logo

Pokémothim

O Anime do Ash Vai Acabar? Vamos com Calma...


Olá, Thunders!

Desde o mês de setembro, com o não lançamento de nada referente à continuação do anime, nenhum assunto é mais comentado entre os fãs da animação do que o possível fim das aventuras de Ash e Pikachu. Depois da grandiosa vitória da dupla, ao fim do Torneio de Mestres, os boatos somente aumentaram. Nessa postagem, mostro-lhes os motivos que indicam o fim ou a continuação da jornada do Ash e a minha opinião a respeito disso tudo.


Quando começaram os rumores do fim do anime do Ash, a propósito? Desde o início de Jornadas, em 2019. Quando foi anunciado um protagonismo duplo, em que outro personagem teria tanto destaque quanto Ash no decorrer dos episódios, muitos já ficaram atentos. Porém, quando a série Pokémon Jornadas começou, claramente esse protagonismo pendia muito mais para Goh. Daí, espalharam-se os murmúrios de que a atual série preparava o público para a completa substituição do herói de Pallet. Entretanto, do meio de Jornadas para o final, claramente Ash voltou a ser o destaque do anime. E nem mesmo falo de um equilíbrio, pois a balança pendeu muito mais para ele, dando pouco destaque ao Goh. Nesse sentido, até acho que os roteiristas fizeram um teste de como os fãs reagiriam com um possível afastamento do primeiro protagonista, mas o resultado foi muito claro.

Mesmo com o Ash voltando a ter bastante destaque nos episódios, com o passar do meio de 2022 sem qualquer indício ou vazamento de uma próxima série, os fãs entendiam duas coisas: ou o anime vai acabar; ou Jornadas segue mesmo com o lançamento de Pokémon Scarlet & Violet. Com a chegada de outubro, a inquietação passou a aumentar, sobretudo com o que girava em torno da batalha mais importante para o protagonista: a final do Torneio de Mestres, do Campeonato da Coroação Mundial. Nos preparativos para ela, a voz original do Ash deu uma entrevista chamando o desfecho do personagem de "fim de uma era que iniciou desde 1997" e o novo CD de todas as canções do anime, denominado de "Best of Best of Best", apontava que ele durou de 1997 até 2022, como se este último fosse realmente o ano final.

Contudo, Rica Matsumoto citar o fim de uma "era" não significa que o anime está acabando, apesar de também poder ser possível. Quando uma era termina, outra se inicia, simples assim. O garoto e Pikachu tendo o apoio de todos os amigos humanos e Pokémon que conheceram no fim da sua batalha mais importante só confirmou isso. O acontecido pode dar margem para um salto temporal, um rumo totalmente inesperado do garoto para a próxima série, ou até um desprendimento maior com esse passado, agora que ele já foi trazido à tona (o que, infelizmente, é uma possibilidade também). Então, o fim de uma era não é sinônimo do fim do anime, apesar de poder sim significar o fim da "era do anime", embora não tenha sido exatamente isso que foi dito. Quanto ao colocado pelo CD, em 2012 também foi lançada um, "Best of Best", que afirmava a mesma coisa (1997-2012), e nem por isso o anime acabou na época.

Existe mais um fator a ser considerado. Ao contrário de, após o lançamento dos atuais jogos que introduzem a nova geração, iniciar uma nova série; continuarão a ter episódio de Jornadas, tendo três títulos já revelados: "Projeto Mew", "O Futuro Está em Minhas Mãos" e "Pokémon! Eu Estou Feliz por ter O Conhecido!". O grande temor aqui foi o nítido paralelo entre o último título e o primeiro de todos do anime, "Pokémon! Eu Escolho Você!", o que fez muitos cogitarem que está por vir a despedida de Ash. No entanto, apesar de o primeiro carregar o título do Projeto Mew, o segundo já é confirmado como sua continuação e, talvez, o terceiro também seja, por uma revista japonesa ter dito que dezembro seria o mês do Projeto Mew, e os dois últimos episódios serão transmitidos nesse mês. Se o terceiro realmente pertencer ao desfecho do Goh, pode ser quando finalmente reencontrará o mítico que tento procura.

Outros detalhes são que, na grade de programação japonesa, até então o último episódio revelado não está identificado como o último de Jornadas; e o diretor desses três episódios é Shōji Yonemuracomo bem pontuado pelo Camaleão, o responsável por dirigir muitos dos episódios de desenvolvimento para Goh, especialmente os do Projeto Mew (exceto por um) ou episódios com paralelos a respeito da divergência de sonhos entre os dois protagonistas. Assim, é difícil esperar que ele faça um episódio voltado para um grande adeus de Ash, talvez mais para dar um último destaque ao sonho dos dois garotos, o quanto avançaram até ali e, se os leakers estiverem certos, a despedida do Goh. Diante disso tudo, e o que acho mais provável, o paralelo no título do episódio provavelmente será para simbolizar o fim dessa era do anime, para que realmente se inicie uma nova.

Um último argumento para o fim do anime é que Ash já virou o Mestre Pokémon que tanto queria ser e que, a partir do momento em que ganhou o título de treinador mais forte do mundo, não tem como o anime continuar. Duas grandes mentiras! O próprio Ash e sua voz original disseram que ele não é um Mestre Pokémon ainda, mas muitos fãs insistem que ele é e ponto final, negacionismo puro. Se o anime tivesse explicado como se tornar um Mestre; a gente visse que o protagonista completou os requisitos; e, mesmo assim, negassem o título a ele, aí era outra coisa. Mas não existindo uma clareza de critérios e o próprio Ash deixando bem claro que ser o mais forte não é igual a ser um Mestre, é mera ignorância insistir que sim só porque ele ganhou o Campeonato da Coroação Mundial. E sobre não ter como o anime continuar após o herói virar Monarca, darei alguns exemplos mais à frente.

Antes, cabe destrinchar os motivos que indicam que Ash continua no anime. Primeiro, e já mencionado, eles terem feito o próprio personagem, assim como confirmado pela Rica Matsumoto, afirmar que não conseguiu realizar seu sonho. Como eu termino um anime dizendo aos fãs que não vão ver o protagonista conquistar o objetivo que há 25 anos aguardam para presenciar? Complicado. Segundo, Pikachu é o mascote da franquia, se os roteiristas forem realizar o desejo de uma parcela dos fãs de trocar o protagonista, ele provavelmente também terá um Pikachu e o roteiro ainda terá uma pegada mais infantil, pois um anime mais sério e violento envolvendo o uso de "animais" para isso não soaria muito bem para a franquia, ou seja, para mudar e continuar a mesma coisa, é mais seguro para eles permanecer no atual.

Mesmo com as quedas de audiência, o anime Pokémon ainda tem boa aceitação e é muito apreciado pelos fãs, não é à toa os recentes resultados das enquetes que mostraram o quão queridos são muitos desses personagens que se destacaram ao longo das séries. Ainda em termos de segurança, Ash e Pikachu são a cara do anime e, ainda que muitos queiram a sua saída, muitos também não querem um anime sem a dupla, e Jornadas serviu para provar isso. Sem mencionar que o anime é extremamente importante para atrair e manter fãs na franquia, garatindo a compra de jogos, brinquedos, etc. E, como bem destacado por um leitor do site, a ideia vaga do que é ser um Mestre Pokémon permite que Ash e Pikachu sigam a serem explorados sem existir uma limitação clara, pelos diferentes estúdios que assumem as novas séries que vão surgindo.

Junta-se a isso as possíveis referências: o quadro no quarto do Ash, quando acordou no dia seguinte ao da sua vitória no Torneio de Mestres, que dava a entender que seguiria para uma nova jornada em Paldea (ao fim da postagem, tem o link para uma matéria que esclarece isso); e as unhas de Jessie e James nesse mesmo torneio, que referenciam as cores de Scarlet & Violet (deve-se lembrar que os aminimigos de Ash são conhecidos por darem essas pistas, assim como fizeram ao correrem pelo aeroporto de Kalos, deixando cair figuras de SOLrock e LUNAtune, prevendo a série Sol & Lua).

E o enredo? Primeiro que, se houver um salto temporal, as possibilidades serão maiores ainda, mas não irei contar com isso. Só faz uma semana, mas o tanto de mensagem que li dizendo que não tinha como continuar a história do Ash depois de se tornar o treinador mais forte. Além de essa ser uma concepção muito limitada, de que tudo se resume a força, quando o próprio protagonista contrariou isso; ainda é fixa e até desinteressante. Novamente trazendo o exemplo do Goku para as minhas postagens, em toda nova saga o personagem arruma um novo adversário que faz ele querer superá-lo para voltar a ser o mais forte. O que faz os Pokéfãs acharam o Ash exclusivo o suficiente para que, depois de se tornar Monarca, ninguém poder se mostrar um adversário a altura ou surgir algo que o faça querer novamente se superar?

E, mais, Paldea é uma região riquíssima que carrega três diferentes histórias a serem seguidas. Apesar de, por motivos óbvios, a dos ginásios ser mais a cara do Ash, nada impede que os roteiristas possam fazer o herói ir para a região por saber dos Pokémon Paradoxo, em um convite especial dos Professores Sada e Turo, por agora ser um treinador megarreconhecido; ou que seja convidado ao colégio da região, pelo Diretor Clavell, como forma de obter mais conhecimento – não seria a primeira vez, por sinal; pode ser o treinador bom em batalhas a ajudar o Arven, em suas missões; ou até, como muito já teorizado, um evento de campeões, que não necessariamente os que já vimos no Torneio de Mestres, por ser dito que em Paldea existem vários. Isso sem levar em conta que Ash pode perder o seu título; descobrir que a presidente da Liga Pokémon e maior dos campeões de Paldea, Geeta, é mais forte do que Leon e não participou do Campeonato da Coroação Mundial; encontrar um novo vilão que esteja derrotando todos os treinadores mais poderosos, etc. Ou seja, mesmo com o seu atual título, história não falta. Poderia puxar várias outras aqui, mas essa postagem está suficientemente grande.



Então, para mim, os únicos reais motivos que podem nos dar medo são os problemas sofridos pelo estúdio OLM e não ter nenhum vazamento da próxima série até então, seja ela nova ou, na realidade, uma continuação da Jornadas que já conhecemos. Isso tudo pode se explicar, talvez, por uma pausa para que possamos receber a próxima série, até a equipe se reestruturar e conseguirem desenvolver bem o que ainda está por vir. De qualquer forma, mesmo que de fato possamos estar presenciando o fim do anime, motivos para o ele continuar e Ash não sair das telinhas não faltam. Então, para os que estão torcendo pelo herói em Paldea, assim como eu, mantenham o positivismo!


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

35 comentários:

  1. metade de mim quer que o ash saía do anime, mas a outra metade quer que o ash continue no anime

    ResponderExcluir
  2. Para mim o título do episódio que faz alusão ao primeiro episódio quer dizer sim uma despedida, mas não do Satoshi e sim do Goh. O personagem não vai continuar no anime, nem ele e nem a Koharu e isso é nítido vendo o quão rápido eles querem encerrar a história dos dois. Quanto ao vazamento sobre o novo anime, não é nada sem precedentes isso, Best Wishes teve Decolora como filler depois da liga, a própria saga original teve as Ilhas Laranja como filler antes de Johto, assim como a saga Advance que teve um "filler" com o Battle Frontier (digo filler, pq depois nunca mais se apareceu outro), então é comum fazerem isso no anime, até para eles verem o que vai acabar bombando com os jogos (em questão de história, pokémons, personagens, etc) e o que eles vão modificar.
    Agora uma certeza (quase certeza na verdade) que vai ocorrer vai ser um pseudo reboot do anime, eles não vão esquecer que ele foi campeão em Alola e ganhou o torneio, mas isso logo vai ser esquecido, se muito vai ser jogado pra debaixo do tapete e vão tratar como um torneio qualquer que ele venceu (estamos falando dos roteiristas do anime que mal conseguem manter uma coerência na história, então nem será surpreendente).
    E quanto ao mais forte, já comentei, Leon só nunca perdeu uma batalha e tinha marketing, tem trocentos mil personagens que passam muito mais a sensação de força e poder do que ele.

    ResponderExcluir
  3. Sentimentos conflitantes. Rsrs Uma hora, algum deles vai mostrar ser mais forte.

    Agradeço por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Também acho. Eu só não dou certeza, porque não gosto sem que haja provas concretas kkk, mas eu acho que faz total sentido o que os leakers estão dizendo de ser a despedida do Goh.

    Então, sobre os vazamentos, eu acho que existe ainda um fator que diferencia. Essas séries mais diferentes realmente fugiam dos jogos, mas geralmente era por enquanto que não lançava a próxima geração. Posso estar errado, pois teria que conferir a datas para ter certeza, mas acho que essa é a primeira vez que uma nova geração saiu e eles não demonstraram, por enquanto, algo relacionado a ela. Não é como se SV ainda fosse ser lançado e pudéssemos esperar qualquer coisa aleatória, entende?

    Eu não duvido nada kkk, mas espero que não. Em Jornadas mesmo, eles ignoraram total o título de campeão do Ash, só a partir do meio da série que isso mudou, quando realmente começaram a entregar um pouco mais do que os fãs queriam, em comparação com o começo. Eu torço para que, pela recepção melhor que tiveram, talvez aprendem ao menos um pouco a lição, se é que posso chamar assim. E eu tô doido para ver personagens incríveis e megapoderosos em uma possível série futura, ao contrário de muitos que já consideram Ash imbatível, ainda mais se ele começar com uma nova equipe que só vai ter Pikachu treinado.

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Pablo Soares Camargo17/11/2022, 17:26

    Essas temporadas "fillers" da batalha da fronteira e das ilhas Decolore foram todas encerradas a pelo menos 1 semana ANTES do lançamento dos jogos da geração seguinte lá no Japão. Coisa semelhante ao que tá acontecendo agora só aconteceu la atrás entre a temporada das ilhas laranja e a estreia de Pokémon Johto em que o anime acabou sendo lançado mais de 1 mês antes dos jogos Gold/Silver

    ResponderExcluir
  6. Pablo Soares Camargo17/11/2022, 17:39

    Eu acho que o que mais me leva a crer que o anime vai acabar é o silêncio ensurdecedor com relação a novidades sobre o anime, se vai ter um Jornadas 2 aqui no ocidente ou um anime Scarlet/Violet, a essa altura já teriam soltado alguma coisa se comparado com outras sagas. Ash sair do anime? Não rola, também sou daqueles que acha ele a cara do anime e vice-versa. Goh sair do anime, pra mim que me identifiquei bastante com ele, me emocionei bem vendo o episódio que o Sobble evolui pra Drizzile por exemplo, acho péssimo mas previsivel por ele não ter caido no gosto do povo.

    Com relação a ter novas coisas do Ash fazer depois pra ser um mestre pokémon.. Concordo que ele ser o campeão mundial não faz dele um mestre pokémon e que tem muito mais coisa pra ser feita pra ele chegar a isso apesar de nem ele e nem ninguém do anime ter dito exatamente o que é um mestre pokémon. Mas acho que nada que ele for alcançar nas próximas sagas se compara ao que ele alcançou ao vencer o mundial

    ResponderExcluir
  7. Pois é, essa demora por novidades está sendo muito agoniante. Mas, como eu escrevi, se o anime for dar uma pausa antes de voltar, para conseguir resolver todos os problemas, faz sentido que só divulguém algo depois mesmo. Espero que seja isso...

    Eu tenho meus problemas com o Goh, mas também não faço parte dos haters dele. O episódio com o Drizzile foi uma coisas coisas mais lindas e sensíveis de Jornadas. ♥️

    É, isso é, até por toda dimensão do evento, dos participantes, dos retornos que provavelmente nunca vão se repetir para não ficar como uma mera cópia. Depois desse marco, vai ser extremamente difícil o anime conseguir um maior, mas, se pararmos para pensar, ninguém achava que haveria algo mais emocionante do que Ash vencer uma liga, e Jornadas nos tacou um Mundial. Kkk Acho que isso é o mais mágico. Quando a gente não espera nada que surpreenda mais, e simplesmente acontece. :3

    Obrigado por deixar o seu comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Lendo a materia eu fica um pouco aliviado, realmente seria ruim a troca de protagonista ou fim do anime.

    ResponderExcluir
  9. Johnny Edwin Da Cunha Cruz18/11/2022, 20:04

    Enquanto o Ash não tiver as suas revanches contra todos aqueles que o eliminaram nas ligas anteriores à Alola e exterminar a Equipe Rocket, nada de tirá-lo do anime.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não é garantido que realmente não acabe, mas, se formos ir fundo nos indícios, tem mais provas a favor da continuação do que contra.

    Obrigado por deixar o seu comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Acho justo. Kkk

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  12. Comentário lúcido e coerente.
    Assino embaixo. 👍

    ResponderExcluir
  13. Johnny Edwin Da Cunha Cruz18/11/2022, 21:19

    Pena que nem todos são mente aberta como você. Há aqueles que defendem esses malditos vilões, que só piora quando ataco o trio inútil. Até parece que se esqueceram que foram eles os responsáveis pelo início desse ciclo de derrotas do Ash que só terminou em Alola. O que eu não daria pra vê-los fora do anime, pois de tanto serem usados, não tem mais o que extrair deles.

    ResponderExcluir
  14. Johnny Edwin Da Cunha Cruz18/11/2022, 21:24

    É mais do que justo. Não se pode tirar um protagonista sem antes dele ter realizado o seu objetivo, embora eu quisesse ter visto o Ash no Desafio dos Campeões de alguma região, tendo a de Kanto como preferência.

    ResponderExcluir
  15. Eu não acho uma loucura tem uma anime de Pokémon com outra pegada ou protagonismo haha poderia ter a saga principal e alguns spinoffs, com outras histórias e outro foco ou até mesmo em outra vibe! Mas, pokémon nunca vai acabar hahah tenho certeza

    ResponderExcluir
  16. E não seria loucura mesmo, é só que os indícios não apontam para isso.

    Agradeço por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  17. Sendo bem sincero, pra mim a saga do Ash poderia encerrar aí, ia ser perfeito... não que seja o fim do personagem, ele alcançou o seu sonho, poderiam encerrar aqui a jornada dele e lançar depois spin-off focado nele mesmo.

    Oque na verdade eu queria como fã da franquia e os games, era um anime focado nos arcos dos games, começando pelo RedGreen e seguindo as demais sagas... Agora seria o momento perfeito para iniciar esse projeto incrível, pois público é oque não falta... e com uma animação ok claro... A Animação que fizera para "Pokemon Origin" estava perfeita.

    Bom é isso!

    ResponderExcluir
  18. O problema é esse, o Ash não realizou o seu sonho, mas poderia. Se desde o começo de Jornadas o personagem não repetisse que ser o novo Campeão Mundial não faria dele ainda um Mestre Pokémon, poderíamos até se contentar com isso. Mas Ash já disse que não alcançou seu sonho ainda, algo apenas confirmado por sua voz original no Japão, depois da sua vitória contra Leon. Então, diante desse detalhe, acho superdifícil que o anime do Ash termine, se não não estariam insistindo que ainda não conquistou seu sonho.

    E, apesar de ser do time que quer sim que o anime continue com ele, eu mais do que respeito a sua opinião. Sei que é muito antiga a vontade de muitos fãs de ver o anime baseado nos personagens dos jogos, e isso seria muito interessante. Vai que? Kkk

    Obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  19. Nova temporada ano que vem ja foi anunciado, com ash e goh na região nova , só não tenho a foto senão eu colocava aqui mas o goh vai tar com cabelo grande e com varios pokes top, tinha vazado num site japonês mes passado .

    ResponderExcluir
  20. Depois dessa aventura do goh sem o ash que teve nesse ultimo episodio. acredito que ash ja pode passar a faixa de protagonista pra goh.

    ResponderExcluir
  21. Eu já falei diversas vezes, mas sempre tentam amenizar o ponto que eu cito, mas porque um treinador poderia se tornar um verdadeiro mestre pokémon sem explorar o mundo todo e conhecer todas as espécies de pokémon? Eu não falo em captura, mas sim conhecer, mirar a pokédex no pokémon e ver os dados sobre ele. A questão, e que eu como alguém que conhece a franquia há mais de 20 anos, é que toda a reclamação e vontade de ver o Ash finalizando a jornada está atrelada ao pokémon começar a sacrificar a própria essência do personagem pra tentar se moldar a determinado público, seja um Ash mais edgy no XY ou um Ash mais bobão no SM e no Jornadas; isso querendo ou não cria um desgaste e as mudanças recentes no tipo de escrita que o roteiro anda tendo também incomoda. A verdade é que a partir do XY (por melhor que seja), a franquia demonstrou que não sabe o que quer, colocou no XY uma pegado que agrada mais os adolescentes e afastou as crianças, no SM colocou uma pegada mais para agradar as crianças e afastou o público mais velho, na atual mantiveram a pegada mais infantil e tentaram fisgar os mais velhos com o fanservice; não há como negar que a franquia se perdeu e se colocou contra a parede na saga atual, e na próxima temporada, não importa a escolha, ela terá uma perda de audiência considerável, seja lá qual for o destino do garoto de Pallet e a única coisa que pode fazer ter mais gente assistindo é um roteiro bom com o protagonista com a personalidade na medida certa como no DP (coisa que infelizmente eu duvido que aconteça).

    A melhor opção, por mais controversa que seja e que esteja fora dos possibilidades da maioria dos fãs, é utilizar um Ash de uma dimensão alternativa a partir da próxima temporada e deixar isso bem claro, pois com todas as polêmicas envolvidas, isso faria com que a jornada do Ash que conhecemos há 25 se encerasse ao mesmo tempo que o Ash continuasse a ser o protagonista e fazendo o que sempre fez. O Ash envelhecer e continuar o protagonista? A idade do Ash sempre foi para atingir o público alvo do anime, não vão envelhecê-lo mais do que um ano caso o façam (e só vejo eles o envelhecendo se for para tirar algum título dele), então o ideal ainda é esse e o Ash da Sinnoh alternativa é uma boa ideia de como introduzir um novo Ash, por isso vai que, né?

    ResponderExcluir
  22. Isso não é oficial. :')

    ResponderExcluir
  23. Não é o primeiro ep do Goh sem o Ash. Mas, acho que, pela aceitação, isso é algo que não vai acontecer. Se Ash já recebe hate, Goh duas vezes mais. 🤔

    ResponderExcluir
  24. Eu concordo com o que diz no primeiro parágrafo. No segundo, não acho que teria uma aceitação tão boa, embora ache possível. O Ash de outra dimensão parece muito com a ideia de Reboot, já frusta muitos. Querendo ou não, trabalhar com um universo paralelo quebra o vínculo com personagens (seja humanos, seja Pokémon) que os fãs gostam e torcem para sempre acabarem dando as caras de novo. Acho que seria uma alternativa interessante, mas tão passível de afastar vários fãs como qualquer outra. Só espero que os roteiristas pensem em algo muito inteligente, para variar. 😅

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  25. Acho que o problema todo reside aí, o povo parece que quer criar motivos pra não gostar da próxima temporada, entendo o ponto que você citou e sei que muitos pensam isso, mas não há muito o que fazer com o personagem, muitas das coisas que os fãs querem que ele faça inevitavelmente o faria deixar de ser o protagonista de um jeito ou de outro. Eu falo dessa possibilidade, mesmo achando difícil de acontecer, porque seria a opção menos danosa ao atual Ash em todos os sentidos ao mesmo tempo que o "Ash" continuaria. E não necessariamente quebraria o vínculo, afinal não faria necessariamente o Ash do filme 20 se tornar o novo protagonista, mas sim a exemplo do Ash do arco do Dialga-Palkia dessa temporada, poderia criar um universo que algumas coisas foram diferentes, mas o Ash conheceu e fez amizade com os mesmos personagens e pokémon, afinal o objetivo seria mais tirar o peso das conquistas recentes do personagem das costas do que dar um grande reboot ao personagem, eu só não sei se agora seria o melhor momento pra isso e se não seria bom colocar o Ash um pouco na geladeira antes de fazer; só acho que essas duas últimas temporadas colocaram o personagem em vôos tão altos que um freio se vê necessário, pois por mais que pra alguns fãs mais velhos isso não faça diferença, pode acabar criando um costume danoso para a nova geração de fãs, por isso que por mais que eu não curta muito a ideia do Ash deixar de ser o protagonista, seria um bom momento pra ele fazer algo diferente na próxima temporada como se resumir a enfrentar os pokémon titãs ao mesmo tempo que não o façam parecer com um mentor, ou até mesmo colocar um novo protagonista e colocar o Ash com a mesma idade atual pra aparecer algumas vezes só pra mostrar que ele passou em Paldea e na próxima temporada colocam o recuo com ou um Ash de um universo alternativo ou um Ash que deixou de ser um monarca; isso pode soar rápido, mas rumores dizem que a próxima temporada deve durar 4 anos e eu considero um bom tempo pra curar a redação do povo antes das mudanças.

    ResponderExcluir
  26. Pra continuar do meu comentário anterior, mas sem perder a linha de raciocínio nem deixar ele excessivamente longo; vou dar como exemplo uma situação praticamente impossível de acontecer no anime: imagine se eles fizerem um retcon em que Alola, Galar e até Paldea são regiões que só existem em um mundo de uma dimensão diferente e com regras diferentes do mundo original e ao Ash desafiar um treinador experiente com o próprio time vencedor que ele usou agora e perder, não soaria como se toda a suposta evolução do personagem nas temporadas anteriores soassem superficiais? Agora voltando a possibilidades e situações mais realistas, eu não acho que o problema para o personagem em sagas anteriores ao SM tenham sido as suas derrotas, mas sim como elas ocorreram, afinal as derrotas do Ash em ligas costumavam sempre a ser absurdas, forçadas ou pouco criativas; forçar um WO em Indigo para um treinador que é pior do que todos os treinadores anteriores que ele enfrentou é difícil de engolir; em Johto forçar o Charizard do Ash a perder para um pokémon do tipo lutador que venceu um Dragonite de um campeão também não é algo inteligente; e o que dizer de utilizar pouquíssimo tempo pra justificar um Meowth de botas derrotar o Pikachu do Ash em Hoenn; colocar o Ash pra ser eliminado por um treinador que só usou dois pokemon sendo os dois lendários em Sinnoh; com a derrota forçada e injustificável até hoje do Ash para o Cameron em Unova; na final de Kalos fazer o Greninja usar um cut e ser derrotado por um golpe de fogo ao invés de um tipo dragão; enfim, podem tentar justificar que foi devido a diferença de idade do protagonista em relação aos que o eliminaram, mas claramente existiam formas melhores e mais convincentes de fazê-lo ser derrotado e não passarem sempre a sensação que estão subestimando demais o seu público, principalmente após a saída do Shudo. Em uma coisa eu vou sempre meio que ter um pé em parte da justificativa de quem quer o fim da jornada do Ash até a situação mudar, que é que não estão sabendo trabalhar bem com ele e estão o colocando em um patamar cada vez mais alto de um forma muito artificial; e daqui vai a minha principal discordância, pra mim o problema não é o Ash nem a sua idade atual, mas sim os traumas e tabus que a empresa criou pra si mesma após o XY e o receio de andar alguns passos pra trás pra colocar a franquia nos eixos, afinal a não ser que ela faça algo do tipo eles acabarão ficando contra a parede e desagradando muitos toda nova temporada que vier futuramente; o público precisa entender que o Ash é simplesmente um vitrine para divulgar as novas regiões em formato de série e a OLM precisa parar de subestimar o seu público e voltar a fazer algo mais consistente como não faz há muito tempo. Seja lá qual for a decisão da OLM para o Ash na próxima temporada, eu espero que arranjem uma forma de resolver os problemas citados sem voltar a aumentar a bola de neve mais ainda; não tem como evitar desagradar parte do público, mas é possível colocar a franquia nos eixos e passar a escrever algo mais interessante para o público nem que pra isso seja necessário ir trabalhando aos poucos durante muito tempo até chegar lá.

    ResponderExcluir
  27. Eu li os seus dois últimos comentários, mas vou responder ambos por aqui, só para facilitar. Novamente, eu concordo. Para ser sincero, apesar de ser um dos responsáveis pela derrota do Ash menos lembrados, para mim a derrota em Johto foi a mais aceitável. De resto, tirando pelo fator idade e experiência, como você colocou, todas as derrotas do Ash foram pessimamente justificáveis. E, no caso do Alain, o problema, ao meu ver, nem foi ter sido um golpe de fogo a derrotar Greninja, até porque o próprio derrotou Mega Sceptile com um ataque de Água. O maior problema foi ambos terem lutado de igual para igual, Greninja ter acertado mais golpes e, mesmo assim, perder sem que visivelmente estivesse perdendo aquela luta. Mas, enfim, nunca superaremos aquela derrota. Kkk

    De qualquer forma, penso que o melhor a se fazer com o Ash agora é reconhecer a sua experiência, dentro do próprio anime, e mostrar como existem muitos outros treinadores destaque para bater de frente. Um problema inicial que a nova série vai ter é justamente uma boa parcela dos fãs baterem o pé que Ash se tornou um Mestre sim. A partir disso, qualquer treinador que aparentar ser mais forte que ele, o próprio personagem mencionar que ainda não realizou seu sonho, etc, já serão motivos de reclamações. Eu estou simplesmente exausto de debater com pessoas que dizem que Ash virou Mestre, inventando seus próprios critérios do que seria um para provar que o personagem conseguiu. Sério, estou muito exausto. Então, como você colocou, qualquer decisão vai ter gente reclamando, eu só posso esperar que façam algo bem feito e que não demorem tanto para lembrar que Ash não é qualquer treinador, embora também não queira que façam dele o insuperável ser mais forte do universo como já dizem que ele é. Kk Resumindo, acredito que respeitar a trajetória do personagem sem tratá-la como um patamar máximo é o mais ideal, ao meu ver. Enfim, sigo aguardando por qualquer notícia. :')

    ResponderExcluir
  28. A minha visão há alguns anos era um pouco parecida, essa minha opinião de agora veio de eu observar e ver às reações durante a saga atual como uma experiência. Pra mim o problema não são nem os marmanjos de idade universitária pra cima, eles nunca fizeram tanta diferença para mudar às coisas, o problema reside nas crianças e as deixarem mal acostumadas a um Ash raso que sempre vence de qualquer jeito e que cada vez só busca desafios maiores; isso sim fará toda a diferença, por exemplo, quando for inevitável que o anime volta a tratar das ligas tradicionais; o Ash será campeão de múltiplas regiões já que não pode perder? Enfim, o melhor momento de começar a implantar algum tipo de freio é agora, seja qual for a forma de fazê-lo. Pra mim e pra você não fará tanta diferença, mas pra essas crianças que cresceram iniciando a assistir a franquia no SM ou no Jornadas depois de ver o Ash se tornando o mais forte e batendo inclusive 4 campeões vai fazer a diferença quando ele for enfrentar um outro Tyson em uma liga; esse tipo de freio é um remédio amargo que alguma hora vai precisar ser usado caso queiram que o Ash continue e ele precisam encontrar a melhor forma e momento pra utiliza-lo na franquia, se ficarem no All-In como fizeram nessa temporada atual nas seguintes a atratividade do anime vai morrer aos poucos.

    ResponderExcluir
  29. Tem razão, você trouxe um excelente ponto que não estava considerando. Em Jornadas mesmo, o Ash teve pouquíssimas derrotas. Acho que não chegam nem a 10. Se brincar, foram umas 5. Os novos fãs realmente não estão acostumados a ver um protagonista que cai muito antes de conseguir se manter de pé como nós temos costume. Na realidade, até mesmo muitos dos fãs antigos não admitem de forma alguma ver o Ash perder depois dos acontecimentos de Sol & Lua, muito menos com o atual título que conquistou. Agora eu acredito conseguir entender mais o seu ponto e, realmente, eu o acho superválido. Não tenho uma solução perfeita para ele, mas é algo a se pensar. 🤔

    A propósito, só a nível de curiosidade, qual a sua idade? Se não se sentir confortável em responder, não há problema, esse não é um detalhe importante. É só que, como você sempre se refere como um fã mais antigo e tem uma escrita muito boa, fiquei com essa dúvida. Por aqui eu já conversei com crianças, jovens adultos e até pais de família que estavam iniciando seus filhos no anime. Haha

    ResponderExcluir
  30. Tenho 28, quando eu comecei a assistir o anime eu nem mesmo no maternal havia entrado, mas mesmo assim peguei a franquia basicamente do início; não tenho nada contra dizer minha idade.

    No fim, acho que os antigos mandachuvas da OLM tinham um pouco de razão quanto a complicar as coisas ao darem conquistas muito grandes ao Ash, agora eles vão ter de lidar com decisões muito difíceis seja lá o caminho que escolherem. O Jornadas ser uma temporada que estava complicando as coisas foi algo que eu pontuei desde o início, assim como havia dito que o Ash não tinha tido progresso o suficiente pra chegar até onde chegou, que utilizar o fanservice como parâmetro pra elogiar uma obra apesar dos seus defeitos os próprios filmes recentes da Marvel já demonstraram antes. Por mais que tenha sido uma boa temporada a Sol e Lua, ela foi um terreno minado para a franquia e por mais que tenha sido elogiada, a sua audiência num geral foi menor que a anterior e a atual teve uma audiência menor ainda, daí eles acharam necessário nessa apelar para o fanservice e até utilizar da expectativa do público para saber da próxima temporada para fazer assistir o resto da temporada; o maior problema do Jornadas é a possibilidade do anime acabar se tornando escravo dos fetiches do público, aí sim a coisa vai complicar. Eu espero inclusive estar errado na última parte.

    ResponderExcluir
  31. Perdão pela demora. Já faz uns dias que vi a sua resposta, mas as minhas mini-férias acabaram e a rotina de estudos voltou.

    Eu acho que não há problema em realizar muitos dos gostos do público, de apelar para o fanservice, contanto que não se sacrifique a história para isso. E parece que, justamente com essa desculpa de o anime ser infantil, eles não assumem esse compromisso com um bom roteiro. Enfim, eu estou jogando minhas energias positivas para o anúncio do novo anime, que deve estar próximo. Vou manter minhas expectativas baixas, mesmo com a ansiedade. Afinal de contas, se o anime parasse mesmo, eu ficaria sem trabalho aqui no site. Kkk Claro que ainda poderia falar bastante sobre, mas não teria a mesma atenção do público como de costume; além de que a equipe de notícias dos jogos daqui é maravilhosa, não teria motivos para eu entrar nessa parte também, como já aconteceu no passado, durante uma época de menos membros ativos. Também tenho um projeto paralelo aos meus posts sobre o anime, mas desde o começo desse ano já o recomecei três vezes, meu perfeccionismo tem atrasado tudo. Enfim, estou dependendo do Ash em Paldea para minha felicidade na Pokémothim. 😅

    ResponderExcluir
  32. Convenientemente essa desculpa de ser um anime infantil e não precisar de algo de qualidade só veio do Jornadas. Porque será, né?

    Nunca é bom você depender do gosto do público, é por isso que estão nessa situação complicada de agora que talvez seja necessário até que a franquia passe por um retcon por causa disso, tem que saber diferenciar quais fanservices são ou não saudáveis para a franquia, abusar deles vai acabar só esvaziando a fanbase futuramente.

    ResponderExcluir
  33. Na realidade, ela surgiu desde as mudanças em Sol & Lua que atraíram haters de cara, mas realmente esteve muito presente em Jornadas.

    Isto é. :')

    ResponderExcluir
  34. Nem tanto, no Sol e Lua, realmente trouxe mais fluidez pelos traços mais simples e as gags que foram criativas e divertidas, então tinha uma desculpa razoável, no Jornadas nem isso.

    ResponderExcluir
  35. Sim, sim, mas falo do argumento mesmo. Independente do quão ele foi usado como desculpa ou de forma mais justificável, acho que em Sol & Lua que começou esse lembrete constante de que o anime era para crianças.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar