logo

Pokémothim

Pokémon Unite: Guia Rotom - O que fazer? O que não fazer? Estratégias? Saiba tudo sobre o Rotom!


Oláá treinadores!

Voltamos com o nosso guia do jogo Pokémon Unite e hoje vamos falar do nosso querido Rotom, um dos objetivos que aparecem no mapa ao decorrer de uma partida! Mas antes disso, vale lembrar que já tem o Guia do Drednaw, beleza?! Confere por lá que está bem legal!

Antes de começarmos os tópicos, vale ressaltar que o Rotom vai fazer com que você pontue mais rapidamente, similar ao Zapdos, em uma goal zone da top lane. Vou explicar mais detalhado no decorrer do texto.


O que fazer para derrotar o Rotom?


Ao contrário do Drednaw, o Rotom é um objetivo mais fácil de ser conquistado, pois tem menos resistência e não tira tanto HP do seu Pokémon. Neste caso, há várias possibilidades que vão de time para time, podendo tentar um roubo, solo ou até mesmo o time inteiro se juntar para derrotar o monstrinho!

Outro ponto que facilita o Rotom é o fato de que todos os golpes vão causar efeito nele, diferente do Drednaw que não é afetado, por exemplo, pelo Telekineses do Slowbro. Evite ao máximo que o seu adversário roube o Rotom, caso isso aconteça você terá duas alternativas: Abandonar lane e deixar o Rotom trabalhar ou tentar limpar os adversário e derrotar o Rotom.

Vale ressaltar aqui que o XP e os pontos vão EXCLUSIVAMENTE para quem deu o último hit no Rotom e que a vida deste Pokémon não volta para a totalidade quando ele para de lutar.  


Quando o Rotom spawna?


Para preparar melhor o seu time, vou listar o tempo que o Rotom leva para spawnar e quando ele aparece pela primeira vez, confira:

OBS: O cronômetro da partida está em contagem REGRESSIVA.
  • O primeiro respawn acontece quando a contagem regressiva chega no minuto sete, ou seja, no terceiro minuto de partida. 
  • O segundo respawn NÃO É FIXO, pois é necessário derrotar o primeiro Rotom e esperar dois minutos. Por exemplo, o seu time derrotou o primeiro Rotom com 6:15 de partida, o próximo vai respawnarno minuto 4:15 e por aí vai, até não ter mais tempo
  • O Rotom SOME (independente dele estar sendo feito ou não) quando o Zapdos aparece.
  • Ele pode respawnar pelo menos três vezes dentro da partida.

Bônus por fazer o Rotom!


O Rotom vai proporcionar com que o seu time consiga pontuar, em uma goal zone da top lane, instantaneamente por 14 segundos. Ao derrotar o Rotom, o responsável pelo último hit receberá 20 pontos. 

Ao entrar em uma Goal Zone, o Rotom depositará 20 pontos. Se estiver nos minutos finais, ele depositará 40. 


Estratégias para derrotar o Rotom


Na gameplay básica o Rotom NÃO é prioridade. Então se você estiver sozinho, tente ao máximo ajudar o seu time a fazer o objetivo da Bot Lane que é o Drednaw. Porém, quando o jogo é feito em time, a história muda. 

Definir o que vai ser prioridade ou não do seu time vai muito da estratégia que você quer fazer durante uma partida. Trocando ideia com a galera que está mais ativa no competitivo, o jogador Léo Bron disse que a ideia dele para o Rotom é criar um time onde o Crustle vai ser o principal pilar. 

Segundo ele, a ideia é que o Pokémon fique top lane durante a partida inteira, assim que o Pokémon pegar nível seis é de boa ficar sozinho, porém para isso ele vai precisar de uma companhia forte no early game (início) como, por exemplo, um Lucario. 

Jogue sempre com Fluffy Tail e Score Shield. Evite usar o Eject, pois o Crustle já tem escape com o Shell Smash. A ideia principal é que o Pokémon tenha Stealh Rock, que vai evitar que ele precise fazer um contato mais direto com os rivais e ainda vai causar um dano por segundo bem bom que, com o Fluffy, pode ser bem fácil de deletar o Rotom. Segue uma play minha com o Pokémon, jogando em cima dessa estratégia:


O principal fator que faz o Rotom não ter tanta prioridade no jogo é o fato de que há a necessidade do time escoltá-lo para o efeito dele valer, já que ele precisa entrar na goal zone rival. 

Esse processo pode ser muito complicado, já que haverá sim a necessidade de uma fight, ou seja, lutar com os adversários. Dependendo da situação, vale mais a pena usar o Rotom como distração, deixando ele ir sozinho e fazendo com que os adversários tenham que subir para derrotá-lo. 

Só de entrar na Goal Zone rival o Rotom já deixa 20 pontos e faz com que você pontue instantaneamente. Outra dica é tentar ao máximo já ter destruído a T1, a primeira Goal Zone rival da lane, com isso o Rotom já vai conseguir pressionar mais próximo da base adversária, fazendo com que ele seja ainda mais perigoso, consequentemente chamando mais atenção. 

Há outras duas dinâmicas para o Rotom que são: Deixar o Rotom para o adversário quando estiver perdendo e tentar fazer o Rotom o mais próximo possível do Zapdos. Vamos por ordem. 

A primeira acontece pelo fato de haver a necessidade de fight, ou seja, se você estiver perdendo a ideia é que os adversários tenham mais níveis que você, então deixa o Rotom para lá, foca em farm e em obter o Unite Move. Se conseguir, foque em farmar na jungle rival enquanto eles estiverem no Rotom. 

A ideia aqui é você ficar mais forte para um segundo Drednaw e para o segundo Rotom. O segundo Rotom, foque em tentar derrotá-lo o mais perto do Zapdos, 2:15 // 2:10. Nessa situação, os oponentes terão que correr para defender as suas goal zone, já que no final da partida o Rotom, só de entrar, já vai depositar 40 pontos.  


Usar ou não usar o Unite Move no Rotom?

A reposta certa aqui é ''depende''. Depende dos próximos objetivos. Gastar o Unite Move no Rotom, com o Drednaw prestes a nascer NÃO compensa. A mesma coisa do Zapdos. O foco no Unite Move tem que ser no objetivo principal

Se você tiver uma noção boa de tempo dos próximos objetivos e ter a condição de farmar novamente o Unite Move, pode sim usar sem problemas

OBS: Muito situacional


Perdi o Rotom, o que eu faço?

Primeiro, não se desespere! Não é o fim do mundo! A ideia é, se a sua T1 ainda estiver em pé, vale sim a pena deixar o Rotom entrar e o inimigo levar. Vai por mim, será melhor cair no começo do que cair dobrado no final. Mas, se houver sim a possibilidade de derrotar o MOB, derrote-o. 

Se a sua T1 já tiver sido destruída e/ou estiver muito próximo do Zapdos, foque em derrotar sim o Rotom. Puxa alguém mais de controle e/ou um dano para conseguir deletar o MOB o mais rápido possível. 


UFA! Acabamos mais um guia! Dúvidas? Complementos? Novas estratégias? Deixa ai nos comentários! Lembrando que a estratégia do Rotom é de time para time! Isso apenas dicas mais básicas!

Cadê os main Crustle para compartilhar esse texto com a galera?! E lembrando que haverá vários guias por aqui, então não se esqueçam de nos seguir! 

Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

2 comentários:

  1. Arthur Gotardo04/10/2021, 14:15

    Eu gosto de jogar de crustle com x-scissor para impedir os oponentes de pontuar e para derrotar mais facilmente, eu levaria rápido com x-scissor também, eu faço rotom quando consigo, mas tenho a dúvida se por conta da defesa seria melhor x-scissor.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Mantovani09/10/2021, 11:54

    Sempre tente usar Stealh Rock, que vai evitar com que vc tenha contato direto com os adversários.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar