logo

Pokémothim

Não Precisa Prometer para Ser Ruim, o Arco Final do Ash!


Olá, Thunders! 

Apesar de acreditar que poucas pessoas ainda estão interessadas em ler sobre, por eu ter ainda algum compromisso com quem gosta do que escrevo, não pude deixar de trazer essa postagem. Perdoem-me pela demora! Enfim, depois de já ter feito uma publicação mostrando quais os melhores e piores episódios de "Pocket Monsters: Aim to Be a Pokémon Master" e, consequentemente, a minha opinião particular sobre cada um deles, é hora de falar sobre o arco final de forma geral. Juntando tudo, pesou mais positivamente ou negativamente? Convido-os a acompanharem a minha opinião e desejo uma excelente leitura!


Entre os muitos pontos que podemos tratar aqui, vou começar pelo que mais me animou de cara: as rotações. O arco final da dupla Ash & Pikachu já começou nos dando um time bem inesperado – Buizel, Donphan, Noivern e Sceptile – e levantando a possibilidade de continuarmos a ver rotações pelos outros episódios. A contagem, com Pikachu, fechando em apenas 5 Pokémon levantou dúvidas, é verdade, especialmente quando se repetiu no segundo episódio. Talvez quisessem criar a expectativa de que Ash capturaria o Pokémon selvagem que ajudava no determinado episódio? Seria um simbologia de que Latias entraria na equipe, por isso estava sempre disponível uma vaga? Na realidade, todas as possíveis explicações desapareceram quando duas coisas ficaram claras: a quantidade de Pokémon "rotacionados" era aleatória, pois existiram episódios que nenhum voltou e outros que fechou em 6 Pokémon; e, justamente, nem todas as antigas criaturinhas voltaram.

Não vou entrar no mérito do quanto era ou não interessante a combinação dos Pokémon em cada episódio. Acho que isso era o que menos importava, não me incomodou, embora se fossem combinações inteligentemente pensadas fosse mais genial ainda. A questão é que daria para todos os Pokémon retornarem, mesmo se voltassem de 4 em 4 como pareceu no início. Mas, se nem existia regra de retornarem em 4, para começo de conversa, porque não voltaram logo 5 desde o início? Resultado, não vimos todos os antigos Pokémon retornar. Novamente, existiram episódios que nem mesmo voltou um. De forma péssima, mas melhor do que nada, as imagens de divulgação do episódio final pareciam indicar que veríamos os rostinhos não mostrados. Mas, não, vimos apenas alguns: Tauros, Muk, Quilava, Glalie, Staraptor, Pignite, Unfezant, Palpitoad, Baldore, Scraggy e Kroocodile. O que significa que Noctowl, Torkoal, Gible, Gliscor, Lycanroc, Melmetal, Lucario e Dracovish simplesmente não apareceram em momento algum.

E, pior, resolveram trazer Dragonite, Gengar e Sirfetch'd em dois episódios, que claramente poderiam ser com Pokémon antigos no lugar deles. Outros dos retornos foram simplesmente péssimos: a exemplo da Snivy, que apareceu só para usar um ataque e ficou ausente de todo o resto do episódio; Hawlucha e Infernape, para serem usados em uma batalha nem mostrada, e quando mostrou mais pareciam estar brincando; e Snorlax, que usou uns golpes também e foi devolvido à Poké Bola. Então, mesmo quando alguns retornos de fato aconteciam, não eram bem aproveitados para o episódio, como se somente servissem para dizer: "Oi! Voltei. Gostaram? Tchau!". De positivo, preciso acrescentar que algumas atualizações nos golpes das criaturinhas foram muito bem-vindas; algo que não precisavam fazer, mas que demonstrou certa evolução para os atualizados. Por isso, no geral, acredito que a ideia das rotações foi fantástica, um presentão, e em alguns episódios foi feita belissimamente, mas em outros chegou a dar desânimo rever tal Pokémon de forma tão ruim. Além de que, tendo potencial para recuperar todos os antigos Pokémon, sem considerar os que apareceram de forma qualquer no episódio final, trouxeram pouco mais que a metade para rotação.

Aproveitando que estou no tópico Pokémon antigos, que tal abordarmos os libertos e temporários? O final de Jornadas veio canonizar alguns Pokémon como sendo vistos como do Ash, a exemplo de Solgaleo, Larvitar e Ambipom. E esse destaque, especialmente no pôster, fez muitos acreditarem que voltaríamos a vê-los. Isso aconteceu? Bem, além dos três já citados, outros que se enquadram no grupo são Butterfree, Primeape, Goodra, Greninja e Naganadel. Nenhum deles voltou com o especial de despedida do anime do Ash. Nenhum! Se eu pudesse escolher, faria todos terem alguma participação, claro. Mas, sendo justo, Greninja já havia retornado em Jornadas, mesmo que não tenha gostado do seu retorno em termos de caracterização do personagem, e Butterfree também. Desde antes de o arco final sair, comentava com alguns leitores do site como tinha medo de que não víssemos direito o reencontro de Ash e Butterfree justamente por ser pincelado antes, seria a desculpa perfeita para não desenvolverem direito, e foi como aconteceu.

Goodra e Naganadel o herói chegou a reencontrar
depois de já ter os libertado, Solgaleo o reviu e passeou com ele depois de ter partido e Ambipom escolheu por conta própria ter outro treinador. Volto a repetir, isso não significa que não quisesse um reencontro agora nesse final, mas estou tentando levar em conta quem poderia não aparecer, caso os roteiristas realmente não pudessem trazer todos. Obviamente, eu gostaria de um retorno bem melhor do Greninja e com a transformação que o anterior tentou fingir que nunca existiu, Ash sabendo sobre os bebês do Butterfree, ele se aventurando nas costas do Solgaleo. Enfim, se eles não poderiam trazer todos de volta, acredito que poderia haver um esforço maior pelo Larvitar. Não que eu faça muita questão, não criei apego por ele e nem o considerava um Pokémon do Ash, sendo bem honesto, mas, já que canonizaram, especialmente agora que o protagonista estava com Brock e Misty de novo, esse reencontro seria muito especial.

Porém, o maior erro, o grande pecado desse arco final, em termos de reencontro com os libertos e cuidados temporariamente, foi, sem dúvidas, o Primeape. Assim como Squirtle, Primeape foi deixado com outro treinador, sob a justificativa de que poderia ser treinado por um especialista em seu tipo, mas não deixou de pertencer ao Ash. Isso foi reforçado em uma abertura que chegou a colocar o Pokémon junto de outros dentro do Laboratório do Professor Carvalho, além de ter participado de várias outras e encerramentos também. No entanto, essa recuperação nunca aconteceu. Daí, ganhamos um arco final para Ash, com Misty e Brock presentes (pois foram os que conheceram o Pokémon Lutador), e não vemos esse reencontro? E, apesar de eu querer, nem precisavam fazer ele voltar para Ash. Como vive uma vida de campeão de luta, faria sentido continuar com o Anthony, mas pelo menos o reencontro. Imagina esse Primeape agora como um Annihilape? Imperdoável!

Por outro lado, os reencontros não nos foram totalmente negados, tivemos três: Squirtle, Lapras e Pidgeot. Sendo breve, detestei os dois primeiros. Squirtle teve mais tempo de episódio brigando com seus amigos do que se dando bem com o protagonista, enquanto Lapras não foi o destaque do seu próprio episódio. Soma-se a isso que os momentos heroicos de ambos foram fracos e enganadores, tentando passar uma atmosfera de heroísmo desnecessária, por, no caso do Squirtle, Charizard conseguir resolver sozinho, e, no caso do Lapras, Ash simplesmente não precisar ser salvo e ser montado um plano sem qualquer sentido para isso. Além do mais, ocorreu uma falha na matrix e Lapras voltou ao design de bebê, rompendo com a cronologia que já tinha feito dele um adulto. O que valeu para esses reencontros, ao meu ver, foi unicamente as belas cenas do herói de Pallet abraçando seus antigos Pokémon. Os abraços foram lindos! De resto, reencontros muito mal feitos.

Para não dizer que só fiz criticar esse segundo tópico, dos Pokémon libertos ou cuidados por Ash temporariamente, temos o Pidgeot. Faria o retorno dele ser antes, no começo do arco, para que fosse proveitoso pelo menos em outro episódio depois de voltar à equipe, mas, da forma que foi feito, ainda me pareceu bom. Isso porque eu me arrepio todas as vezes que revejo a cena. Foi muito bonito. E, sinceramente, eu não aceitaria que ele não retornasse antes de o anime do Ash acabar, mas, ao mesmo tempo, não esperava que realmente houvesse esse retorno. A sua reaparição, o abraço, voltar para a equipe do Ash. Nossa, foi uma surpresa sensacional! Esse retorno é um dos pontos mais altos do arco inteiro. Aqui "Pocket Monsters: Aim to Be a Pokémon Master" me fez feliz. Cena linda!

Passando de Pokémon para humanos, que tal tocarmos no ponto "Brock e Misty"? Por ordem alfabética, vamos começar pelo Doutor Pokémon. Péssimo. Não tivemos nenhum desenvolvimento nítido do Brock como doutor, mal mencionou seu sonho, embora vez ou outra tenhamos o visto usando seus itens de cura, mas nada além do que qualquer outro personagens com itens pudesse fazer. Nem para mostrarem a Blissey! Seu único motivo para voltar ao time foi trabalhar a sua queda por mulheres "bonitas", visto que quase jogou todo o seu futuro fora por causa de uma. E, adivinhem? O arco simplesmente não desenvolveu isso. Foi só uma apelação crua para os seus nostálgicos galanteios, sem que isso tenha levado o personagem a lugar algum. Tanto que os episódios nos quais teve mais destaque foram os que ganhou mais opções para galantear, como o do Cilan, do Banette e do Squirtle. Como se não bastasse não terem mostrado seus Pokémon mais ligados ao seu sonho de doutor, também não o deram nenhuma captura nova, diga-se de passagem.

Por parte da Misty, foi melhor tratada pelo roteiro. A começar que seu episódio de retorno foi infinitamente melhor, mais interessante e nostálgico. Seu motivo para voltar a viajar com Ash também foi bom: quis se aperfeiçoar mais em uma jornada depois de assistir à grande conquista do amigo. A Pokégirl ainda conseguiu derrotar o protagonista, algo que não acontecia por um amigo dele desde BW, e atualizou seu time com um Clauncher. Nos demais episódios, não teve grande destaque, mas sempre que possível puxava a vara de pescar ou mostrava conhecer Pokémon aquáticos das regiões que não esteve presente, para mostrar que progrediu em seu conhecimento sobre eles, que tudo tem a ver com o seu sonho. Sendo honesto, era estranho que não demonstrasse vontade de capturar nenhum, sobretudo no episódio do Lapras, no qual chegou a ter os tão amados Tentacool e Tentacruel ao seu lado. De qualquer forma, acredito que sua participação foi bem melhor, para a própria personagem, do que a do Brock.

De forma geral, sendo justo, em um arco para fechar as aventuras de Ash e Pikachu, pode ser demais cobrar um grande desenvolvimento de Brock e Misty, mas não deixa de passar a impressão de que poderia ter sido melhor, principalmente para o garoto. Houveram pontos bons sendo mantidos, como as comidas sempre tão apreciadas do Doutor Pokémon, o medo de Pokémon Inseto da Líder de Ginásio, as antigas briguinhas de Ash e Misty voltando com mais força quando comparado ao seu retorno em Sol & Lua. Enfim, não foram os piores retornos possíveis, mas muitas vezes, principalmente para o Brock, parecia que só estavam ali por estar, para os fãs ficarem felizes, sem que tivessem muito compromisso com o que fariam com os personagens. Se alguns dos seus Pokémon ganharam movimentos novos, outros nem mesmo apareceram. Por parte do Brock não vimos Blissey, Comfey, Crobat, Geodude e Sudowoodo; enquanto da Misty o Goldeen, Horsea, Luvidisc e Corsola. Alguns Pokémon nas formas normais não foram nem mostrados, imaginem as megaevoluções.

E os demais amigos? Os que ficaram faltando retornar, até antes desse arco, haviam sido Cilan, Max, May, Misty e Tracey. May não retornou pelo mesmo provável motivo que não fez retornos em XY, que tem a ver com a sua voz original e está melhor explicado em uma postagem ao fim dessa. Como provavelmente seria chato trazer Max sem ela, devem ter evitado seu retorno também. Misty se tornou um dos companheiros de viagem do protagonista, por isso dispensa comentários. Sobra, dessa forma, Cilan e Tracey. Começando por Cilan, o personagem voltou extremamente fiel a sua personalidade, mas em um episódio bem chato e que não o evoluiu de forma alguma. Não mostrou qualquer progresso no sonho, Pokémon novo, golpes novos, nem sequer outro Pokémon além do seu Pansage foi mostrado, e se o macaquinho de Planta teve quatro minutos de tela foi muito. Ou seja, retorno péssimo.

Por incrível que pareça, apesar de não existir nenhum motivo claro para Tracey não ter ganhado um episódio inteiro voltado para seu retorno, sua breve participação foi melhor do que a do Cilan. Vimos que continua ajudando o Professor Carvalho, além de ter evoluído seu Venonat e aparecer com todo o seu trio de Pokémon. Senti falta da menção de suas idas a Cerulean, quando simplesmente deixou Pallet sem revelar o destino, mas isso é apenas um detalhe. Acho que o que realmente ficou em dívida, em Jornadas como um todo, e que cairia perfeitamente em um episódio com foco no Tracey, seria vermos Ash cuidar dos seus Pokémon no laboratório. Não como fez brevemente no seu episódio final, mas como o próprio fez ao lado do Goh anteriormente. Um episódio todo voltado para os Pokémon no laboratório, seus grupos internos, cuidados, alimentação, conflitos. Não existem motivos para terem evitado isso, o que ajudaria a matar a saudade e ainda poderia ter feito Tracey ter bem mais participação.

Fechando esse tópico dos amigos, acredito que a maior falta que senti foi de serem mostrados no episódio final. Nem precisava ser na desejada festa em Pallet que alguns fãs queriam, ou no sonhado aniversário de onze anos do protagonista, mas no estilo do final de Sol & Lua, mostrando o progresso de cada personagem em seu sonho, enquanto a música tocava de fundo. Seria lindo e bem mais "chorável" do que o final que tivemos, uma despedida real de todos esses queridos personagens. Enfim, não quiseram fazer, da mesma forma que também não quiseram que Brock superasse sua tara ou arrumasse alguém definitivamente. Assim, se precisarem, simplesmente voltam de onde pararam como se nada tivesse acontecido.

Aproveitando que abri esse tópico, o que foi o final da Equipe Rocket? "A felicidade deles é ir atrás do Pikachu". Sério? A gente sabe disso desde, sei lá, 1997? É esse o desfecho? A recuperação dos antigos Pokémon, deixados no Quartel General, foi algo fantástico e que aplaudo de pé. Porém, depois, trouxeram um drama de separação que não levou a lugar algum. Literalmente. Se não tivesse acontecido, não mudaria nada a história. Romantizar esse final da Equipe Rocket é péssimo porque, além de eles viverem na ilegalidade (o que já basta para não ser um final bom), eles estão sempre passando fome e fracassando. Sabemos que o trio/quarteto não é realmente ruim. Seria muito mais bonito que seguissem seus sonhos pessoais ou retornassem para sua base em Alola, mas, novamente, era muito mais conveniente terminar exatamente da mesma forma de sempre, para garantir que voltassem sem grandes mudanças para o anime do Ash, se necessário. Ou seja, o final deles foi não ter final. Amaram?

E, ainda dentro da Equipe Rocket, o Giovanni saiu impune e intacto. Meu Arceus, que dor. Simplesmente o maior vilão desse anime, pelo menos em termos de peso na trama e de duração, e ele não tem um grande confronto com o protagonista? Pior, logo agora que Pikachu foi consagrado o Pokémon mais forte do mundo, com Jessie, James e Meowth usando isso como prova definitiva de que estão na missão certa há tempos, e não vemos esse detalhe se desenrolar? O arco final seria muitíssimo mais interessante se tivesse Giovanni como grande vilão, e, digo mais, não fugiria da sua proposta, já que tivemos a sequência de episódios do retorno dos Pokémon da Equipe Rocket e o do Latios, que facilmente poderia ser substituído por dois no QG na Equipe Rocket, como já expliquei na minha postagem tratando de cada episódio específico de "Pocket Monsters: Aim to Be a Pokémon Master".

Alguém mencionou Latios? O que foi esse arco? Dez episódio de Latias seguindo Ash para pedir ajuda para salvar um Latios mal agradecido e irem embora, passando pela outra Latias e Bianca, as que realmente deveriam ter ganhado foco. O que os fãs achavam que era uma preparação para o herói ter uma Latias, na realidade foi uma trama mal feita para que criasse uma conexão com um Latios ranzinza. Que, como muitas coisas que citei aqui, não deu em nada também. Na realidade, de acordo com o final que escolheram, serviu para Ash perceber que ainda tem muito que precisa entender e aprender, até porque Latios não se despediu dele com muita simpatia. Para quem achou boa a história da Latias que terminou como coadjuvante do enredo do Latios e não deu em nenhum resultado concreto, por favor, tente me explicar, porque estou sem entender até agora. Desnecessário demais.

Fillers? Sim! Para nos despedirmos de Ash e Pikachu, ganhamos episódios fillers. É... Não serei hipócrita, alguns desses episódios chegaram a ser uns dos meus preferidos em todo o arco, mas convenhamos que, embora com Pokémon megacarismáticos e enredos divertidos, poderiam ser facilmente trocados por outros episódios que não sentiríamos falta da existência deles. Que usassem o mesmo enredo, mas em situações diferentes. Exemplo: Pikachu se perder do Ash em um mundo de alguma Ultracriatura. Enquanto o roedor Elétrico seria ajudado por Naganadel, Ash e os outros receberiam ajuda de Solgaleo. De quebra, todos comemorariam o reencontro na Escola Pokémon, na cena final. Não é difícil pensar em situações melhores para aproveitar os retornos!

Por outro lado, tivemos uma chuva de referências muito bem-vindas! Todos os episódios tiveram muitas referências. Os fillers, então, foram mestres nesse quesito, um dos fatores que contribuíram para que fossem tão bons. Entre as melhores referências, tivemos o episódio como um todo do retorno da Misty, o abraço que Squirtle deu no Ash, os paralelos com o primeiro episódio mostrando o amadurecimento do herói, Lapras deslizando no gelo, o símbolo no sapato novo do Ash, as roupas de neve de Brock e Misty, a dancinha do Doutor Pokémon com Ludicolo e a história da boneca que se torna um Banette. Muitas referências espetaculares. Contudo, como venho repetindo há anos, só referência não tornou certos episódios de Jornadas bons, não tornou certos episódio desse arco final bons, não tornou o arco como um todo bom. Só referência não basta! Ainda assim, deixo um ponto positivo para essa parte.

Mais divisores de águas, é válido falar sobre os flashbacks, a abertura e os encerramentos. Não gostei, simples. Alguns não se incomodaram, outros amaram da forma que foi feito, eu achei preguiçoso. A gente tem acesso a todas as cenas da forma que foram mostradas, basta rever os episódios. Aqui mesmo, na Pokémothim, por sinal. Ver aquela transição de qualidades e estilos, precisamente no episódio da Lua, deu certa agonia. Que fique claro, minha reclamação não é ter mostrado cenas antigas, foi não terem as atualizado para vermos como ficaria no traço atual. A abertura poderia ser exatamente como foi, mas fizessem no atual traço, versão Jornadas mesmo. Imagina rever todas aquelas cenas antigas por novas lentes? Seria tão legal. Os encerramentos nem me incomodaram, para ser honesto, só o do episódio final que foi inadmissível. Nossa, deveria ter sido algo novo, cheio de amigos, Pokémon. Em outras palavras, cheio de motivos para nos fazer chorar e pensar "olha o quanto de coisa não veremos mais". No entanto, foi só um repeteco de cenas do arco dentro da primeira versão do próprio encerramento.

Para finalizar, o final de Ash e Pikachu. Foi bom? Foi ruim? Foi covarde! Talvez pudesse dizer que os roteiristas foram inteligentes, mas não foram. Se fossem, eles conseguiriam arrumar uma forma de finalizar com a brecha que queriam para recuperar a história de onde pararam, sem que precisasse ficar tão escrachado que fizeram isso, a ponto de incomodar. Foi um final bonito e esperado, porque se imaginava o que acabaria sendo ser um Mestre Pokémon e que Ash terminasse correndo ainda atrás do sonho. A explicação fez sentido. Mas, é o que escrevi sobre a Equipe Rocket, é um final que não é um final. E se o anime de Ash e Pikachu voltar, "ainda está tudo bem", mas digamos que não volte. Porque, sim, meus caros, essa possibilidade existe. Se não voltar, como é que essa foi a nossa despedida definitiva do personagem? Se ele não aparecer nos outros animes dos novos protagonistas, foi um adeus satisfatório? Valeu a pena deixar ele no "stand by"? 

Se tivessem terminado dessa mesma forma, mas dando, pelo menos, um vislumbre do Ash mais velho com o seu sonho realizado, seria mais aceitável, porque, mesmo se não voltasse a aparecer, teríamos visto que ele conseguiu. E, se o anime voltasse a ter o garoto Ketchum como protagonista, bastava retornar para essa cena dele partindo em uma nova jornada, não a dele adulto. Então, não, não vejo como um final nem mesmo inteligente. Também não acho que foi o pior final do mundo, estaria mentindo, mas não supriu as minhas necessidades como fã, de me sentir satisfeito com o desfecho da história que acompanhei, o que é uma pena.


Quando se balanceia os pontos positivos e os negativos, ao considerar o todo, infelizmente, acredito que o último arco poderia ter sido muito melhor. Reforçando um pouco o título, não precisa ser prometido para não satisfazer. "Ah, mas ninguém prometeu que o final seria legal, ninguém prometeu que o reencontro com tal Pokémon seria emocionante". Não precisa. Ninguém prometeu que a Cloe seria superdesenvolvida e os fãs reclamam dela até hoje, igual como prometeram que Ash seria coprotagonista em Jornadas e ele só veio a se tornar realmente depois de um tempo e de muitas reclamações. Não é sobre promessas, entendem? Mas, agora, eu gostaria de saber as suas opiniões! Por favor, lembrem-se apenas de serem respeitosos.



Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

50 comentários:

  1. Excelente texto. Você soube elencar muito bem todos os problemas desse último arco do Ash no anime. Covarde é a palavra perfeita para definir esse final. É forte de se dizer, mas é a verdade. Não tiveram coragem de dar um ponto final ou sequer de dar a entender que teria um progresso em off-scream, para que quando voltássemos a ver o Ash, ele estivesse mais velho ou mais maduro e quem sabe com mais títulos em sua galeria. As rotações foram qualquer coisa na maior parte do tempo, não houve homenagens a personagens suficientes ao meu ver, e acima de tudo, o arco da Latias e do Latios foi só pra confirmar que o filme 5 é canon (como se não soubéssemos, afinal, todos os 13 primeiros filmes são) e fora isso, qual foi o propósito? E a resposta do Ash para o que é ser um mestre pokémon é um tapa na cara também. Não importa o que os roteiristas criem para impedir Ash de realizar seu sonho, para mim, ele se tornou um mestre pokémon no dia em que derrotou Leon. Talvez até antes, ao vencer a Cynthia, ou talvez apenas por entrar no torneio dos oito mestres já pudesse ser considerado um. Eu sei que nem tudo são sobre as batalhas e nem precisa ser, mas a jornada e o sonho do Ash foi sempre pautado pelas competições e em poder batalhar com os treinadores mais fortes. Então para mim, Ash se torna um mestre ao estar entre os melhores do mundo. E se torna o melhor do mundo ao derrotar o Leon. E nem consigo acreditar que também não tiveram coragem de encerrar o arco do Giovanni e da ER. Faltou demais isso. E nunca veremos Ash vs Lance. O único campeão que faltou enfrentar, e por ironia, o primeiro a aparecer no anime. Obrigado por ler meu desabafo kkkkk
    Novamente, excelente texto. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Mateus Cosme05/05/2023, 19:38

    Boa leitura, concordo com a maioria das suas opiniões.
    Para começar, sentimentalmente teve coisas que não tinha como odiar já que apelaram para fanservice, mas no geral eu não gostei nenhum pouco desse especial, foi extremamente preguiçoso, e como você disse, não teve final.
    As rotações foram uma boa idéia, mas assim como a maioria das coisas de jornadas foi mal executado, o fato de alguns pokemon não aparecerem foi simplesmente um "soco" no estômago para a maioria dos fãs que esperaram muitos anos, não custaria em nada tirar um episódio filler e talvez focar em uma possível evolução do gible por exemplo, já que teríamos pelo menos um melhor gostinho do potencial de um pokemon que foi elogiado até pelo Tobias. No geral as voltas poderiam ter sido melhor executadas.
    Volta de personagens, achei extremamente preguiçosa no sentido de mostrar o " peso" que tiveram na vida do Ash. A Serena fez falta vide que no episódio que ela apareceu em jornadas, era parte do que era para ser desenvolvimento da Koharu, então ela teve quase zero interação com o Ash ( claro isso é sintoma dos roteiristas sempre terem medo de não saber o que fazer com a influência de acontecimentos passados, medo da "continuidade"), mas não deixa de ser triste para os fãs.
    Quanto a Latias, o que raios foi isso? Sê for para trazer um lendário que o Ash teve zero interação antes para depois não capturar e sumir como se nada tivesse acontecido, era melhor trazer uma latias conhecida; ou outro mítico como a própria Melloeta, já que mesmo ela não ficando com o Ash no final, foi possivelmente um dos pokemons que mais teve laços com o Ash. Mas não, preferiram escolher um Pokémon "aleatório" que realmente não serviu para muita coisa.
    No geral não existiu final, não teve qualquer carinho por parte dos manda chuva de pokemon em relação a um protagonista que ajudou a ser a cara da franquia por quase 30 anos. Isso só mostrou o quanto faz falta um "autor" em pokemon que tenha amor pelos seus personagens e desejam que eles tenham um final digno, com um senso de conclusão. Outra coisa que mostrou é o quão unilateral é o amor por parte dos fãs de pokemon, enquanto os fãs amam a franquia de coração, a própria franquia não devolve o amor, simplesmente tratanto todas as coisas como simples ferramentas.
    A menos que o Ash apareça no futuro com uma verdadeira conclusão eu nunca vou perdoar os roteiristas, por deixar tudo aberto para que possam voltar com ele sê houver necessidade por que o novo anime falhou.
    O que me leva a pensar, sê eles já tinham uma noção que era a última saga do Ash, não era melhor ter usado toda jornadas com foco nele e amarrar todas as pontas soltas em vez de apelar para um especial preguiçoso que só foi carregado pelo fanservice graças ao amor dos fãs?
    O Ash merecia mais, desculpa o desabafo mas as vezes cansa notar que a franquia que eu amo desde criança parece não ter amor a seus próprios personagens.

    ResponderExcluir
  3. Diego Bonan Sanches05/05/2023, 20:10

    Bom vamos lá:
    Eu não assisti a esse arco final. Tudo o que sei, foi por extensivas leituras a respeito. Então talvez minha opinião não deva ser tão levada em conta. Mas, antes disso, preciso abrir um parêntesis. Eu assistia Pokémon quando tinha nove anos (hoje estou com 31). Me lembro até hoje: pontualmente sentava em frente à televisão (as 9:00h) e assistia ao programa da Eliana. Eu AMAVA e não só amava, como amo até hoje. O sentimento que tenho com a série é muito forte. Mas tive alguns desacordos com a série. Na minha cabeça infantil da época eu detestava a rotação de Pokémon’s e personagens e me sentia muito ferido quando algum pokemon ia embora (fiquei muito triste com a saída do Pidgeot). Sei que é ridículo, mas me doía muito (até mesmo o Arbok e o Weezing da equipe Rocket que fiquei sabendo algum tempo depois pois não acompanhava mais a série). Isso fez com que eu me afastasse da série (um limbo de mais de vinte anos) e voltasse a assistir depois de saber da vitória do Ash como campeão mundial (e também depois que soube que ele pegou um Gengar que é um dos meus Pokémon’s prediletos - tenho especial apreço pelos de Kanto). Voltei a assistir a temporada de Jornadas e por ele ter muita conexão com Kanto me senti muito familiarizado a série. Apesar de alguns estranhamentos com a dublagem (e com algumas vozes dos Pokémon’s) é uma delícia acompanhar essas últimas temporadas. Virei fã do Cinderace e de outros Pokémon’s pela forma simpática de interação (um exemplo é o Pinsir medroso e o seu protetor Heracross e o Voltorb com feições alegres que apareceu em um episódio, e o Pheebas que evoluiu para Milotic, desculpem mas chorei muito). Achei uma baita homenagem a Kanto. Mas não tanto a Ash. Por isso minha opinião representa minha ligação nostálgica com a série e por favor (verdadeiros fãs) não me matem. Achei essa finalização extremamente ruim. O ponto alto foi o reencontro com Pidgeot (eu me arrepiei demais e escrevo aqui arrepiado) pela simbologia. Mas não ficou claro se Ash voltou para buscá-lo ou se foi um encontro ao acaso. Episódios finais bem típicos de um roteiro que quer extender algo que poderia ser mais simples e definitivamente cativaria mais. PS: revi especificamente o reencontro dos quatro na batalha de fronteira (como um leitor havia sugerido em um dos posts de vocês, não me lembro qual) e achei a solução de ir para o meio do mato e acirrar a relação pokemon-treinador como uma solução totalmente desperdiçada nesse arco final. Não precisava de batalhas. Acho essa parte do Pokémon boa, mas confesso que Pokémon me cativa por essa relação estreita: Pokémon’s que confiam em seus treinadores (Gengar e Dragonite eram tão felizes ao lado do Ash que me faziam ver que ele tinha atravessado um mar em busca de uma maturidade maior na relação com os seus para se tornar um mestre Pokémon). Do mais, me dá um nó na garganta porque queria ver mais dessa relação tão inexplorada. Quem sabe em um filme. Quem sabe em uma nova série. Quem sabe. Mas muito obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Sim, rapaz! Eu nem citei esse ponto, mas custava nada evoluir alguns Pokémon. Existem alguns, como Bulbasaur, que apesar de muitos fãs insistirem, ele já deixou bem claro que não quer evoluir. Mas, outros, só simplesmente não evoluíram sem mostrar qualquer resistência a isso. Esse arco final seria a oportunidade perfeita. E nem precisaria ficar fazendo um Pokémon evoluir todo episódio. Bastava Ash soltar ele da Poké Bola já evoluído, só para dar uma atualização mesmo, já que era o final da série.

    Mais interação entre Ash e Serena certamente é algo que me fez falta. Gostei de ela ter voltado e ajudado a Koharu, mas a dinâmica entre Ash e ela era muito boa, eles se apoiavam e se admiravam muito. Ontem eu vi uma cena, depois que Serena decola para Hoenn, na qual o Ash diz ao Clemont que ela é forte e vai se virar muito bem por lá. Mas, enfim, a questão do beijo fez os roteiristas evitarem o máximo possível que esses dois pudessem ter uma conversa prolongada.

    E a questão da Latias, concordo completamente com você, chega a me dar raiva, até. Kkk O plot que uniu todos os episódio do especial foi um verdadeiro desperdício... Até mesmo Mewtwo, que os fãs estão enjoados de Pokémon da primeira geração ganhando destaque, cairia melhor do que uma Latias aleatória sem peso na trama. Isso porque poderia se conectar com Giovanni de novo e dar um desfecho definitivo para a Equipe Rocket.

    É justamente esse o meu ponto. Eu vejo fãs comentarem por toda parte que acham que Ash vai voltar, então esse não teria sido o final mesmo. E realmente é possível. Mas, também possa ser que não volte. E o não voltar faz com que esse final pese muito negativamente. Em um entrevista, que vi no canal do Camaleão, foi dito que os roteiristas fizeram o que gostariam como fãs, mas acho que o gosto deles é bem duvidoso. Kkkkk

    Então, apesar de achar que a correria com a faculdade me fez perder o "time", por muitos já terem discutido sobre essas questões do fim do Ash e de Jornadas, ainda planejo fazer algumas postagens nesse sentido. Porque, quando paramos para ver as teorias de que Jornadas realmente era o fim do Ash e foi uma saga que dividiu o seu protagonismo, chega a ser absurdo. Mas, enfim, tentarei fazer uma postagem sobre isso.

    Não precisa se desculpar, a ideia é essa. Gosto que minhas postagens sejam espaços de diálogos. Eu entendo totalmente a sua frustração, compartilho do sentimento, na realidade. E agradeço por ter deixado sua opinião e lido a postagem! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Eu quem agradeço pelo comentário e por deixar suas impressões! A sua história é legal porque, nós, que nunca deixamos de acompanhar o anime, sabemos que houveram fãs que voltaram agora pela conquista do Ash no mundial, mas pouco realmente conversamos sobre isso.
    Além do mais, apesar de hoje em dia eu entender bem melhor, eu também ficava frustrado quando o roteiro criava uma situação que os Pokémon tinham que ir embora. Kkk
    Como respondi ao moço que comentou abaixo, Jornadas tem muitos pontos bons, mas, como uma série para se despedir do Ash, ela peca em muitos sentidos. A minha parte preferida de todo esse final também foi o Pidgeot, e acho que foi totalmente inesperado, Ash não estava planejando o reencontro.

    Eu me lembro que teve alguma postagem minha em que eu e outra pessoa ficamos conversando sobre a antiga reunião do quarteto de iniciais de Kanto. Também citei isso no meu Top 11 dos episódios desse arco final. Mas, a sensação que dá é que tantas situações poderiam ser feitas de forma mais carinhosa e se conectando melhor com a memória afetiva dos fãs. O que resta, agora, é isso, os "quem sabe", a esperança de que Ash volte a aparecer e ser desenvolvido de alguma forma...Enfim, muito obrigado novamente pelo compartilhar a sua opinião! Torçamos pelo melhor para o garoto Ketchum. ^-^

    ResponderExcluir
  6. Por algum motivo, o seu comentário foi parar no Spam. A sorte é que outro comentário que foi feito aqui, do nada, foi parar no Spam também, depois de já ter até o respondido. Quando fui lá tirar, vi que você tinha comentado. Se isso não tivesse acontecido, nunca nem ia saber desse comentário. 😅

    Justamente! A ideia que passa é que, se Ash voltar, ele vai voltar exatamente como esse Ash de eternamente dez anos. Posso estar errado, e espero que sim, mas infelizmente é o que parece. Eles poderiam ter feito Ash ter um flashback de várias aventuras, o que incluiria as dos filmes, para confirmar a canonicidade deles, ao invés de toda essa trama da Latias e do Latios. Aí entra Equipe Rocket não derrotada, rotações jogadas e incompletas, Primeape que não voltou, enfim... Kkk Muitos pontos negativos.

    Eu, particularmente, consigo gostar de Mestre Pokémon ser o que é, mas entendo a frustração dos fãs, principalmente por acabar sendo algo vago que, provavelmente, o herói nunca vai conseguir alcançar. Sempre terão novos Pokémon e situações, é como buscar o conhecimento absoluto, quando se sabe que esse conhecimento está sempre se reinventando, portanto, é impossível simplesmente consegui-lo. E, como você bem colocou, querendo ou não, principalmente nas primeiras temporadas, Ash sempre seguiu muito as competições para a realização do seu sonho. Dentro do que definiu como o que seria ser um Mestre, se formos ver, nem faz sentido que ser um Campeão Mundial seja um "degrau", como chamou. Você não precisa ser o mais forte para conhecer e ser amigo de todos os Pokémon. Fica realmente meio sem nexo, um discurso não encaixa com outro. Isso daria uma boa postagem, por sinal. Haha >u<

    Eu quem agradeço pelo comentário!! Tem acompanhado o novo anime? Eu ainda estou maturando um pouco as minhas impressões sobre ele, antes de começar a comentar sobre.

    ResponderExcluir
  7. Diego Bonan Sanches05/05/2023, 22:44

    Por ter uma visão menos completa da série, sinto que minha opinião foge alguns conceitos mais refinados sobre se houve ou não fidelidade ao discurso criado desde a primeira temporada. Apesar de sentir o Ash “mais infantil” com esse
    novo design (que condiz mais com a idade dele é bem verdade) eu achei que essa solução de transitar o Ash por todas as regiões em Jornadas (até a musiquinha de Jornadas 1 achei bem fofa) foi muito boa. Mas realmente se a intenção era a de ser a despedida do Ash poderiam ter apresentado todas essas temporadas como uma despedida calma com cuidado para tratar possíveis feridas expostas em um cenário sem Ash. Acho que como tudo que rege o nosso mundo é o dinheiro, segurar essa informação até quase final do ano passado (considerando que Jornadas é desde 2020) foi um decisão meramente capitalista e oportunista. Uma pena que tenha sido assim. A propósito, uma coisa que me veio à mente e gostaria muito que esclarecessem: o fato de Goh ter a maioria dos Pokémon’s que Leon utilizou na batalha, ajudou o Ash na batalha com ele ou você acha que foi apenas uma necessidade de apresentar os Pokémon’s novos da região de Galar? Porque coincidências ou nao, até o Mr Mime ficou com o Ash em Jornadas e, um dos Pokémon’s que ele enfrentou foi a evolução dele.

    ResponderExcluir
  8. Também acredito nisso. Infelizmente, muitas vezes, as empresas por trás de Pokémon pensam tanto no lucro que esquecem o quanto o cuidado com os fãs é essencial para manter a fidelidade deles.

    Sobre o que você citou, dos Pokémon do Leon, é um ponto muito interessante, e acho que seria muito inteligente se fosse a primeira justificativa. No caso, os roteiristas tivessem feito isso de forma planejada. Mas, sendo bem honesto, como Jornadas mal mostrou Galar, acho que só quiseram dar mais destaque aos Pokémon da região mesmo, por Leon ser o campeão dela. Foram coincidências, ao meu ver. Dos Pokémon que ele usa nos jogos, os únicos de Galar são justamente Cinderace, Inteleon, Rillaboom, Mr. Rime e Dragapult. Justamente os 5 que ficaram no seu time no anime, além do Charizard. Já por parte do Goh, quiseram dar os 3 iniciais para ele como forma de compensar que Galar não seria muito explorada, e Mr. Mime ganhou certo destaque no começo de Jornadas pelo sucesso que teve em Detetive Pikachu. Infelizmente, acho que foi só coincidência. Kkk

    ResponderExcluir
  9. Entendo! Inclusive, esqueci de comentar, uma pena mesmo que Ash não enfrentou Lance antes do fim. :/

    Compreendo bem. Eu já estou acompanhando, mas ainda estou esperando um pouco mais para absorver bem tudo. As impressões iniciais muitas vezes são enganadoras. Por exemplo, pelos primeiros episódios duplos, os fãs já saíram dizendo que agora os vilões colados nos protagonistas eram mais sérios, diferente da Equipe Rocket. Sendo que, com o passar dos eps, eles estão começando a mostrar uma pegada mais boba também, embora não ao nível de Meowth, Jessie e James. Kkk Por hora, estou só observando e formulando e reformulando opiniões. Mas, o que você citou é bem verdade, um anime sem o Ash e todas as limitações que o roteiro colocava sobre ele é muito mais aberto a novidades e crescimento nítido e literal. Por enquanto, posso dizer que estou achando legal e tem me deixado curioso, apesar de ainda não estar tão vidrado quanto era ao anime do Ash.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de concordar que houve pressa em como fizeram tudo do final de S&M para cá, acho que a questão do Z-Move é mais tranquila. Do tipo que não acho que o anime tivesse que se prender ao que existia na época dos fãs antigos. O universo de Pokémon está sempre se expandido, acho ruim e até sem sentido se limitar ao que os fãs mais velhos estão acostumados, sabe? O que não significa que tenha que se desprender totalmente do que havia no passado.

    O pior é que, da forma que eles terminaram as aventuras do Ash, deixando um espaço claro para voltarem o anime dali, é pouco provável que voltem com uma tentativa de amadurecimento ou qualquer grande mudança. Então, mesmo que o novo anime realmente não vingue, nem sei se isso seria bom sinal para o Ash, pelo que os roteiristas fizeram nesse final...

    Não sei exatamente. Eu concordo que eles pareciam perdidos, não estavam sabendo como prosseguir com o Ash, mas, como escrevi acima, pela forma como acabaram, deixando tudo pronto para voltarem a partir desse mesmo final, acho difícil que ocorra um reboot. Mas, é sempre uma possibilidade. Lembro que você já vinha desenvolvendo essa percepção há um bom tempo.

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Sim, demora alguns episódios para o anime revelar sua "verdadeira cara", digamos assim. Jornadas começou bem e desandou com o tempo. SM começou bem mas só melhorou com o tempo, assim como DP. Advanced começou bem e ficou regular por um bom tempo. Se esse novo anime for nota 8/10, já está ótimo, porque acredito que se for bom e promissor, poderá pavimentar um caminho a ser seguido em futuras séries pokémon. E tenho a esperança que esse anime possa ser mais ousado em sua trama e objetivos. Veremos. Mas com certeza eu vou estranhar não ter o Ash como protagonista. É algo natural, afinal estivemos juntos por mais de duas décadas. Esse anime pode sofrer com isso, pelo menos no começo. E até por isso acho que o papel de Horizons é contar uma boa história e nos fazer entender que existe vida no anime pokémon sem o Ash. Claro, se existe mesmo o tempo dirá. Mas Horizons precisa ser uma boa série e de preferência diferente do padrão normal da franquia.

    ResponderExcluir
  12. Me entristece a partida do Ash e Pikachu, ambos, tenho certeza disso, fizeram parte da infância de muitas pessoas.
    Não cheguei a finalizar "Jornadas", mas fiquei firme o suficiente para ter ao menos uma base de opinião, ao meu ver fizeram um tremendo descaso com a franquia não só pelo roteiro fraco, mas até mesmo com os monstrinhos de bolso, mesmos que perderam a essência, ficando em segundo plano suas emoções, o fator "não é o treinador que escolhe o pokémon, é o pokémon que escolhe o treinador" fora totalmente descartado, sem conexão, talvez uma tentativa barata de aplicar o sistema "Pokémon Go", sem nenhum impacto. O segundo ponto que eu gostaria de explanar é o mod estratégico do Ash, chega a ser total absurdo em algumas cenas, coisa que vemos apenas no final da temporada de Sol e Lua com o Ash se tornando campeão, claro, tiveram as batalhas contra os Tapu's, entretanto ao meu ver, só nos deram um gosto de originalidade perto do fim (com relação a luta), para mim, que nunca joguei os jogos da franquia atualmente, os movimentos Z foram uma inovação, lindos gráficos, não vou mentir que me emocionei com o final de Sun and Moon. O Ash como protagonista tira de letra infelizmente tenho que admitir, por um lado fico triste, por outro, tenho que agradecer por terem deixado o menino de dez anos fora de todas essas novidades, a presença dele desandaria com a proposta que a franquia quer dar ao público e o único que se prejudicaria seria o Ash, que não só perderia a própria essência como também todos os motivos bons pelo qual, como protagonista de décadas, ele se tornou tão querido.

    ResponderExcluir
  13. Não tem muito a ver com "Jornadas", mas tudo que eu poderia falar sobre, já foi discutido, continuo sem palavras para poder descrever a decepção.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela matéria, prova que a comunidade ainda, em meio a provações diversas, se mantém.

    ResponderExcluir
  15. Compreendi melhor agora. Infelizmente, existe essa tendência bem equivocada. Basta dizer que o público é infantil, que é como se houvesse uma legitimação automática para o roteiro ser fraco, decisões previsíveis, situações aleatórias e sem sentido dentro do próprio universo fantasioso, etc. Acredito que isso seja um desrespeito com as próprias crianças, como se, por tal animação ser voltada para elas, pudesse caracer de uma trama boa e desenvolvida, como se fossem burros demais para consumir algo bem feito. O problema só se agrava quando se percebe que existe também o desconsiderado público antigo, como você destacou.

    Isso é, eu consigo entender seu ponto, mas ainda acho que existe toda uma construção em cima dos Z-Moves, que vai além do anime, por sinal, para que o certo seja quem não entende a dinâmica e ache que ela devesse mudar para convencê-lo, do que quem talvez não entenda e procure saber como funciona. Independente disso, a vitória sobre Steven também não me convenceu. Kk Foi a mais forçada, ao meu ver, na realidade. Não por achar ele mais forte que Cynthia e Leon, mas por acreditar que foi a que se mostrou menos convincente mesmo. Não engoli.

    Justamente. Um exemplo claro disso é que Goh capturava loucamente sem qualquer justificativa para não precisar de batalhas, algo que até Sol & Lua foi reforçado como algo inviável, por raramente dar certo. Já Horizontes trouxe uma nota sobre isso, afirmando que era preciso batalhar para capturar, mas também era possível fazer a captura sem a batalha, sendo uma situação mais rara. Então, eu vejo, na realidade, em alguns aspectos, que Horizontes tem tentado corrigir alguns erros jogados de Jornadas, em termos de explicações. Sendo que são vários fatores que vão ditar se esse anime vai ou não bem, não dependendo apenas disso. Também entendi melhor sua ideia do reboot agora, e não precisa se preocupar com o tamanho do comentário. Kkkk Realmente seria uma forma de contornar os problemas que você destacou, mas, é aquilo, o quanto a equipe está disposta a fazer isso? É complicado...

    ResponderExcluir
  16. Concordo! O anime já vem se mostrando querer não seguir a fórmula básica do que víamos com o Ash, o que inclui mais liberdade na narrativa e tramas originais. Para mim, o único grande problema que identifiquei, em termos de manter esses padrões, foi fazerem a Liko ir para Kanto e Roy ser de Kanto, antes de levarem as aventuras deles para Paldea. No caso da Liko, foi literalmente só criar um laço dela com a região antes de devolvê-la para a sua de origem. Porque toda essa insistência em colocar Kanto no centro das atenções, sabe? É um pouco cansativo esse apelo frequente. Eu não chego a hatear, gosto muito da região, mas acho até compreensível os fãs que simplesmente não suportam mais. Em Jornadas tivemos mais de Kanto do que de Galar. Espero que Horizontes não cometa esse erro, em relação a Paldea.

    ResponderExcluir
  17. Respondendo todos os seus comentários, primeiro, não precisa agradecer! Fico feliz que tenha gostado da matéria e deixado a sua opinião! ^-^

    Bom, eu também fiquei bem triste com a despedida de Ash e Pikachu, apesar de estar dando uma chance para o novo anime. Sobre o primeiro ponto que você citou, justamente! Mas, não querendo defender Jornadas e dizer que ficou perfeito, porque não ficou, essa questão mais mecânica com o Goh e laços menos desenvolvidos foi melhorando ao passar da série, eu garanto. De novo, não ficou perfeito, mas deu uma boa melhorada. Já sobre o Ash, acredito que a equipe por trás do anime estava bem perdida sobre como prosseguir com ele, o que, como você colocou, é triste, por ser um personagem muito querido que não simplesmente pode ficar sendo jogado em diferentes situações-experiementos para ver o que dá e o que não dá certo.

    Sobre o coprotagonismo, com a May e com a Dawn – que existiu parcialmente – ele até pareceu funcionar bem, mas com o Goh ficou bem estranho, porque, na verdade, nunca parecia que os dois estavam divindo o protagonismo, era sempre um tendo mais do que o outro. Quando juntou isso ao estilo de episódios mais soltos de Jornadas, desenvolvimento dos Pokémon em off-screen e várias outras questões, tornou-se uma bagunça. 😅

    Muito obrigado pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir
  18. Não precisa pensar muito, em animações dos anos 90 e anos 2000, tanto em animes quanto em cartoons, o que mais tinha era piadas, enredos e roteiros que o cara só entendia plenamente quando mais velho e isso nunca impediu às crianças de assistir e gostar, achar que tudo tem que ser muito simples e bobo pra elas assistirem é uma desculpa esfarrapada pra economizar dinheiro e rebater críticas usando a faixa etária como desculpa.

    A questão do Z-Move não foi tanto problema pra mim ou pra você que estamos acostumados aos jogos novos, eu me refiro mais para a turma que só via o anime e parou com os jogos há muito tempo, pra eles ficou estranho mesmo.

    O Horizontes tentar consertar certos problemas do seu antecessor é o mínimo, o Jornadas foi uma bagunça total e ao que tudo indica, já veio com o objetivo de finalizar a jornada do Ash, talvez a diferença seria que a saga poderia acabar engolindo duas gerações, o objetivo era simplesmente supervalorizar o Goh e os ideias que ele trazia pra franquia e finalizar com o Ash que significava o antigo modelo.

    Não acho que seja impossível a empresa optar por um retcon pro Ash voltar, afinal se tem uma coisa que ela anda mostrando é que ela não liga tanto para a lógica e a opinião dos fãs mais velhos, então uma solução simples dessas não seria carta fora do baralho. Não acho que seja disposição, dificilmente o Ash não voltará a ser protagonista algum dia, afinal quando uma franquia está em baixa, utilizar os seus clássicos para reerguer a franquia é algo comum na indústria e atualmente, várias franquias mostraram que poucas aparições de personagens antigos não salvam o anime, então o Ash deve voltar, e para ele ser protagonista, ele não será adolescente ou adulto, por isso se eles quiserem usar o mínimo de lógica ou o personagem terá um retcon ou um reboot (sobre a diferença dos termos reboot é reiniciar o personagem do zero e retcon é mudar certos eventos da obra com a história em curso, o exemplo que eu dei no post anterior é um retcon). Não há problemas em si com o anime atual, ele está dentro do esperado, a tendência sempre foi um caminho semelhante às temporadas atuais do Digimon, tanto em números, quanto ao de audiência, a não ser que o anime passasse a ter uma maturidade próxima ao dos mangás, pensar que o anime ia melhorar os números com a saída do Ash por si só sempre foi uma fantasia dos que não gostavam do personagem, e nesse ponto, outra previsão minha está certa, a continuidade desse modelo dependerá mais de quais números a empresa considera aceitável do que esperar que seja um sucesso de audiência. Simplesmente não é errado dizer que o anime Pokémon tomou um rumo a la Digimon e soa como o anime Digimon, agora mais do que nunca, só a qualidade vai subir a audiência do anime, seria arrogância demais achar que a própria força da marca significará sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente. Eu cresci com Kanto então nunca vou odiar nada na região, mas não tem como negar que já deu, pelo menos por um tempo. É a região com mais tempo de tela disparado e também a que mais recebeu jogos, incluindo vários remakes. Eu entendo o respeito e carinho dos criadores para com a região, uma coisa de nunca esquecer suas origens, mas era a hora perfeita de tornar Paldea a região mais importante desde Sinnoh. Roy ser de Kanto e a Liko ter essa conexão agora é completamente desnecessário a meu ver, concordo com você. Queria que eles tivessem esse carinho com outras regiões também. Johto, por exemplo, no anime nunca teve o destaque que merecia. Galar nem se fala, foi um crime kkkk. E até mesmo Hoenn, minha região favorita nos jogos, acaba sendo pouco lembrada. Kanto, Sinnoh e Alola foram as regiões mais exploradas no anime. Unova e Kalos poderiam ter sido melhor exploradas, mas eles pelo menos fizeram questão de viajar para lá várias vezes. Está na hora de largar um pouco esse osso e mostrar mais de outras regiões do mundo pokémon.

    ResponderExcluir
  20. A ideia é essa. Eu também entendo muito o respeito que eles têm por Kanto, por alguns dos seus Pokémon, como Charizard. Sei que uns fãs odeiam, mas é porque muitos outros são loucos pelo Charizard, é até compreensível que deem tanto foco a ele. Daí, já começaram esse novo anime puxando para Kanto de novo. A protagonista é de Paldea, mas os pais estudaram em Kanto e ela foi estudar em Kanto também. Mas, bem, como agora a história parece que vai puxar muito para Paldea, ainda que tenha achado desnecessário a conexão com Kanto, talvez eles não fiquem sempre voltando à primeira região.

    ResponderExcluir
  21. Sim. Eu penso que poderiam ter mantido isso dos pais terem estudado em Kanto, mas que ela agora estivesse na Academia de Paldea e mais para frente no anime fizesse uma viagem a Kanto, talvez num intercambio com outras escolas como a Pokemon Tech ou a escola de Vermilion da Chloe. E sobre os pokémon, faz sentido pela popularidade e o fato de serem mascotes da franquia. Pikachu e Charizard sempre estarão presentes no anime pokémon. E uma coisa que espero é que os iniciais desses novos protagonistas evoluam. Apesar de adorar o Sprigatito, não quero que seja um pikachu 2.0. Quero algo novo até mesmo nesses detalhes. Mas no momento estou na duvida se eles vão seguir essa rota.

    ResponderExcluir
  22. Verdade. As melhores animações, ao meu ver, são essas que conseguem dialogar com adultos e crianças. Não é como se fosse coisa de outro mundo, como hoje em dia se coloca. Bem, é uma pena que exista essa desculpa.

    Uhum, entendo.

    Pois é... Eu ainda pretendo fazer uma postagem sobre o quanto Jornadas não foi uma boa saga de despedida do Ash, como um todo. Não só sobre esse arco final.

    Na verdade, ela parece não ligar para fã nenhum. Kkk Só para esse pensamento louco de como as crianças devem se entreter. Ahhh, sim, eu sei a diferença, só não tinha me atentado mesmo. Kkk Já fiz uma postagem aqui tratando sobre retcon no anime. E quanto à saída do Ash, era óbvio que não iam fazer um anime adulto ou sem um Pikachu de destaque, por exemplo. Mas, as pessoas gostam de acreditar no que querem mais do que no que parece possível.

    ResponderExcluir
  23. Sim! Isso dos pais poderia ser uma ponte futura para levar ela a Kanto, ao invés de algo para fazer o anime começar por lá. E a ponte com escolas que conhecemos seria perfeita! Mas, ainda resta confirmar se o anime se passa no mesmo universo...

    Eu, particularmente, acredito que ambos terão seus Pokémon indo até o estágio final. Posso estar errado, mas algo me diz que vai acontecer. E esse é outro dos pontos que me entristeceu, porque, provavelmente, seria a primeira vez que o incial destaque do Ash na região teria um design feminino (porque acredito que ele teria Sprigatito), existe até um padrão de iniciais que ele seguia. Mas, enfim, agora nunca veremos (ou não kk), isso acontecer. O mais próximo foi com Bayleef, mas ela não chegou ao estágio final.

    ResponderExcluir
  24. É só olhar o Detective Conan, eu acho que eu nunca vi ele sair do Top 3 em todas às vezes que eu vi o ranking de audiência, o protagonista parece uma criança e a história não precisa subestimar o público pra se tornar um dos animes mais populares do Japão há mais de 20 anos. O que está acontecendo com o anime Pokémon não é redirecionamento de público, é a ganância mesmo, a franquia de entretenimento mais lucrativa do mundo que tem um faturamento maior que a Disney não consegue entregar jogos bem feitos nem um anime interessante para todo o público; a desculpa de ser pra criança não cola, acho até eles sabem que a franquia é carregada nas costas pela fanbase antiga mesmo, eles estão continuando assim porque estão tendo resultados que consideram aceitáveis pra manter um bom faturamento na empresa ao mesmo tempo que só fazem economizar mais ainda, a culpa é do fã que cai nesse papo dela porque quer, quem é fã também critica com o objetivo de melhorar a franquia. E elas não estão conseguindo atrair às crianças com isso, só estão tentando se enganar com a ilusão de conseguirem repetir o feito que

    ResponderExcluir
  25. "nos fazer entender que existe vida no anime pokémon sem o Ash", a franquia nunca foi sobre o Ash e a baixa dos últimos anos nunca foram por culpa do Ash, mas sim da equipe que produzia o anime. Se eles tiraram o Ash pra implementar uma nova ideia original, eles tem a obrigação de entregar algo bom para o público, esse pensamento faz até soar que o objetivo dessa nova temporada não era entregar um bom produto, mas só pra mostrar que existe anime sem o Ash. Se tem uma coisa que precisa ocorrer nessa temporada é cobrança pra não termos um total descaso com o público como foi com o Jornadas, não é defender com unhas e dentes e cobrar melhoras constantemente pra entregar um produto bom que atraia mais público.

    ResponderExcluir
  26. Oi Thomas, não disse que a franquia era sobre o Ash, só o anime mesmo, como você bem pontuou. A franquia é bem maior e mais vasta que apenas o anime. E concordo que a equipe de produção e roteiristas são os principais culpados pela queda do anime em Jornadas, a pandemia também contribuiu para essa queda, mas não acho que seja desculpa para entregar uma série tão decepcionante. Dito isso, acho que existe um meio termo entre tentar analisar a série pelo que ela é, e não apenas pelo que ela não é ou poderia ter sido. Isso conta muito também, afinal só podemos analisar uma margem de crescimento para a história se pararmos para pensar aonde se pode chegar e o potencial da história. Essa nova série tem que ser sim boa, só não precisa ser a melhor série de todas e nem deve ser no final das contas. Espero que seja, mas veremos. Essa série tem metas a cumprir, e a primeira delas é tentar não perder muitos fãs com a saída de Ash e mostrar para a audiência que vale a pena continuar assistindo o anime mesmo sem ele. A partir desse ponto se pode desenvolver algo melhor e mais completo, planejado, estruturado. Você pensava que SM seria a série mais madura da franquia até hoje ao olhar para o estilo artístico da animação e apenas ao ver os primeiros episódios? Provavelmente não. E acabou sendo uma série bem completa e madura, especialmente nos temas familiares. Estou disposto a cobrar muito por uma boa história, mas também quero ver o que eles podem fazer se soltarem um pouco as amarras e especialmente agora que sabem que os fãs não gostaram de Jornadas. Eles vão entregar algo melhor. Pokémon é assim, sempre foi. Quando há um descontentamento, eles querem se redimir depois. XY decepcionou na liga e SM veio e entregou o que queríamos. Antes disso, BW decepcionou no tom da série, ao tentar dar um soft reset no Ash. Aí XY veio com uma versão mais madura dele para compensar. Eles não são roteiristas espetaculares, mas sabem do descontentamento para com Jornadas, e quero ver como vão nos compensar com essa nova série. Por isso acredito que será uma boa série, não a melhor, mas uma boa série.

    ResponderExcluir
  27. Eu também acho que ele teria o Sprigatito. Acho que até hoje não evoluíram a Bayleef porque o design da Meganium não é tão querido assim kk. Alias, faltou o Totodile evoluir para ter o trio de Johto no estágio intermediário kkk.

    ResponderExcluir
  28. Existem formas de dialogar com os antigos e novos fãs, é porque realmente não querem. E definitivamente não é dessa forma que estão fazendo que se faz. Teria que passar por uma mudança de mentalidade drástica por trás da franquia.

    O pior é que existe uma boa parcela de fãs que ainda defende Jornadas. Eu não posso dizer que estão errados, afinal, vai de opinião. Mas, acho que é preciso enxergar e considerar os muitos erros da série, independente de, no fim das contas, ter gostado ou não. O título dessa postagem mesmo saiu de um comentário recorrente de que o final do Ash não foi ruim, porque ninguém prometeu que teria os pontos positivos, ou seja, se o fã não gostou, é problema dele, não que tenha sido mal feito... Enfim kkk

    Eu também tenho essa opinião quanto a Horizontes. Quando os fãs começaram a dizer que estava perfeito, muito mais sério e sombrio, vilões não idiotas, eu fiquei com uma pulga atrás da orelha, porque eram só os episódios introdutórios. Muito disso já se mostrou diferente a partir do episódio três. Por isso estou maturando muito a minha opinião antes de sair elogiando tudo como muito melhor, ou criticando qualquer coisa como terrivelmente ruim. Ainda não sei exatemente o que sinto em relação ao novo anime. Mas também acredito que esperar que os novos fãs salvem a franquia é algo ilusório. Não impossível, mas que dificilmente poderia acontecer, tendo em vista tanto o cenário atual como o peso que os antigos fãs têm sobre Pokémon.

    ResponderExcluir
  29. Possivelmente. Kkk Se bem que todo o trio de inciais de Johto deveria ter chegado a última fase. Diferente de Bulbasaur e Squirtle, que claramente não querem evoluir, o primeiro até declaradamente tendo definido isso, os iniciais de Johto nunca se mostraram contra. Pelo contrário, em um ep o Ash diz que totodile um dia será um Feraligatr, e ele comemora.

    ResponderExcluir
  30. Estão fazendo a exata mesma coisa que a Toei está fazendo com o Dragon Ball, só que de uma forma ainda pior, eles veem o dinheiro entrando e o que devem pensar é em como economizar mais e qual desculpa dar pra justificar. Nesse Horizontes pelo que eu ouvi trocaram até a staff contratando uma nova pra conta sair ainda mais barata.

    É aquilo, o Jornadas foi sim ruim, os números, críticas e engajamento provam isso, mas é claro que pra fanboy cego e pra quem só queria ver o fim da jornada do Ash, não é estranho elogiar.

    O Horizontes é aquilo, eu não achei aquele negócio ruim, é ok, mas é que por históricos recentes do Digimon, o que teve de temporada que iniciou bem, mas o negócio foi despencando, o próprio Jornadas iniciou bem, até aquele fatídico episódio 6, então eu prefiro esperar pra ver se a empolgação de usuários que eu confio permanece bom ou se tá algo já clichê e arrastado. É por isso que eu disse que quando os executivos aprovaram o Horizontes, ou eles acreditavam demais na força da marca e com o impulso da renovação ou só queriam dar um descanso temporário ao Ash pra depois retornar ele de alguma forma com um desgaste menor. Eu desisti até de olhar às reviews dos episódios, estão tentando hypar demais uma coisa que não está empolgando. O pior é que eu só acho que o anime só vai melhorar quando a franquia passar a ter resultado de vendas dos jogos frustrados devido aos desleixos, não duvido que eles nem ligam pro anime desde ajude um pouco na venda dos produtos e dos jogos da franquia, o sucesso com todos os problemas e descasos nos jogos SwSh e no SV podem ter passado uma péssima mensagem para os executivos. Enfim, não dá pra esperar sucesso, mas com a mentalidade atual dos executivos também não dá pra esperar melhora.

    ResponderExcluir
  31. Concordo em partes, sou um dos poucos que gosto do BW e acho que eles tem problemas bem pontuais (o soft reset não é um deles) e considero que o tom da série foi muito influenciado pelos receios que a franquia teve depois do terremoto de 2011. Não acho que o SM é tão maduro assim, falar de forma sutil sobre a morte não necessariamente torna a série madura, o período mais maduro da série continua sendo a fase Shudo.

    Em um ponto que eu falei em outro comentário, eu não acho que daria pra usar esse Ash atual em outro temporada a não ser que os eventos recentes da série sofressem um reboot ou um reset, também não sei sobre os problemas internos do estúdio, até mesmo o rumor de que a dubladora do Ash não queria dublar o Ash por outra temporada pode ser verdadeira, mas ela não queira admitir pra não pegar mal pra ela e pra isso precisem de um tempo pra escolher uma nova dubladora e usá-lo posteriormente; não tem como saber. Eu acho que eles precisam entregar uma obra boa porque se mudarem do jeito que mudaram sem maiores explicações vai soar mais como arrogância do que uma tentativa de melhora da qualidade do anime, seria achar que só por ser Pokémon faria sucesso e não precisa investir tanto assim.

    ResponderExcluir
  32. Sim, concordo. Eles precisam investir e melhorar a qualidade. Pokémon, se não me engano, é a franquia de mídia mais lucrativa do mundo, então dinheiro eles deveriam ter kkk. Talvez falte mão de obra e principalmente tempo. Isso se aplica aos jogos também. Eles precisam espaçar mais o lançamento de novos jogos se quiserem ter uma qualidade maior. Pokémon Z nunca saiu porque quiseram apressar o SM para o aniversário de 20 anos. SwSh e SV parecem não finalizados em alguns aspectos também, como se faltasse um polimento extra. Tanto na história como no visual. No anime pode ser algo parecido. Eu confesso que adoraria ver um anime pokémon com uma estrutura completamente diferente. Num formato onde uma série seria dividida em três temporadas de 25-30 episódios para irem ao ar ao longo de três anos. Assim não teríamos fillers praticamente, e a animação poderia melhorar dependendo do orçamento e mão de obra. Nunca vai acontecer, mas seria interessante ver pokémon dar esse salto.

    ResponderExcluir
  33. Sim, acho que foi no episódio do sumô, se não me engano. Eu me lembro até hoje da batalha de ginásio contra a Jasmine e como o Cyndaquil mandou bem lá. Aí eu fiquei pensando "por que ele não evoluiu aqui?" kkkkkk.
    Ash não treinou tanto seus pokémon de Johto a ponto de evoluirem e na liga acabou dependendo muito de Snorlax e Charizard. Nunca vou entender porque mandou Heracross para o professor depois de usar ele tipo duas vezes kkkk. Os roteiristas tentaram compensar evoluindo o Cyndaquil e o Phanpy depois e aí que a gente percebe como Johto foi complicada no anime kkk

    ResponderExcluir
  34. Não tinha parado para ver essas questões mais técnicas ainda, como a troca da staff.

    O pior é que eu acredito que isso tudo vai acabar resultando em um grande colapso, se é que posso chamar assim. Em algum momento, essas falhas nos jogos e os erros com o anime vão culminar em algo negativo para a franquia, mas, enquanto o lucro é garantido, não está valendo a pena se preocupar com essas questões.

    ResponderExcluir
  35. Nossa, sim. É porque Johto ainda ficou muito na sombra dos Pokémon de Kanto. Sendo que eles poderiam, pelo menos, evoluir eles no off, nem que fosse agora nesse arco final, mas nem isso... 😅

    ResponderExcluir
  36. Já assistiu um anime chamado Detective Conan? O anime assim como o One Piece e o Pokémon, estreou na segunda metade da década de 90 e passa de forma ininterrupta até hoje, inclusive o anime sempre fica entre às três maiores audiências no Japão. Os caras até hoje conseguem manter uma animação ok e praticamente não mudaram os designs dos personagens, então não acho que o problema pro Pokemon seja de mão de obra, acho que é ganância e pressa mesmo; são acostumados ao consumidor consumir tudo que lança.

    Não digo que é uma decisão 100% errada da empresa, ela tem muito receio do público envelhecer, deixar a franquia e não conseguirem renovar o público, o problema é justamente porque nascem cada vez menos crianças no Japão e às crianças de hoje tem uma infinidade de opções pra se entreter em relação a antigamente; talvez eles realmente achem que essa nova pegada atraia mais facilmente às crianças, mas o problema é que foi perceptível é que às gags e fluidez nós momentos cômicos são necessários para divertir a criança, tanto que durante o SM a audiência se manteve boa na maioria das vezes só enquanto tinha uma boa staff para cenas bem fluídas e detalhadas nas cenas de humor. Não acho que o Pokémon vai dar esse salto que você está esperando, até porque o objetivo do anime é justamente manter propaganda ativa na tv pra crianças pedirem os jogos e outros produtos da empresa. O mais razoável hoje é esperar que a empresa entregue uma animação a nível BW, não mais do que isso.

    ResponderExcluir
  37. Mas já está resultando, o que salva muito a franquia é o competitivo dos jogos. Os números muitas vezes enganam, falam muito dos problemas no BW, tanto pra audiência quanto pelo lucro dos jogos, mas esquece que na época não só teve aquele desastre nuclear em 2011, que ferrou a economia japonesa e vários animes começaram a aliviar algumas coisas para não reviver traumas dos sobreviventes, tanto é que a maioria dos episódios após o arco finalizado com os episódios banidos tiveram que ser reescritos na pressa com a série rolando, e talvez na época a equipe do Ash fosse ser bem diferente da que ele teve, sem contar a crise financeira da época que ainda estava causando efeitos em todo o mundo (esse daí não é diretamente ligado ao comentário, mas acho interessante destacar).

    Quando se vê essa conjuntura, dá até pra entender não terem encerrado com o Ash de vez, eles devem ter lançado essa temporada como um risco calculado, acho que o fato da história parecer ter um início, meio e fim é até pra facilitar eles encerrarem quando bem entenderem. Os jogos não acho que irão demorar muito para terem às vendas caindo, eles estão pedindo pra isso ocorrer, e pra piorar, outras franquias infantis de jogos estão planejando fazer animações pra engrenar às suas vendas e isso pode acabar mal para o Pokémon, eles estão tão receosos com isso que aprovaram uma série Live-Action que será lançada na Netflix.

    Não acho isso ruim, ao menos isso pode acabar forçando a empresa a prezar pela qualidade ao invés do lucro rápido e fácil. Pokémon sempre teve 4 anos pra mudar de uma geração pra outra e isso sempre possibilitou lançarem ótimos jogos e darem tempo de trabalhar bem cada temporada, às coisas passaram a desandar quando passaram a encurtar os intervalos de uma geração pra outra e entregar jogos inacabados ou até com Dex cortada pra lançar a tempo. Nós que podemos ganhar com isso e não acho que o público deveria ver com maus olhos, afinal a Pokémon Company é uma empresa, lógico que se surgisse um problema ela não iria simplesmente falir, ela some

    ResponderExcluir
  38. Nunca assisti Detective Conan, mas já ouvi muito falar. Eu não acredito que esse salto que mencionei vai acontecer, como mencionei. Apenas seria um sonho de fã mesmo kkk. Mas eu concordo com seu ponto de vista nesse quesito do humor e do medo deles de os fãs envelhecerem. Eles até fazem um bom trabalho nisso, porque a franquia se mantém “fresca” com suas diferentes vertentes. Pode ser repetitivo as vezes para nós fãs mais antigos, mas gera os resultados para eles. Uma franquia que sofreu com esse índice de envelhecimento foi Yugioh. Eu joguei o card game durante anos, até que parei porque acabei os estudos e percebi que na vida adulta você precisa gastar com coisas mais importantes que cards kkkk. Mas a franquia está passando por uma reformulação. Os fãs estão mais velhos e eles não se importaram de rejuvenescer seus consumidores, o que agora está cobrando seu preço. O anime atual é beeeeemmmmmmm mais infantil que todos os anteriores, o que irritou os fãs. Eu até parei de acompanhar as últimas duas gerações de Yugioh e sinto que a franquia é grande o suficiente para se sustentar mas nunca mais será o que um dia já foi, lá no início dos anos 2000. Já Pokémon, se resguardou bem nessa questão e é difícil imaginar crianças de hoje não conhecendo Pikachu, por exemplo. Assim como até os idosos sabem quem é aquele ratinho amarelo kkk. Pokémon tem seus muitos defeitos, mas não a toa é uma das maiores franquias do mundo. Eles se mantém na boca do povo e sempre com novidades. A qualidade pode e deve melhorar muito, mas o meus difícil eles fazem, que é se manter vivo por gerações através de fãs de várias faixas etárias.

    ResponderExcluir
  39. Por incrível que pareça, o Yu-Gi-Oh! mantém um índice razoável de audiência e de vendas até hoje, mas certamente tem problemas pra renovar a fanbase, porém eu já comentei por aqui também que o Pokémon também está sofrendo desse problema e esse é um dos motivos pra guinada mais infantil. Nós temos a impressão que a franquia consegue se renovar bem, porém não é tão verdade assim, mais de 80% dos que consomem Pokémon hoje são de um público mais velho e muito do que mantém a franquia hoje é o competitivo.

    Sim, a venda de produtos relacionados é bom, porém o dos jogos e da audiência do anime não necessariamente entre o público infantil, essa guinada mais infantil ocorre justamente porque eles perceberam que estavam tendo dificuldade em aumentar nessa faixa etária e no público adulto já tinha uma certa base fiel. Se esse plano vai dar certo ninguém sabe, eles tanto estão incertos que não encerraram completamente com o Ash para tê-lo como plano B em caso de problemas, mas temos esperar pra ver o que vai acontecer, a maioria do pessoal mais sério está cético e esperando com paciência pra ver o que vai dar, porque esse é um plano que assim como pode gerar frutos e entregar algo bom no futuro, como algo que pode não entregar o resultado desejado e fazer a empresa se entregar ao clássico e nostálgico mais ainda depois.

    ResponderExcluir
  40. Eu nem vejo lançar os jogos em um menor intervalo de tempo como um problema, a questão é precisamente a qualidade. Se você consegue lançar um jogo bom em 2 anos, tudo bem, mas se vai vir cheio de bugs e, talvez, com alguns problemas na própria história e redução da experiência total que existia nos demais, aí passa a ser um problema. E são erros feios e drásticos, não é algo que possa ser aceitável. Na realidade, um ou outro ponto acho que os fãs exageram, mas tem outros que simplesmente uma franquia tão rica quanto Pokémon não poderia cometer. Não é nem que não seria legal, é não poder mesmo.

    Eu também acho essa ameaça ao anime boa, pelo mesmo motivo. O que tenho medo é que os concorrentes consigam fazer um trabalho realmente melhor e, Pokémon, em seu desespero para lidar com isso, entre em uma queda frequente. Mas, paciência, espero que as coisas comecem a andar de uma forma mais satisfatória em algum momento...

    ResponderExcluir
  41. Sobre o jogo, concordo plenamente, porém a questão de não poder desativar o Exp. Share, considero um problema de fácil solução que talvez não fosse tão trabalhoso assim pra empresa e prós jogadores contaria bastante, por exemplo.

    Nem eu confio tanto assim na empresa "caindo na real" rápido, eu apostaria que se a ideia falhar nessa geração, eles devem mudar alguns pontos e arriscar novamente na próxima, afinal eles não vão abandonar tão fácil a ambição de renovar a fanbase infantil a qualquer custo tão fácil, mas se falharem por mais de meia década com essa ideia, acho que nem eles seriam tão loucos de não voltar atrás.

    Cara, de forma alguma eu vejo isso da concorrência como sendo algo ruim, mesmo que a empresa entre em desespero e faça besteira, afinal no momento a concorrência é uma das poucas coisas que pode fazer a franquia melhorar. Eu acho que justamente esse pensamento de querer que a franquia fique em alta de qualquer forma é ruim, e a consequência disso estamos vendo agora, se o SwSh tivesse sido um fracasso de vendas pelos seus problemas e a audiência do Jornadas fosse pífia, talvez hoje estivéssemos em uma situação bem diferente. Cara, eu quero ver, Super Mario, Zelda, Crash Bandicoot, Ratchet & Clank e várias dessas franquias infantis de sucesso dos jogos ganhando uma série animada, não só seria legal como certamente ligaria o alerta de perigo da Pokémon Company, temos que abraçar às possibilidades de melhoraria da franquia, independente dos riscos; o próprio Horizontes foi um teste de como seria dar um foco diferente a história e mesmo que no fim acabarmos não gostando tanto assim, devemos dar uma chance. Eu aposto que o um bilhão de bilheteria do filme do Super Mario deu mais preocupação a Pokémon Company do que imaginamos e fez mais ainda eles desistirem da ideia de descartar completamente o Ash

    ResponderExcluir
  42. É a fase Shudo do anime, contar histórias interessantes naquela época estava acima de desenvolver a equipe do Ash, e também tem o fato de que optaram pelo Ash permanecer no anime para a próxima geração, então fazer com que o Ash não conseguisse treinar bem o suficiente a sua equipe para a liga foi um plano pra deixar a derrota na liga fazer mais sentido, se você notar, acho que às únicas equipes do Ash que você pode dizer que estavam bem preparadas para às ligas foram as de Sinnoh e de Kalos, a de Alola mesmo na época a impressão é que ele só venceu porque a maioria naquela liga era iniciante nesse tipo de competição e ele tinha um mítico no time. Se você notar, o Ash sempre passou somente algumas semanas em cada região e em pouco tempo vinha a liga, então ele treinando um time quase todo novo, exceto o Pikachu, sempre o colocou em uma baita desvantagem nas ligas, porém como o público nunca quis se atentar a esses detalhes e reclamavam do Ash nunca envelhecer somado a algumas derrotas estranhas saíam às reclamações. Um outro detalhe que eu sempre destaco, fora o Ritchie e o Cameron, o Ash sempre foi eliminado por treinadores mais velhos do que ele, e um treinador criança perder pra adolescentes e adultos em uma liga não seria estranho, mas o fator protagonista sempre fez o povo ignorar esse fato.

    Se você pensar por um outro ângulo, se tivessem enrolado menos com episódios inúteis quase sem ação nenhuma e o Ash rotacionasse mais a sua equipe, talvez o Ash tivesse ganhado a liga desde Hoenn ou Unova, mas bem, vamos culpar uma criança de 10 anos por querer conhecer mais Pokémon e por querer dar mais tempo a cada um na região que ele foi capturado?

    ResponderExcluir
  43. Sim, eles estão se prevenindo nessa questão do Ash, claramente ele é o plano B caso o novo anime não funcione. E assim como você disse, a carga de nostalgia seria ainda mais forte no futuro, não apenas porque quanto mais tempo passa mais nostálgico fica, mas principalmente por esse descanso da imagem do Ash agora. Se eles deixam ele de fora nessa geração e decidem trazer ele de volta na Gen 10, num aniversário de 30 anos, aí traria muitos fãs antigos de volta e até mesmo crianças mais novas que cresceram com séries recentes como SM e Jornadas poderiam sentir esse apelo. Mas seria uma admissão de "fracasso" em relação ao novo anime. Eles estão planejando as coisas muito pela tentativa e erro me parece. Também existe a possibilidade de Ash voltar apenas em filmes e especiais. Nada impede que mantenham o novo anime no ar e ao mesmo tempo façam um spin-off com o Ash, se sentirem que precisam dele ainda. A impressão que eu tenho é que eles vão levando até que sintam no bolso qualquer prejuízo, aí sim eles se verão forçados a chacoalhar a franquia. Eu acredito que eles poderiam tentar tornar o anime pokémon um pouco mais "shounen" digamos assim. O estilo XY se aproximou bem disso. Agrada os fãs mais velhos e ao mesmo tempo é algo que para a criançada é "maneiro". Não que eu ache a série XY perfeita, não mesmo. Mas o tom e a abordagem foram sem dúvida interessantes e diferentes do padrão que estávamos acostumados. Mas é difícil imaginar eles se afastando desse tom mais infantil de séries recentes, porque o anime é e sempre será a porta de entrada de muitos fãs à franquia. Eu conheci pokémon com 3 anos de idade, por exemplo. Estava passando o episódio da Clefairy e a Pedra da Lua no programa da Eliana, se não me engano. Daí fui conhecendo outras coisas da franquia e nunca mais larguei mão. É aquilo, comercialmente muitas decisões fazem sentido, mas creio que nós, como fãs mais antigos que ajudam a sustentar a franquia, gostaríamos de ver coisas novas feitas com mais qualidade também.

    ResponderExcluir
  44. O anime Pokémon na realidade nunca deixou de ser infantil, a diferença é que antes tinha alguns elementos que o tornavam mais atraente para um público mais velho, é por isso que eu considero voltar a ter uma animação e humor a nível BW eu considero algo mais realista. Falam tanto do BW e do XY terem sido um período de baixa, mas ambas tiveram fatores externos que atrapalharam os seus resultados, eu acredito firmemente que não foi a continuidade da pegada clássica que havia prejudicado a franquia, até porque a queda que a franquia teve depois da saga clássica, foi uma queda que todas os animes sofreram na época, inclusive o atual primeiro colocado do ranking; pra mim nós só nos acostumamos tanto a um Ash não fazendo tanta diferença nas tramas devido a personalidade mais genérica do personagem há mais de meia década que gera nos fãs mais fervorosos uma percepção mais equivocada da realidade. Como eu falei em um outro comentário meu, o pior que pode acontecer é outra franquia infantil estourar e ofuscar a franquia nesse momento.

    O Ash muito provavelmente voltará a ser o protagonista no futuro, até porque quando a franquia como um todo entrar em baixa, coisa que deve acontecer algum dia, eles vão retomar ao que dava certo para tentar atrair o público novamente e o Ash com um estilo que lembre o clássico voltará, independentemente se esse anime novo fizer um sucesso razoável. O que vai acelerar ou não essa volta será o quanto o público vai abraçar essa nova empreitada incondicionalmente; é inclusive por isso que eu não levo a sério comentário de usuário falando que o Ash não volta mais.

    ResponderExcluir
  45. Sim, ele voltará algum dia sem dúvidas. É só questão de tempo. Torço para o anime novo dar certo porque quero ver boas histórias, então tecnicamente espero que demore um pouquinho para nosso herói voltar. Pelo menos por enquanto kk.

    ResponderExcluir
  46. Cara, enquanto não voltarem o modelo antigo um pouco menos infantil, o Ash não fará nem falta pra mim na realidade, rsrsrs. Tudo que eu espero é que o roteiro e animação passe a melhorar e só.

    ResponderExcluir
  47. Com todos esses números que estão ganhando com os jogoso ainda, realmente bem difícil que mudam por agora.

    Não, mas eu não coloco esse temor como algo que me faria não querer a concorrência. De forma alguma, é só porque essa também é uma possibilidade. E o medo nem seria a empresa errar em si, no desepero, mas de mergulhar em constantes erros que fossem acabando com Pokémon com o passar do tempo, o que seria um processo bastante lento. Ainda assim, não é como se, de outra forma, isso já não estivesse acontecendo. 😅

    ResponderExcluir
  48. Uma empresa do tamanho da Pokémon Company tem acionistas, investidores, então se às ideias "geniais" deles fizerem a empresa ter perdas eu duvido muito a empresa não dar ouvidos pras reclamações dos fãs. Uma coisa é se dar a esse tipo de luxo quando está lucrando e não fazer ações que não gerem mais gastos pra margem de lucro ser maior e outra é fazer esse tipo de ação quando está tendo prejuízo.

    Mas por enquanto, estão cortando Pokémon da Dex, deixando o Exp Share sempre ligado pra não precisar configurar a gameplay sem dar experiência a um único Pokémon, estão entregando os jogos todos bugados, estão entregando histórias mais curtas e rápidas e focando demais no online, no anime estão entregando uma animação cada vez mais barata de roteiro mais simples e bobo, e mesmo assim o povo consome de um jeito que eles considerem bom e não vêem a necessidade de melhorar. É por isso que parte dos fãs fala desde a época dos jogos SwSh que a empresa precisa de um fracasso financeiro pra voltar a precisar entregar um produto de qualidade, mas enquanto tivermos uma parcela de otimistas que basicamente ignoram os problemas e exaltam os poucos pontos positivos, o futuro será sombrio.

    ResponderExcluir
  49. Josenildo Mourao19/09/2023, 22:19

    Eu não consegui superar 😭

    ResponderExcluir
  50. Entendo, moço. :')
    Forças aí. Vai que ele faz participações especiais ainda?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar