logo

Pokémothim

Como Será o Anime Pokémon em Galar: Desenvolvimento


Olá, Thunders!

Depois de falarmos um pouco sobre a introdução de Galar no anime, analisaremos as possibilidades de interação com personagens importantes para a trama do nosso herói.


COMPANHEIROS DE VIAGEM
  • Padrão Masculino

Para o protagonista masculino a acompanhar o Ash, a maior aposta é que seja um líder de ginásio, assim como foram nas demais gerações. O Brock esteve com o garoto de Pallet nas quatro primeiras gerações e deu espaço para o Cilan apenas em Unova. Seguidamente, veio Clément/Clemont em Kalos e, mais recentemente, o Chris e o Kiawe em Alola.

É importante notar que o Tracey foi uma tentativa de substituir o Brock devido a sua aparência, algo que se provou desnecessário, por isso foi tirado rapidamente, e o Max foi um acompanhante extra, mais com um papel complementar para a May do que como uma companhia masculina para o Ash. Além disso, os Trial Captains servem como os Líderes de Ginásio de Alola, ou seja, não fogem da regra. Ainda, a escolha do Cilan no lugar do Chili ou do Cress, seus irmãos, pode ter sido devido a dois fatores: a personalidade mais calma dele, que costuma ser presente nos amigos masculinos do Ash, e o inicial da região do herói ter sido o Oshawott, o que, nos jogos, faria o jogador lutar contra o líder do tipo Planta.

Para Galar, seguindo a regra e pelos líderes do gênero masculino que já foram revelados, o mais provável é o Allister, líder do tipo Fantasma. Os pontos positivos seriam que, pela primeira vez, o Ash teria um acompanhante especializado nessa tipagem, além de o seu visual ter, aparentemente, agradado bastante aos fãs. Ainda há a teoria que diz que Sobble ganhará o tipo Fantasma, o que poderia levar o inicial a ser desse treinador, no anime, até por uma leve semelhança em alguns traços, algo que agrada aos roteiristas, como o caso do cabelo grande da Serena lembrar as orelhas do Fennekin.

Muitos afirmam que o Milo que será o acompanhante do Ash, por ser o primeiro líder de ginásio da região, como é o caso do Brock e do Cilan, mas esquecem que esse padrão foi rompido com o Clément, sem falar que o Ash já teve dois amigos especializados no tipo Planta. Além disso, como é possível ver na segunda imagem, sempre foi escolhido o líder com a aparência mais jovem da região, e Allister se encaixa bem mais nesse papel.

Deve-se lembrar que Ilima/Luan, mesmo com uma aparência que julguem ser mais jovial do que a do Kiawe, é apresentado como um aluno graduado da escola Pokémon, o que indica que ele tem uma idade um pouco mais avançada. Dessa forma; Brock, Cilan, Clément, Chris e Kiawe foram os mais jovens de suas respectivas regiões, portanto, enquanto mais líderes de Galar não são revelados, Allister é o ideal.

  • Padrão Feminino

A linha de pensamento que acredito ser a mais plausível necessitou de uma observação mais detalhada. Deve-se compreender o Ash como o personagem que, somente viajaria com a protagonista feminina quando ela coexistisse paralelamente ao masculino nos jogos. Ou seja, se quando você escolhe o garoto, a garota participa do jogo como uma personagem de auxílio, no anime ela será a companheira de viagem do jovem de Pallet.

Em Red e Blue/Green ainda não haviam criado a Green, que surgiu apenas nos remakes, por isso utilizaram a Misty, que era a líder de ginásio mais nova de Kanto. Por a região ser acessível em Gold e Silver, além de ainda não haver uma garota jogável, a treinadora dos Pokémon aquáticos continuou a acompanhá-lo. Somente no Crystal a Kris foi inserida, mas foi nos remakes Heart Gold e Soul Silver que uma nova protagonista feminina, a Lyra, desempenhou um papel de personagens de auxílio, tanto que apareceu em alguns episódios do anime.

Os jogos da terceira geração, Ruby/Sapphire/Emerald, marcaram o início do personagem jogável do sexo oposto ao escolhido funcionando como personagem de auxílio. Por isso, ao se escolher o Brendan, equivalente ao Ash em Hoenn, a May aparecia vez ou outra durante o jogo, o que a fez ser usava como companheira do herói de Pallet no anime. Posteriormente, o mesmo houve com a Dawn, que auxiliava o jogador quando escolhia o Lucas, em Sinnoh, no jogo Diamond/Pearl/Platinum.

Já em Unova, quando se escolhia o Hilbet, em Black/White, ou o Nate, em Black2/White2, a Hilda e a Rosa não tinham participação alguma no jogo. Por isso, assim como em Kanto, a protagonista do desenho seria a líder de ginásio mais nova da região: a Iris. Já em Kalos, ao jogar com o Calem, Serena interagia constantemente com o protagonista, por isso foi levada ao anime como outra acompanhante do Ash. E, por fim, em Alola, se o jogador escolhesse o Elio, a Selene não participava da narrativa, o que novamente faria os roteiristas do desenho recorrerem aos líderes de ginásio mais novos, que, nesse caso, eram os Trial Captains. Mas, porque a Acerola não foi escolhida? Simples, ela também é uma Elite 4, o que tornava a Lulú e a Vitória as únicas disponíveis com uma idade menor. E quanto a Lílian? Apesar de a Selene não ter servido como personagem de apoio nos jogos, a Lílian exerceu esse papel, o que explica sua introdução no anime.

Por essa perspectiva, a Gloria só acompanhará o Ash em Galar se ela tiver um papel de auxílio nos jogos, dando assistência ao jogador, caso selecione o Victor. Porém, pelo que os trailers indicaram, ela não desempenhará esse papel. Nesse caso, as principais escolhas são: a líder de ginásio mais jovem da região ou a personagem de apoio. Diante das que conhecemos em Galar, Bea parece ser a líder mais jovem e possui um tipo do qual não foi a especialização de nenhum protagonista do anime. Já quem oferecerá apoio ao personagem jogável de Sword & Shield será a Sonia, outra grande aposta do fandom, por ser semelhante à Lílian.

Sendo assim, ainda há a chance de mostrarem uma participação, nos jogos, da Gloria, mesmo com a escolha do Victor como jogável, o que a faria acompanhar o Ash no anime. Porém, sem isso, acho que a Sonia aparecia frequentemente, mas não como uma acompanhante fixa, até por sua idade, e a Bea se enquadraria mais nesse papel, ou em algo como ocorreu com a Korrina, em Kalos, que se juntou a equipe por um breve período. Ainda cogitam a Marnie, nova rival, possibilidade muito interessante, mas fugiria completamente do padrão. Portanto, entre essas quatro principais opções, a Bea é a que me parece mais plausível.

Ainda acrescento o detalhe de que nenhuma companheira do Ash iniciou a sua jornada com o inicial do tipo Planta, o que abriria a possibilidade do Grookey ser pego pela de Galar. Além disso, se as teorias dos fãs estiverem certas e o macaquinho ganhar o tipo Lutador, poderia ser mais um indício de Bea protagonizará o anime ao lado do futuro Mestre Pokémon.


POKÉMON
  • Formas de Galar

Assim como o Ash não teve nenhuma Forma de Alola, acredito que também não capture nenhuma de Galar. Isso se explica por o protagonista não capturar Pokémon de uma região que não seja da que está. As únicas exceções foram Aipom, durante a Batalha da Fronteira, e Gligar em Sinnoh. Porém, os dois Pokémon só foram pegos por, na quarta geração, ganharem evoluções e por isso se transformaram em espécies "novas" para a época, o que não quebrou o padrão. Ainda é preciso considerar que o macaquinho foi dado à Dawn e evoluiu apenas com ela, mas prosseguiu com o propósito da sua captura pelo Ash.

Entendido isso, o Ash não capturou nenhuma Forma de Alola e não deverá capturar uma de Galar por, na Pokédex, ser classificado igualmente como a forma antiga. Não há um novo espaço disponível como se fosse uma nova espécie, ou seja, é como se as novas formas pertencessem à região nas quais foram previamente apresentada para os fãs. Com isso, é mais fácil que os amigos tenha Galarian Forms do que ele.

Uma exceção é que, como essa mecânica em Sword & Shield vem com a possibilidade de evoluções extras, possa ser que, nesse caso, as chances de o Ash capturar uma se tornem maiores, contanto que o evolua para um estágio em que se torne um Pokémon novo de Galar, não uma forma alternativa presente na região.

  • Exceções

Três espécies que, quase confirmadamente, não poderão pertencer ao herói são: Yamper, por possuir o tipo Elétrico, o qual não é atrativo para o Ash por estar sempre acompanhado do Pikachu; Morpeko, além de pela tipagem, por muito possivelmente pertencer a um rival do protagonista; e Obstagoon, que aparenta ser muito usado pela equipe vilã da região, e o treinador de Pallet não costuma capturar os Pokémon utilizados pelos vilões dos jogos.

  • Pássaro e Roedor Regional

Diferentemente do que muitos acham, o padrão do Ash de capturar os pássaros regionais não foi rompido. Toucannon não se tornou do treinador por ele já ter pego Rowlet, que ainda foi apresentado como um pássaro regional, já que foi criado entre eles. Desse modo, o anime mostrou como se o inicial de Planta estivesse se encaixando, durante Alola, no padrão, mas que ele pretende continuar existindo como antes. Obviamente, possa ser que eles decidam encerrar essa sequência, porém, ela ainda não foi desfeita.

Seguindo isso, uma parcela acredita que Corviknight seja o pássaro regional, o que indicaria que o Ash o capturaria. O fato é que é cedo para se tentar confirmar isso, mas, caso ele venha a ser mesmo, a captura é quase garantida.

Já quanto ao padrão dos roedores do tipo Normal, apesar de uma ovelha não se encaixar no grupo, acredita-se que Wooloo seja o da vez. Como a quantidade dessa animal é abundante no Reino Unido, principalmente quando se recorda dos contos medievais e dos pastores, faria sentido. Mas, como de costume, já confirmaria que esse não seria um Pokémon do Ash.


RIVAIS

Um importante ponto é que nem sempre todos os rivais dos jogos são incorporados ao anime, como é o caso do Wally, Cheren e Hugh. Quando isso ocorre, novos personagens originais do desenho são inseridos em seu lugar.

  • Hop

Hop faz a linha de rival mais amigável, semelhante ao Sawyer e ao Hibi/Hau. Pelo que foi estabelecido nos jogos, ele usará o inicial com desvantagem ao com mais destaque que o Ash terá nessa região. Outro fator a se destacar é que os rivais amigáveis surgiram, nas duas últimas gerações, em um ponto mais avançado da história, mas, por se tratar do irmão do campeão, talvez façam algo mais parecido com o que houve com a Bianca, que conheceu o Ash desde o princípio em Unova.

  • Bede

Bede é o clássico rival que despreza o protagonista e possui uma postura antipática, parecida com a do Paul e a do Trip. Somente por essa personalidade, já é o mais cotado para ser o principal oponente do Ash nessa região, com o qual deverá ter a batalha mais emocionante da liga. E, como de costume, devem se conhecer ainda na primeira temporada da nova geração, ou, no máximo, no início da segunda.

  • Marnie

A terceira e última rival presente nos jogos é a Marnie, que é detentora de um estilo forte, um fandom tóxico, uma mente estrategista e uma personalidade mais reservada, como a do Alain e a do Gladio. Sua aparição também não deverá ser tardia, por estar relacionada a equipe vilã de Galar, e sua relação com o Ash deverá ser de indiferença, no início, mas que evolua para um respeito.

Algo interessante a se considerar é que, apesar de grande parte dos fãs gostar quando os rivais implicantes são os principais desafiantes do Ash, a Marnie foi apresentada com uma bela personalidade e possibilita a chance de, pela primeira vez no anime, o principal rival do protagonista ser uma garota. A única rivalidade marcante que o Ash teve com alguma treinadora foi com a Bianca, que foi apresentada como uma jovem desastrada e pouco experiente. Então, Marnie não apenas tem a personalidade certa, como o seu principal companheiro, ao que tudo indica, seja Morpeko, o que já daria, também, um rival para Pikachu.


EQUIPE YELL


Em Sword & Shield, a Equipe Yell foi apresentada como vilã dos jogos. Os integrantes dela são fanáticos pela Marnie e causam desordem entre os rivais da treinadora, mesmo que isso não seja aprovado por ela. Ao que tudo indica, serão semelhantes à Equipe Skull, por terem um carácter mais de bagunceiros do que de vilões que querem dominar o mundo, por exemplo.

Uma curiosidade é que, justamente por estarem interferindo no caminho dos rivais da Marnie que ela não deverá ser uma companheira de viagem do Ash, pois, nesse caso, ele deixaria de ser alvo dos vilões. O mais provável é que ela seja uma rival e a Equipe Yell entre em conflito com os protagonistas justamente por isso.


CELEBRIDADES
  • Presidente Rose e Oleana

A dupla está por trás da inserção do Dynamax e do Gigantamax nas batalhas de ginásio, além de serem eles a organizarem as ligas, de tornarem os eventos televisivos e gerirem uma empresa. Para serem adaptados ao anime, um detalhe legal a se dar atenção é que o Rose que reconheceu o talento do Leon e, graças a isso, o jovem derrotou os ginásios e se tornou o campeão de Galar.

Há uma possibilidade de o presidente ver potencial no Ash, igual como o Tapu Koko, mas, ao invés de o inseri-lo nos desafios da ilha, seria nas batalhas de ginásio utilizando o Dynamax. Já a secretária poderia entregar a ele o aparelho que permite usar a nova mecânica e o Max Move, por ter sido ela a criar o apetrecho.

  • Leon

Parecido com o que houve em Sinnoh e em Kalos, o campeão da geração pode ter uma participação considerável no anime. Nos próprios jogos, é mostrado que o Leon aparecerá desde o princípio da história.

Sua personalidade cativante e sua marca de nunca ter sido derrotado podem aproximá-lo muito do Ash e o fazer lutar contra o protagonista, mesmo que antes da liga, igual como houve com a Diantha. O seu amor por batalhas e a sua conexão com o Charizard fazem dele um personagem muito similar ao treinador de Pallet, servindo como outros indícios de uma possível ótima relação entre eles.


LENDÁRIOS



Para a infelicidade de quem gostava de ver os companheiros de viagem do Ash nos filmes, a série Sun & Moon seguiu uma linha distinta dos longa-metragens. Apesar disso, essa modificação trouxe um ponto que, em minha opinião, foi muito positivo para os episódios comuns. Os filmes, mesmo com o mesmo Ash do anime, já mostravam uma história paralela. Várias são as evidências, mas, uma inquestionável é Jirachi, que aparece a cada mil anos e foi vista no sexto filme, mas também na série Best Wishes, além de o Ash sempre se surpreender ao ver um lendário no anime, mesmo que, teoricamente, já tivesse o conhecido em algum filme.

Visto isso, a inserção dos lendários no próprio anime é algo muito bom para os que gostam de detalhes, pois, pela primeira vez desde Johto, o Ash viu todos os lendários e míticos de uma região, no caso de Alola. Se na série Sword & Shield continuar dessa forma, Zacian e Zamazenta terão uma presença de extrema relevância, o que geraria ótimos arcos de mais emoção na trama.


Leia Também:

Assista aos Episódios:


--------------------------------------------------------------
A Pokémothim agora está no WhatsApp!
Clique e participe do nosso grupo!
--------------------------------------------------------------
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar