logo

Pokémothim

Pokémon Lendários: Kanto


Hoje começamos uma nova série de curiosidades, desta vez sobre os Pokémon Lendários. A ideia é fazer um post por cada região do mundo Pokémon, falando um pouco sobre os Pokémon que se tornaram lendas. 

Começando pela região de Kanto, (é claro) Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo e Mew são as estrelas deste primeiro post. Mas antes de começar vamos saber o que a palavra ''lenda'' significa:

LENDA

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda também pode ser verdadeira.
Wikipédia

Articuno - O Pokémon Congelante


Sem dúvida alguma, um dos lendários mais bonitos e queridos de toda a franquia. A primeira ave do trio de ''Aves Lendárias''.

Articuno foi criado por Lugia e tem como inspiração o Psônen, ave de gelo que habitava o nordeste dos Estados Unidos e sul do Canada. Para os Abenaki o Psônen era a criatura responsável por criar nevascas. O pássaro mitológico se assemelha à uma águia gigante.

Psônen
É o Pokémon de número 144 na National Dex. Nos jogos, pode ser encontrado na Seafoam Islands (Red, Blue, Yellow, FireRed, LeafGreen, HeartGold e SoulSilver), voando por Sinnoh (Platinum 'pós-game') e na Sea Spirit's Den se seu inicial foi Chespin (X e Y).

Estrelou o 2º filme da franquia Pokémon, O Filme 2000 ao lado de Lugia, Zapdos e Moltres.

Achou que seria só o Articuno, né? 
Do trio das aves lendárias, Articuno possui o maior status em Sp Def e depois dele, só Delibird possui a mesma tipagem GELO e VOADOR.

Zapdos - O Pokémon Elétrico


Zapdos também pertence ao primeiro grupo de lendários, conhecido como ''Aves Lendárias''. Criado por Lugia, o Pokémon por ser da tipagem elétrica, leva vantagem contra o seu criador e contra os parceiros de grupo Articuno e Moltres. 

Apesar de se parecer muito com o pássaro de Nazca, Zapdos tem como referência o Thunderbird, criatura representada por culturas indígenas em toda a América do Norte. O lendário Thunderbird ao bater suas enormes asas cria tempestades, ventos e trovões.

 
Pássaro de Nazca e Thunderbird respectivamente;

Segundo algumas culturas indígenas, o Thunderbird representava proteção contra os monstros, por isso era representado no topo dos totens. 

Tapus...XD
Zapdos é o Pokémon de número 145 na National Dex. Nos jogos, pode ser encontrado no Power Plant (Red, Blue, Yellow, FireRed e LeafGreen), voando por Sinnoh (Platinum 'pós-game'), na Rota 10 após conseguir 16 insígnias (HeartGold e Soul Silver) e na Sea Spirit's Den se seu inicial foi Fennekin (X e Y).

Também fez parte do 2º filme da franquia Pokémon, O Filme 2000 ao lado de Lugia, Articuno e Moltres.

Dentre o trio de aves, Zapdos tem o maior status em Speed.

Moltres - O Pokémon Flamejante


Banhado por chamas, o Pokémon Moltres pode ser comparado com a ave lendária Phoenix ou Fênix. Sua coloração em Pokémon é baseada nas características milenares da Fênix, onde todos afirmam que é uma ave com plumagem brilhante e colorida, geralmente com cores referente ao fogo amarelo, laranja, vermelho e ouro.

A habilidade da Fênix é a ressurreição. Depois de um longo período de vida ela se queima com suas próprias chamas e renasce das cinzas. 

Phoenix
Pelo fato ressurreição ela é considerada uma criatura imortal. Porém outro ponto a se destacar é a sua força, a ave consegue carregar cargas incrivelmente pesadas. No mundo Pokémon essa segunda características reflete no fato de ser a ave do trio de aves lendárias, com o maior status em Attack

Moltres é o Pokémon de número 146 na National Dex. Nos jogos, pode ser encontrado no Victory Road (Red, Blue e Yellow), no Mt. Ember (FireRed e LeafGreen), voando por Sinnoh (Platinum 'pós-game'), no Mt. Silver (HeartGold e SoulSilver) e na Sea Spirit's Den se seu inicial foi Froakie (X e Y)

É o responsável por acender a tocha da Liga Pokémon e também estrelou o 2º filme da franquia Pokémon, O Filme 2000 ao lado de Lugia, Articuno e Zapdos.

Esse é o primeiro grupo de lendários da franquia: As aves lendárias.

Mewtwo - O Pokémon Genético


Fruto de uma pesquisa feita pelo Dr. Fuji financiada pela equipe Rocket, Mewtwo foi criado para se tornar o Pokémon mais forte de todos os tempos. Os pesquisadores usaram como base na pesquisa o DNA de Mew, o que seria, até então, o Pokémon mais forte de todos. A equipe vilã contou com a obsessão do pesquisador em trazer sua filha de volta a vida, para criar o Pokémon. Durante as pesquisas, o Dr. Fuji perdeu o clone de sua filha, mas ainda assim continuou o projeto, pois tinha convicção que se o projeto do Mewtwo desse certo, ele poderia clonar sua filha novamente. 


Durante o começo do projeto, Mewtwo não apresentava atividade cerebral, porém sua energia vital era poderosíssima, consequência desse fato foi o ganho da tipagem PSÍQUICA. Com essa energia ele conseguiu conectar-se psiquicamente à outros quatro seres, também frutos dos experimentos do cientista: Amber, BulbasaurTwo, CharmanderTwo e SquirtleTwo. Com esse contato Mewtwo começou a aprender sobre a vida e o que cada ser representava. Como ele estava sendo criado com um único propósito de ser uma arma de dominação, em sua consciência não foi inserido o significado de certas coisas. 


Mewtwo tinha muitas indagações, todavia poucas delas foram respondidas por seus companheiros, visto que nenhum clone era forte o suficiente para resistir a clonagem e logo deixavam de existir. E assim aos poucos, os quatro seres desapareceram deixando Mewtwo sozinho. Depois desses acontecimentos Mewtwo ficou adormecido por um tempo e veio a despertar no começo do primeiro filme. Mewtwo saiu de estado latente completamente enfurecido e sem controle de seus poderes, o que culminou na morte de toda a equipe de pesquisadores do laboratório  onde ele foi criado. E devido as experiências ruins com os membros da equipe Rocket, o Pokémon tomou ódio dos seres humanos. 


Mewtwo mudou seu pensamento sobre os humanos, apenas quando Ash interrompeu sua luta contra o Mew. Ele, juntamente com seus clones e Mew, partiram para um lugar desconhecido. 

Apesar de ter nascido a partir do Mew, Mewtwo aparece antes deste na National Dex. É o Pokémon de número 150. Nos jogos, pode ser encontrado na Cerulean Cave (Red, Blue, Yellow, FireRed, LeafGreen, HeartGold e SoulSilver) e na Unknown Dungeon (X e Y).

Estrelou o 1º e o 16º filme da franquia, Mewtwo Contra-AtacaGenesect e a Lenda Revelada respectivamente.

Mewtwo juntamente com Charizard, são os únicos a possuírem duas Mega Evoluções. Mewtwo Y, que mantém a tipagem do Pokémon original e Mewtwo X, que ganha a tipagem LUTADOR. Além disso, também possui um golpe exclusivo, o Psystrike.

Mewtwo X e Mewtwo Y
Mewtwo é baseado nos alienígenas denominados, segundo a ufologia (estudos de OVNIs), de Greys. Esses seres possuem como principais características a telepatia e força física.

Possui uma das frases mais icônicas da franquia: ''Vejo agora que as circunstâncias do nascimento de alguém são irrelevantes. É o que você faz com o dom da vida que determina quem você é.''

Mew - O Pokémon Nova Espécie


O Pokémon divide opiniões sobre sua origem, alguns falam que ele criou Arceus, já outros falam que ele foi criado por Arceus. Criador ou criatura, Mew nasceu com o propósito de povoar o mundo Pokémon com todas as espécies, salvo a exceção dos lendários. 

Ele possui o DNA de todos os Pokémon, podendo aprender qualquer ataque, com exceção dos exclusivos de cada Pokémon ou grupo. O Pokémon pode ficar invisível e se transformar em qualquer outro monstrinho.

Mew é considerado por muitos um Pokémon brincalhão, porém  teve que colocar todo seu poder em ação para parar Mewtwo. Mew, na versão japonesa do filme, queria não só parar Mewtwo como também mostrar que os Pokémon originais são mais fortes que os clones. 


Segundo relatórios encontrados na mansão de Cinnabar Island, Mew foi encontrado pela primeira vez na Guiana, país da América do Sul. Como o Pokémon só aparece para os treinadores de coração puro, algo que o torna muito raro, foi declarado extinto pelos cientistas. 

Mew é o Pokémon de número 151 na National Dex. Nos jogos, só pode ser obtido através de eventos de distribuição, ou através de um glitch presente nos primeiros jogos da franquia Red, Blue e Yellow.

Mew também estrelou dois filmes da franquia. O 1º Mewtwo Contra-Ataca e o 8º Lucario e o Mistério de Mew.


Essa foi a primeira parte da série de curiosidades sobre os Pokémon Lendários. Alguns Pokémon carecem de informações, por isso os textos não ficaram padronizados. Sobre as mitologias citadas, esse post foi criado com base nas informações coletadas por mim Rodrigo Mantovani, Walisson e João Luiz (membros do site) e sem nenhuma intenção de ferir ninguém e nenhuma crença alheia. 

Espero que tenham gostado. Até a próxima!


Referencias: Bulbapedia, Serebii, GeraçãoPowerUp, CanalDoCamaleão e Portal dos Mitos
Sobre Rodrigo Mantovani Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar