logo

Pokémothim

Pokémon Sword & Shield: Análise COMPLETA do novo trailer


Oláá treinadores!!

No dia 7 de agosto tivemos mais um ''punhado'' de novidades referentes aos jogos Pokémon Sword e Shield.

Tivemos a revelação das formas regionais de Galar, dois novos rivais e a equipe vilã, chamada de Yell.


O intuito desse post é analisar friamente as novidades, contando um pouco das referências usadas para elas. Para acompanhar comigo essa análise, confira o trailer:




Novos Pokémon

Para começar o post, vamos analisar os novos Pokémon: Morpeko, Zigzagoom(Galar), Linoone(Galar), Obstagoon e Weezing(Galar). 

Vamos começar com a descrição do Morpeko, o ''pikaclone'' da região de Galar. Sobre esse Pokémon não tenho muito o que dizer, apenas repassar as informações que a Pokémon Company disponibilizou, por isso ele será o primeiro a ser abordado. 


Morpeko

Tipagem: Elétrico/Noturno

Habilidade: Hunger Switch

Descrição: Através das bolsas de eletricidade presentes nas suas bochechas, Marpeko produz eletricidade. Essa constante produção deixa o Pokémon sempre faminto, por isso ele é visto quase sempre carregando berries e protegendo-as. 

Quando ele não consegue saciar a fome, o organismo do Morpeko passa por um desequilíbrio hormonal, fazendo com que ele fique extremamente estressado. Essa mudança faz com que ele mude de cor.


Além disso, o seu movimento Aura Wheel, inicialmente do tipo elétrico, se torna do tipo noturno quando ele está estressado. 

Curiosidade: É o primeiro Pokémon apresentado na franquia com a combinação de tipos Elétrico/ Noturno.  


Agora vamos falar da nova cadeia evolutiva e da nova forma que o Zigzagoom ganhou, a regional de Galar. 

O Zigzagoom é baseado em um texugo, animal que possui diversas variações de acordo com o local no mundo que ele é encontrado. 

Neste caso, como Galar é baseado na Inglaterra, um país localizado no continente europeu, a referência neste caso é o texugo europeu.


O texugo europeu também é conhecido como texugo euroasiático pelo fato de ser encontrado em alguns países asiáticos. 

Pelo fato de habitar diversas áreas, o texugo não sofre com o risco de extinção. O habitat preferido dele são florestas que possuem uma heterogeneidade paisagística, ou seja, um leque de flora muito grande. 

Com essa variedade, o texugo encontra muita facilidade em construir um abrigo. Os abrigos construídos por esse animal são subterrâneos e possuem diversos tuneis e câmeras que ligam até a superfície. A quantidade de entradas varia, não há um padrão.    

O texugo não costuma viver em grupo, é um animal mais solitário e possui hábitos crepusculares e noturnos. Consegue se reproduzir durante o ano todo e pode gerar uma ninhada de de um até cinco filhotes. 

É predado por raposas, felinos e aves de rapina. É um animal onívoro, ou seja, come de tudo um pouco. O texugo pode viver até os 14 anos no meio selvagem e até os 16 em cativeiro, no entanto, devido a predação, é difícil o animal superar o primeiro ano. 


Galarian Zigzagoom


Tipagem: Noturno / Normal

Habilidade: Pickup/ Gluttony

Descrição: São considerados nômades pelo fato de estarem sempre se mudando. Habitam toda a região de Galar. 

Segundo alguns estudos, os Zigzagoom de outras regiões possuem o hábito de andar em ''zig zag'' graças a hiperatividade da espécie presente em Galar, que é datada como a mais antiga dessa espécie. 

Os Galarian Zigzagoon gostam de batalhas, por isso atacam Pokémon e humanos constantemente para fazer com que eles revidem. Contra Pokémon é um hábito certeiro, pois quase sempre resultam em batalhas. 

No entanto, contra os humanos as batalhas são raras, já que eles pensam que o Pokémon quer apenas brincar, isso deixa os Zigzagoom bem frustrados. 


Galarian Linoone


Tipagem: Noturno/ Normal

Habilidades: Pickup/ Gluttony

Descrição: O Linoone Galarian atinge velocidade de 90 Km/h e conseguem realizar investidas devastadoras contra os seus oponentes. Uma investida certeira faz com que um carro seja arremessado, porém caso o Linoone Galarian erre o alvo, sofrerá um atordoamento

Os Linoone Galarian são impulsivos e vão arrumar uma batalha mesmo com adversários mais fortes. Esse seu temperamento fazem deste Pokémon extremamente popular entre os jovens revoltados. 


Obstagoon


Tiapgem: Noturno/ Normal

Habilidades: Reckless/ Guts

Descrição: A região de Galar proporciona aos Linoone uma condição de vida bem hostil com constantes enfrentamentos e briga por território. 

Esse estilo de vida animalesco fez com que ele tivesse que evoluir para sobreviver, consequentemente atingindo a transformação de Obstagoon. 

É um Pokémon que gosta do confronto, porém não costuma atacar primeiro. Ele provoca o adversário, fazendo-o atacar, para conseguir imobilizá-lo com o seu movimento Obstruct


Agora vamos falar do Galarian Weezing.

Para contextualizar essa forma regional, vamos falar um pouco sobre a revolução industrial, movimento que impulsionou as industrias na Europa durante os séculos 18 e 19.


A Revolução Industrial foi uma transição para os novos processos de manufatura. A principal mudança foi a adição de máquinas para substituir os trabalhos manuais.

Graças a adição das máquinas, a produção de mercadorias aumentou consideravelmente e os lucros dos empresários também, por isso as industrias começaram a se proliferar.

A revolução causou impactos consideráveis no âmbito econômico, social e ambiental. No contexto dessa postagem, vamos falar apenas do impacto ambiental.

A atmosfera em uma cidade dominada pelas industrias era completamente poluída, já que as fábricas necessitavam da queima de combustível para funcionar.

Com a Revolução Industrial contextualizada, da para entender o porque o Weezing Galarian se torna um filtro de ar. A ideia da Pokémon Company é ressaltar os problemas ambientais que o mundo vem passando e conscientizar a todos sobre a importância de se preservar o meio ambiente.


Galarian Weezing


Tipo: Poison/ Fairy

Habilidade: Levitate 

Descrição: O Weezing Galarian se alimenta dos gases tóxicos e do ar poluído. O Pokémon purifica esse ar, deixando-o livre de toxinas, para finalmente expelir o ar purificado de volta para a atmosfera. Segundo os pesquisadores da região, o ar expelido pelo Weezing Galarian é extremamente limpo

As toxinas acumuladas no organismo do Pokémon transformam-se em nuvens tóxicas que rodeiam o seu corpo. Essas nuvens servem de arma para o Weezing Galarian lutar, já que qualquer quantidade inalada já é o suficiente para atordoar um Pokémon ou um humano. 


Agora vamos falar dos rivais e da equipe vilã, a Team Yell. Para isso, vamos contextualizar o Movimento Punk, que serviu de referência para a criação dos rivais e da Team Yell. Depois, vamos falar dos Hooligans, referência para a equipe vilã.


A Cultura Punk surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, e é um estilo considerado subcultura. As principais características desse movimento são a aparência agressiva, simplicidade e o sarcasmo.

Possuem um estilo de se vestir, de se comunicar únicos, com isso começam a desenvolver princípios éticos e morais exclusivos. O principal propulsor do movimento punk foi a reação à não violência dos hippies. 

O comportamento dos punks são remetidos a ideias apartidárias e a ausência de um credo religioso, ou seja, se consideram agnósticos ou ateus.

Com passar do tempo, a Cultura Punk sofreu inúmeras transformações e ganharam alguns subgrupos como os Anarcopunks, isso fez com que o movimento ganhasse particularidade em cada país.


Bede


Rival, perito em batalhas e muito arrogante! Se tornou um Gym Challenge após Rose, presidente da Liga Pokémon de Galar, lhe oferecer um patrocínio. Bede quer ser campeão, porém possui outros objetivos.

Marnie


Extremamente competitiva, Marnie, juntamente com o Morpeko, quer se tornar campeã da Liga Galar. Possui uma legião de fãs que veneram a sua aparência e suas estratégias de batalha.


Agora para finalizar, vamos para equipe vilã, a Yell. Graças a sua descrição, podemos baseá-la nos Hooligans, um grupo de pessoas com um comportamento desregrado.


Os Hooligans são associados a fãs de esportes que tumultuam um jogo e os arredores de um estádio. O termo é usado para caracterizar o comportamento extremamente hostil.

Muitas vezes, os Hooligans realizam tumultos sob influência de álcool e drogas. Aqui no Brasil, associamos os Hooligans às Torcidas Organizadas de futebol.


Team Yell


Este grupo quer que a Marnie se torne campeã da liga de Galar, para isso tentam de diversas formas atrapalhar os outros treinadores. Invadem hotéis, impedem outros treinadores de de usarem transportes e até gritam para distrair os rivais da Marnie.


Sempre quando a Marnie está em batalha, os integrantes a Team Yell entram em cena com bandeiras customizadas com a foto da treinadora!

Os jogos Pokémon Sword & Shield serão lançados no dia 15 de novembro de 2019.

Leia também:

Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar