinamento árduo.

A respeito do "roubo do Goh", embora não tenha gostado de Grookey ter ido para ele, não acho que essa crítica faça sentido. Depois que a Equipe Rocket recuperou o inicial pela primeira vez e fugiu com ele, mesmo triste, Goh não foi atrás dele para capturá-lo, só decidiu ir ao seu encontro no dia seguinte para devolver o bastão. Por um acaso, descobriu que Grookey tinha fugido de novo e, no meio disso, revelou que não queria ser dos vilões. Foi o próprio Pokémon quem destruiu a Poké Bola, tornou-se livre e pediu para ser pego pelo Goh. Portanto, não acredito que isso configure um roubo.

Agora, adoraria saber o que vocês acharam dessa conquista para o Goh! Como ficou bem claro, não gostei, mas ainda estou ansioso para ver o desenvolvimento do inicial ao lado do herói, até porque acredito que terão ótimos episódios para o seu crescimento. Gostaram de Grookey com o Goh? Preferiam que tivesse ficado com o Ash? Notam algum problema ou justificativa a mais para as coisas terem sido como foi? Não deixem de compartilhar a sua opinião! 


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

26 comentários:

  1. Coitado do Satoshi...

    ResponderExcluir
  2. Acabou inicial de Galar para o garoto Ketchum. :')

    ResponderExcluir
  3. Ainda não ele não vai desistir sempre tem um outro caminho nós vamos sobreviver!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não gostei do Grookey com Go. Gostaria que tivesse continuado a tradição do Ash ter um inicial da nova região.
    Sinto que os roteiristas estão se perdendo.

    ResponderExcluir
  5. Se você diz, é isso aí! Rsrs ^-^'

    ResponderExcluir
  6. Eu também... Acho que a ideia deles foi mais inovar mesmo, mas, para mim, foi uma inovação meio ruinzinha. 😅

    ResponderExcluir
  7. Eu sinceramente não entendo fã do anime.Muitos queriam mudança no anime ( pois sempre era a mesma coisa,Ash pega os iniciais da região e alguns pokémons , desafia os líderes de ginásio e quando chega no líder da região perde )mas quando realmente mudam acham ruim 🤷

    ResponderExcluir
  8. Cris Rodrigues14/05/2021, 10:41

    Graças a Deus pra mim tem sido a melhor temporada de pokémon acho o Ash muito chato , gostava dele até as 3 primeiras temporadas do anime, depois me entediou demais....aprefiro o goh!

    ResponderExcluir
  9. Random Dragonite14/05/2021, 14:55

    faze oke né
    talvessss
    TALVEZZZ
    na proxima região seja mais só o goh mesmo,
    assim pq minha teria é que o anime com o satoshi vai acabar nesse anime

    ResponderExcluir
  10. Na minha Opiniao a temporada atual sera a ULTIMA que teremos Ash como protagonista, a produtora esta deixando isso subliminar e muita gente nao percebe principalmente os veteranos na serie, por isso que gera essa pseudo-polemica

    ResponderExcluir
  11. A mudança se iniciou na temporada anterior com o redesign do Ash e nesssa com a inclusao de mais 2 "co-protagonistas" Go e Koharu, que pra mim sao os verdadeiros protagonistas dessa temporada

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, eu concordo com você, mas em partes. Muitos fãs que pediam a mudança realmente estão criticando agora, hipocrisia. Mas, outra parcela dos fãs não queria a mudança e gostava do anime como era. Essa parcela tem total direito de não gostar do atual, afinal, não queriam que tivesse mudado.
    Então, eu mais do que entendo a sua crítica, acho que só é preciso ter cuidado com as generalizações. Se você for atrás de postagens antigas minhas, eu sempre defendi o anime, mesmo quando várias pessoas criticavam. Eu amava o anime como era, não torcia por nenhuma mudança. Por isso, eu me incomodar com decisões da atual série não é incoerente da minha parte. Eu poderia gostar ou não. Alguns detalhes me agradam e outros não, acontece.
    Mas, bem, agradeço muito por ter deixado a sua opinião. Eu vou postar vários posts para compensar o meu sumiço no site esses dias. Mesmo que possa discordar das minhas opiniões, adoraria se comentasse, pode gerar boas conversas. ^-^

    ResponderExcluir
  13. KKKKKKKKKKKK Ah, nesse caso, como alguém que não gosta do Ash, fico feliz que esteja gostando tanto do destaque dado ao Goh. E obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  14. É uma possibilidade, vamos aguardar para ver no que vai dar.
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  15. Eu falei sobre isso em algumas postagens antigas. Faz sentido eles irem acostumando a gente com o Goh aos poucos, sem tirar o Ash de vez. Mas, ao mesmo tempo, fazer a última temporada para fechar a jornada do Ash ser a que ficou mais apagado é um desfecho bem complicado para o personagem. Agora é aguardar para ver o final. rsrs
    Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  16. Cris Rodrigues15/05/2021, 00:35

    Não que eu odeie o Ash, na verdade o anime é que o estragou, por exemplo até master quest que se não me engano foi a quinta temporada eu ainda assistia o anime e ainda vejo alguns episódios antigos, mas dai ficou repetitivo demais, pra mim seria interessante um anime com um protagonista diferente em cada região, como não fizeram isso e colocaram o goh para mim ja foi um bom começo e não ter tanta apelação da equipe rocket também ajuda né kkk, em fim adoro o site e que venha um anime estilo pokémon origens seria maravilhoso.

    ResponderExcluir
  17. Se essa realmente for a ultima temporada do Ash( estão falando isso desde Kalos), vai ser uma das piores decisões da Pokémon company, estão querendo deixar o Goh no mesmo nível que o Ash, mas ignoram que o Goh está no anime em apenas 66 episódios enquanto o Ash está no anime por 1152 episódios

    ResponderExcluir
  18. Na vdd o Ash esta meio apagadinho desde o inicio da temporada atual, Quando foi mostrado que haveriam mais dois "co-protagonistas" nos primeiros episodios, percebi que o foco nao seria mais o Ash e sim os dois (Go e :Koharu). Esse disjuntor foi ativado la no inicio e se for desativado será uma quebra muito grande de continuidade para a serie

    ResponderExcluir
  19. Eu entendo a sua opinião. Mesmo que ame demais o anime como era, preciso admitir que muitos pontos eram bastante repetitivos. Fico feliz que Goh represente um novo início para você. :)

    ResponderExcluir
  20. Mas, o anime segurar Ash como também protagonista é o grande erro. Eles não estão sendo honestos com os fãs, principalmente os que assistem o anime só por causa dele. O certo era colocá-lo como acompanhante de viagem, mas agora já vivemos essa mentira... :/

    ResponderExcluir
  21. Eu também acho o desenvolvimento do Goh extremamente apressado e ficaria bem triste com esse final para Ash, mas não tem muito o que fazer a respeito disso.
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  22. Acho que eles nao APOSENTARAM o Ash, como fizeram com o Garry la no inicio ou com Paul pq eles nao querem deuteragonistas e como fiseram dois deuteragonistas bons nessa temporada, eles estao receosos em transformar o Ash em deuteragonista e dar foco nos dois (Gou e Koharu)

    ResponderExcluir
  23. Foi uma otima estrategia eles cologarem a mecanica do pokemon go na temporada e exatamente num deuteragonista, para que o tekespectador se acostume com ela no anime

    ResponderExcluir
  24. Eu não acho que Goh teve a pretensão de ser deuteragonista. Nos 10 primeiros episódios, Goh já teve mais destaque do que Ash. Acredito que a Chloe/Koharu sim é uma deuteragonsita que tem crescido muito. Mas, o que diz faz bastante sentido.

    ResponderExcluir
  25. Se tirarem a equipe Rocket, que desde da temporada 3 já n tem mais graça (nunca teve) tá bom demais👌

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto deles, mas é compreensível que muitos estejam enjoados.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar