logo

Pokémothim

#MudaPokemon: Abaixo-assinado pede melhores condições de trabalho aos atuais dubladores do anime

O LeeGusta, com o apoio da Pokémothim e de outros criadores de conteúdo brasileiros, criou um abaixo-assinado online reivindicando melhores condições de trabalho aos dubladores atuais de Pokémon. A ação foi motivada após problemas recorrentes relatados com o estúdio de dublagem Double Sound, principalmente atrasos de pagamento, o que criou conflitos com diversos profissionais do ramo. Segundo o Omelete, há funcionários que não estão sendo pagos já há 1 ano.

Renan Vidal (dublador do Goh), por exemplo, também era o responsável pela direção de dublagem em Pokémon Jornadas, porém deixou a função após desavenças com o estúdio, permanecendo apenas como dublador na próxima temporada Pokémon Jornadas de Mestre. A tradutora Daniele Ribeiro, que trabalhava com a tradução de Pokémon há 4 anos, também deixou o trabalho pelos mesmos motivos.

A Double Sound é responsável pela dublagem de Pokémon desde 2020, quando houve a última troca de estúdios. Os dubladores da época, como Charles Emmanuel (antiga voz do Ash), se recusaram a continuar em seus personagens no novo estúdio por conta das condições de trabalho, o que acabou causando também uma nova troca de dubladores, como a ida do papel do personagem principal ao dublador Matheus Perissé. Dubladores antigos de personagens que retornaram em Pokémon Jornadas, como Kiawe, Gladio e Mewtwo, tiveram suas vozes trocadas devido aos problemas na Double Sound.

Segue trecho do abaixo-assinado com os objetivos que o manifesto pretende alcançar:

É vergonhoso que a maior e mais rentável franquia de entretenimento do mundo passe por esse tipo de situação no Brasil, contratando o serviço de uma empresa que não remunera os profissionais de dublagem corretamente, desrespeitando a eles e aos fãs. 

Mais vergonhoso é esse tipo de situação ocorrer justamente no ano da comemoração dos seus 25 anos e durante uma série que se propõe a resgatar personagens antigos, mas que serão re-escalados por dubladores que topem trabalhar num estúdio sem saber quando ou se serão pagos por seus serviços.

Basta! Esse movimento é um apelo: #MudaPokemon

Nos dirigimos tanto à Iyuno-SDI Group, grupo de mídia responsável por gerenciar a série na América Latina, como também à própria The Pokémon Company International. Nós queremos respeito aos nossos profissionais de dublagem, que dão o seu melhor para garantir um entretenimento de qualidade e com paixão. Desse modo, nós, fãs, também seremos respeitados.

No momento em que esse movimento nasce, Jornadas Pokémon estreia na Netflix como a terceira mídia mais assistida pelos brasileiros. Esse é o tamanho do carinho que os brasileiros tem por Pokémon, tudo que pedimos é que as empresas nos respeitem por isso.

De maneira clara, nosso movimento possui três objetivos claros:

1. uma mudança definitiva de postura do estúdio Double Sound, ou preferencialmente a mudança para outro estúdio que tenha respeito com seus profissionais, tanto nas questões financeiras como nas de saúde, oferecendo a possibilidade de dublagem remota nessa época de pandemia;

2. a manutenção do Renan Vidal como diretor de dublagem da série, para dar continuidade ao trabalho iniciado em Jornadas Pokémon – segundo publicação do mesmo, atualmente ele realiza o trabalho de direção nos estúdios DreiMarc, que surge como uma sugestão para troca;

3. a garantia de que todos os dubladores atuais sejam mantidos em seus personagens, bem como o respeito à vozes de personagens antigos que eventualmente retornem à série (caso seus dubladores também estejam de acordo).

Precisamos do apoio dos fãs brasileiros de Pokémon para que a dublagem do anime não seja tratada novamente com total falta de respeito e consideração. Clique aqui para assinar o abaixo-assinado.

Sobre Hakazeru
anos, Editor de notícias na Pokémothim, conheceu Pokémon em 2008 através do infantil TV Kids da Rede TV. Para ser chamado ainda mais de "criança", adora os Super Sentai, e gostaria de aprender japonês no futuro.
Redes: Twitter
Switch: 2784-7620-2901

16 comentários:

  1. Shiro the gamer 🎮08/07/2021, 15:47

    #MudaPokemon

    ResponderExcluir
  2. Nelson Junior08/07/2021, 19:01

    O tenso é que entendendo como "a Nintendo" é, se isso chegar neles é bem capaz de retirarem a dublagem do Brasil e vamos ter que apelar pra legendados. É muita sacanagem um estúdio meia boca (porque se faz esse tipo de coisa, é meia boca mesmo!) tenha tamanha responsabilidade que é dublar um anime querido no mundo inteiro. Isso claramente mostra "lá pra fora" que somos despreparados e desrespeitosos com a franquia e, como eu disse ali em cima, é bem capaz da empresa cortar vínculos com o Brasil e perdemos de vez a dublagem PT-BR.

    ResponderExcluir
  3. Random Dragonite08/07/2021, 22:38

    que merda eim, daquiapoko nem vamo ter mais dublado no rasil.

    ResponderExcluir
  4. Façam abaixo assinado pra voltar os clássicos, senão pode parar de dublar, não dá pra nem assistir com essas vozes que não combinam nada.

    ResponderExcluir
  5. Djanini Migueldasilva09/07/2021, 18:21

    recoloquem os dubladores clássicos denovo virou palhaçada a dublagem desse anime

    ResponderExcluir
  6. Random Dragonite11/07/2021, 13:24

    nem é mais anime é só um reboot de um reboot xD

    ResponderExcluir
  7. Leonardo A. Caldas11/07/2021, 17:43

    Também não é assim, outros Animes que mudaram seus Dubladores vcs não falaram nada, pq só do Pokémon vcs falam? Vamos dar apoio a esses, eles merecem uma chance.

    ResponderExcluir
  8. Meu respeito pelos atuais dubladores, são incríveis mas gostaria muito que voltassem os dubladores clássicos, à dublar Pokémon novamente!

    ResponderExcluir
  9. Vamos lá...
    Sempre critiquei mudança de dublador, seja de pokémon, seja de cavaleiros, seja dragon ball, seja qual for, dou como exemplo recente o hunter x hunter que trocaram os dubladores classicos por esses novos no novo filme dublado, e eu não gostei nada, mesmo porque sempre preferi ver anime dublado, qualquer mudança de voz onde o dublador antigo ainda está apto a dublar pra mim não é bem vinda, outro exemplo é chaves que o sbt dublou em 2014 substituindo o Carlos Seidl dublador do Quico, eu achei uma falta de respeito enorme, sorte que em 2018 o Multishow chamou todos os dubladores vivos pra reprisarem seus papeis, inclusive o Seidl.
    Porém pokémon afetou numa proporção muito maior porque foi um desrespeito enorme, muito maior que os citados e maior que qualquer outro que já se viu, afinal foi um elenco inteiro e com MAIS DE 15 ANOS trabalhando ano após ano com pokémon, foi jogado todo o respeito fora por trocar por vozes que não combinam em nada.
    São ótimos profissionais sim, acompanho alguns deles desde outras dublagens mas não servem nesses papeis, isso precisa ficar claro, prefiro que pare a dublagem de vez e nunca mais seja dublado do que continuar como está, e olha que eu era megafã, acompanhei desde 1999 dublado e conheci alguns dubladores em eventos.
    Se algum dublador tivesse falecido ou não estivesse mais dublando, ok, mas não é o caso, foi desrespeito mesmo e pra mim é intolerável.

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe quando irá começar a temporada 2 dublada?

    ResponderExcluir
  11. Jorge Henrique Costa Silva14/07/2021, 12:28

    Quando arrumarem esse problema nos estudios de dublagem

    ResponderExcluir
  12. Chamem o Fábio L e os demais, se brincar ele dubla até do polo norte! kkkk nada contra os atuais, são ótimos, só acho que tão plantando o que colheram, essa estabilidade toda e abalando os atuais dubladores. Nunca devia ter trocado os dubladores clássicos.

    ResponderExcluir
  13. Claudio Silva15/07/2021, 18:22

    Se continua Pokémon na Double sound quem vai dublar a maioria ou todos só novatos nas novos vozes dos personagens que talvez dubla primeira vez protagonistas.

    ResponderExcluir
  14. Claudio Silva17/07/2021, 21:46

    Acho a Nintendo não tem direito da dublagem. Em video game parece nunca dublou seus jogos como Pokémon, Mario e outros.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar