logo

Pokémothim

Pocket Monsters: A Situação do Mr. Mime!


Olá, Thunders!

Depois de uma aguardada espera pelo segundo Pokémon do Ash no novo anime, muitos foram pegos de surpresa com o escolhido para ser "resgatado" pelo treinador. Por até hoje não ser clara a situação desse Pokémon, nada mais justo do que uma análise a respeito da sua participação na equipe de herói.


RESUMO

Bem cedo, Mr. Mime ensina ao Go, Koharu, Professor Sakuragi e alguns Pokémon a fazerem exercícios de kung fu, por motivos de saúde, no Parque Sakuragi. Porém, o momento é interrompido quando, acidentalmente, Scorbunny chuta Metapod e o fez bater em uma pedra, para o desespero do seu treinador, mas revela estar bem. Ash, então, surge e diz ao amigo que irão a Hoenn.

Na Batalha da Fronteira de Hoenn, os protagonistas chegam para que participem da competição de flauta de vidro, onde cinco delas serão dadas para o vencedor e cada participante poderá usar dois Pokémon em batalhas individuais. Ao ser questionado pelo Go qual seria o seu segundo Pokémon, Ash revelou se tratar do Mr. Mime, o que deixou o amigo surpreso. Mas, ele disse que os seus dois seriam Scorbunny e Scyther, pois o segundo havia se oferecido para participar.

Enquanto Ash se mostra animado para a batalha, Go fica entusiasma ao ver um Taillow e o segue para pegá-lo. Sozinhos, o treinador de Pallet e Pikachu conhecem Hoji e o seu Hariyama, os quais o intimidam inicialmente, mas se revelam simpáticos e fazem amizade. Enquanto isso, o outro protagonista captura o pássaro regional, mas também tenta pegar um Mightyena, que é revelado pertencer ao novo colega do Ash. Após conferirem a tabela da competição, descobrem que Go e Hoji se enfrentarão na primeira rodada.

Na competição, durante a primeira batalha do Go, ele utiliza Scyther, mas seu Pokémon é facilmente derrotado pelas Presas de Fogo do Mightyena, da mesma forma que Scorbunny também é nocauteado sem que acerte nenhum ataque. Sentindo-se mal pela derrota, depois de curar os seus Pokémon no Centro Pokémon, o garoto de Vermilion concluiu que capturar monstrinhos era bem melhor e saiu para encontrar alguns Wurmple.

Com facilidade, Ash e Hoji avançam nas etapas, até que os dois se enfrentam na final, iniciando, respectivamente, com Mr. Mime e Hariyama. O primeiro Pokémon utiliza as suas técnicas de kung fu para desviar dos ataques do Lutador, acerta um Soco Focalizado no adversário, prende-o por barreiras criadas pelo movimento Refletir e finaliza com o Psíquico. Porém, ao ver que enfrentaria um Pokémon com vantagem sobre si, Mightyena, ele pede para ser substituído.

Assim, Pikachu assume a batalha e inicia com vantagem, apesar de Mightyena começar a acertar alguns golpes, mas o confronto é decidido quando o redor pega impulso em uma Teia Elétrica e derrota o adversário com uma Cauda de Ferro. Assim, Ash ganha um troféu e as flautas de vidro, enquanto Go muda sua percepção sobre as batalhas Pokémon.

De volta ao laboratório, Go revela ter pego três Wurmple, pois diz que assim terá mais chances de conseguir ter tanto Silcoon, quanto Cascoon. Enquanto isso, Mr. Mime admira o conjunto de flautas que ganhou.


DEBATE

Antes de tudo, é preciso lembrar que a Batalha da Fronteira mostrada no episódio não é a mesma antes focada no anime. A Batalha da Fronteira de Hoenn dos jogos se passou em Kanto no desenho, então, é um mistério quem são os personagens que compõe aquela região na animação.

Após essa nota, podemos ir para o debate que é sobre o Mr. Mime e a sua situação. Primeiramente, faz-se necessário entender que ele é um Pokémon capturado pelo Ash, mesmo que a cena de captura não tenha sido mostrada. Prova disso é a sua aparição entre os monstrinhos pegos pelo protagonista em materiais japoneses, como, por exemplo, quando foi mostrado em um resumo das aventuras do Ash durante a série Sol & Lua; ao ser tratado no twitter oficial do anime como "Mr. Mime do Ash"; ou até em um recurso especial de um site oficial, no qual todos os Pokémon capturados pelo herói até Unova são mostrados. Lá, é dito que Mimey se apagou a Delia quando ela cuidou dele pensando que se tratava do seu filho fantasiado, o que o fez ser capturado.

Ao que tudo indica, Ash capturou Mr. Mime para que ficasse com a sua mãe. Contudo, ainda é um mistério se a Pokébola fica com ele, ou se apenas foi dada a ele quando Délia o deixou no Laboratório Sakuragi. O bom a ser destacado é que esse episódio serviu justamente para esclarecer a captura, além de marcar a primeira vez que o herói usou esse seu Pokémon em batalha. Apesar de não ser o mais querido a ser resgatado, o motivo por trás é justo para que fosse ele a ganhar destaque, não uma outra antiga captura.

Outros fatores para o destaque do Mr. Mime são Detetive Pikachu e as estratégias de batalha. No primeiro caso, as referências feitas, sobretudo, dizem respeito às expressões, as quais receberam bastante destaque. Mas, não apenas, pois o Pokémon também se comportou diferente do habitual, assumindo uma personalidade mais confiante, exibida e cômica. Antes, ele tinha comicidade, mas era mais competindo com o garoto pela atenção da Delia.

Sobre as estratégias, a forma de batalhar que mostrou ao lado do Ash é muito boa, pois possibilita diferentes táticas para usar contra os adversários. Por si só, o garoto de Pallet formula diversos modos distintos de se utilizar os movimentos dos Pokémon, mas, com os de Mr. Mime em específico, as possibilidades para se trabalhar a defesa e esquiva se mostraram muito promissoras. Para além, tem o fato de ser o único Pokémon dos tipos Psíquico e Fada do treinador.

Entretanto, surge a grande dúvida: ele faz parte da equipe do Ash em Pocket Monsters? Não. Evidentemente, sempre que quiser o garoto pode pegar a Pokébola do Mr. Mime e o utilizar em algum combate, mas intenção desse episódio somente foi deixar claro que foi capturado por ele e dar destaque ao Pokémon nunca antes usado em batalha, exceto por sua mãe. Se fosse para ele fazer parte da equipe, partiria do Ash o interesse de ficar com o Pokémon, mas foi mostrado que Delia que quis que Mimey ficasse para cuidar do herói no Laboratório Sakuragi. Além disso, alguns conteúdos oficias costumam não citá-lo como parte da equipe do treinador de Pallet.


CONCLUSÃO

Mr. Mime é um Pokémon oficialmente do Ash, mas não faz parte da equipe usual do personagem. Sempre que sentir vontade, pode utilizar o Pokémon, mas não é a preferência. O seu papel nessa temporada é mais como um alívio cômico para as cenas no Laboratório Sakuragi, mas nada o impede de voltar a fazer batalhas.

O Ash poderia ter resgatado outro Pokémon, mas, justamente pelo Mimey estar tão próximo a ele e muito desconhecerem o fato de pertencer ao garoto, achei válida a proposta do episódio. Sem falar que foi a primeira e única batalha entre os dois, o que, querendo ou não, é algo muito especial envolvendo esse novo anime! Isso sem contar que, depois de todo o sucesso de Detetive Pikachu, explorar aparições dele fazem bastante sentido.


Leia Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

10 comentários:

  1. bom, tudo isso é basicamente minha opinião

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Legal saber que ele é oficialmente do Ash.

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Agradeço pelo comentário! ;)

    ResponderExcluir
  5. Foi um dos eps mais legais até agora, ótimo saber que o Mime é do Ash, bela escolha de resgate (não buscaram um "fan service" e sim algo interessante.). E com certeza vamos criar laços com o Mime!.

    ResponderExcluir
  6. Sim! Foi uma boa surpresa para os fãs, sem que fosse exatamente o que se esperava. Achei bem inteligente da parte deles!
    Obrigado por comentar!! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Victor Apolo18/04/2020, 18:38

    a luta dele foi uma das mais loucas do anime! Gostaria de ver ele lutando mais, mas com o gengar do ash tendo um ataque psíquico isso vai ser bem mais difícil!

    ResponderExcluir
  8. Exatamente! Seria muito legal ver outra batalha, mas também acho difícil. Bem, enquanto não for impossível, continuamos a ter esperanças. :)
    Obrigado por comentar!!

    ResponderExcluir
  9. Mr. Mime meio que sempre foi um monstrinho do Ash, e não da Delia. Ash simplesmente o captura e o empresta pra sua mãe, pra ajudá-la a cuidar da casa.

    ResponderExcluir
  10. Sim, sim! E, na verdade, nem por isso, é mais por ele ter se apegado a ela. O trabalho na casa ele faz por vontade própria.
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar