logo

Pokémothim

Incoerências do Ash: Idade


Olá, Thunders!

Depois de falar da questão das não evoluções e do "desinteresse" por Lendários e Míticos, é hora de trabalhar a principal e mais frequente crítica ao protagonista, a sua idade!

Gostaria que dessem uma chance ao entendimento do conteúdo e à explicação, que, apesar de não ser um resposta oficialmente passada por alguém por trás do anime, está fundamentada com argumentos da própria animação e com uma lógica existente na franquia. Além disso, a intenção não é mostrar que todos devem amar o personagem, apenas que alguns argumentos usados contra ele são sem sentido.

 
Teorias

  • Coma


A primeira e mais famosa teoria, que, resumidamente, diz que, após o acidente no episódio "Pokémon, Eu Escolho Você", o protagonista entrou em coma e toda a sua aventura pelas regiões se passam em sua cabeça. Para além, os Pokémon não existiriam na realidade, somente os que o treinador viu antes de se acidentar, e seus amigos seriam, na realidade, personificações do seus sentimentos. Essa seria a explicação apresentada para o Ash "não envelhecer", por não ser algo real, tudo estaria ocorrendo em sua mente.

Em uma análise mais desenvolvida, muitas são as falhas possíveis de se encontrar, mas a principal é: se é para os Pokémon serem invenções da cabeça do Ash, não faria sentido que somente os que ele viu antes do acidente existissem só por conveniência da teoria. Qual a lógica de no início do primeiro episódio ter sido apresentado sobre o mundo Pokémon e o protagonista revelar querer ser um mestre, para depois ser dito que foi invenção devido a um coma que ele receberia depois de o universo dos monstrinhos de bolso já ter sido mostrado?

  • Ho-Oh


Ainda com base no primeiro episódio do anime, outra famosa teoria diz que a aparição do lendário Ho-Oh, nos minutos finais, deu ao Ash a famosa "felicidade eterna" descrita por algumas Pokédex. Nessa caso, é considerado que a felicidade eterna para o garoto é permanecer com dez anos para sempre e, assim, seguir a sua jornada para se tornar um mestre Pokémon.

A primeira grande falha dessa teoria é que não é apenas o Ash que não envelhece no anime, apesar de o argumento dos fãs ser voltado exclusivamente para ele. Além disso, o protagonista jamais demonstrou querer continuar a ter dez anos, ele simplesmente ficou feliz por chegar a essa idade pois, assim, poderia pegar o seu primeiro Pokémon. E quanto ao clássico argumento "o Gary envelheceu", em momento algum o personagem foi dito como mais velho, o que houve foi um amadurecimento de personalidade, pois ele era mimado e arrogante, porém, depois da derrota na Conferência de Prata, passou a ser dedicado às pesquisas e maduro, o que explica sua outra postura em Sinnoh. Sem falar que, mesmo que o primeiro rival do Ash tivesse ficado mais velho, seria ele contra centenas de personagens que não envelheceram, de modo a não fazer sentido a mudança dele ser a correta dentro do universo do anime.


  • Realidades Paralelas


Muitos acreditam também nas famosas realidades paralelas, principalmente após o episódio "A Caverna dos Espelhos", quando foram bem trabalhadas na animação. Para explicar o fato de o Ash não envelhecer por essa teoria, o argumento utilizado é que são diferentes versões dele em cada região, ou que em determinadas seja um e em outras seja outro. A questão é que, durante os episódios, estaríamos acompanhando protagonistas diferentes.

Acredito que o fator destaque para romper com isso é a continuidade da história. O anime, vez ou outra, faz retomadas de acontecimentos ou personagens das temporadas passadas, algo sem muito sentido para realidades paralelas, pois, se a intenção é que sejam diferentes, mudanças grandes precisam ser notadas. Portanto, criar um complexo sistema de universos distintos, mas com acontecimentos muito parecidos e os mesmos amigos e Pokémon acompanhando o personagem, seria estranhamente repetitivo e desnecessário. Exemplificando melhor, o vigésimo filme de Pokémon mostra um bom exemplo de realidade paralela, por mudar muito o enredo e os personagens, ainda que algumas partes sejam semelhantes. 


Adaptação dos Jogos




Ainda que o anime e os jogos sejam mídias diferentes e com lógicas distintas, Ash faz o papel dos protagonistas masculinos das regiões por onde passa. Seguindo ao pé da letra, ele é o jovem de 10 anos que está indo pegar o seu primeiro Pokémon, enfrentar os ginásios e conhecer por completo a região em que está. Obviamente, o herói não pega um primeiro Pokémon e inicia sua jornada a cada nova série, mas é basicamente isso, o que explica, além de outros motivos, ter sempre um inicial também.

A permanência da sua idade inicial do anime não apenas reforça alusão constantemente feita aos protagonistas dos jogos que sempre iniciam "do zero" a sua jornada, como torna mais justa a sua rivalidade com outros personagens também adaptados da outra mídia, já que é muito necessário que os rivais também sejam iniciantes e tenham Pokémon iniciais, porém, não seria justo o Ash envelhecer continuamente e sempre enfrentar os novatos, na maioria das vezes, também de 10 anos. 



Ligas Pokémon




E esse é o possível maior motivo apresentado desde a primeira geração, mas que é totalmente ignorado pelos fãs que continuam a desconsiderar esse fator. Ao que tudo indica, as Ligas Pokemon são eventos anuais no anime, o que significaria que o Ash teria o direito de voltar a participar delas após um ano de jornada. Porém, qual o grande problema disso? Simples, se o protagonista completar os 11 anos, ao invés de ele passar para a próxima região, retornaria para as que já conheceu, por provavelmente ser aceito com as oito insígnias que já conseguiu.

Diante disso, surge um problema. Ele poderia voltar, refazer todas as ligas e as perde de novo para que ainda viajasse para a próxima região? Sim, mas é certeza que os fãs criticariam as derrotas seguidas e, ainda, reclamariam por ele ficar com "11 anos", até que completasse mais um e tivesse que perder todas as ligas novamente. Em suma, ou o Ash não envelhece até que os roteiristas queiram trocar de protagonista, ou ele completa ano e volta para as antigas regiões para perder e continuar visitando novas. Basicamente, essas são as duas opções para o personagem para que ele possa acompanhar os jogos. 

Ainda haveria a possibilidade de o Ash envelhecer, fazer a Liga Índigo, por ser a mais próxima da sua casa, e ganhar, mas um novo ciclo começaria por precisar derrotar a Elite 4 e o campeão. Daí, ou venceria e, mais uma vez, não iria para a próxima região, ou ficaria refazendo cada liga e, dessa vez, perdendo para os 5 mais fortes após ela.



Conclusão




Uma lógica foi criada desde a primeira temporada do anime, mas ela acaba por ser ignorada pelos fãs, que, infelizmente, enquanto não a aceitarem depois de todos esses anos, continuarão a se frustrar. Claro que os roteiristas podem resolver mudar isso, porém, é justamente o envelhecimento do personagem que seria "sem sentido" no enredo estabelecido. Em quanto as análises sobre o assunto estiverem sendo feitas com base na vida real ou na lógica de outros animes, infelizmente os resultados são inconclusivos, pois, para se entender o anime Pokémon é preciso analisar a coerência dentro do anime Pokémon.

Particularmente, não considero que nenhuma das teorias consegue se fundamentar o suficiente para justificar a idade fixa do personagem, além de achar que a alusão aos jogos e o equilíbrio da força e experiência do protagonista, junto a questão da liga e da ida às novas regiões mantendo o Ash como protagonista, são mais plausíveis e esclarecedoras. Ainda assim, vale destacar que não é apenas  o herói que não envelhece, e isso é nítido, e que o especial o qual mostra o aniversário de 11 anos dele não é canônico para a série, assim como a maioria, se não todos.


Então, essa foi a reflexão acerca da idade do Ash. Agradeço pela atenção e gostaria de saber: qual a teoria que mais gosta? Possui uma própria? E em alguma geração pensou que o personagem estava com mais de dez anos? 


Leia Também:

--------------------------------------------------------------
A Pokémothim agora está no WhatsApp!
Clique e participe do nosso grupo!
--------------------------------------------------------------
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar