logo

Pokémothim

#MudaPokemon: Abaixo-assinado pede melhores condições de trabalho aos atuais dubladores do anime

O LeeGusta, com o apoio da Pokémothim e de outros criadores de conteúdo brasileiros, criou um abaixo-assinado online reivindicando melhores condições de trabalho aos dubladores atuais de Pokémon. A ação foi motivada após problemas recorrentes relatados com o estúdio de dublagem Double Sound, principalmente atrasos de pagamento, o que criou conflitos com diversos profissionais do ramo. Segundo o Omelete, há funcionários que não estão sendo pagos já há 1 ano.

Renan Vidal (dublador do Goh), por exemplo, também era o responsável pela direção de dublagem em Pokémon Jornadas, porém deixou a função após desavenças com o estúdio, permanecendo apenas como dublador na próxima temporada Pokémon Jornadas de Mestre. A tradutora Daniele Ribeiro, que trabalhava com a tradução de Pokémon há 4 anos, também deixou o trabalho pelos mesmos motivos.

A Double Sound é responsável pela dublagem de Pokémon desde 2020, quando houve a última troca de estúdios. Os dubladores da época, como Charles Emmanuel (antiga voz do Ash), se recusaram a continuar em seus personagens no novo estúdio por conta das condições de trabalho, o que acabou causando também uma nova troca de dubladores, como a ida do papel do personagem principal ao dublador Matheus Perissé. Dubladores antigos de personagens que retornaram em Pokémon Jornadas, como Kiawe, Gladio e Mewtwo, tiveram suas vozes trocadas devido aos problemas na Double Sound.

Segue trecho do abaixo-assinado com os objetivos que o manifesto pretende alcançar:

É vergonhoso que a maior e mais rentável franquia de entretenimento do mundo passe por esse tipo de situação no Brasil, contratando o serviço de uma empresa que não remunera os profissionais de dublagem corretamente, desrespeitando a eles e aos fãs. 

Mais vergonhoso é esse tipo de situação ocorrer justamente no ano da comemoração dos seus 25 anos e durante uma série que se propõe a resgatar personagens antigos, mas que serão re-escalados por dubladores que topem trabalhar num estúdio sem saber quando ou se serão pagos por seus serviços.

Basta! Esse movimento é um apelo: #MudaPokemon

Nos dirigimos tanto à Iyuno-SDI Group, grupo de mídia responsável por gerenciar a série na América Latina, como também à própria The Pokémon Company International. Nós queremos respeito aos nossos profissionais de dublagem, que dão o seu melhor para garantir um entretenimento de qualidade e com paixão. Desse modo, nós, fãs, também seremos respeitados.

No momento em que esse movimento nasce, Jornadas Pokémon estreia na Netflix como a terceira mídia mais assistida pelos brasileiros. Esse é o tamanho do carinho que os brasileiros tem por Pokémon, tudo que pedimos é que as empresas nos respeitem por isso.

De maneira clara, nosso movimento possui três objetivos claros:

1. uma mudança definitiva de postura do estúdio Double Sound, ou preferencialmente a mudança para outro estúdio que tenha respeito com seus profissionais, tanto nas questões financeiras como nas de saúde, oferecendo a possibilidade de dublagem remota nessa época de pandemia;

2. a manutenção do Renan Vidal como diretor de dublagem da série, para dar continuidade ao trabalho iniciado em Jornadas Pokémon – segundo publicação do mesmo, atualmente ele realiza o trabalho de direção nos estúdios DreiMarc, que surge como uma sugestão para troca;

3. a garantia de que todos os dubladores atuais sejam mantidos em seus personagens, bem como o respeito à vozes de personagens antigos que eventualmente retornem à série (caso seus dubladores também estejam de acordo).

Precisamos do apoio dos fãs brasileiros de Pokémon para que a dublagem do anime não seja tratada novamente com total falta de respeito e consideração. Clique aqui para assinar o abaixo-assinado.

Sobre Eru
21 anos. Editor de notícias na Pokémothim, conheceu Pokémon em 2008 através do infantil TV Kids da Rede TV. Para ser chamado ainda mais de "criança", adora os Super Sentai, e gostaria de aprender japonês no futuro.
Redes: Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar