logo

Pokémothim

Entrevistas Mothim: Fábio Lucindo


Oláá treinadores!! 

Estamos de volta com a Entrevista Mothim, depois dos dois primeiros posts terem sido com jogadores de TCG(Carol/Wallysson), agora vamos para o anime. A entrevista de hoje é com ex dublador do Ash, Fábio Lucindo.


Fábio Lucindo, de 34 anos, contou um pouco do início da carreira dele, que começou por volta de 1996: 

Meu primeiro contato com a dublagem foi na Álamo, aos 12 anos. Cheguei lá por indicação da Candida Fraga, uma produtora com a qual eu já havia trabalhado anteriormente em peças publicitárias. Fiz um estágio, um teste e nunca mais parei. 

O processo de dublagem é algo muito trabalhoso e requer um rotina muito disciplinada, porém com a alta demanda de produções, alguns dubladores ficam sobrecarregados de trabalho, consequentemente perdem um pouco a qualidade devido ao cansaço da rotina. 


Essa correria faz com que o Fábio Lucindo, que está há 22 anos na dublagem, pense em largar a profissão:

Eu penso em desistir todos os dias, mas não por causa de críticas ou subvalorização do trabalho, e sim pela forma como nossa vida está organizada para que queiramos fazer cada vez mais, em vez de fazer cada vez melhor. 

A ausência de um plano B, pode ser uma das barreiras para que Fábio continue na dublagem.

Já quis ser veterinário. Hoje penso em ser psicólogo ...

Mesmo com ideias de outras profissões em mente, Fábio completa dizendo que não tem vontade de de parar de dublar.

... mas também não tenho a menor vontade de parar de dublar. Quanto mais eu quero fazer outras coisas, mais eu consigo encaixá-las na dublagem e acho que isso se retroalimenta de maneira positiva.  

 
Fábio Lucindo no evento VG Shopping XP, em Várzea Grande, no último mês de outubro.

Além do Ash, Fábio dublou Kuririn(DBZ), Zac Effron(Saga High School Musical), Leonardo Di Caprio, Arnold(Hey Arnold!), Ichigo(Bleach), Killua(HxH) e muitos outros personagens de sucesso.

Com um currículo tão grande, Fábio contou qual personagem ele mais se identificou na carreira. 


O Arnold me ensinou a ser legal, é um dos meus desenhos preferidos e que tive a oportunidade de dublar recentemente, depois de mais de 10 anos. Toda a experiência em si, foi tão prazerosa quanto engrandecedora, pois havia o desafio de tentar manter o timbre e uma potência afetiva de longa data.

Fábio dublou o Ash durante 18 temporadas, praticamente se tornou a voz ícone do treinador que marcou a infância de muitas crianças, para falar da saída do time de dublagem do Pokémon o ator foi categórico:

Foi uma catástrofe. Fiz de tudo para continuar e lamento imensamente que todos os times também tenham sido prejudicados. O de colegas de trabalho e o dos fãs. 

Falando um pouco da franquia Pokémon em si, Fábio falou da região que mais gosta, o seu Pokémon preferido e os tipos que mais tem afinidade:

A Kanto é minha região preferida, porque é a inicial. Os 151 Pokémon iniciais são insuperáveis. O resto é variação do mesmo.
Meu Pokémon preferido já foi o Vulpix, hoje é o Meowth. Gosto do personagem. O tipo que eu mais gosto é o psíquico. 

Depois de falar sobre os seus gostos na franquia, o ator falou quando foi o primeiro contato com o Pokémon:

Meu primeiro contato foi fazendo o teste, na Master Sound, com direção de Fábio Moura. Conheço a franquia desde então. 

Além disso, por ter vivido o protagonista Ash durante muito tempo, Fábio contou uma cena que marcou a carreira dele na franquia Pokémon:


Uma cena que me marcou foi quando o Ash ficou preso com os Pokémon em uma caverna super congelada e eles não queriam entrar na pokébola, ficando abraçados para se aquecer. 

E chegamos ao final de mais uma Entrevista Mothim!!

Agradeço muito ao Fábio por reservar um tempinho na sua agenda e responder a minhas perguntas.

Até a próxima o/

Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar