logo

Pokémothim

Anime Sun & Moon: O Que Esperar das Semifinais?


Olá, Thunders!

As quartas de final acabaram e, como já sabemos os treinadores que passaram para a próxima etapa, é hora de teorizarmos sobre as semifinais! Lembrando que estará sempre explícito o que é oficial e o que é especulação.


QUANTIDADE DE POKÉMON



Essa página, revelada em uma revista japonesa, mostrou, com cenas do episódio 129 de Pokémon Sun & Moon, os Pokémon que serão utilizados pelos quatro treinadores que chegaram até a penúltima fase da Conferência Manalo.

Como já dito, as cenas foram tiradas de um episódio já passado na televisão japonesa, não são inéditas. Apesar disso, fica entendido que Pikachu, Turtonator, Scizor e Silvally serão usados nessa etapa, por isso trabalharei com essa informação.

Além disso, já sabemos que Kiawe tem apenas 3 Pokémon, ou seja, essa fase não permitirá mais do que essa quantidade, até por causa do tempo de batalha, pois já sabemos que será mais ou menos um episódio e meio para cada. E, como prévias do anime já mostram outros Pokémon sendo usados, sem serem os da revista, o mínimo seria dois. Particularmente, diria que as lutas serão de 2x2, mas adoraria e acho possível que sejam de 3x3.

BATALHAS

Gladio x Kiawe


Pelo que a prévia mostrou, a primeira luta será entre Lycanroc e Marowak de Alola. Sendo que os outros Pokémon revelados pela revista foram o Silvally e Turtonator, além de ter sido visto a tartaruga treinando, um indício de que a informação mostrada é correta.

Como acho mais interessante que o seguimento das duas batalhas das semifinais sejam diferentes, diria que, nessa, Lycanroc venceria o Marowak, mas seria derrotado pelo Turtonator. Assim, Silvally seria colocado em campo e desclassificaria o adversário. Um confronto simples e equilibrado.

A segunda opção que vejo é igual a primeira, com a exceção de Lycanroc não ser derrotado, apenas colocado na Pokébola, enquanto Silvally assumiria a luta contra Turtonator, da qual sairia vencedor. Desse jeito, a derrota do Pokémon de Pedra ficaria guardada para a final e o do tipo Normal ainda poderia ter uma boa participação.

Outra possibilidade seria Lycanroc vencer Marowak e retornar para a Pokébola. Com isso, Silvally enfrentaria e seria derrotado pelo Turtonator, o que obrigaria o Pokémon do tipo Pedra a retornar à batalha e vencer o adversário. Esse seguimento seria ideal para mostrar o Lycanroc como um Pokémon extremamente forte e que precisaria ser parado na possível e decisiva futura batalha final contra a versão Dusk. Porém, Silvally, que foi mostrado como uma espécie muito forte, seria muito desvalorizado.

A quarta versão seria Marowak derrotar o Lycanrock, de modo que faria Gladio usar o Silvally, que, sozinho, eliminaria os dois Pokémon do Kiawe. Essa versão valoriza o Pokémon do tipo Normal, já que é provável que não tenha mais destaque na Conferência Manalo, mas deixa a escolha do do tipo Pedra sem sentido, já que, se houver mesmo a luta entre Lycanrock Midnight e Dusk, ele será usado três vezes consecutivas. Outro ponto negativo é que esse confronto ficaria muito semelhante ao que haverá logo após, entre Ash e Guzma.

Na minha opinião, o ideal seria que Gladio usasse Umbreon e Silvally, para que o primeiro fosse derrotado e o segundo brilhasse. Assim, guardaria o Lycanroc para a batalha final. Mas, o principal ponto é que acredito fortemente na derrota do Kiawe e acho que a segunda versão teorizada será a que veremos acontecer. Isso se explica por o Gladio ainda precisar revelar um Pokémon que não usou, ter vantagem na tipagem e ainda poder fazer o Silvally assumir a forma de Água.

Quanto aos Movimentos Z, está na hora de Kiawe usar o seu famigerado Cataclismo Pírico, o do tipo Fogo, que pode ser executado por qualquer um dos dois Pokémon que usará. Já o Gladio pode usar o Carreira Esmagadora, do tipo Normal, ou o Devastação de Dragão, do tipo Dragão. Não acredito que façam ele usar o do tipo Pedra, já que foi utilizado na última luta. Além disso, por imaginar que essa batalha é para dar foco ao Silvally, minha aposta é a execução do Carreira Esmagadora.

Ainda vale mencionar caso seja 3x3. Charizard é a única opção para o Kiawe, o que poderia gerar uma discussão se ele usaria o Movimento Z de Fogo ou Voador, mas, por motivos de não repetição, não tenho dúvida de que seria o Cataclismo Pírico. No entanto, para o Gladio há Umbreon Zoroark, mas acredito que esteja guardando o segundo para surpreender seu adversário na batalha final da liga. 


Ash x Guzma


Pelo conteúdo que já temos, sabemos que Guzma usará, novamente, Golisopod e Scizor contra Pikachu e Torracat. A descrição do episódio 137, da série Sun & Moon, dá a entender que Golisopod derrotará Pikachu, mas retornará para a Pokébola durante a luta contra Torracat. Após isso, Scizor será colocado no campo de batalha e irá perder, o que obrigará o primeiro Pokémon do Guzma a voltar ao combate.

Seguindo todo esse desenvolvimento já estabelecido, imagino que Torracat vença o Golisopod, talvez no que possa ser a sua aguardada evolução. Os três principais motivos para Ash ganhar são: Lycanroc ainda não foi usado na liga, assim como o provável Melmetal que está para surgir; a expressão de desejo de lutar do Torracat durante todo o embate do seu atual adversário contra Primarina; e a descrição do episódio que diz que Guzma perderá gradativamente o controle da luta ao ver o quanto o Ash se parece com o Professor Nogueira, o que, na minha opinião, sugere que será derrotado.

Esse confronto seria mais legal, em termos de desenvolvimento, se fosse Pikachu a derrotar Golisopod, para finalizar a batalha inacabada dos dois. Porém, faz sentido o roedor perder, para que não seja passada a impressão de que o Ash sairá vencedor em todas as batalhas contra os rivais dos seus Pokémon. Além disso, se a liga se desenvolver como foi mostrada na abertura atual, o Elétrico terá destaque no confronto contra o Royal Mask.

Guzma teve um impulso de raiva ao notar a persistência da Vitória e a confiança do Professor Nogueira durante a sua batalha anterior, algo que é confirmado se agravar aqui. A falta de controle do personagem diante da sua antiga rixa poderá levá-lo a sua aguardada redenção ou até a um conflito com os seus Pokémon. No seu último combate, houve um momento em que se mostrou irritado com a hesitação do Golisopod em atacar seguidamente Primarina, o que revela que a crueldade em si é do líder da Equipe Skull, não do seu companheiro. Além disso, uma sinopse destacou que o vilão se irritará com a postura do Pokémon Artrópode, que talvez esteja perdendo o respeito pelo treinador.

Os Movimentos Z que podem ser usados pelo Ash são o Carreira Esmagadora, o Cataclismo Pírico e o Gigavolt Destruidor. Não acho que usará o do tipo Normal em momento algum da liga, porém, tratando-se dos outro dois, acredito que Pikachu use o do tipo Elétrico para que Golisopod resista novamente a um Movimento Z, o que faria Torracat não poder utilizar o do tipo Fogo e daria mais chances para evoluir. Por outro lado, sem a utilização do Eletrium Zo inicial evoluído pode executar o Cataclismo Pírico, mesmo que evolua para Incineroar. 

As únicas outras alternativas seriam o Movimento Z do tipo Metal, que pode ser usado pelo Pikachu, mas também é perfeito para o desejado Melmetal; ou o Choque do Trovão Fulminante, que é acionado quando a Eletrium Z se transforma na Pikashunium Z, mas, se for para ocorrer sem ser com um resultado glorioso, não acho que usariam. 

Referente à possibilidade de ser 3x3, diria que Melmetal seria o terceiro do Ash, já que Rowlet acabou de ter destaque e Lycanroc está repousando para a luta contra Gladio. A respeito do Guzma, acredito que um Ariados, Masquerain ou Pinsir seria uma boa opção.
   

FINALIZAÇÃO DA LIGA



Temos os seguintes títulos já revelados:

S&M - Ep.135: As semifinais! Kiawe vs Gladio! - 18/08;
S&M - Ep.136: Fogo em ascensão! Há mais de um rival!! - 25/08;
S&M - Ep.137: Guzma, o convicto! - 01/09;
S&M - Ep.138: As finais! O confronto final de rivais! - 08/09. 

Devido às evidências já citadas e com o título da primeira parte da partida final, acredito que ela seja entre Ash e Gladio. As possibilidades são que os combates sejam de 2x2, 3x3 ou 4x4. O mais provável é três contra três, ainda, apesar de ser um tema para se debater em um post futuro, revelando minhas teorias: Lycanroc Dusk e Melmetal contra Lycanroc Midnight e Zoroark. 

Arriscaria que Umbreon seria o terceiro do Gladio, por Silvally já ter sido usado duas vezes, mas ele e Zoroark seriam dois Pokémon do tipo Noturno, algo não muito estratégico. Para o terceiro do Ash, se for para ele ganhar e ir lutar contra o Royal Mask, fico entre Rowlet e Pikachu.

Caso a batalha contra o Professor Nogueira seja 1x1, diria que o Ash usa o Pikachu contra o Gladio. No entanto, se ela for 2x2 ou mais, acho que Rowlet participa da final e o roedor Elétrico enfrenta a equipe do Royal Mask. Porém, isso é considerando a vitória do protagonista na liga e a não utilização do Melmetal na batalha contra o Guzma.

Por fim, concluo que, além desses quatro próximos episódios, hajam, no máximo, mais três referentes a liga. Seguindo isso, a Conferência Manalo terminará até o fim de Setembro, com, no mínimo, cinco episódios para encerrar as aventuras em Alola. 


Muito obrigado pela leitura, espero que esteja gostando das análises e até as próximas publicações!


Leia Também:

Assista aos Episódios:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar